Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Linha 5-Lilás da ViaMobilidade registra 1 bilhão de passageiros transportados

Estação Campo Limpo

Mais de 600 mil pessoas utilizam a Linha 5-Lilás todos os dias úteis; concessionária informa novos aportes em tecnologia, segurança e conforto

A Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, atingiu recentemente a marca de 1 bilhão de passageiros transportados desde que a concessionária assumiu a gestão, em 2018. Esse número reflete a rotina de pessoas que dependem do metrô para se deslocar pela Zona Sul de São Paulo.

Desde o início da concessão, cerca de R$ 600 milhões foram investidos em melhorias operacionais e de infraestrutura. Em 2025, estão previstos novos aportes de R$ 102 milhões, e até o fim da concessão, o total investido deve chegar a R$ 915 milhões.

Entre as ações realizadas estão a modernização do Centro de Controle Operacional, ampliação da frota de trens para reduzir intervalos, reforço do sistema de sinalização e melhorias na acessibilidade das estações. Também foram implementadas atualizações em iluminação, climatização, comunicação e segurança, com equipes preparadas para atender emergências e dar suporte a passageiros com mobilidade reduzida.

Para se ter uma ideia da dimensão do resultado, 1 bilhão de passageiros equivalem a:

- Encher 14 mil estádios do Maracanã com capacidade máxima

- Mais de 4,6 vezes a população total do Brasil

- Cerca de 125 anos de viagens contínuas em trens no horário de pico

Hoje, a Linha 5-Lilás transporta cerca de 600 mil passageiros por dia útil, conectando regiões importantes da cidade e oferecendo integração com outras linhas de metrô, como a 1-Azul, 2-Verde e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, além de futura conexão com o monotrilho 17-Ouro, que ainda está em construção e não opera.

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor da Linha 5-Lilás, “este marco reflete o trabalho de centenas de colaboradores que atuam para oferecer um transporte seguro e eficiente”.


Fonte: ViaMobilidade


Metrô e trens seguem sem funcionar até a 1h aos sábados

Estação São Joaquim

Segundo a Folha de S.Paulo, o horário reduzido do metrô e da CPTM, adotado na pandemia, continua impactando a vida noturna de São Paulo. Confira o artigo de 30/08/2025 com informações adicionais sobre o contexto e os efeitos econômicos.

Desde maio de 2020, o Metrô de São Paulo e a CPTM encerram suas operações à meia-noite aos sábados, em razão da baixa demanda durante a pandemia. Cinco anos depois, a medida permanece em vigor, modificando a dinâmica da noite paulistana.

A cidade depende fortemente do transporte público, e a extensão do horário até 1h da manhã, vigente desde 2007, impulsionava o movimento de bares e restaurantes em regiões como a rua Augusta e o centro. Com o corte, comerciantes relatam impactos. Os clientes saem mais cedo porque sabem que não vão conseguir transporte”, afirma Joaquim Correia, 54, gerente do Coffee Corner. Já no bar Charme da Augusta, Leônidas Marques, 38, observa que o movimento despenca por volta das 23h30.

Especialistas também veem efeitos na economia. Para Ciro Biderman, da FGV Cidades, operar o metrô sem demanda significativa não é financeiramente viável. Ele sugere alternativas, como reforço na frota de ônibus noturnos, a exemplo de Paris, onde o metrô funciona até 2h15 às sextas e sábados, e de Londres, que conta com o “Night Tube” nos fins de semana.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, sob gestão Tarcísio de Freitas, afirma que não há demanda suficiente para retomar o horário ampliado, exceto em datas específicas, como o Réveillon. Dados oficiais mostram queda de passageiros: aos sábados, de 1,498 milhão em 2019 para 1,312 milhão em 2024; aos domingos, de 932 mil para 766 mil.

A redução, equivalente a 12%, reflete mudanças nos hábitos pós-pandemia. No entanto, a falta de transporte pode estar reprimindo a própria demanda. Trabalhadores relatam gastos adicionais com aplicativos de transporte. “A corrida acaba pesando no bolso”, diz Felipe Violin, 25, funcionário do Bar do Urso. Frequentadores também percebem alteração no ambiente. “As ruas ficam mais vazias quando o relógio bate meia-noite”, comenta Henrique Santos, 26.

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, da USP, os efeitos se espalham pela economia noturna, atingindo bares, restaurantes e empregos. Estima-se que 78% dos usuários noturnos dependam do transporte público para trabalhar. De acordo com a Abrasel, a redução pode representar até 5% de queda no faturamento de bares, aprofundando desigualdades, sobretudo entre trabalhadores da periferia.


Fonte: Folha de S.Paulo – 30/08/2025


O fim do Serviço 710 da CPTM — entenda o que levou ao fim do serviço

Plataforma da Linha 10-Turquesa em Palmeiras Barra Funda
Plataforma da Linha 10-Turquesa em Palmeiras Barra Funda

O Serviço 710 da CPTM chegou ao fim no dia 28 de agosto de 2025. Para milhares de passageiros que dependiam dele diariamente, a mudança foi imediata: a ligação direta entre Jundiaí e Rio Grande da Serra deixou de existir, e agora é obrigatório trocar de trem na estação Palmeiras-Barra Funda.
Mezanino da estação Barra Funda
Mezanino da estação Barra Funda 

A razão está na concessão da Linha 7-Rubi, incluída no pacote do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas. A operação foi entregue à concessionária TIC Trens, formada pelo Grupo Comporte em parceria com a chinesa CRRC. Pelo contrato, a Linha 7 só pode operar até Barra Funda, o que inviabilizou sua integração com a Linha 10-Turquesa — decretando, assim, o fim do Serviço 710.

Na prática, a Linha 7 passou a circular apenas entre Jundiaí e Barra Funda, enquanto a Linha 10 foi estendida até a mesma estação. E é justamente aí que surge o maior problema: a infraestrutura da Barra Funda não comporta esse volume de transferências.

Plataforma Sentido Jundiaí
Plataforma 5 Sentido Jundiaí

As plataformas 5 e 6 sempre foram um gargalo histórico. O acesso é precário, com escadas fixas estreitas, fluxo mal distribuído e apenas duas escadas rolantes pequenas, que mudam de sentido conforme o horário. Nos picos da manhã e da tarde, sair dessas plataformas já era quase impraticável — e agora a situação ficou ainda pior. A superlotação aumentou, os corredores travam e a circulação beira o caos. Antes, a CPTM até usava a plataforma 7 como alívio em horários de maior movimento, mas hoje todos os passageiros foram concentrados novamente nesse espaço limitado, sem obras prévias para adaptar a estação.

A transferência entre as linhas 7 e 10, em teoria, é simples: basta atravessar de um lado a outro da plataforma. Mas basta uma falha em qualquer das duas linhas para o caos se instalar. A plataforma enche rápido, e se dois trens chegam ao mesmo tempo a situação se torna crítica. Uma sincronia perfeita entre as paradas poderia ajudar, mas isso é inviável: cada linha tem seus próprios intervalos, tempos de viagem e imprevistos. Por isso, o que deveria ser uma integração fácil acaba se transformando em um dos pontos mais frágeis da Barra Funda.

Há obras em andamento: três novas escadas fixas estão sendo instaladas entre as plataformas 5 e 6, que atendem as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, mas a entrega está prevista apenas para o fim de 2025. Enquanto isso, a estação continua sobrecarregada.
Três escadas fixas estão sendo instaladas entre as plataformas 5 e 6
 Três escadas fixas estão sendo instaladas entre as plataformas 5 e 6

O governo fala em uma fase de transição de três meses até que a TIC Trens assuma totalmente a Linha 7, em novembro de 2025. Promessas de investimento futuro existem, mas, por enquanto, quem paga a conta é o passageiro.

Em resumo, o fim do Serviço 710 não foi uma decisão técnica para melhorar o transporte, mas consequência direta da privatização. A prioridade do governo está no Trem Intercidades, enquanto os usuários da CPTM enfrentam baldeações obrigatórias, plataformas lotadas e uma estação que não suporta a demanda. Sem obras de ampliação reais na Barra Funda, qualquer medida será apenas paliativa — e o retorno do 710 é, na prática, improvável.

Na operação diária, a rotina segue. Na Linha 7-Rubi, o tempo médio de viagem entre Francisco Morato e Barra Funda é de cerca de 40 minutos. Já a Linha 10-Turquesa conecta Rio Grande da Serra ao centro expandido de São Paulo, agora também chegando à Barra Funda. A estação se tornou um grande ponto de integração ferroviária: além das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, passam por ali a Linha 3-Vermelha do Metrô, a Linha 8-Diamante e o Expresso Aeroporto rumo a Guarulhos




TIC Trens: conheça a operação da nova concessionária do Trem Intercidades

A TIC Trens S.A. é a concessionária responsável pela implantação, operação e manutenção do Trem Intercidades (TIC), conectando São Paulo a Campinas, com passagem por Jundiaí. A empresa foi criada em maio de 2024 e é formada por uma parceria entre o Grupo Comporte, detentor de 60% das ações, e a fabricante chinesa CRRC, com 40%. Sua sede fica na Vila Olímpia, em São Paulo.

O projeto do TIC Eixo Norte abrange um trajeto de 101 km, com previsão de viagem entre São Paulo e Campinas em cerca de 64 minutos, atingindo velocidades de até 140 km/h. Além disso, a TIC Trens assumirá a operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi da CPTM, que atualmente conecta Jundiaí à estação Barra Funda.

A TIC Trens também é responsável pelo Trem Intermunicipal (TIM), que ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 km, com tempo de viagem estimado em 33 minutos. Esses dois projetos fazem parte de um esforço maior para modernizar o transporte ferroviário na região metropolitana de São Paulo e reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre os municípios.

A operação do TIC Eixo Norte está prevista para iniciar em 2029, enquanto o TIM começará a circular no segundo semestre do mesmo ano. O TIC São Paulo-Campinas está programado para ser lançado dois anos depois. A concessionária tem como objetivo não apenas oferecer velocidade e eficiência, mas também conforto e segurança aos passageiros, com trens modernos, acessibilidade e maior frequência de partidas.

Com a TIC Trens, o governo estadual busca criar uma alternativa competitiva e moderna ao transporte rodoviário entre São Paulo e Campinas, integrando os trens de alta performance com o sistema da CPTM, embora mudanças na operação das linhas existentes, como a 7-Rubi, já tenham impactado passageiros que dependiam da integração direta entre linhas metropolitanas.



Fotos de Barra Funda, primeiros dias com inicio da operação assistida com a Tic Trens

passageiros aguardando trem sentido Jundiaí 


Plataforma sentido Jundiaí 


Plataformas 5 e 6 


passageiros transferindo de linhas 


parte superior


Primeiras horas de operação da Tic Trens na Linha 7-Rubi
Primeiras horas de operação da Tic Trens

mapa interno do trem da Linha 7-Rubi, operada pela Tic Trens a partir de novembro

                                         
Mapa interno no trem da Linha 10-Turquesa da CPTM

                                          


 Linha 11-Coral na Barra Funda

Parte superior da estação Barra Funda 


Trem da Linha 11-Coral com novo mapa destino Bara Funda


Tela do trem 

Trem da Linha 11-Coral destino Estudantes 

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Mapa do Transporte Metropolitano atualizado

Ponte aérea Rio-São Paulo: Azul transporta cerca de 3 milhões de Clientes em seis anos

Ponte aérea Rio-São Paulo: Azul transporta cerca de 3 milhões de Clientes em seis anos
Azul Aeroporto Congonhas | Foto Guilherme Mion

A Azul comemora seis anos de operação na ponte aérea entre Rio de Janeiro (Santos Dumont) e São Paulo (Congonhas), uma das rotas mais importantes do transporte aéreo brasileiro e a mais movimentada do país. Desde agosto de 2019, a companhia já realizou mais de 38,3 mil voos, transportando cerca de 3 milhões de Clientes.

Para marcar o início do sétimo ano na ponte aérea, a Azul vai aumentar a capacidade de transporte na rota a partir do próximo mês, com a introdução do Embraer 195-E2, aeronave com 136 assentos que oferece 15% mais lugares, maior conforto e eficiência. O avião, maior e mais moderno já fabricado no Brasil, conta com wi-fi, telas individuais em todos os assentos e reduz em até 25% as emissões de CO2. A operação do E2 no Santos Dumont começou em julho nos voos para Campinas, e atualmente a Azul oferece 660 voos mensais e mais de 80 mil assentos no trecho Rio-São Paulo, nos dois sentidos.

Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, “a ponte aérea Rio-São Paulo é um dos símbolos da aviação nacional e uma rota estratégica para a companhia. Ampliar a oferta de assentos com o Embraer E2 reforça nosso compromisso em oferecer mais opções e conforto para atender à crescente demanda”.

A estreia da Azul na ponte aérea em 2019 foi desafiadora, pois a companhia precisou operar durante a reforma da pista principal do Santos Dumont, utilizando a pista auxiliar. Isso foi possível graças às aeronaves menores Embraer E1, com 118 assentos, que ainda são usadas na rota.

Sobre a Azul:

A Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, oferecendo mais de 800 partidas diárias para 137 cidades. Com frota de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a Azul opera 250 rotas diretas. A companhia foi eleita a 2ª mais pontual do mundo em 2023 pela Cirium e premiada em 2020 como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor.

Fonte: Azul 

TIM e Vivo levam sinal 5G de alta conectividade a estações do Metrô de São Paulo

Trem do Metrô

As estações Vila Mariana, Ana Rosa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna e Pedro II são as primeiras a receber o serviço, e até outubro outras 10 estações terão internet móvel

 O Metrô de São Paulo passa a contar com sinal de telefonia 5G de alta conectividade em algumas estações. As primeiras a receber a novidade são Vila Mariana, Ana Rosa e Jardim São Paulo-Ayrton Senna, na Linha 1-Azul, e Pedro II, na Linha 3-Vermelha. A medida visa levar internet de qualidade a áreas subterrâneas ou onde o sinal das antenas externas era limitado.

No início, o serviço estará disponível para clientes da TIM e da Vivo. Em agosto, oito estações foram ativadas: Vila Mariana, Pedro II, Ana Rosa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas. Até outubro, o sinal chegará a 13 estações da rede: Pedro II, Sé, Anhangabaú, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Sumaré, Clínicas, Ana Rosa, Alto do Ipiranga, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santa Cruz, Vergueiro e Praça da Árvore.

A instalação da infraestrutura foi feita pela Winfra, empresa controlada pela Winity, que faz parte do Fundo IV de Infraestrutura do Pátria Investimentos. A concessão garante a operação, manutenção e expansão do sistema de telecomunicações nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, incluindo cobertura de telefonia 4G e 5G dentro de trens e estações.

O sistema funciona com tecnologia DAS (Distributed Antenna System), distribuindo o sinal por centenas de antenas conectadas a mais de 130 km de cabos de fibra óptica e cabos irradiantes, garantindo conexão contínua mesmo nos túneis.

O contrato prevê a chegada da tecnologia em mais 21 estações até o final de 2026, entre elas Jabaquara, Conceição, São Judas, Saúde, São Joaquim, Japão-Liberdade, São Bento, Luz, Tiradentes, Tucuruvi, Vila Prudente, Tamanduateí, Sacomã, Chácara Klabin, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-MASP, Consolação, Vila Madalena, Palmeiras-Barra Funda e República.

Além disso, os passageiros terão acesso a Wi-Fi gratuito, aproveitando a Infovia-Metronet, rede de fibra óptica que percorre túneis e estações, gerando economia para o Metrô e novas oportunidades comerciais.

Fonte: Metrô

CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 30 e 31 de agosto

Trem em Mauá 

Os passageiros devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas no sábado, dia 30, e domingo, dia 31, devido a obras de melhorias e modernização da via férrea.


Na Linha 10-Turquesa, das 21h de sábado até as 10h de domingo, os trens chegam e partem da plataforma 2 na estação Brás. Durante todo o domingo, o embarque e desembarque nas estações Guapituba e Mauá será realizado pela plataforma 1. Na estação Santo André, das 9h às 17h, os trens com destino à estação Brás utilizam a plataforma 2. Em Palmeiras-Barra Funda, os trens da Linha 10-Turquesa, que normalmente operam na plataforma 6, chegam e partem da plataforma 7 das 10h às 18h.


Na Linha 7-Rubi, durante toda a operação de domingo, os trens iniciam e encerram suas viagens na plataforma 6 de Palmeiras-Barra Funda, em vez da plataforma 5 normalmente utilizada.


Na Linha 11-Coral, em Palmeiras-Barra Funda, das 4h às 13h e das 17h até o fim da operação, os trens iniciam e encerram suas viagens na plataforma 8. Entre 13h e 17h, os trens chegam e partem da plataforma 4 na estação Brás. Nas estações Ferraz de Vasconcelos e Antônio Gianetti Neto, o embarque e desembarque acontecem na plataforma 1 durante todo o domingo.


Na Linha 12-Safira, durante toda a operação de domingo, os trens utilizam a plataforma 2 na estação Engenheiro Goulart.


Expresso Aeroporto, no domingo, das 5h às 17h, chega e parte da plataforma 8 da estação Brás.

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