ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de novembro de 2018

​Estação Aeroporto-Guarulhos será palco de apresentações de samba neste domingo

Evento celebra o Dia Nacional do Samba

Neste domingo (2/12), em comemoração ao Dia Nacional do Samba, os usuários que passarem pela Estação Aeroporto-Guarulhos, na Linha 13-Jade, poderão entrar no ritmo do samba e curtir apresentações musicais de sambistas de Guarulhos e região metropolitana. 

As apresentações serão realizadas das 13h às 17h, na área livre do mezanino da estação. Entre as atrações estão os sambistas Walmir de Oliveira, Edílio Sambadá, Dario Neto e Josuel Santos, além de participações especiais.
O evento faz parte da ação “Samba na Estação”, que é uma realização dos Sambistas de Guarulhos, do Presidente Wander Aparecido de Oliveira- conhecido como Wander Tok Final-, da Secretaria da Cultura e conta com o apoio da CPTM.

Dia Nacional do Samba
A data é uma homenagem ao ritmo e ao compositor Ary Barroso (1903-1964), que visitou a Bahia, pela primeira vez, no dia 2 de dezembro de 1940. Foi instituída pelo vereador baiano Luís Monteiro da Costa. É importante lembrar que o Brasil é mundialmente conhecido, dentre outras coisas, pelo samba, que surgiu a partir de uma mistura dos ritmos tocados pelos escravos e representa uma das principais manifestações populares.

Arte na CPTM 
A CPTM tradicionalmente abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, shows, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Serviço

Samba na Estação
Local: Estação Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade)
Data: domingo (02/12) 
Horário: das 13h às 17h
Grátis

Obras alteram circulação dos trens da neste fim de semana

 A pedido da Prefeitura de SP, a circulação na Linha 9 ficará interrompida entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária no sábado

Neste final de semana (1 e 2/12), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas. A pedido da Prefeitura de SP, no sábado, a circulação na Linha 9-Esmeralda ficará interrompida entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária das 8h até o fim da operação comercial. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 7h às 19h, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Jaraguá e Vila Aurora. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Pirituba e de 25 minutos de Pirituba a Francisco Morato.  

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea nas imediações do túnel Botujuru. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.  

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo:  das 8h às 18h, haverá intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: Das 8h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, em decorrência das obras que a Prefeitura de São Paulo executará no viaduto da marginal Pinheiros. Os usuários poderão percorrer o trecho interditado com ônibus gratuito da SPTrans. No domingo, a circulação poderá prosseguir interrompida neste trecho de acordo com a avaliação da Prefeitura que ocorrerá no próprio sábado.

Das 20h até o fim da operação comercial, devido às intervenções no sistema de sinalização, a circulação também ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. No mesmo horário, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente, entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. 

O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos nos trechos entre as estações Presidente Altino e Villa-Lobos-Jaguaré e entre Cidade Universitária e Grajaú. 

Domingo:  das 6h à meia-noite, haverá obras de modernização nos sistemas de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Jurubatuba e Grajaú. Das 8h às 19h, também ocorrerá obras de modernização entre Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos. Lembrando que há possibilidade do trecho entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária prosseguir interrompido, com ônibus gratuitos percorrendo o trajeto. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 19h, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Brás a Mauá e de 30 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases. 

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio entre os trens será de 22 minutos de Guaianases a Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

29 de novembro de 2018

Metrô amplia horário de funcionamento das novas estações da Linha 15-Prata

Quatro estações passam a funcionar de segunda a domingo, das 6 às 20 horas

A partir deste sábado (1º), o novo trecho da Linha 15-Prata do Metrô, que inclui quatro novas estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União, terá seu horário de funcionamento ampliado, passando a operar de segunda a domingo, das 6 às 20 horas, com cobrança de tarifa. Atualmente, este trecho funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, gratuitamente, em formato de “Operação Assistida”.

Por ser um modal de transporte pioneiro em São Paulo, a Linha 15-Prata passa por uma série de testes programados que permitem o aperfeiçoamento de sua operação. A linha opera com um tipo de sistema de controle de trens (CBTC) totalmente sem operador e, para que o novo trecho seja liberado em período integral, todas as possíveis rotas de circulação dos trens, inclusive no trecho entre Oratório e Vila Prudente e no pátio, precisam ser testadas e aprovadas pelo Metrô e pela fornecedora do sistema, a Bombardier.

O horário de circulação dos trens neste trecho será ampliado gradativamente, até atingir funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, assim como já acontece entre as estações Vila Prudente e Oratório, bem como, em todo o restante da rede metroviária.

Para informar os usuários sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, publicará informativos nas redes sociais e colocará cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Metrô SP

São Paulo terá ônibus iluminados para celebrar a chegada do Natal

Ônibus com decoração de Natal
Neste ano, as carreatas partirão de três pontos da cidade em direção ao Parque do Ibirapuera, a partir de 1º de dezembro.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que os ônibus iluminados do transporte urbano de São Paulo, decorados com temas natalinos e com motoristas vestidos de Papai Noel, começam a circular no próximo sábado, dia 1º de dezembro, pelas ruas da cidade. O evento é coordenado, há seis anos, pelo SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo e organizado com o apoio da SPTrans e da CET.

Neste ano, 80 ônibus iluminados partirão em carreatas de três pontos para facilitar a mobilidade da população distintos da cidade, indo até o Parque do Ibirapuera, onde é montada a tradicional árvore de Natal. Os passeios dos veículos decorados sairão da Praça Charles Miller, Pacaembu; da Rua Alvinópolis – Estação de Metrô Vila Matilde; e da Avenida Jornalista Roberto Marinho – Estação de Transferência Água Espraiada.


Os passeios gratuitos ocorrerão nos dias 1º, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro, com a primeira carreata iniciando o percurso às 19h30 e as demais partindo de 20 em 20 minutos. As catracas dos ônibus estarão lacradas.

Durante o percurso, os veículos atenderão os pontos de parada para embarque e desembarque.

DURANTE A SEMANA

Os ônibus com decorações natalinas circularão em linhas regulares, durantes os dias úteis e aos sábados até o início das carreatas, *com pagamento da tarifa normal*. Todos os veículos ficarão decorados até o dia 06 de janeiro/2019, levando para a população o espírito festivo do Natal e do Ano Novo.

NATAL NOS TERMINAIS

O Papai e a Mamãe Noel estarão, a partir deste sábado, 1º de dezembro, em alguns dos Terminais Urbanos da cidade de São Paulo gerenciados pelo SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo e pela Socicam, com apoio da SPTrans, para começar a espalhar a alegria e a esperança do Natal.

Serão três sábados, sempre das 11 horas às 17 horas, em que a magia estará nos Terminais Urbanos. Para que as chances sejam grandes de o público encontrar o casal Noel, sem precisar se locomover muito, Papai e Mamãe Noel estarão em dois Terminais, ao mesmo tempo, para que os passageiros possam escolher o Terminal mais próximo.

TERMINAIS QUE CONTARÃO COM A VISITA DA DUPLA NATALINA:

·      01/12: Terminal Pirituba, Terminais Sacomã e Mercado

·      08/12: Terminal Santo Amaro e Terminal Bandeira

·      15/12: Terminal Parque D. Pedro II e Terminal AE Carvalho

SPTrans

28 de novembro de 2018

SPTrans cria linha circular para atender a estação de metrô São Paulo-Morumbi

Foto: Grasieli Souza

A nova linha irá oferecer atendimento mais abrangente aos moradores do Jardim Parque Morumbi e Paraisópolis e ligação com a linha 4 do sistema metroviário

 A SPTrans informa que a partir do dia 8 de dezembro, sábado, entrará em operação a linha circular 8028/10 Paraisópolis – Estação Morumbi (Via Real Parque), que ligará os bairros Jardim Parque Morumbi e Paraisópolis, na região do Morumbi, passando pela estação.

A criação da linha irá oferecer um atendimento mais abrangente aos moradores da Zona Sul e integração na Estação São Paulo - Morumbi da linha 4 do Metrô. O funcionamento da linha será das 5h às 23h em dias úteis e sábados, e das 5h30 às 22h30 aos domingos.

Confira o itinerário da nova linha:

 Ponto inicial: Rua Antônio Ferreira de Castilho, s/nº.

Sentido único: R. Antônio Ferreira de Castilho, Av. Hebe Camargo, R. Viriato Correia, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Pça. Comunidade da Vila Arouca, Av. Morumbi, R. Dep. Euvaldo Lodi, R. Dr. Mário Freire, R. Eduardo Saigh Filho, R. Artur de Souza Marques, R. Min. Nelson Hungria, Av. Duquesa de Goiás, R. Br. do Iguatemi, R. Br. do Melgaço, R. Adalivia de Toledo, R. Margarida Galvão, R. Av. Joaquim Candido de Azevedo Marques, Pça. do Crepúsculo, Av. Morumbi, R. Pe. Lebret, Av. Jules Rimet, Pça. Roberto Gomes Pedrosa, Av. Jorge João Saad, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Eliseu de Almeida, Retorno, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Jorge João Saad, Pça. Roberto Gomes Pedrosa, Av. Jules Rimet, R. Pe. Lebret, Av. Morumbi, Pça. do Crepúsculo, Av. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, R. Margarida Galvão, R. Adalivia de Toledo, Av. Br. de Monte Mor, R. Dauro Cavallaro, Av. Duquesa de Goiás, R. Min. Nelson Hungria, R. Dep. Euvaldo Lodi, R. Dr. Mário Freire, Av. Morumbi, Pça. Comunidade da Vila Arouca, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Sen. Otávio Mangabeira, R. Br. de Casa Branca, R. Gen. João Pereira de Oliveira, Av. Hebe Camargo, R. José Pedro de Carvalho Lima, R. Antônio Ferreira de Castilho.




Para informações sobre itinerários ligue 156.

Linha 9-Esmeralda ficará parcialmente interditada neste sábado

Trem na estação Grajaú
A pedido da Prefeitura de São Paulo, a circulação na Linha 9-Esmeralda ficará interrompida entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e USP-Cidade Universitária neste sábado (01/12), das 8h até o fim da operação comercial. A Ciclofaixa Rio Pinheiros também ficará interrompida no mesmo trecho.

Os usuários poderão percorrer o trecho interditado com ônibus gratuito da SPTrans. Os passageiros serão informados por meio de cartazes, avisos sonoros nos trens e estações, nos canais de comunicação da CPTM (www.cptm.sp.gov.br e pelo 0800-0550121) e pela equipe de atendimento operacional.

No domingo (02/12), a circulação na Linha 9 também poderá ser alterada de acordo com a avaliação da Prefeitura que ocorrerá no sábado.

Fonte: CPTM

ViaQuatro conquista prêmio de Melhor Operadora de Transporte Ferroviário


Pelo segundo ano consecutivo, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, foi eleita a Melhor Operadora de Transporte Ferroviário de Passageiros do Brasil no 31º Prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte.

"Esta conquista é o resultado do trabalho e do empenho dos mais de mil colaboradores que fazem parte da ViaQuatro e contribuem diariamente para a prestação de um serviço de excelência, que já é marca registrada da companhia. Disponibilizando transporte público com qualidade e segurança, a Linha 4-Amarela é um projeto bem-sucedido, com tecnologia inovadora voltada para beneficiar os cerca de 750 mil passageiros transportados por dia útil", afirma Luís Valença, presidente da concessionária.

A premiação é promovida pela OTM Editora e considerada uma das mais importantes do setor de transporte do Brasil. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (27), em cerimônia realizada em São Paulo.

Diário da CPTM 

27 de novembro de 2018

ViaMobilidade promove campanha Dezembro Vermelho na Linha 5-Lilás

Ação acontecerá nas estações Capão Redondo e Campo Limpo nos dias 27 de novembro e 7 de dezembro

A ViaMobilidade em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde, oferecerá aos passageiros testagem rápida para HIV, realizado pela saliva.

A ação estará instalada em um trailer na entrada das estações Capão Redondo e Campo Limpo nos dias 27 de novembro e 7 de dezembro, das 11h às 16h. A Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção contra HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, é realizada em referência a 1° de dezembro, dia Mundial da Luta Contra a Aids.

A iniciativa também oferecerá aos passageiros da linha material informativo sobre as formas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, bem como preservativos masculinos e femininos.

Serviço:

Campanha Dezembro Vermelho

27/11- Das 11h às 16h – entrada da estação Capão Redondo

7/12 – Das 11h às 16h – entrada da estação Campo Limpo




23 de novembro de 2018

​Obras alteram circulação dos trens neste fim de semana



No domingo, os serviços começarão após as 13h devido ao vestibular da Fuvest

Neste final de semana (24 e 25/11), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas. No domingo, os serviços começarão após as 13h devido ao vestibular da Fuvest. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços de infraestrutura na Estação Jundiaí, que também terá instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa e no sistema de sinalização entre as estações Presidente Altino e Osasco. A partir das 22h, as obras de modernização ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Júlio Prestes. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Júlio Prestes a Itapevi.

Domingo: das 13h às 23h, haverá intervenções nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Também serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Jandira e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Extensão da Linha 8-Diamante (Itapevi – Amador Bueno)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Itapevi e Amador Bueno, devido às obras de modernização no sistema de rede aérea. Para prosseguir viagem, os usuários poderão utilizar ônibus gratuito.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, devido às intervenções no sistema de sinalização, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante.

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jurubatuba e Grajaú e também nas proximidades da Estação Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, os trabalhos de modernização estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Luz a Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 13h à meia-noite, as obras de modernização ocorrerão nos equipamentos de via permanente na região da Estação Poá. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 13h à meia-noite, os serviços serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e no trecho entre Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

16 de novembro de 2018

PAESE na Linha 9-Esmeralda vai durar pelo menos até dia 20

O dano ao viaduto pode causar riscos a operação da CPTM.

A interdição da Linha 9-Esmeralda entre as estações Pinheiros e Ceasa vai durar até pelo menos a próxima terça-feira, dia 20.

Segundo informações, o dano que o viaduto apresenta, pode causar riscos a operação dos trens que passam por baixo. Equipes da Prefeitura trabalham no local para escorar a estrutura e impedir nova queda ou novos deslocamentos da estrutura.

Ônibus gratuitos estão realizando o trajeto interrompido e a operação será todos os próximos dias (sábado, domingo, segunda e terça-feira), durante todo horário da operação comercial da CPTM (4h até meia noite), para atender os usuários.

Existe a possibilidade de um aumento na duração da interdição, porém haverá uma reunião na próxima terça para definir as ações a serem tomadas.

Por Willian Moreira

15 de novembro de 2018

CET interdita pista expressa da Marginal Pinheiros para manutenção de viaduto


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, desde a Ponte Transamérica até a Ponte do Jaguaré, para obras de recuperação de viaduto, localizado na altura do Parque Vila Lobos. Na madrugada da quinta-feira de 15/11, por volta das 4 horas, foi necessário bloquear totalmente a pista - por tempo indeterminado - devido à cessão (desnível de aproximadamente 2 metros) de parte do viaduto. As obras serão realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (SIURB).

O viaduto tem 530 metros de extensão e passa sobre a linha férrea da CPTM (Linha 9 – Esmeralda) no trecho oeste da Marginal Pinheiros, próximo ao Parque Vila Lobos.

Agentes de trânsito da CET monitoram o trânsito na região desde as primeiras horas da manhã deste feriado de Proclamação da República, a fim de garantir condições de circulação com segurança aos usuários do
sistema viário local.

Caminhos alternativos

Desvio micro: pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos/Castelo Branco.

Desvio médio: Av. Brigadeiro Faria Lima, Av. Pedroso de Morais, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, Av. Dr. Gastão Vidigal onde o motorista pode optar por seguir em frente para a Marginal Tietê sentido Rodovia Ayrton Senna ou acessar em direção à Ponte dos Remédios.

Desvio macro: Aos motoristas que estão chegando à cidade de São Paulo pelas rodovias Anchieta, dos Imigrantes, Regis Bittencourt e Raposo Tavares com a intenção de acessar a Marginal Tietê, a CET orienta a utilização do Rodoanel Gov. Mário Covas e Rodovia Pres. Castelo Branco.


CHEGADA DO LITORAL A SÃO PAULO:

Motoristas provenientes da Rodovia dos Imigrantes (Santos/São Paulo) podem seguir pela Av. Prof. Abraão de Morais, à direita na Rua Pedroso Lousano (sob Vd. Aliomar Baleeiro) sentido Complexo Viário Maria Maluf, Av. Pres. Tancredo Neves e Av. das Juntas Provisórias onde o motorista pode optar por acessar a Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo e Av. Salim Farah Maluf chegando à Marginal Tietê e rodovias. Ou outra opção é seguir pela Av. do Estado até a Marginal Tietê junto à Ponte das Bandeiras em direção à Rodovia Castelo Branco.

Quanto aos motoristas provenientes da Rodovia Anchieta (Santos/São Paulo) com direção à Rodovia Castelo Branco, é possível acessar à direita na Av. das Juntas Provisórias e seguir tanto pela Av. do Estado quanto pela Av. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, conforme desvio acima.

VEÍCULOS ORIUNDOS DO EXTREMO SUL DA CIDADE:

Sentido Centro: Motoristas provenientes de bairros localizados no extremo sul da capital paulista com desejo de acessar a região central podem seguir pela Av. Interlagos, Av. Washington Luís, Av. Moreira Guimarães, Av. Rubem Berta, Av. 23 de Maio, Túnel Anhangabaú e Av. Prestes Maia.

Sentido Santo Amaro: Av. Senador Teotônio Vilela, Av. Atlântica, Largo do Socorro e Av. Washington Luís em direção a Santo Amaro.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, reclamações e sugestões.


Recomendações



•                     Respeite a sinalização;

•                     Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;

•                     Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade veicular para maior segurança;

•                     Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do bloqueio.

Diário da CPTM / Assessoria de Imprensa - CET

Fotos estão disponíveis no link t.me/diariodacptm 

14 de novembro de 2018

​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado prolongado

Não haverá serviços nos dias 16, 19 e 20/11

Neste feriado prolongado (de 15 a 20/11), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras somente na quinta-feira, no sábado (após as 20h na Linha 9-Esmeralda) e no domingo, sendo que neste dia os serviços começarão após as 13h devido ao vestibular da Unicamp. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços na infraestrutura da Estação Jundiaí, que também terá instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Quinta:  das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Domingo:  das 13h às 22h, haverá intervenções na Estação Jardim Belval. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Quinta:  das 6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jurubatuba e Grajaú. O intervalo médio entre os trens será de 22 minutos entre Jurubatuba e Grajaú.

Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, as obras de modernização no sistema de rede aérea serão retomadas no trecho entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Vila Olímpia. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo:  das 13h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e Vila Olímpia e entre Jurubatuba e Grajaú. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Quinta: das 5h às 18h, haverá serviços na Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Domingo: das 13h à meia-noite, os trabalhos de modernização no sistema de rede aérea serão retomados entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Guaianases a Estudantes.

Domingo: das 13h à meia-noite, além das obras de modernização nos equipamentos de via permanente, também haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Guaianases a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda linha.

Domingo: das 13h à meia-noite, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Eng. Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM

Bilhete Único Estudante: Confira as datas para solicitação do benefício

A SPTrans informa que o prazo para solicitação da 1ª via do Bilhete Único Estudante do ano de 2018 pelo site da SPTrans se encerra nesta quarta-feira, dia 14 de novembro.

Para solicitar a 2ª via do Bilhete Único Estudante 2018, o aluno deverá comparecer a algum posto de atendimento da SPTrans até o dia 31 de dezembro.

Confira a relação dos postos de atendimento da SPTrans no link http://bilheteunico.sptrans.com.br/estudantePostos.aspx.

Os postos em terminais de ônibus atendem 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Confira abaixo as datas disponíveis para solicitação do benefício com validade em 2018:

1ª via até 14/11/2018 – no site da SPTrans.
2ª via até 31/12/2018 – diretamente nos postos.

Metrô realiza obras para melhorar o fluxo de usuários entre as estações Consolação e Paulista

O Metrô e a concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, aproveitarão os feriados de Proclamação da República e Consciência Negra (de 15/11 até o início da operação comercial do dia 21 às 4h40) para realizar obras que vão ampliar e melhorar o fluxo, além de otimizar a circulação e reduzir o tempo gasto pelos passageiros na transferência entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).

Com a entrada em operação das novas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, a rede de metrô da cidade ganhou novos pontos de transferência, o que tornou tanto possível quanto necessária a realização da remoção de 4 esteiras de descida das 6 esteiras da ligação entre as estações Consolação (Linha-2 Verde) e Paulista (Linha-4 Amarela).

Somente nos últimos 14 meses, foram inauguradas 16 novas estações, de três linhas, o que gera nova demanda na transferência. Essa nova expectativa de fluxo no sistema decorre especialmente da entrada em serviço das três estações da própria Linha 4-Amarela Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi, além das nove da Linha 5-Lilás (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), e mais quatro na Linha 15-Prata (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União), que juntas adicionam cerca de 500 mil passageiros diariamente em toda a rede.

Assim, a ViaQuatro será responsável pela remoção das esteiras rolantes de descida, após avaliação conjunta com o Metrô, de que isto permitirá a ampliação da capacidade dos túneis, que não serão fechados aos usuários durante a realização do serviço. As duas passagens receberão mais fluxo por hora no pico, distribuindo melhor as pessoas ao longo dos 104 metros de comprimento e 7,7 metros de largura.

Entre os benefícios esperados ao final do projeto estão não só a distribuição mais uniforme dos usuários pelo espaço disponível, como a redução do tempo de percurso no pico da tarde, que cairá de 520 segundos para 300 segundos.

Depois de pronta, a obra trará um ganho de 30% de tempo na transferência. Dessa forma, a Linha 2-Verde passará a poder contar também com mais trens no horário de pico da tarde no “carrossel”.

As esteiras de subida permanecerão no local onde estão – no sentido Paulista/Consolação – para atender pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes etc.

As esteiras retiradas serão reaproveitadas na estação Clínicas da própria Linha 2-Verde ao longo de 2019, sem qualquer custo para o Metrô, onde serão úteis para ajudar o deslocamento dos usuários que seguem em direção ao Hospital das Clínicas, muitos deles idosos, deficientes  e gestantes procurando atendimento médico.


Metrô

9 de novembro de 2018

​Obras alteram circulação dos trens neste final de semana


 Não haverá serviços no domingo de manhã devido ao segundo dia da prova do Enem

Neste final de semana (10 e 11/11), a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Não haverá serviços na manhã de domingo devido ao segundo dia da prova do Enem. Já a Linha 9-Esmeralda terá operação especial em razão do Grande Prêmio de Fórmula 1. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato a Jundiaí)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jundiaí. Também serão instalados na estação sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.  

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Teresinha e Antonio João; no sistema de rede aérea entre Barueri e Jandira; e no sistema de sinalização entre Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina.  O intervalo médio entre os trens será de 21 minutos em toda a linha. 

Domingo:  das 13h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 13h às 23h, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre Carapicuíba e Santa Teresinha. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

A linha terá operação especial devido ao Grande Prêmio de Fórmula 1
Sábado: das 6h às 18h, o intervalo será de 7 minutos, em média. A partir das 18h, o intervalo passa a ser de 10 minutos. 

Domingo:  O intervalo médio entre os trens será de 6 minutos das 6h30 às 17h em toda a linha. Entre 17h e 19h, os trens circularão com intervalo de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú e com intervalos de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Além disso, para atender o aumento de demanda esperado no final da corrida, à tarde haverá trens vazios partindo da Estação Autódromo.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Guaianases. 

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 13h à meia-noite, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Antonio Gianetti Neto. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Guaianases a Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 13h à meia-noite, serão realizados serviços programados na Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, além de obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Prefeitura inicia operação Carlos Caldeira Segura para reduzir acidentes na via da zona sul

Programa já foi aplicado na Estrada do M´Boi Mirim e na Avenida Celso Garcia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, inicia nesta sexta-feira (09) a operação Carlos Caldeira Segura, com medidas estruturais e operacionais para aumentar a segurança da via e reduzir acidentes. A avenida da zona sul da capital recebeu melhorias na sinalização horizontal e vertical, aumento do efetivo de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e alterações viárias em pontos críticos.

A via também teve a reprogramação dos semáforos para garantir a segurança dos pedestres. Assim como implantado nos programas M´Boi Segura e Celso Garcia Segura, a CET reforçou as ações com faixas, banners e quatro Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), para a orientação dos usuários.

O secretário de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destaca que a administração tem adotado medidas dentro do conceito de via segura para reduzir os riscos de acidentes. Para ele, além de melhorar a sinalização, o monitoramento e a fiscalização na avenida, também é fundamental que os usuários se comportem de maneira adequada. “É muito importante que os motoristas respeitem as leis de trânsito e que os pedestres utilizem a faixa para realizar a travessia”, conclui.

De acordo com os dados da CET, a Carlos Caldeira Filho apresentava riscos elevados de acidentes por automóveis, principalmente por desrespeito às leis de trânsito. A via teve ocorrência de duas mortes em 2017, no entanto, os números deste ano apontaram para a necessidade de intervenção de segurança. No 1º semestre de 2018, foram registradas sete mortes, em cinco acidentes.

Após análise das ocorrências, a CET identificou pontos críticos, por exemplo, na altura no número 33. Foram registrados choques de veículos contra o muro de proteção da coluna. “Os dados consolidados apontaram para a necessidade imediata de ações de engenharia de tráfego. Implantamos elementos estruturais e nova sinalização para proteger pontos passíveis de choque”, explica o presidente da CET, Milton Persoli.


Resumo das medidas implantadas:

  Implantação de tachões e de zebrado amarelo divisor de fluxos opostos, criando um canteiro central, entre a Rua Joaquim Teixeira e a Estrada do Campo Limpo;

  Implantação de faixas de segurança mais largas em travessias com elevados volumes de pedestres – aumento de 4 metros de largura para 6 metros;

  Implantação de defensa tipo New Jersey para proteção do pilar na altura no número 33, próximo à Rua Baldomero Carqueja;

  Implantação de defensa metálica próximo à Avenida das Belezas;

  Aumento do efetivo da CET, passando de 4 agentes para 19 nos dias úteis;

  341 novas placas de trânsito, 630 tachões e 950 tachas;

  4.500 m2 de sinalização horizontal revitalizada;

  10 técnicos da SPTrans e 16 funcionários das empresas operadoras orientando os motoristas de ônibus.

Agentes da CET e da São Paulo Transporte (SPTrans) também irão reforçar os trabalhos na implantação da faixa reversível exclusiva de ônibus, ativada no pico da manhã, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, entre a Avenida das Belezas e a Avenida Giovanni Gronchi. O trecho de 1,3 km teve a sinalização ampliada, com a colocação de duas placas luminosas alertando usuários para a operação de reversão.

A SPTrans irá trabalhar em conjunto com as empresas que operam as linhas de ônibus da Carlos Caldeira Filho, para que orientem os funcionários quanto aos princípios de direção defensiva e segurança viária, atenção aos pedestres – em especial nas faixas de travessia – e o respeito à velocidade máxima da via.

 A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes tem adotado medidas voltadas à redução de acidentes e proteção à vida. Como resultado, houve queda de 7% nas mortes na capital em 2017, na comparação com 2016. Em 31 de julho de 2017, a SMT implantou a M´Boi Segura, responsável pela redução de 47% do número de mortes anuais em acidentes de trânsito naquela via. Os dados consolidados da CET, de 31 de julho de 2017 a 31 de julho de 2018, mostram oito mortos na via, em acidentes de trânsito, contra 15 mortes no mesmo período do ano anterior.

A Avenida Carlos Caldeira Filho tem 4,9 km de extensão e contra com três estações de metrô da Linha 5 (Vila das Belezas, Campo Limpo e Capão Redondo), além de quatro terminais de ônibus próximos (João Dias, Capelinha, Capão Redondo e Metrô Campo Limpo).


Vida Segura

A Carlos Caldeira Segura faz parte das ações que englobam o Programa Vida Segura, anunciado em maio deste ano, que adota o conceito de Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, o Visão Zero já é usado como referência para a implementação de um plano de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo.

O Programa Vida Segura inclui ações já em desenvolvimento pela Secretaria como Marginal Segura, M’Boi Segura, Celso Garcia Segura, controle da velocidade dos ônibus em 50 km por hora, Sexta sem Carro e Áreas Calmas.

  Prefeitura da Cidade de São Paulo 

Estação São Paulo-Morumbi passa a funcionar em horário comercial a partir deste sábado


Quando completa, a Linha 4 terá 12,8 km de extensão operacional e deverá transportar 1 milhão de pessoas por dia.

A estação  São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, passará a funcionar em horário comercial pleno a partir do próximo sábado (10).

O horário de operação da estação São Paulo-Morumbi passará a ser das 4h40 à meia-noite de domingo a sexta-feira e aos sábados das 4h40 à 1h da manhã, como no restante da linha e rede metroviária.

Linha 4-Amarela - Projetada para ser implantada em fases, a Linha 4-Amarela está em operação desde 2010 e já transportou mais de 1,3 bilhão de pessoas. A linha, que é construída pelo Metrô de São Paulo e administrada pela concessionária ViaQuatro, permite a conexão com seis linhas da rede sobre trilhos de São Paulo, em quatro estações. Por ela, passam em média 750 mil pessoas por dia útil.

A segunda fase de implantação da linha compreende a construção das estações Fradique Coutinho (aberta em 2014), Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi (abertas em 2018) e Vila Sônia (2020), além do terminal de ônibus Vila Sônia e um túnel de 1,5 km para chegada até esta última estação. Também está incluído no projeto a complementação do Pátio de Manutenção da Vila Sônia, além da compra e instalação das portas de plataforma e dos sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e de telecomunicações. Esta etapa tem o valor orçado em R$ 1,9 bilhão (Fase 2).

Quando completa, a Linha 4 terá 12,8 km de extensão operacional e deverá transportar 1 milhão de pessoas por dia.

Diário da CPTM 

Policial militar morre ao ser atingido por trem da CPTM

Um passageiro saiu do Brás às 23h e às 00:01 ainda estava na estação São Caetano 

Policiais estavam correndo pela linha férrea atrás de um suspeito de furto de celular

Na noite da última quinta-feira 08/11, um policial militar morreu após ser atingido por um trem da CPTM na Linha 10-Turquesa. Segundo informações, a polícia havia sido acionada após um furto de celular. Por ter um indicador de sua localização em tempo real, os PMs entraram na via entre as estações São Caetano e Utinga, buscando encontrar o suspeito do crime e ou o aparelho.

Quando atravessavam a via, um trem passava no mesmo momento e apesar de acionar os freios e buzina, não houve tempo para que o soldado da PM saísse dos trilhos e infelizmente acabou por ser atingido de forma fatal.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não foi possível salvar a vida do policial. Vale lembrar que o trecho é bem escuro e os policiais não usam coletes refletores o que dificulta a visualização com maior distância.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente.

A circulação ficou alterada na Linha 10, desde as 21h, até o término da operação comercial.

Por Willian Moreira

8 de novembro de 2018

Novembro Azul terá ação nesta quinta-feira (8) na Linha 5-Lilás

Ação da campanha idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida ocorrerá nas estações Adolfo Pinheiro e Largo Treze, com objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linhas 5-Lilás de metrô de São Paulo e Linha 17-Ouro de monotrilho, em apoio ao Instituto Lado a Lado pela Vida, idealizador do Novembro Azul, recebe nesta quinta-feira, 8 de novembro, das 10 às 15 horas, ação para conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este ano, a ação será inspirada no tema "A vida não é um jogo".

Na ocasião, homens vestidos de jogadores e juízes de futebol circularão nas estações Largo Treze (das 10h às 12h) e Adolfo Pinheiro (das 13h às 15h) e irão interagir com os passageiros e, de forma lúdica, mostrarão o cartão azul que faz o alerta sobre a importância do homem se cuidar. "Nosso objetivo é desmistificar o diagnóstico desta doença, já que milhares de homens deixam de fazer o exame de toque retal devido ao tabu que ainda persiste", afirma Marlene Oliveira, presidente do LAL.

A iniciativa também oferecerá aos passageiros da linha o serviço de aferição da pressão arterial, além de distribuir materiais de divulgação com informações sobre o câncer de próstata, as formas de prevenção e as consequências da doença.


Serviço:
Campanha Novembro Azul
9h30 – entrada estação Adolfo Pinheiro
10h – 12h – Estação Largo Treze
12h – 13h – Intervalo
13h – 15h – Estação Adolfo Pinheiro

7 de novembro de 2018

Metrô inaugura espaço voltado para a história do transporte metroviário



Estação Memória foi inaugurada hoje na estação da Sé. A entrada é gratuita

Na tarde desta quarta (7), o Metrô inaugurou um espaço cultural, voltado para uma mostra sobre a história do metrô de São Paulo.

A "Estação Memória" é um túnel que através de objetos expostos, além de fotos e telas com imagens, contam a história do transporte sobre trilhos, desde antes do Metrô. Partindo de aproximadamente o ano de 1900, é possível ver mapas, plantas, imagens e objetos que mostram a evolução do sistema até os dias atuais. Também é possível entrar em uma maquete em tamanho real de uma cabine de trem do Metrô.

A exposição ficará por dois anos no local e é gratuita. Basta chegar e aproveitar mesmo que de forma rápida, para conhecer um pouco mais sobre este transporte que muitos de nós utilizamos todos os dias.

Confira abaixo dias e horários.

De segunda a sexta-feira das 9h até às 18h
Entrada Gratuita

Por Willian Moreira

CPTM reduz intervalo na Linha 9-Esmeralda para GP de Fórmula 1

Intervalo será menor do que nos dias normais 
No domingo, entre as estações Pinheiros e Grajaú, os trens vão circular com intervalos médios de 5 a 6 minutos nos horários de maior movimento

Neste domingo (11), dia do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá um esquema especial de operação, na Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú). Os intervalos serão reduzidos e não haverá obras de modernização nesta linha durante o fim de semana.

O intervalo médio entre os trens será de 6 minutos das 6h30 às 17h em toda a linha. A partir das 17h até às 19h, os trens circularão com intervalo de 5 minutos entre as Estações Pinheiros e Grajaú e com intervalos de 10 minutos entre Osasco e Pinheiros. Além disso, para atender o aumento de demanda esperado no final da corrida, à tarde haverá trens vazios partindo da Estação Autódromo.

No primeiro dia do treino livre, sexta-feira (9), não haverá alteração na grade de intervalos. Os trens vão circular na Linha 9-Esmeralda com intervalos de 4 minutos (nos horários de pico) e 7 minutos (nos horários de vale). Já no sábado (10), das 6h às 18h, o intervalo será de 7 minutos, em média. A partir das 18h, o intervalo passa a ser de 10 minutos.

A Estação Autódromo fica a 600 metros do portão de acesso ao Setor G do Autódromo de Interlagos. Haverá orientadores bilíngues para prestar informações aos turistas estrangeiros, além do atendimento aos torcedores de outras regiões.  A estação contará também com placas e avisos sonoros com informação em inglês e português.

A média de embarques em um sábado normal, na Estação Autódromo, é de cerca de 4,5 mil usuários e aos domingos, de 3 mil. No fim de semana da realização da Fórmula I, a movimentação na estação gira em torno de 13 mil passageiros, tanto no sábado, quanto no domingo.

Bilhetes Antecipados

Para agilizar o embarque após o final do GP, a CPTM recomenda aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado. A compra das passagens nas bilheteiras pode ser feita normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.


Serviço:
Operação Especial CPTM – GP de Fórmula 1 
Local: Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) 
Data: sexta-feira, 9/11
Intervalo: operação normal 

Data: sábado, 10/11

Intervalos: das 6h às 18h – intervalos de 7 minutos
                     a partir das 18h – intervalos de dez minutos

Data: domingo, 11/11

Intervalos: das 6h30 às 17h – intervalo de 6 minutos entre as estações Osasco e Grajaú
                    das 17h às 19h – intervalo de 5 minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú
                    das 17h às 19h – intervalo de 10 minutos entre as estações Osasco e Pinheiros

SPTrans disponibiliza a linha 605A/10 para evento no São Paulo Expo

A SPTrans informa que a linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara está disponível aos visitantes do São Paulo Expo, para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, entre os dias 8 e 18 de novembro. O endereço é Rodovia dos Imigrantes, s/n – Km 11,5 - Água Funda.

Datas e Horários: 
Dias 8 a 17 - das 13h às 22h
Dia 18 - das 11h às 19h

Confira o itinerário:

605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara

Ida: Centro Paralímpico, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e rotatória, Viaduto Matheus Torloni, Rua Getúlio Vargas Filho, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. Dácio Pires Correia, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda, Rua Nelson Fernandes e Estação do Metrô Jabaquara.

Volta: Estação do Metrô Jabaquara, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Rua Nelson Fernandes, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça, José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Rua Getúlio Vargas Filho, Viaduto Matheus Torloni, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e Centro Paralímpico.

 Para informações sobre itinerários ligue 156.

6 de novembro de 2018

Linha 4-Amarela recebe a exposição "Quadrinhos"

Parte da mostra, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), circula entre as estações da linha

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, e o MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresentam um breve recorte da exposição Quadrinhos - que está em cartaz no museu paulistano. Capas nacionais e internacionais de importantes histórias em quadrinhos (HQs) e gibis estarão em exibição, de novembroa janeiro de 2019. A mostra circulará pelas estações Higienópolis-Mackenzie, Paulista e Fradique Coutinho.
Revista Linus, ano 3, n. 31, outubro de 1967,
Editora Milano Libri, Itália Acervo Ivan Freitas da Costa
Os cartazes contêm artes originais e itens raros dos diversos gêneros de HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá e faroeste. Entre as imagens que fazem parte da exposição estão a Revista O Lobinho, de fevereiro de 1944; Revista Justice League of America, de fevereiro de 1962; Revista The X-Men, edição limitada 685/ 2000 autografada em dezembro de 1991, e a Revista Tarzan, de abril de 1972,o primeiro número da série publicado pela DC Comics.As 20 imagens que compõem a mostra apresentam um resumo da obra Quadrinhos.


Serviço
Exposição Quadrinhos
Estação Higienópolis-Mackenzie – 13 a 30 de novembro
Estação Paulista – 3 de dezembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019
Estação Fradique Coutinho – 8a31 de janeiro de 2019



Revista Justice League of America, n. 9, fevereiro de 1962, DC Comics, Nova York, 
EUA Origem da Liga da Justiça da Era de Prata Autografada por Martin Nodell, 
criador do Lanterna Verde da Era de Ouro. Acervo Ivan Freitas da Costa

5 de novembro de 2018

Briga em estação do metrô termina com uma pessoa ferida




Segurança do Metrô foi atingido por uma barra de ferro, enquanto trabalhava para conter o distúrbio.

VÍDEO https://t.me/diariodacptm/715?single

Uma briga entre membros de uma torcida organizada do São Paulo F.C. e supostamente membros de outra torcida organizada do Flamengo, terminou com um segurança do metrô ferido, após ser atingido por um golpe na cabeça. Segundo informações levantadas, por volta do meio-dia de ontem 04 de novembro, um grupo de torcedores do São Paulo esperava outros torcedores para seguir de metrô em direção ao estádio do Morumbi. Minutos após estarem na estação, cerca de 10 homens armados de barras de ferro, invadiram a estação na tentativa de agredir os torcedores. Seguranças do Metrô armados apenas de tonfa (cassetetes) foram expulsar os marginais, porém, em menor número não conseguiram impedir todo o bando e dois são o foram agredidos.

Neste momento um dos agentes de segurança do Metrô ao afastar os agressores, foi atingido com um golpe de barra de ferro na cabeça, vindo a cair ao solo com um corte. Em seguida os torcedores correram em direção ao shopping Tucuruvi e os suspeitos da agressão fugiram. Um bar em frente a estação também foi alvo do grupo e teve mesas e cadeiras quebradas. A Polícia Militar chegou quatro minutos após ser solicitada, porém, ninguém foi preso.

O segurança o qual vamos preservar sua identidade, foi levado ao Hospital São Camilo, onde foi submetido a exames. Seu estado de saúde não foi divulgado. Os torcedores do São Paulo atingidos, como correram para se proteger, não se sabe ao certo se foram feridos com maior gravidade ou não. A polícia vai através de imagens do circuito interno de filmagens, trabalhar na identificação dos envolvidos. Por

Willian Moreira

1 de novembro de 2018

Metrô abre inscrições para contratar 100 Estagiários de Nível Técnico


A Companhia do Metropolitano de São Paulo abriu nesta quinta-feira (1), as inscrições para o processo seletivo que irá contratar 100 Estagiários de Nível Técnico. As vagas são para estudantes que sejam residentes e domiciliados na cidade de São Paulo e Grande São Paulo.

Poderão participar do processo estudantes que estiverem com matrícula e frequência efetiva em ensino técnico, cursando do 1° ao penúltimo semestre. Os candidatos habilitados em todas as etapas da seleção serão convocados gradualmente, obedecendo a ordem de classificação e as vagas existentes, sujeitando-se às normas internas do METRÔ SP, bem como legislação específica. Somente poderão estagiar aqueles que apresentarem declaração da Instituição de Ensino autorizando o estágio.

Os interessados em concorrer podem fazer suas inscrições, gratuitamente, no site do Instituto Via de Acesso (www.viadeacesso.org) a partir de hoje (01/11) até as 23h59 do dia 11/11/2018. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na página do Instituto.

Cargo: Estagiário Nível Técnico

Quantidade de Vagas: 100

Jornada: Até 6 (seis) horas diárias e 30 horas semanais. O horário de trabalho diário do estágio não poderá prejudicar sua jornada acadêmica e deverá ser compatível com as atividades do METRÔ SP.

Bolsa Estágio: R$ 7,50 por hora + benefícios.

Fonte: Metrô 

Obras alteram circulação dos trens neste feriado


 No sábado, a operação se estenderá até as 2h do novo horário de verão

Neste feriado de Finados, a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Não haverá serviços no domingo de manhã devido ao primeiro dia da prova do Enem. No sábado, a operação se estenderá até as 2h do novo horário de verão. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sexta: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 8h às 18h, também serão executados serviços na Estação Jardim Belval. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Jandira e, a partir das 20h, também haverá obras entre as estações Presidente Altino e Osasco. Das 8h às 18h, os trabalhos estarão concentrados na Estação Jardim Silveira. Das 4h às 20h, o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi. A partir das 20h até o fim da operação, o intervalo será de 21 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 13h à meia-noite, serão retomadas as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Barueri e Itapevi. Das 13h às 22h, também prosseguirão as intervenções na Estação Jardim Silveira. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sexta: das 4h às 19h, ocorrerão serviços no sistema de rede aérea entre as estações Morumbi e Granja Julieta. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido às obras de modernização no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. No mesmo horário, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Berrini e Morumbi. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú. 

Domingo: das 13h às 23h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Hebraica-Rebouças. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 13h às 23h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires – Antônio Bespalec. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 13h à meia-noite, em razão dos serviços realizados na extensão da linha, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos. 

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Sexta: Das 4h à meia-noite, as obras serão executadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Guaianases e Estudantes. 

Domingo: das 13h até meia-noite, as intervenções ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Guaianases a Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sexta: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino para obras de modernização no sistema de rede aérea. Os usuários poderão utilizar ônibus gratuito para percorrer o trecho. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos de Brás a Tatuapé e de 15 minutos de Comendador Ermelino a Calmon Viana. 

Domingo: das 13h à meia-noite, por conta de serviços programados na Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e USP-Leste, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda linha. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm