Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Trilhos: Motiva anuncia 72 vagas em três capitais brasileiras

A Motiva, responsável por operações de mobilidade em diferentes regiões do país, abriu 72 vagas em sua plataforma de Trilhos. As oportunidades são permanentes e envolvem áreas como atendimento, manutenção, engenharia e funções administrativas. As inscrições acontecem pela Gupy, onde cada candidato escolhe a unidade em que deseja atuar

A empresa destaca que todos os processos são abertos ao público geral, mas reforça seu compromisso com diversidade, priorizando mulheres, pessoas negras e profissionais com deficiência. Segundo Gabriella Attademo, diretora de pessoas da plataforma de Trilhos, o momento é ideal para quem busca um novo caminho profissional no setor de mobilidade. Para ela, integrar operações que atendem milhões de pessoas diariamente é tanto um desafio quanto uma forma concreta de gerar impacto social positivo

As contratações seguem o regime CLT e contam com um pacote amplo de benefícios. Entre eles estão assistência médica e odontológica sem mensalidade, vale-refeição ou alimentação, vale-transporte, previdência privada, PLR, licenças estendidas para pais e mães, auxílio-creche e acesso ao Wellhub (Gympass). Cada vaga possui requisitos próprios, que podem ser consultados pelo link da seleção

Confira as posições disponíveis

São Paulo — ViaMobilidade Linha 5-Lilás
• Oficial de manutenção
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de equipamentos fixos
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de equipamentos fixos sênior

São Paulo — ViaMobilidade Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
• Auxiliar de serviços gerais
• Coordenador(a) de meio ambiente e qualidade
• Enfermeiro(a) do trabalho
• Mensageiro(a)
• Oficial de manutenção
• Operador(a) de roçadeira
• Soldador(a)
• Técnico(a) de manutenção de equipamentos fixos sênior
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de veículos auxiliares
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de equipamentos fixos
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de material rodante
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de oficinas
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de rede aérea
• Técnico(a) de atendimento em manutenção de via permanente
• Técnico(a) de suporte de sistemas I

Engenharia
• Analista administrativo pleno
• Especialista em engenharia de manutenção de energia
• Coordenador(a) de implantação de sistemas

São Paulo — ViaQuatro Linha 4-Amarela
• Agente de atendimento de estações
• Controlador(a) de CCO
• Técnico(a) de manutenção de equipamentos fixos
• Técnico(a) de manutenção de equipamentos fixos sênior
• Técnico(a) de manutenção de material rodante
• Técnico(a) de manutenção de rede aérea
• Técnico(a) de manutenção de via permanente sênior
• Técnico(a) de segurança do trabalho

Rio de Janeiro — VLT Carioca
• Assistente administrativo
• Auxiliar administrativo (SGI)
• Gerente de contrato de concessão
• Oficial de manutenção

Bahia — Metrô Bahia
• Agente de inteligência
• Analista de atendimento pleno
• Analista SGI pleno
• Auxiliar administrativo (estações)
• Especialista em suprimentos e planejamento logístico
• Estagiário(a)
• Oficial de manutenção
• Técnico(a) de atendimento em manutenção

*As vagas podem variar conforme o andamento das inscrições


Linha 15-Prata terá operação diferenciada neste sábado (13)



Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha funcionarão 24 horas (Linha 15-Prata terá operação diferenciada neste sábado (13); Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha funcionarão 24 horas)

A Linha 15-Prata operará em horário especial neste sábado (13) para a realização de testes com o novo trem que deve entrar em circulação no primeiro semestre de 2026. Todas as estações da linha serão fechadas às 19h, e os passageiros passarão a contar com ônibus gratuitos do sistema Paese, que farão o trajeto completo entre Vila Prudente e Jardim Colonial durante toda a madrugada, até o início da operação de domingo.

Enquanto isso, as demais linhas do Metrô – 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha – voltarão a operar de forma ininterrupta de sábado para domingo, em caráter experimental, permitindo embarque e desembarque ao longo de toda a madrugada. A medida atende à demanda de trabalhadores, turistas e frequentadores da vida noturna de São Paulo e seguirá ativa todos os sábados até fevereiro de 2026, período em que o Metrô analisará demanda, custos operacionais e possíveis ajustes. Integrações com as concessionárias e com a CPTM não estarão disponíveis nesse horário.

No domingo (14), todas as linhas operadas pelo Metrô retomam seus horários habituais, das 4h40 à meia-noite

Motiva vence o leilão da Fernão Dias e amplia liderança em concessões rodoviárias no Brasil


A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, venceu o processo competitivo de otimização do contrato da rodovia Fernão Dias (BR-381), que conecta São Paulo a Belo Horizonte e atravessa a região bragantina e o sul de Minas Gerais. O novo contrato, válido por 15 anos, prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões em obras, modernização e melhorias, segundo o Ministério dos Transportes.

Com essa vitória, a Motiva reforça sua presença em São Paulo, faz sua estreia em Minas Gerais e ainda consolida sua liderança nacional no setor. Após a assinatura do contrato, prevista para 2026, e a incorporação dos 569 km da Fernão Dias, o portfólio da Motiva Rodovias deve passar dos atuais 4,475 mil km para cerca de 5,044 mil km, tornando a empresa líder também em extensão de vias administradas. Hoje, ela já ocupa o topo do ranking em faturamento.

Segundo Eduardo Camargo, presidente da Motiva Rodovias, esse avanço está totalmente alinhado à estratégia de crescimento da companhia. Ele explica que a concessão da BR-381 gera sinergias com outras operações em São Paulo e marca a entrada da empresa num mercado relevante e resiliente, como anunciado no Capital Markets Day deste ano.

Para garantir a vitória no leilão promovido pela ANTT na B3, em São Paulo, a Motiva apresentou um desconto de 17,05% sobre a tarifa básica de pedágio de R$ 0,03879 por km (base março de 2023). Este é o segundo projeto de rodovias conquistado pela companhia em 2025. Em maio, a Motiva venceu também a otimização contratual da BR-163, no Mato Grosso do Sul, administrada pela Motiva Pantanal.

Obras e melhorias

Os investimentos previstos incluem ampliação de capacidade com 108,31 km de faixas adicionais, novas vias marginais, dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, correções de traçado, melhorias no pavimento e construção de passarelas, passagens de fauna e novos acessos. As obras devem gerar cerca de 137 mil empregos entre diretos, indiretos e aqueles impulsionados pelo efeito-renda.

Os motoristas que utilizam tag terão um desconto adicional de 5% nas tarifas. Já os usuários frequentes de veículos de passeio poderão contar com o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor pago por quem usa o mesmo trecho diariamente dentro de um mesmo mês. Outra novidade é a inclusão do projeto no Programa Carbono Zero, obrigando a empresa a adotar medidas de neutralização de emissões de gases de efeito estufa.

Investimento recorde em rodovias

A Motiva executa atualmente um plano de investimento de R$ 55 bilhões em seu portfólio de rodovias, sem contar os R$ 9,4 bilhões destinados à Fernão Dias. Entre as principais obras em andamento estão a ampliação da Via Dutra na região de São José dos Campos, a modernização da Serra das Araras no Rio de Janeiro, que já ultrapassou 50% de execução, e a duplicação da Rodovia Raposo Tavares entre Mairinque, Sorocaba e São Roque.

Também estão em curso a duplicação da BR-386 no Rio Grande do Sul, o recapeamento de todo o Sistema Anhanguera-Bandeirantes entre São Paulo e Cordeirópolis, e a modernização da Rio-Santos (BR-101) entre Ubatuba e o Rio de Janeiro. Em 2025, começaram as obras das concessões Sorocabana, Motiva Pantanal e PRVias, que juntas somam R$ 29,2 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão.

A Motiva opera concessionárias em vários estados: AutoBAn, Rodoanel, SPVias, RioSP, Renovias e Sorocabana em São Paulo; PRVias no Paraná; ViaSul no Rio Grande do Sul; ViaCosteira em Santa Catarina; ViaLagos, ViaRio e RioSP no Rio de Janeiro; Motiva Pantanal no Mato Grosso do Sul; e, em breve, a Fernão Dias em Minas Gerais. No total, são 13 concessionárias.

Ao somar suas três plataformas — Rodovias, Trilhos e Aeroportos — a Motiva conduz um programa recorde de R$ 58 bilhões em investimentos, o maior de sua história.

Sobre a Motiva

A Motiva é a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil e atua em rodovias, trilhos e aeroportos. São 37 ativos em 13 estados e 16 mil colaboradores. Na malha rodoviária, são 4.475 km administrados e cerca de 3,6 mil atendimentos diários. No transporte sobre trilhos, seus sistemas de metrô, trem e VLT somam 750 milhões de passageiros por ano. Em aeroportos, são 20 unidades no Brasil e três no exterior, totalizando aproximadamente 45 milhões de clientes ao ano. A empresa foi a primeira a abrir capital no Novo Mercado e integra há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.


Linha 5-Lilás bate recorde ao transportar 672.039 clientes na capital paulista nesta terça-feira (9)


A Linha 5-Lilás registrou um novo recorde de utilização nesta terça-feira (9), quando transportou 672.039 clientes entre as 17 estações que conectam Capão Redondo à Chácara Klabin, em São Paulo. O número superou em 14.683 pessoas a marca anterior, registrada em março de 2020, e reforçou o papel da linha como alternativa segura e eficiente durante a paralisação repentina de motoristas e cobradores de ônibus na cidade

Para atender ao aumento de demanda, a operação de pico foi estendida até as 21h e os Agentes de Atendimento e Segurança atuaram para organizar o fluxo nas estações, garantindo deslocamentos mais tranquilos aos passageiros

Além do recorde geral, quatro estações também tiveram seus maiores fluxos desde a inauguração. Santo Amaro recebeu 115.191 clientes, Chácara Klabin somou 102.414, Moema contabilizou 26.801 e Campo Belo registrou 17.681 pessoas ao longo do dia

Linha 5-Lilás fortalece protocolos de segurança para proteger a operação em eventos climáticos extremos



Monitoramento em tempo real, ações preventivas e integração de equipes garantem viagens seguras mesmo diante de ventos fortes e chuvas intensas

Para manter a segurança dos clientes e assegurar a continuidade da operação durante condições climáticas adversas, a ViaMobilidade, responsável pela Linha 5-Lilás, adotou um conjunto robusto de monitoramento e protocolos preventivos contra ventos extremos e chuvas intensas. Entre 2024 e 2025, a linha acionou esses protocolos em dez ocasiões, preservando a segurança dos quase 600 mil passageiros que utilizam o ramal diariamente, sem impactos significativos na operação

A Estação Santo Amaro — primeira estação metroviária do mundo construída sobre uma ponte estaiada — abriga, em sua torre, o Sistema de Monitoramento de Ventos (SMV). O equipamento envia ao Centro de Controle Operacional alertas em três níveis, verde, amarelo e vermelho, conforme a intensidade dos ventos registrada por um anemômetro instalado no topo da estrutura

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17, a prioridade da concessionária é a segurança dos clientes em qualquer cenário, com investimento contínuo em tecnologia, prevenção e integração entre áreas para respostas rápidas diante de eventos climáticos extremos

Pelo protocolo, ventos de até 60 km/h (faixa verde) não alteram a operação. Entre 60 e 80 km/h (faixa amarela), a equipe de controle entra em estado de atenção. Acima de 80 km/h (faixa vermelha), podem ser adotadas medidas como redução de velocidade ou interrupção temporária da circulação. Caso isso aconteça, a concessionária aciona o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para manter o atendimento à população

O Centro de Controle também utiliza boletins meteorológicos emitidos com até três dias de antecedência e conta com o Sistema de Monitoramento e Controle, que opera 24 horas por dia

Com planejamento integrado e atuação conjunta das equipes de operação, engenharia, manutenção e segurança, a ViaMobilidade reforça sua resiliência climática no transporte sobre trilhos, oferecendo mais proteção à população e contribuindo para uma cidade mais preparada para os desafios do clima

Sobre a ViaMobilidade Linhas 5 e 17: a concessionária é responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô e da Linha 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5 conta com 17 estações e atende a zona sul da capital, ligando Capão Redondo à Chácara Klabin

ViaMobilidade e ViaQuatro abriram 20 vagas afirmativas de aprendiz em manutenção voltadas exclusivamente para mulheres

As candidatas precisam ter entre 18 e 22 anos, estar cursando ou já ter concluído o ensino médio e ter disponibilidade para atuar por seis horas diárias. As selecionadas trabalharão nos pátios das concessionárias, localizados no Capão Redondo, em Osasco e na Vila Sônia

As duas operadoras, responsáveis pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda seguem ampliando iniciativas de inclusão ao oferecer oportunidades específicas para mulheres em áreas técnicas. As inscrições ficam abertas até o dia 5 de janeiro, pelo link (https://motiva.gupy.io/jobs/10404249) disponibilizado pelas empresas


Bilheteria da Estação São Joaquim será desativada para obras nesta quinta, 11 de dezembro

A bilheteria localizada em frente às catracas da Estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, será desativada a partir desta quinta-feira, 11 de dezembro, para permitir o avanço das obras de ampliação e reforma da estação, que futuramente terá integração com a Linha 6-Laranja.

Mesmo com o fechamento da bilheteria, a compra de bilhetes QRCode continuará disponível nas máquinas de autoatendimento e nos pontos de venda credenciados da rede. Os bilhetes digitais seguem disponíveis no aplicativo TOP, no WhatsApp 11 3888-2200 e na Carteira Google.

O fechamento já estava previsto dentro do cronograma de obras que também inclui a desativação do Acesso Leste, na Rua São Joaquim, em fevereiro de 2026. Esse acesso será ampliado em quatro vezes o tamanho atual para atender à demanda crescente da Linha 1-Azul e da futura integração com a Linha 6-Laranja, atualmente em implantação pela concessionária Linha Uni (Acciona).

Durante esse período, o Acesso Oeste, na Rua Vergueiro, permanecerá funcionando até a conclusão da ampliação do Acesso Leste. Depois disso, ele também será fechado para a construção do poço de ventilação e da saída de emergência.

Com a reforma, a Estação São Joaquim ganhará mais 3,23 mil metros quadrados de área útil, beneficiando mais de 200 mil passageiros por dia. As intervenções incluem a construção de um novo mezanino sobre as plataformas, outro para a futura interligação com a Linha 6-Laranja, remodelação completa dos acessos, instalação de 12 novas escadas rolantes e 6 elevadores, ampliação das extremidades das plataformas e um novo edifício técnico operacional.