ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de junho de 2019

Governo federal vai liberar 1 bilhão para melhoria dos trens urbanos



O anuncio foi realizado nesta sexta (28) em São Paulo, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional que prevê o investimento de um bilhão de reais por ano, no sistema de trilhos dos principais centros urbanos.

Buscando a melhoria nos trens das principais regiões metropolitanas do país, o Governo Federal anunciou o Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros sobre Trilhos (RETREM) que deve financiar a compra e reforma de trens, além de melhorias em equipamentos para a operação, como trilhos, sinalização e energia. O crédito anual vai atender o setor publico e o privado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a estimativa é de um impacto positivo e imediato na industria brasileira do setor e na geração de empregos, já que uma das exigências do programa é que as empresas contratadas sejam nacionais. Com essa medida, a intenção também é de promover o desenvolvimento da industria nacional para competir de forma mais igualitária com empresas estrangeiras, em especial as asiáticas como a CRRC da China e a Rotem Hyundai da Coréia do Sul.

Grandes centros urbanos podem ser beneficiados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, entre outras localidades, podendo assim melhorar a qualidade do serviço prestado, atualmente seja em qualquer região do país, mal avaliado com a super lotação, pontualidade e qualidade dos trens como principais queixas.

Segundo Gustavo Canuto, Ministro do Desenvolvimento Regional, com o financiamento será possível melhorar a frota existe ou realizar compra de novas frotas, atingindo a população e em especial aos que moram mais distantes dos grandes centros, para que façam o translado de maneira mais rápida e confortável.

Por Willian Moreira
Com informações da TV Brasil
Foto: Anderson Dantas

Estações do Metrô terão campanha de vacinação



contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos


Neste sábado (29), as estações Artur Alvim, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha e Brás, todas da Linha 3-Vermelha do Metrô, terão postos de vacinação contra o Sarampo para os passageiros com idades entre 15 e 29 anos, das 9h às 16h.

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível e o contágio acontecediretamente, de pessoa a pessoa, por meio de tosse, espirros, fala ou respiração. Os sintomas podem ser confundidos com os da gripe ou resfriado, no início, e evoluir para complicações graves que podem deixar sequelas e até mesmo levar à morte – nos casos mais gravesA doença pode demorar até 14 dias para se manifestar e afebre alta, dor de garganta e tosse secasão as principais características, além das manchas vermelhas na pele.

A vacina será aplica por enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e a ação conta com o apoio do Metrô.

Com informações do Metrô
Foto: Divulgação Metrô SP

28 de junho de 2019

​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana



 Confira a programação para planejar a sua viagem

Neste fim de semana, dias 29 e 30 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados na via entre as estações Jandira e Sagrado Coração. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

Domingo: das 8h às 19h, os trabalhos serão executados na via entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de energia entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. Das 6h à meia-noite, as obras ocorrerão na via e no sistema de energia entre as estações Socorro e Grajaú. Das 8h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para obras de modernização no sistema sinalização. O intervalo médio entre os trens será de:

Das 4h às 6h: 28 minutos em toda a linha
Nos demais horários: de 20 minutos de Grajaú a Santo Amaro e de 32 minutos no restante da linha. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados na via entre as estações Tamanduateí e Juventus-Mooca. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases e nas proximidades da Estação Tatuapé. Além de obras na via na região da Estação Jundiapeba. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as obras de modernização serão executadas no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização do sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e nas proximidades da Estação Jardim Helena. Também haverá intervenções na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)

Domingo: devido às obras na Linha 12-Safira, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.

CPTM 

27 de junho de 2019

Expresso Copa América: Colômbia x Chile



CPTM coloca trem expresso para atender o público que vai assistir a partida na Arena Corinthians.

A CPTM coloca em operação nesta sexta (28) o Expresso Copa América, um trem que conecta de forma direta sem paradas a estação Luz a Corinthians-Itaquera para atender o público que vai acompanhar a partida entre Colômbia x Chile, válida pelas quartas de final da Copa América 2019.

Ao todo serão três partidas (18h, 18h30 e 19h) no valor de R$ 4,30. O embarque será realizado na plataforma 5, a mesma do Expresso Aeroporto. Para os passageiros que utilizarem a Linha 11-Coral normalmente, os trens partem da plataforma 4 com intervalos médios de quatro minutos no período entre às 16h e 20h.

Este será o segundo dia de operação do Expresso Copa este ano, que na partida entre Brasil e Peru, foi aprovado por grande maioria dos passageiros que utilizaram o serviço.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Ultimo novo trem da Linha 7-Rubi entra em operação




O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, realizou a entrega nesta manhã na estação da Luz

Na manhã desta quinta (27), a Secretaria de Transportes Metropolitanos, através de Alexandre Baldy, realizou a entrega do ultimo novo trem da Série 9500 para a Linha 7-Rubi, chegando ao número de 30 trens deste modelo entregues. A composição faz parte do lote de 65 trens que foram adquiridos na gestão passada.

Os trens deste modelo entregue hoje possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e é acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência – sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais.

Com mais este trem, a tendência é que finalmente a CPTM conclua a retirada dos trens da Série 1700, algo que já era previsto para meses atrás, segundo a presidência da companhia. Os trens da Série 1700 são os primeiros trens que no final da década de 80 foram fabricados no Brasil e agora são aposentados, para quem sabe, um deles seja preservado para que as gerações futuras não tenham mais um marco da história simplesmente apagado.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

25 de junho de 2019

Linha 5-Lilás ainda opera parcialmente no começo desta tarde



Um problema no sistema de energia pouco antes do começo da operação comercial, causa o transtorno.

Desde as 4h40 da manhã quando todas as linhas do Metrô iniciam a operação comercial, a Linha 5-Lilás segue com problemas que afetam a vida de milhares que residem na região do Capão Redondo. O rompimento de cabos de alimentação elétrica impedem a operação dos trens entre as estações Capão Redondo e Santo Amaro, o que prejudicou a vida do trabalhador pela manhã.

Segundo a Via Mobilidade, concessionária que é responsável pela operação da Linha 5-Lilás, houve a queda de cerca de um quilômetro de cabos de energia durante a madrugada, gerando todo o problema. A companhia ainda informou por meio de nota que o sistema PAESE com ônibus gratuitos está em operação, atendendo o trecho interrompido.

Equipes de manutenção trabalham desde o final da madrugada para resolver o mais breve possível a falha, mas ainda não há previsão para normalização da circulação dos trens, que até o momento de publicação deste texto (13h), opera somente entre as estações Santo Amaro e Chácara Klabin.

Por Willian Moreira
Foto: Hélio Francisco/Reprodução Twitter

24 de junho de 2019

Estação Hospital São Paulo recebe ação de conscientização sobre o Teste do Pezinho



Iniciativa, que acontecerá em 24 de junho, das 10h às 16h, contará com a presença de médica 
geneticista e profissionais especializados no Teste do Pezinho

Em comemoração ao Junho Lilás, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e 
manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, em parceria com a APAE DE SÃO PAULO, 
promoverá no dia 24 de junho, das 10h às 16h, ação para reforçar a campanha sobre o Teste do 
Pezinho. O evento, que acontecerá na Estação Hospital São Paulo, tem o objetivo de conscientizar 
a população sobre a importância da realização da triagem neonatal e a necessidade de se ampliar 
a cobertura dos exames.

A iniciativa contará com a presença de profissionais do laboratório da APAE DE SÃO PAULO, que irão
dar orientações aos passageiros interessados, além de distribuir panfletos didáticos. Haverá também 
uma médica geneticista para dar esclarecimentos com relação às doenças que podem ser diagnosticadas
na triagem neonatal. A APAE DE SÃO PAULO é pioneira no Teste do Pezinho na América Latina, tendo 
realizado o primeiro em 1976. A campanha Junho Lilás está na terceira edição e foi lançada no 
dia 6 de junho pela Organização, em parceria com a Unisert (União Nacional dos Serviços de 
Referência em Triagem Neonatal).

O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas
e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas
que podem levar à deficiência intelectual ou causar outros prejuízos à qualidade de vida. Para que a 
prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada após as primeiras 48 horas do nascimento e até 
o 5º dia de vida do bebê.

Serviço:

Campanha Junho Lilás – Teste do Pezinho


Data: 24/06/2019

Horário: 10h às 16h
Local: Estação Hospital São Paulo
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 937


Com informações da Via Mobilidade

Foto: Divulgação/Via Mobilidade

21 de junho de 2019

CPTM implanta Expresso Copa América neste sábado 22/6



Os trens vão conectar a estação da Luz no centro de São Paulo até Corinthians-Itaquera, sem a necessidade de parada em outras estações.

A Copa América chega a Arena Corinthians e assim como em 2014, a CPTM coloca em operação um trem expresso para atender os torcedores que vão acompanhar a partida entre Brasil x Peru neste sábado dia 22, válido pela fase de grupos do torneio.

Serão três partidas com destino a Corinthians-Itaquera saindo da estação da Luz, sem paradas no caminho. O tempo de viagem é de aproximadamente 19 minutos e o valor da tarifa é o mesmo da habitual, de R$ 4,30. Os trens do Expresso Copa saem nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h da Plataforma 5, a mesma utilizada pelo Expresso Aeroporto. Passageiros que tem como destino Guaianases/Estudantes, os trens partem normalmente da plataforma 4.

Na volta da partida, todos os trens da Linha 11-Coral vão funcionar no sentido Luz realizando todas as paradas como de costume. Não haverá trem expresso no retorno.

Para o torcedor também tem outra alternativa que são os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô, onde dependendo do setor de seu ingresso, o desembarque na estação Artur Alvim pode ser uma melhor escolha.

Metrô e CPTM pedem aos torcedores que comprem antecipadamente se possível, o bilhete de ida e volta para evitar grandes filas.

Por Willian Moreira
Foto: Expresso Copa em 2014

19 de junho de 2019

Neste feriado, CPTM fará obras em algumas linhas e terá Expresso Copa no sábado​

Neste feriado de Corpus Christi, de 20 a 23 de junho, a CPTM realizará obras em algumas linhas. No sábado, funcionará o serviço Expresso Copa, na Linha 11-Coral, para quem for assistir ao jogo do Brasil no estádio Arena Corinthians. O Expresso fará viagens diretas entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. Confira a programação e planeje a sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Quinta: das 4h às 19h, haverá obras de modernização no sistema de rede área nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Sábado: das 9h até o fim da operação comercial, as obras prosseguirão no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Francisco Morato. Das 9h às 18h, o intervalo médio entre os trens será de 32 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. Das 18h até o fim da operação, será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Domingo: das 4h à meia-noite, continuarão as obras na região da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Quinta: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Jurubatuba e Autódromo. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização no sistema de rede aérea serão realizadas nos trechos entre Morumbi e Granja Julieta e entre Jurubatuba e Autódromo. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.


Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Sábado:

Serviço Expresso Copa:

Os trens diretos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera partirão nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. O embarque será realizado na plataforma 5 da Estação da Luz e a tarifa será a mesma do trem metropolitano, R$ 4,30. 

Os trens da Linha Coral continuarão partindo normalmente da plataforma 4 e também são opção para o torcedor. Partem a cada oito minutos da Estação da Luz, realizando paradas nas estações Brás e Tatuapé antes de chegar em Corinthians-Itaquera. 

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Tatuapé. Também haverá obras na Estação Suzano e serviços no sistema de rede aérea e no equipamento de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta: das 4h até meia-noite, os serviços serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Itaim Paulista e Itaquaquecetuba. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.
                                                                                                                                                       
Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Brás, e no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Também serão realizados serviços de manutenção na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.


CPTM

17 de junho de 2019

Linha de ônibus especial é criada para os jogos da Copa América no Morumbi



Linha fará a ligação entre o Morumbi e a Praça Ramos de Azevedo 
A SPTrans informa que implantará a linha especial 809M/10 Morumbi – Pça. Ramos de Azevedo para facilitar o deslocamento dos torcedores após o término dos jogos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), pela Copa América 2019 nesta segunda-feira, dia 17 de junho, e na quarta-feira, dia 19 de junho. 
Durante as partidas, 12 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados. As intervenções na via no entorno do estádio estão previstas para cinco horas antes do início de cada partida e a liberação duas horas após o término dos jogos. 
A tarifa da linha 809M/10 Morumbi – Pça. Ramos de Azevedo será a vigente, de R$ 4,30, e os passageiros poderão utilizar o Bilhete Único normalmente.
imagem sptrans (1).PNG
Foto: Arquivo SPTrans

Confira o itinerário da linha:
809M/10 Morumbi – Pça. Ramos de Azevedo
Ponto Inicial:
 Faixa da direita da Av. Jorge João Saad, no sentido Av. Giovanni Gronchi - Av. Prof. Francisco Morato, entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e o Colégio Miguel de Cervantes.
Sentido único: Av. Jorge João Saad, Av. Prof. Francisco Morato, Pça. Jorge de Lima, Pte. Eusébio Matoso, Av. Eusébio Matoso, Av. Rebouças, Rua da Consolação, Rua Cel. Xavier de Toledo e Pça. Ramos de Azevedo.
Horário de atendimento ao públicoDia 17 (Japão x Chile): das 21h30 às 23h
Dia 19 (Colômbia x Catar): das 20h às 21h30
Itinerários alterados
Veja abaixo as linhas que terão mudanças em seus itinerários. Vale reforçar que as intervenções nas vias no entorno do estádio estão previstas para cinco horas antes do início de cada partida e a liberação duas horas após o término dos jogos. 
5119/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco
647A/10 Valo Velho – Pinheiros
647P/10 COHAB Adventista – Term. Pinheiros
807M/10 Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi
807J/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
    
Ida:
 normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomás de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Senador Otávio Mangabeira, R. Engº. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal. 
809J/10 Jd. Colombo – Metrô Morumbi (Circular)
Sentido único:
 normal até R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, R. Leandro Teixeira, R. Pasquale Galupe, R. Dr. Francisco Tomás de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, R. Com. Adibo Ares, prosseguindo normal até a Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Senador Otávio Mangabeira, R. Engº. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, prosseguindo normal. 
746H/10 Jd. Jaqueline – Sto. Amaro
Ida:
 normal até Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Francisco Morato, R. Cenobelino Serra, R. Jurupité, R. Rio Azul, R. Manoel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
Volta (até interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Ângelo Colucci, R. Lício Marcondes do Amaral, Av. João Jorge Saad, prosseguindo normal.
Volta (após a interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Pe. Eugênio Lopes, Pça. Cícero José da Silva, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, prosseguindo normal.
775F/10 Jd. das Palmas – Hospital das Clínicas (Circular)
Sentido único:
 normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomás de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Sen. Otávio Mangabeira, R. Engº. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
775F/31 Jd. das Palmas - Pq. do Povo (Circular)
Sentido único:
 normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomás de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Sen. Otávio Mangabeira, R. Engº. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
756A/10 Jd. Paulo VI – E.T. Água Espraiada
Ida:
 normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Edmundo Scannapieco, R. José Jannarelli, R. Regente Leon Kanielfsky, R. dos Três Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luís Oliani, Av. Com. Adibo Aires, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.
8028/10 Paraisópolis – Metrô Morumbi (Circular)
Sentido único (até interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, Av. Morumbi, R. Com. Adibo Ares, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Reg. Leon Kaniefsky, R. Dr. Clóvis de Oliveira, R. Lício Marcondes do Amaral, Av. Jorge João Saad, prosseguindo normal até a Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Av. Prof. Francisco Morato, R. José Jannarelli, R. Reg. Leon Kaniefsky, R. dos Três Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luis Oliani, Av. Com. Adibo Ares, Av. Morumbi, Av. Joaquim Cândido De Azevedo Marques, prosseguindo normal.
Sentido único (após a interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, Av. Morumbi, R. Com. Adibo Ares, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, acesso, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Prof. Francisco Morato, R. José Jannarelli, R. Reg. Leon Kaniefsky, R. dos Três Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Lus Oliani, Av. Com. Adibo Ares, Av. Morumbi, Av. Joaquim Cândido De Azevedo Marques, prosseguindo normal.
8029/10 Shop. Portal – Term. Morumbi
Ida (até interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Ângelo Colucci, R. Lício Marcondes do Amaral, Av. João Jorge Saad, prosseguindo normal.
Ida (após a interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Pe. Eugênio Lopes, Pça. Cícero José da Silva, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Terminal Morumbi.
Volta: normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Rio Azul, R. Manoel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

Comunicação para os usuários
Para informações aos usuários das linhas envolvidas na Operação Copa América e ao público que irá assistir aos jogos foram preparadas as seguintes ações:   
Informativo da linha especial e as alterações de trajetos no site da SPTrans -acesse  http://www.sptrans.com.br/copa-america-2019;
Jornal do Ônibus especial para cada uma das 12 linhas alteradas;
Cartazes para os terminais, apresentando a ferramenta QR Code, que permite a consulta das linhas com alterações de itinerários; e Publicações nas redes sociais. 


Durante os dias de jogos da operação especial Copa América 2019 haverá identificação nos pontos de atendimento dos serviços Atende+ e Táxi.

Com informações da SPTrans.
Foto: Diário da CPTM

14 de junho de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana


Confira a programação e antecipe a sua viagem
Neste fim de semana, dias 15 e 16 de junho, a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 6h às 22h, haverá intervenções no sistema de sinalização entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Santa Teresinha e Barueri. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos. Das 6h à meia-noite, as obras ocorrerão nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede área entre as estações Autódromo e Socorro. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Jurubatuba a Grajaú. 
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 13h, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Ribeirão Pires-Antônio Bespalec. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra. 

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Luz. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio e entre as estações Antônio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as obras de modernização serão executadas no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização do sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Aracaré e Itaquaquecetuba. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)

Domingo: devido as obras na Linha 12-Safira, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o telefone 0800 055 0121

Greve Geral: Transporte público tem alterações


Atualizado às 08:40

Transporte sobre trilhos e ônibus da capital e cidades da região metropolitana tem alterações

A Greve Geral convocada pelas centrais sindicais provoca alterações no funcionamento do transporte público. Nesta matéria separamos as informações atualizadas da operação em várias regiões e por tipo de transporte. Confira abaixo.

CPTM

Na CPTM, todas linhas da empresa (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, incluindo o Expresso Aeroporto e Serviço Connect) com operação normal. A Linha 7-Rubi opera até o Brás como reforço na operação.

A integração com o Metrô nas estações Luz, Brás, Pinheiros e Santo Amaro, funcionando normalmente. Em Tamanduateí, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé e Corinthians-Itaquera estão fechadas.


METRÔ

No Metrô a operação é parcial nas principais linhas, com a integração nas estações Luz, Brás, Paulista, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klablin, Sé e República estão abertas. Abaixo as informações de operação por linha.

Linha 1-Azul – operação entre as estações Luz e Saúde;
Linha 2-Verde – operação entre as estações Clínicas e Alto do Ipiranga;
Linha 3-Vermelha – operação entre as estações Marechal Deodoro e Tatuapé;
Linha 4-Amarela – operação normal;
Linha 5-Lilás – operação normal;
Linha 15-Prata – operação paralisada em toda a linha.


ÔNIBUS

Na capital segundo a SPTrans, a operação dos ônibus já está normalizada com 98% da frota circulando. Até as 6h da manhã existiam linhas paradas, mas os veículos já estão nas ruas. A Linha 4310-10 Terminal Parque Dom Pedro – E.T. Itaquera está com reforço na frota para atender os passageiros que utilizariam a Linha 3-Vermelha do Metrô.


REGIÃO METROPOLITANA

Cidades como Francisco Morato, Caieiras, Osasco e Santo André tem os ônibus operando normalmente. Em Guarulhos as linhas intermunicipais e urbanas não operam, com apenas as vans das cooperativas circulando.


EMTU

Na EMTU, separamos abaixo por regiões de operação da empresa, a situação na circulação:

GUARULHOS e MAIRIPORÃ - As linhas operadas pelas empresas Atual, Viação Guarulhos, Mairiporã, Real, Transdutra e Vila Galvão estão paralisadas. As demais linhas da Região Metropolitana de São Paulo operam normalmente.

LITORAL - Na Região Metropolitana da Baixada Santista, somente a linha 910 Peruíbe – Santos não está operando nesta manhã.

CAMPINAS - as linhas operam normalmente.

VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE - as linhas operadas pelas empresas Jacareí, Santa Branca e ABC estão paralisadas.

SOROCABA - as linhas operadas pela empresa Vila Élvio estão paralisadas, assim como a Rápido Luxo Campinas, São João e Piracema.


CARROS POR APLICATIVO

UBER e 99 tem preços dinâmicos em boa parte da cidade, ou seja, pela alta demanda o valor das viagens está mais alto.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

CPTM monta plano de contingencia devido a greve no Metrô



Companhia terá operação diferenciada para ajudar no deslocamento dos passageiros para seus destinos.

No inicio da operação comercial da CPTM nesta sexta (14), a companha adotará medidas para ajudar o deslocamento dos passageiros. Confira abaixo as alterações, com informações disponibilizadas pela companhia:

O horário de pico no período da manhã entre,  5h às 8h, será estendido em todas as linhas até que a demanda de passageiros seja reduzida. A mesma estratégia será adotada no pico da tarde, das 17h às 20h, caso os metroviários não retornem suas atividades durante o dia.

A CPTM solicitará à SPTrans caso a operação dos ônibus seja retomada a partir das 6 horas da manhã,  a alteração do itinerário dos ônibus com destino à Corinthians-Itaquera, de forma a redistribuir os coletivos nas demais estações, visando organizar o fluxo de passageiros nesta região.

Na Linha 7-Rubi, os trens vão operar até a estação Brás, para facilitar a transferência na região central.

A Estação Corinthians-Itaquera da Linha 11 Coral, permanecerá fechada para embarque e desembarque e somente será restabelecida ao sistema após verificação da capacidade de atendimento da oferta e demanda na linha.

A transferência gratuita entre a CPTM e o Metrô será mantida nas estações de integrações (Luz, Brás, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí) desde que o Metrô esteja operando. As transferências na estações Pinheiros e Luz, na Linha 4-Amarela, e Santo Amaro, na Linha 5-Lilás) funcionarão normalmente.

Haverá reforço no contingente de segurança nas estações. Para evitar o acúmulo nas plataformas, poderá ser adotado o controle de fluxo de passageiros nas estações mais movimentadas. A CPTM fixará cartazes com orientações na entrada das estações de transferência entre CPTM e Metrô. Também serão emitidos AP (avisos públicos) nos trens e estações.

No caso dos ônibus na capital, está previsto o término da paralisação às 6h da manhã, quando os veículos devem começar a deixar as garagens, e iniciar o atendimento a população. Segundo Valmir Santana (Sorriso), presidente do Sindmotoristas,
"Os trabalhadores não aguentam mais os desmandos do governo. A Reforma Trabalhista foi a gota d'água. Temos percebido a insatisfação da população e acreditamos na unidade para vencer essa luta. Contamos com a colaboração de todos, pois essa batalha não é só nossa, é de todo o Brasil”

No caso do Metrô na madrugada a companhia vai verificar o quadro de funcionários disponível e ver a possibilidade da operação dos trens e abertura de algumas estações, para atender o pùblico.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

13 de junho de 2019

Devido greve Metrô aciona plano de contingência



Companhia não concorda com a greve anunciada pelo Sindicato e tomará medidas para minimizar os impactos

A greve anunciada para esta sexta (14) pelo Sindicato dos Metroviários afetará as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com exceção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás que operam normalmente segundo as concessionárias, o Metrô está preparando medidas para minimizar os impactos que segundo a companhia, afetará cerca de 5 milhões de pessoas.

Dentre as medidas tomadas, está a possibilidade de operar parcialmente as linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, de acordo com a quantidade de funcionários que comparecerem para trabalhar. Desta forma na madrugada o Metrô deve montar um plano de operação definindo quais estações devem abrir para o publico.

O Metrô ainda informa que os trabalhadores serão penalizados caso a decisão judicial não seja respeitada. A greve do Metrô faz parte da paralisação nacional, Greve Geral que foi convocada semanas atrás pelas centrais sindicais, em forma de protesto contra a Reforma da Previdência do Governo Federal.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Greve do Metrô e ônibus confirmadas. CPTM operação normal !


Atualização 13/06/2019 às 20:15

Em assembleia realizada na noite desta quinta (13), foi declarada paralisação no Metrô e ônibus a partir da meia noite. Na CPTM a operação será normal, pois os sindicatos decidiram não fazer a paralisação.

Em assembleia o Sindicato dos Metroviários e funcionários do Metrô decidiram por participar da Greve Geral convocada pelas centrais sindicais para amanhã dia 14. Na assembleia ficou determinada a paralisação de 24 horas das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente, segundo as concessionárias.

Nos ônibus, foi definido a paralisação da meia noite até às 6h da manhã e a saída das garagens após este horário. A paralisação dos ônibus são em todas as regiões da cidade.

Em Guarulhos e Arujá já foi confirmada também a greve. Região do ABC e litoral estamos buscando informações.

Na CPTM segundo informações dos sindicatos, a operação será normal em todas as linhas que são: 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Ônibus de Guarulhos e Arujá param nesta sexta



Motoristas e cobradores atendem chamado de participação na Greve Geral, convocado pelas centrais sindicais

A Greve Geral convocada em vários estados do país para amanhã dia 14, ganha reforço com a confirmação da paralisação dos ônibus de Guarulhos e Arujá. Isto inclui os ônibus intermunicipais que fazem o trajeto entre as duas cidades e entre São Paulo e Guarulhos e Arujá.

Existe uma determinação judicial do TRT que penaliza o Sindicato representante dos funcionários no caso de paralisação e pede uma frota mínima na ruas, mas os motoristas devem atender o chamado das centrais sindicais, não funcionando neste sexta.

A Guarupass/GUARUSET, sindicato que representa as empresas de ônibus da região, disse que reforça seu compromisso com a população e está tomando medidas cabíveis para tentar minimizar os impactos da greve. A entidade pediu ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) uma medida cautelar (mencionada acima) que determina multa ao sindicato dos funcionários. Mas tudo indica, inclusive confirmado pela categoria que haverá paralisação.

Já CPTM, Metrô e ônibus da capital devem se posicionar sobre uma paralisação apenas logo mais a noite.

Por Willian Moreira
Foto: Diário do Transporte

Linha 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente nesta sexta



Segundo as concessionárias que administram a operação das duas linhas, as atividades seguem inalteradas e o funcionamento está garantido

A Via Quatro e Via Mobilidade que administram a operação da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás respectivamente, divulgaram na tarde desta quinta (13), que a operação dos trens e estações será normal nesta sexta-feira.

O anúncio vai de contra o que foi dito pelo Sindicato dos Metroviários que havia dito semana passada que apesar da dificuldade, todas as linhas do metrô inclusive as privatizadas não funcionariam.

Confira a nota das concessionárias:

"A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, informam que suas operações para o dia 14 de junho permanecem inalteradas."

Apesar desta nova informação, o sindicato dos metroviários fará logo mais a noite, uma assembleia para decidir sobre a participação na Greve Geral de amanhã.

CPTM e ônibus param?

Assim como no metrô, sindicatos representantes dos funcionários da CPTM e dos ônibus também realizam a noite, assembléias para definir se haverá paralisação ou não. Isto se deve ao fato de SPTrans e Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) conseguirem liminares que determinam a operação normal do transporte, sob pena de multa diária.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Prefeitura e SMT suspendem rodízio e liberam Zona Azul nesta sexta-feira

Medidas irão facilitar os deslocamentos pela cidade diante da possibilidade de greve. Zona Máxima de Restrição aos Fretados também será suspensa.

A Prefeitura de São Paulo (PMSP) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informam que o rodízio municipal de veículos será suspenso nesta sexta-feira, 14/6, durante todo o dia, em razão da possibilidade de paralisação no transporte público. Também será suspensa a Zona Máxima de Restrição a Fretados e liberado uso gratuito das vagas de Zona Azul. As medidas tem como objetivo garantir o direito de mobilidade do cidadão. As restrições de circulação para caminhões seguem valendo normalmente.

As ações foram definidas preventivamente para o caso de o Sindicato dos Motoristas não cumprir a decisão judicial obtida pela SPTrans junto ao Tribunal Regional do Trabalho, durante a tarde desta quarta-feira, que determina a manutenção da operação dos ônibus durante a sexta, sob pena de multa de 100 mil reais em caso de descumprimento.

A SPTrans vai monitorar a operação dos ônibus e prestar todas as informações pelo site (www.sptrans.com.br), redes sociais e pelo telefone 156. A companhia e a CET também irão reforçar o efetivo em toda a cidade, para orientar passageiros e motoristas.

As faixas reversíveis irão seguir a operação normal nesta sexta-feira, tanto no período da manhã, quanto no da tarde. Outras ações podem ser anunciadas ao longo do dia, em caso de necessidade.

Para as pessoas que realizam distâncias curtas, a recomendação da SMT é a utilização de bicicletas ou que façam seus trajetos a pé. Além disso, é importante planejar o caminho e conversar com colegas de trabalho e vizinhos para organizar caronas solidárias.

Para aqueles que optarem pelos táxis, as tarifas vigentes são as seguintes:

Bandeira 1 (das 6h às 20h, de segunda a sábado) - R$ 4,50 mais a tarifa de R$ 2,75 por quilômetro rodado;

Bandeira 2 (das 20h às 6h, de segunda a sábado, e o dia todo aos domingos) – Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica.

 SPTaxi

O SPTaxi é um aplicativo desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo para facilitar a conexão entre os passageiros e os taxistas, possibilitando descontos que podem variar de 10% a 40% sobre o valor registrado no taxímetro, conforme disponibilidade e demanda no local e horário da corrida.


No momento da chamada, o passageiro poderá escolher a faixa de desconto de sua preferência e a forma de pagamento, que, atualmente, pode ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito, diretamente ao motorista.

12 de junho de 2019

Assim como Metrô e CPTM, SPTrans também consegue liminar que determina a operação normal



Documento foi divulgado pouco antes das 18h desta quarta e estipula multa de 100 mil reais ao sindicato

A SPTrans responsável pelos ônibus da capital, conseguiu uma liminar favorável na justiça que determina que a operação de ônibus seja mantida normalmente, em especial nos horários de pico entre 5h e 9h e entre 17h e 20h. Em caso do descumprimento da decisão, o sindicato poderá ser multado em 100 mil reais por dia.

A medida é uma ação da prefeitura para tentar impedir a paralisação dos ônibus prevista na Greve Geral de sexta-feira.

Confira a nota divulgada pela SPTrans:

"Para garantir o deslocamento da população na próxima sexta-feira, 14 de junho, data em que estão marcadas manifestações e paralisações, a São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) protocolou uma Tutela Provisória de Urgência no Tribunal Regional do Trabalho, e obteve decisão liminar favorável.

Considerando que se trata de atividade essencial e sua operação deve ser mantida, houve a determinação para que se mantenha o serviço, em especial nos horários de pico entre 5h e 9h e entre 17h e 20h, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, no caso de descumprimento."

Por Willian Moreira
Foto: Diário do Transporte

CPTM e Metrô obtém liminar que impede greve



Documento cita que as duas companhias devem manter o número normal de funcionários

Na semana passada, os sindicatos que representam os funcionários da CPTM e o Sindicato dos Metroviários que representam os funcionários do Metrô, declararam greve para o dia 14/6 em protesto contra a reforma da Previdência do Governo Federal.

Com a greve declarada pela categoria, tanto Metrô como CPTM podem na sexta feira não funcionar. No caso das assembleias de amanhã, os sindicatos informaram ao Diário da CPTM, que as reuniões são para determinar as formas de participação no movimento e organização da greve, mas que os trens não iriam operar. A exceção é o Sindicato da Sorocabana que representa os funcionários da Linha 8-Diamante, 9-Esmeralda e 13-Jade que informaram que não haverá assembleia para discutir greve, mas que seus funcionários irão participar da paralisação, uma vez que ninguém é impedido de aderir a greve.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) conseguiu uma liminar buscando garantir a operação do transporte na sexta. A Secretaria considera que a paralisação é ideológica e pede o bom senso dos sindicatos para que não prejudiquem 8 milhões de pessoas que dependem do Metrô e CPTM todos os dias. No documento ainda cita que o Metrô deve manter o quadro de funcionários em 100% no horário de pico e 80% no restante do tempo. Na CPTM a liminar ordena que 100% dos funcionários estejam trabalhando durante toda a operação comercial.

De qualquer maneira, nesta quinta (13) os sindicatos realizam assembléias a noite e o Diário vai acompanhar e atualizar vocês com novas notícias sobre a Greve Geral de sexta.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

10 de junho de 2019

Representantes de sindicatos ligados ao transporte se reúnem em São Paulo


Atualizado 10/06/2019 às 16:13

Assembleia foi realizada para organizar as ações do setor na greve do dia 14

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (10) na sede do Sindicato dos Motoristas de Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, reuniu presidentes e representantes de sindicatos ligados ao transporte em geral. Dentre os presente estiveram o Sindicato dos Metroviários, Sindicato dos Ferroviários, o Sindmotoristas, Sindcargas, Sindbeb, Sindpesado, rodoviários de Guarulhos, entre outros. No encontro, as entidades procuraram se organizar umas com as outras, na participação da Greve Geral da próxima sexta.

O Diário do Transporte, site parceiro do Diário da CPTM, nos cedeu informações e entrevistas do local, que vamos resumir abaixo, para trazer mais detalhes sobre o evento e a palavra de alguns sindicalistas:

O presidente do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso), disse: “O brasileiro não pode aceitar humilhação, pois quer viver com dignidade e gozar do sagrado direito à aposentadoria. Por isso, dizemos NÃO à proposta da Reforma da Previdência de Bolsonaro, que extingue o maior programa de distribuição de renda e proteção social, abrindo caminho para a privatização do sistema e o fim da aposentadoria. Este projeto só interessa aos rentistas e vai sacrificar, ainda mais, à nossa classe trabalhadora".

Para José Alves do Couto (Toré), presidente do Sindicato dos Rodoviários Intermunicipal Interestadual Internacional de São Paulo, na sexta está tudo encaminhado para a paralisação do transporte, no caso do que ele representa, os ônibus intermunicipais e urbanos.

"Nós vamos parar, porque nós estamos organizando não só São Paulo, mas o Brasil inteiro. Vamos se organizar melhor do que em 2017 e temos a expectativa de fazer uma boa greve." disse Toré. Ele ainda complementa que não haverá frota mínima na rua, pois a greve por ser geral, também inclui outros setores como metalúrgica e demais setores, e por isto não há necessidade de frota mínima, deixando a entender que 100% da frota de veículos não irá circular.

Já Vagner Fajardo, do sindicato dos metroviários, afirma que o Metrô vai parar na sexta. "na última quinta-feira a assembleia aprovou por unanimidade a nossa participação na greve geral do dia 14. A assembleia da próxima quinta dia 13, é apenas para organizar o movimento." disse Vagner.

No caso da CPTM, dos tres sindicatos, dois haviam já confirmado a greve e o Sindicato da Sorocabana que representa a linha 8 e 9, disse que não participaria de movimento político, mas hoje o site Rede Noticiando recebeu uma atualização informando que nesta semana o sindicato vai se posicionar sobre a greve de sexta.

O que tem de confirmado até o momento?

Com várias entidades juntas e coordenando o movimento, já há dito que vão fazer greve, ônibus da capital, metrô, CPTM e ônibus de outras cidades como região do ABC, litoral e Guarulhos e Arujá, além dos ônibus intermunicipais da EMTU.

No decorrer da semana o Diário da CPTM estará acompanhando as reuniões e ações para trazer novas atualizações sobre a greve geral.

Por Willian Moreira
Foto: Sindmotoristas

8 de junho de 2019

Sindicatos representantes dos funcionários da CPTM confirmam greve para o dia 14



Dos três sindicatos, dois confirmaram participação na Greve Geral.

O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, que representam funcionários da Linha 7-Rubi, 10-Turquesa e MRS e o Sindicato da Central do Brasil, que representam os funcionários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, confirmaram a participação na greve convocada para o dia 14/6. A exceção é o Sindicato da Sorocabana, que representa as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda que em nota enviada ao site Rede Noticiando, alegam que não se envolvem em manifestações políticas e que não vão participar do movimento, entretanto os funcionários podem se assim desejarem, entrar em greve, mas sem o sindicato estar a frente disto. Confira a nota na íntegra abaixo:

"A Assessoria de imprensa informa que o Sindicato Sorocabana só realiza assembleia apenas para questões trabalhistas, e não toma nenhuma medida para questões políticas.
Os funcionários podem parar, mas por vontade própria, sem o Sindicato estar a frente.
O Sindicato Sorocabana estará no movimento, porém sem tomar a frente nesta questão."

No caso dos outros dois sindicatos, foi convocado nova assembléia para o dia 13, com a finalidade de definir as formas de participação na greve.

Até o momento em decorrência das assembleias já realizadas a situação da CPTM é a que, as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, já confirmaram paralisação para o dia 14 a partir da meia noite. Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda por enquanto não há confirmação de greve, mas pode ocorrer um novo posicionamento nos próximos dias.


METRÔ E ÔNIBUS PARAM?



Sim, pelo que foi definido até agora. No caso do Metrô o sindicato definiu na última quinta que todas as linhas devem parar em greve. Já o sindicato que representa os motoristas dos ônibus da capital, também foi confirmada a greve, além de ônibus municipais e Intermunicipais em pelo menos Guarulhos, Arujá e cidades do grande ABC e litoral.

O Diário da CPTM segue em contato com os sindicatos e órgãos oficiais ligados ao transporte público para trazer novas informações e realizará durante toda a semana, atualização das ações de cada categoria.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

7 de junho de 2019

Sindicato confirma greve de ônibus na capital dia 14



Na próxima segunda a categoria realiza coletiva de imprensa para oficializar a participação na Greve Geral

O Sindmotoristas que representa os funcionários das empresas de ônibus da capital, divulgou que a categoria vai participar da Greve Geral convocada para o dia 14/6 contra a Reforma da Previdência.

Para o presidente do Sindmotoristas, Valmir Santana da Paz (Sorriso), a classe trabalhadora e as organizações sindicais foram duramente atingidas pela Reforma Trabalhista e agora no Congresso Nacional, tem uma pauta prioritária para acabar com a proteção social do trabalhador, que é a aposentadoria. Sorriso complementa que a Greve Geral é uma forma dos trabalhadores de manifestar sua posição contra a reforma da Previdência e evitar a perda de direitos históricos.

Ontem o Sindicato dos Metroviários já confirmou a paralisação do metrô no dia 14, e os ônibus da capital se juntam ao movimento. O Sindicato dos Ferroviários decide hoje se haverá adesão a greve.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

 Confira a programação e antecipe a sua viagem


Neste fim de semana, dias 8 e 9 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Sábado: das 9h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será:

Das 9h às 17h: de 32 minutos de Francisco Morato a Jundiaí
Das 17h até o fim da operação: de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí

Domingo: das 4h até meia-noite, prosseguirão as obras nas proximidades de Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Barueri. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 19h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha. 



Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 4h até meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações USP-Cidade Universitária e Villa Lobos-Jaguaré. Das 6h até meia-noite, as obras serão realizadas nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede área entre as estações Autódromo e Socorro. Das 8h às 19h, também haverá serviços no sistema de sinalização nas imediações da Estação Pinheiros. O intervalo médio dos trens será:
- Das 8h às 19h – de 26 minutos de Grajaú a Santo Amaro e de 35 minutos de Santo Amaro a Osasco
- Nos demais horários: de 26 minutos em toda a linha


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Juventus-Mooca. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha. 


Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Das 7h até meia-noite, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Mogi das Cruzes e Estudantes. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes. 


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, as intervenções serão nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha. 


Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm