ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de março de 2011

Leilão do trem-bala deve ficar para julho

O governo deverá adiar de abril para julho o leilão de concessão do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) orçada em mais de 30 bilhões de reais, disse à Reuters uma fonte do governo nesta quarta-feira. 

Segundo a fonte, que pediu anonimato, a decisão final sobre a data do leilão será tomada após reunião da presidente Dilma Rousseff com representantes do Ministério dos Transportes, da Casa Civil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Desde a semana passada vêm acontecendo reuniões em Brasília entre a pasta dos Transportes, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e BNDES para analisar o pedido dos investidores -entre eles os espanhóis da Talgo- de adiar o leilão. 
As empresas querem mais tempo para analisar o projeto e formar os consórcios que entrarão na disputa. 

Segundo essa mesma fonte no governo, os pedidos, feitos por diferentes empresas, vão de dois a seis meses de adiamento. "Mas avaliamos que o melhor seria adiar por 90 dias, por isso deve ser em julho", disse a fonte. 

Se confirmado, esse será o segundo adiamento do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV). Inicialmente, a licitação ocorreria no dia 16 de dezembro passado, mas foi remarcado para 29 de abril, sendo que a entrega dos envelopes com as propostas ocorreria no dia 11 de abril. A entrega das propostas também deverá ficar para julho. 

O projeto, de 500 quilômetros de extensão, prevê a interligação dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro) e é uma das obras importantes de infraestrutura para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 
Fonte: G1

Mais metrô poderia melhorar a vida das pessoas

No ano de 1863, Londres inaugurava seu metrô. São Paulo descobriu o transporte debaixo da terra um pouco mais tarde: 1974. Ou seja, 111 depois. Por que temos de engarrafar as ruas, enlouquecer no trânsito e perder horas e horas de vida? A falta de velocidade na entrega das obras dos trens subterrâneos em várias das capitais brasileiras causa desconforto e revolta na população.


Falta de planejamento é a principal explicação para toda essa lentidão. Com dois grandes eventos esportivos – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – se aproximando, a preocupação com transporte público e eficiente aumenta a cada dia. Esta semana São Paulo ganhou mais uma estação, mas a maior rede de metrô da maior cidade do país ainda está muito distante até mesmo de outras capitais latino-americanas.


A maior cidade do país tem a maior rede de metrô, mas ainda bem distante da estrutura de outras grandes capitais mundiais, como Nova York (479 quilômetros de linha e 424 estações) e Londres (439 quilômetros de linha e 270 estações). Em São Paulo, onde o metrô começou a funcionar há 37 anos, tem 70 quilômetros de extensão e 61 estações.


“É muito pouco tempo para que pudéssemos implantar uma rede semelhante à rede desses outros países”, afirmou Mário Fioratti, diretor de operações do metrô em São Paulo.
Quando comparamos o metrô da capital paulista com o da Cidade do México, duas das maiores metrópoles das Américas, dá para perceber uma enorme diferença. Na capital mexicana, a rede entrou em operação em 1972. 


Tinha três linhas e 42 quilômetros. Dois anos depois, São Paulo inaugurou o sistema, com apenas uma linha e sete quilômetros.


Atualmente a Cidade do México tem 11 linhas e pouco mais de 200 quilômetros. Em São Paulo, há apenas cinco linhas e 70 quilômetros, o que representa menos da metade da estrutura mexicana para atender 3,5 milhões de pessoas que lutam por um espaço diariamente.


“Tem horas que você chega à estação e não tem condições de entrar”, disse um jovem. “Eu pego dois trens e um metrô e passo sufoco. Levo uma hora e meia. Não só eu, todo mundo da Zona Leste tem esse problema”, comenta o bancário Marcos Pedro Rodrigues.
A superlotação acaba afastando usuários do transporte público e aumentando os congestionamentos.
Segundo o Detran, a frota de carros na capital paulista já é de sete milhões. Só nos últimos dois anos, 600 mil pessoas passaram a usar o carro como meio de transporte. Para dar conta dessa demanda, seriam necessárias mais dez linhas de metrô funcionando hoje.
Em 2010, foram entregues cinco novas estações. Esta semana foi entregue mais uma, toda informatizada, mas o número ainda é insuficiente para atender à população.


“O metrô sofre consequência da superlotação. Em alguns trechos, ele transporta além da sua capacidade. Se você pegar volume de passageiro por quilômetro, é o metrô mais denso do mundo”, aponta o especialista em transporte Telmo Porto.


Em outras capitais do país, a estrutura desse tipo de transporte é menor. “É um empurra-empurra, as pessoas se machucam”, reclama uma jovem.


No Distrito Federal, o serviço começou a funcionar há dez anos. Atualmente conta com 42 quilômetros de extensão, utilizados por 160 mil habitantes. Pouco mais que o Rio de Janeiro, onde são 41 quilômetros de linhas. Meio milhão de passageiros passam diariamente pelas 35 estações.


“Paris é uma cidade muito menor do que o Rio de Janeiro e tem 3,5 milhões de habitantes. Nós temos seis milhões e 60 quilômetros de metrô. Os franceses têm 300 quilômetros”, compara o engenheiro Fernando Mac Dowell, especialista em transportes.


Em Salvador, a construção do metrô começou há 12 anos e não terminou. Foi paralisada por irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Muito já foi gasto e até agora nada”, comenta um soteropolitano. Em Fortaleza, o sistema ainda está sendo construído. Serão 24 quilômetros de extensão, que devem ficar prontos no ano que vem.

Na opinião de especialistas, para melhorar o transporte público, o investimento precisa ser contínuo e o metrô virar prioridade no país. “É uma coisa que vai envolver o empenho do governo federal e dos respectivos governos estaduais, porque está por fazer”, disse o especialista em transporte Telmo Porto.



“O grande problema dos metrôs é a falta de planejamento da cidade. O automóvel hoje é considerado um vilão. Ele não é um vilão. O vilão são as pessoas que tiveram poder na mão e não resolveram o problema”, acrescenta o engenheiro Fernando Mac Dowell, especialista em transportes.
Hoje são sete as estações de metrô em construção na cidade de São Paulo. A maior parte das obras está na chamada Linha Amarela, que passa por regiões muito populosas da capital paulista, como Jardins e Pinheiros. A previsão de entrega dessas estações é 2014. Outra grande obra faz parte de uma rede que se estende até a Zona Sul. É da Estação Adolpho Pinheiro, que o governo promete concluir até 2013.


Em outra parte da cidade, na Zona Leste, a Estação Vila Prudente já está pronta, mas ainda não pode ser usada, porque falta concluir a construção de uma linha de monotrilho, que só deve ser entregue daqui a dois anos.


Porto Alegre anunciou esta semana o início da obra do metrô para o segundo semestre do ano que vem. O Rio de Janeiro também está construindo mais uma linha, que deve ser entregue em 2014.


Os especialistas em transporte apontaram outros problemas que atrapalham a construção do metrô. Um deles é a falta de organização do subsolo das cidades brasileiras. Muitas vezes não se sabe nem onde estão enterradas as tubulações de água ou de gás ou onde terminam as fundações de prédios. Outra dificuldade: retomar uma linha de metrô que ficou parada por muitos anos, como acontece com frequência, sobretudo em trocas de governo, custa muito mais caro do que começar do zero.
Fonte: G1 Foto: Ricardo Guimarães

30 de março de 2011

Orquestra de jovens de Fco. Morato celebra 110 anos da Estação da Luz


Em comemoração aos 110 anos de um dos cartões-postais de São Paulo, a Estação da Luz da CPTM, a Orquestra Experimental Pró-Morato, formada por 35 jovens de Francisco Morato, fará uma apresentação especial na próxima quinta-feira [31], às 17h30, no saguão principal [área livre, em frente à Praça da Luz].


O evento integra o projeto "Música na CPTM", lançado em 2008 para promover espetáculos nos espaços internos das estações da CPTM e estreitar a relação da companhia com os seus usuários.

Comandada pelo maestro Adriano Aragão, a orquestra executará canções de Ari Barroso, João Bosco, Brian West e outros compositores. O repertório inclui clássicos como Aquarela do Brasil e O Bêbado e a Equilibrista.

110 anos de história
Ponto turístico, histórico e um dos poucos monumentos da cidade tombado como patrimônio nacional, a Estação da Luz completou 110 anos de existência no dia 1º de março. Cantada e descrita em verso e prosa, retratada em diversas manifestações culturais, exposições fotográficas, cartões postais, novelas, minisséries e até mesmo em propagandas comerciais, a edificação foi ponto fundamental para o desenvolvimento da capital no século XX.

Além de embelezar a cidade com a sua arquitetura inglesa, de forte inspiração vitoriana, a Estação da Luz ainda hoje exerce papel tão importante quanto o da sua origem, no início do século passado, quando o principal objetivo era escoar a produção de café para o porto de Santos. Durante esses anos, sua imagem foi se fixando como símbolo de São Paulo. Seu conjunto arquitetônico não é só um referencial urbano; faz parte da vida do município.

A Luz também oferece acesso a diversas atrações culturais de São Paulo como a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra e a Sala São Paulo. Além disso, o prédio da estação abriga em seus andares superiores o Museu da Língua Portuguesa. Fonte: CPTM

29 de março de 2011

Alckmin quer PPP para estender Linha 4 Amarela até Taboão da Serra

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou hoje que a administração estadual pretende ampliar a Linha 4 - Amarela da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) até a cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. De acordo com o governador, a intenção é promover uma Parceria Público Privada (PPP) que estenda o traçado até o novo destino, partindo da futura Estação Vila Sônia. Em conversa com jornalistas, após evento na capital paulista, o governador, contudo, não deu garantias de que o trajeto estará pronto até 2014, último ano de seu mandato.


"Nós pretendemos ir com o metrô até Taboão da Serra. Então, pela primeira vez, ele sairá da capital paulista e irá para a Região Metropolitana de São Paulo", disse, após cerimônia de inauguração da Estação Butantã, da Linha 4 - Amarela. "Nós vamos receber propostas em 30 e 40 dias e, a partir disso, teremos um cronograma melhor", acrescentou. O governador prometeu concluir a segunda fase da Linha 4 - Amarela, que inclui cinco estações, até o final de seu mandato. A segunda fase inclui as Estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.


A expectativa da gestão estadual é de que a primeira fase da Linha 4 seja finalizada no segundo semestre deste ano, com a inauguração das Estações República e Luz. A promessa é de que até maio seja entregue a Estação Pinheiros, que ligará a Linha 4 - Amarela à Linha 9 - Esmeralda, da CPTM.


 O governador informou ainda que em maio deve ser feita a pré-qualificação do projeto de construção da Linha 6 - Laranja, cujo início das obras está previsto para 2013. O plano inicial é de que ela se estenda de Vila Clarice até Anália Franco, passando por Freguesia do Ó, Água Branca, Perdizes e Mooca. Fonte:  Agência Estado Foto: Ricardo Guimarães

Metrô vai divulgar avisos em inglês e espanhol

O Metrô começou a gravar versões em inglês e espanhol dos alertas divulgados nos trens em operação. O serviço será oferecido em todas as estações que já contam com a circulação de composições com mensagens pré-gravadas, a maioria na Linha 2-Verde.

Segundo a companhia, está em fase final a gravação das mensagens mais utilizadas, como a indicação da próxima estação. O Metrô informa que a medida é parte da renovação das placas de sinalização em toda rede.

Hoje, segundo a empresa, a maioria das estações da Linha 1-Azul já possui placas de sinalização em inglês. A meta é levar o modelo de informação bilíngue para todas as linhas. Fonte Eband
 Foto: Ricardo Guimarães

Butantã triplica demanda da Linha 4 do Metrô SP

A inauguração da Estação Butantã, na manhã de ontem, vai representar o primeiro grande boom de passageiros da Linha 4-Amarela. Não será surpresa se os usuários passarem a encontrar trens lotados no início da manhã - o horário de pico do ramal atualmente. Isso porque número de passageiros vai quase triplicar: na última sexta-feira, foram registrados 19 mil usuários nesse ramal e a concessionária ViaQuatro espera que suba agora para 54 mil por dia.
O ganho de 35 mil passageiros por dia é mais que o dobro da quantidade atual da Linha 4-Amarela, que até a semana passada circulava apenas entre as Estações Paulista e Faria Lima (trecho de 3,8 km). Esse ramal agora passou a ter 5,2 km de extensão - as viagens entre os extremos Paulista e Butantã são feitas em sete minutos.


"Ainda teremos todos os passageiros sentados na maior parte do tempo. Talvez no primeiro e segundo trens da manhã já haja carros lotados porque vai aumentar a quantidade de usuários. Algumas pessoas já esperam o início das operações para ir de Metrô, em vez de seguir de ônibus ou outro meio", diz o presidente da ViaQuatro, Luís Valença.


Uma das explicações para o aumento na demanda é o início simultâneo das operações no terminal de ônibus contíguo à estação de Metrô. Espera-se também um pico pela manhã de estudantes que rumam para a Estação Butantã para chegar ao campus da Universidade de São Paulo (USP). A São Paulo Transporte (SPTrans) criou uma linha específica entre a estação e a cidade universitária.


Outro grande aumento na demanda da Linha 4-Amarela vai ocorrer até junho. O governo do Estado pretende entregar a próxima estação desse ramal, a Pinheiros, em maio e fazer a interligação com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "Nós devemos chegar a 250 mil pessoas por dia com a inauguração da Pinheiros e o funcionamento em horário pleno", completa Luís Valença. O horário de funcionamento é atualmente das 8 às 15 horas e será mantido até junho. Após a integração com a CPTM, será estendido para a operação integral, das 4h40 às 0h15.


Para o segundo semestre, estão previstas as duas estações que fecham a 1.ª fase da Linha 4-Amarela. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que Luz e República serão entregues até o fim do ano. "Nosso compromisso é entregar as duas antes do Natal." São grandes as chances, porém, que a data seja adiantada, assim como aconteceu com a Butantã - inicialmente prevista para maio.


Taboão. Ainda ficam outras cinco estações para a 2.ª fase da linha, que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu para até o fim de 2014. Alckmin também disse pela primeira vez que pretende levar a Linha 4-Amarela até Taboão da Serra - informação antecipada pelo Estado em 6 de janeiro. Inicialmente, essa ligação será feita com uma linha de ônibus gerenciada pela própria concessionária ViaQuatro.


"Queremos que essa Linha 4 pela primeira vez saia de São Paulo. O Metrô se chama Companhia do Metropolitano, mas só atende a cidade de São Paulo", disse o governador.
A inauguração da Estação Butantã foi marcada por protestos de estudantes, trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) e do próprio Metrô. Um grupo de 20 pessoas vaiou Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab. Os discursos também foram atrapalhados por gritos de ordem, principalmente contra o valor da tarifa do transporte público municipal.



Integrantes da Assembleia Nacional dos Estudantes entoaram gritos contra o reajuste da tarifa de ônibus, que passou de R$ 2,70 para R$ 3 em janeiro. Alckmin foi alvo de gritos de ordem, principalmente do sindicato dos metroviários, contrário aos trens sem condutores que serão usados na Linha 4. Fonte: FolhaSP Foto: Metro

Abertura de propostas da linha 17-Ouro é suspensa

A abertura das propostas do monotrilho da linha 17 – Ouro, que ligará a estação São Judas do metrô ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi adiada.
 Segundo comunicado oficial do Metrô SP, a sessão pública que estava prevista para esta terça-feira, 29/03, foi cancelada devido à interposição de recurso por parte do consórcio Linha 17 – Ouro. A nova data ainda não foi estipulada. Fonte: RF

Trem Série 7000 completa um ano de operação na CPTM

O novo trem da CPTM fabricado pela CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles ) o Série 7000 é mais moderno trem de passageiros do Brasil completa um ano de operação na CPTM, 


Conheçam algumas características do trem novo:
As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva. 

Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema "data bus" que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.

A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações. 


Outras melhorias também estão sendo implantadas no sistema para que a circulação dos trens seja otimizada, com o Metrô e a CPTM transportando mais passageiros por hora e por sentido. As vias estão ganhando um novo sistema de sinalização e controle de tráfego. A troca da sinalização e a chegada dos novos trens possibilitarão a redução dos intevalos na CPTM e no Metrô.


Mais fotos:Facebook

No primeiro dia de funcionamento, 2.300 usuários passam pela estação Butantã do Metrô

No primeiro dia de funcionamento da estação Butantã, da linha 4- Amarela do Metrô, um total de 2.300 usuários passaram pelo local, segundo informações da ViaQuatro, concessionária que cuida da operação do trecho. A inauguração ocorreu por volta de 10h30 desta segunda-feira (28), na zona oeste de São Paulo, a operação foi encerrada às 15h. Até junho, a estação funcionará diariamente das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.



A parada Butantã começou a ser construída em 2005 e tem uma área de 13 mil m². De acordo com a ViaQuatro, a profundidade da estação é de 26,71 m, do piso da plataforma à superfície de saída. Para a construção e o acabamento do prédio foram utilizados 9.600 m³ de concreto, mil toneladas de aço e 900 m² de vidros.
Mas o que o usuário gostou mesmo foi da rapidez para chegar da avenida Paulista ao Butantã. São apenas sete minutos, passando pela estação Faria Lima. A estudante Denise Carlyle, sai diariamente da zona norte da capital e vai até a região da Faria Lima.
- Pra mim, o metrô é muito bom. Se não passaria muito tempo no trânsito. Além disso, tem a questão do conforto, que é maior na linha 4.
Quando estiver concluída em 2014, a linha Amarela terá 11 estações. Até o final deste ano, o governo promete inagurar outras três: Pinheiros, República e Luz. As outras cinco - Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis/Mackenzie - só dever ficar prontas no ano da Copa do Mundo.  R7

Regiões próximas às futuras estações da CPTM têm mais de 4 donos


Comerciantes de duas cidades da Grande São Paulo estão sendo despejados de suas lojas pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) - que se diz dona dos imóveis. Eles serão usados na ampliação de estações.

Há dezenove anos, uma casa de produtos nordestinos funciona na principal rua comercial de Francisco Morato, na Grande São Paulo. O dono paga regularmente o IPTU e mostra os alvarás em dia. Mesmo assim, terá de deixar o local. A CPTM entrou na justiça e conseguiu a reintegração de posse. A estatal alega ser dona de um lado da rua, no centro da cidade.

Além da CPTM, a União também alega ser a dona das lojas. Vários comerciantes receberam esta notificação do Ministério do Planejamento, que se diz responsável pela gestão dos entornos das ferrovias.

E por falar em outro dono, um empresário também alega ter a posse das terras desde 1922, quando foram registradas em nome da fazenda Belém. Ele também se sente lesado pela CPTM.

Com a entrada da União nesta disputa, milhares de imóveis, às margens das ferrovias, passam a ter pelo menos quatro donos diferentes. E o governo federal quer mais, reivindica a posse de 52 mil imóveis.

Em todo o país, seriam afetadas milhares de pessoas que vivem e trabalham ao lado das ferrovias. Ruas comerciais inteiras podem desaparecer, deixando um rastro de desemprego. Eband

28 de março de 2011

Metrô de São Paulo vence Prêmio da RF de melhor operadora de Passageiros

Avelleda recebe troféu das mãos de Jurandir Fernandes e Sérgio Brasil

A Estrada de Ferro Carajás e o Metrô de São Paulo foram homenageados no Prêmio Revista Ferroviária 2011 como Melhor Operadora de Carga e de Passageiros, respectivamente. As duas inscreveram seus cases e foram selecionadas como destaque pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.


A EF Carajás, que conecta 25 localidades entre Maranhão e Pará, é responsável pela operação do maior trem comercial do mundo, com 330 vagões e mais de três quilômetros de extensão. Em 2010, transportou 102.877 milhões de toneladas de minério de ferro e carga geral, e investiu 37,4 milhões de dólares em projetos socioambientais.


Já o Metrô de São Paulo possui quase 70 quilômetros de extensão, conta com 60 estações e transporta uma média de 3,5 milhões de passageiros por dia. Em 2010, transportou 754 milhões de passageiros, em 900 carros de sua frota. Na pesquisa anual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), obteve o índice de 84% de aprovação de seus usuários.


Para Sérgio Avelleda, presidente do Metrô SP, o troféu de Melhor Operadora de Passageiros representa o cumprimento da tarefa de transportar, com o mesmo padrão, cada vez mais pessoas na maior cidade do país. “O metrô é amado ou odiado, mas não é indiferente a ninguém em São Paulo. Estamos cientes dessa responsabilidade e um prêmio desse só nos anima a continuar no caminho de prestar um serviço com mais qualidade”, afirmou. Fonte RF

Metrô SP abre propostas para monotrilho da Linha 17

O Metrô de São Paulo pré-qualificou as empresas Bombardier e Scomi Engenharia para disputarem a elaboração do projeto, fabricação e implantação do monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligará a Estação Jabaquara (Linha 1-Azul) ao Estádio do Morumbi. A abertura das propostas ocorre no dia 29 de março, na sede do Metrô, em São Paulo.
Mesmo ganhando a disputa, a empresa vencedora não poderá assinar o contrato, pois ainda vigora na justiça uma liminar movida pela Sociedade dos Amigos de Vila Inah, que reclama que monotrilho não dará conta da demanda da região.




Fonte: RF

CPTM assina convênio para reformas de ferrovia histórica

O secretário Jurandir Fernandes, da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, conheceu a estrutura atual da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em sua visita à Pindamonhangaba.


O secretário veio a Pindamonhangaba e junto ao governador, Geraldo Alckmin, assinou o convênio entre Secretaria de Transportes Metropolitano (SPTM), Companhia Paulista de Transportes Metropolitano (CPTM) e Estrada de Ferro Campos do Jordão. O convênio prevê a cooperação técnica operacional da CPTM, que vai dispor toda a sua tecnologia para dinamizar as reformas estruturais necessárias para a velha ferrovia.


Fernandes confessou ao Portal Agoravale que desconhecia o potencial da malha ferroviária e mostrou-se otimista. “Considerando o fator histórico, pra mim foi uma surpresa agradável descobrir o bom estado da estrada de ferro. O material está em boas condições, os trens em situação operacional satisfatória, uma grata surpresa pra mim.”, disse ele, exaltando o trabalho desenvolvido nas oficinas da 'estradinha', onde há constante manutenção e restauração dos bondes.


Segundo Fernandes, essa parceria também tornará possível a criação de mão-de-obra própria nas oficinas. “Nós vemos aí que as instalações oferecem condições favoráveis, e o projeto da Secretaria prevê investimentos na capacitação dos ferroviários, envolvendo parcerias com escolas técnicas, com o Senai, entre outras.”


Outra boa notícia se refere a um novo olhar do Governo do Estado para com os ferroviários. Fernandes garantiu que os levantamentos da Secretaria incluem nesse processo de recuperação um programa de ajustes de cargos e salários para todos os ferroviários da EFCJ. “Sabemos que esses funcionários têm amor ao que fazem, mas isso não basta... É preciso melhorar as condições de trabalho e investir nesse patrimônio que é o ferroviário, e o governador entende isso.”, disse. Fonte : Agora Vale

Nova estação do metrô de São Paulo no Butantã facilita acesso à USP

A Estação Butantã, que fica próxima à Universidade de São Paulo (USP). Com a nova estação, os passageiros podem levar somente sete minutos, saindo da Avenida Paulista. Depois, da Estação do Butantã até a USP, é necessário pegar ônibus.
A construção da Linha 4-Amarela começou em junho de 2004 e ficou marcada por um acidente em 2007. Em 12 de janeiro daquele ano, um desmoronamento, no canteiro de obras da Estação Pinheiros, matou sete pessoas e paralisou os trabalhos na linha por dois meses.
No ano passado, foram abertas as duas primeiras estações da linha: Paulista e Faria Lima. Desde então, os trens operam em horário reduzido, de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h, à espera da abertura de novas estações e a integração com o trem metropolitano.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje, na inauguração da Estação Butantã, que a Linha 4 deve passar a operar das 4h40 à meia-noite, em junho. Até lá, a Estação Pinheiros já estará aberta e o sistema de integração do metrô, com os trens metropolitanos, estará funcionando.
Segundo ele, a Linha 4 transportará 900 mil pessoas por dia. Será também uma linha estratégica para o sistema de transporte da capital pois será interligada às linhas 2-Verde e 3-Vermelha do metrô, e com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Isso deve ajudar a cidade porque muita gente vai deixar o automóvel para utilizar o metrô”, disse.
Alckmin admitiu, no entanto, que a rede de metrô e trens da cidade é insuficiente. “Estamos com 70,9 quilômetros de metrô, que é pouco. O ideal é o dobro disso, no mínimo”, afirmou.
O engenheiro e professor da USP, Jaime Waisman, também partilha da opinião que a rede do metrô é insuficiente em São Paulo. Segundo ele, a construção das linhas já começou atrasada, na década 60, quando a capital já tinha quase 6 milhões de habitantes. “Na Europa, há um consenso de que, quando uma cidade tem mais de 1 milhão de habitantes, começa-se a construir o metrô.”
Este atraso nunca foi compensado, disse Waisman, e atualmente a construção das linhas ainda segue lenta. “Construir metrô em uma cidade como São Paulo, em que falta espaço, é caro e demorado”, explicou o professor.
Apesar disso, ele disse as obras de expansão do metrô na capital paulista andam muito mais rápido do que em outros locais do país. Segundo Waisman, cidades como Fortaleza e Salvador, por exemplo, começaram a construir suas linhas de metrô nos anos 90 e ainda têm uma malha muito pequena. “Em São Paulo, as obram andam devagar, mas andam”.
O governo Alckmin afirmou que pretende acelerar o ritmo de expansão do metrô. Segundo o governador, há projetos de novas linhas em análise e sua intenção é tocar várias obras simultaneamente durante os próximos anos. “Este é o objetivo. É fazer o mais rápido possível. Precisa ter recurso, pois não são obras baratas”, concluiu. Fonte: Agenciabrasi

Estação Butantã do Metrô de SP é inaugurada

Os moradores de São Paulo acabam de ganhar um grande presente, que ajudará muitos deles na chegada e na saída do trabalho ou mesmo no momento de lazer: a Linha 4 – Amarela do Metrô,  Faria Lima e Paulista, que já funcionam, mas em regime de testes, entre 08h00 e 15h00 (esse será o horário da parada Butantã).

A Linha Amarela é fruto de uma Parceria Público Privada o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, tão logo ocorrer a integração da Estação Pinheiros com a CPTM, o governo pretende ampliar o horário. No entanto, como restam alguns testes, o funcionamento ainda não será igual ao dos demais ramais, que fecham por volta da meia-noite.


Questionado sobre os testes, ele lembrou que os trens desta linha operam sem maquinista, o que explica a cautela. Além das quatro estações já citadas, este ramal conta com paradas na Fradique Coutinho, República, Luz, Vila Sônia e Morumbi, sendo que as duas últimas não serão inauguradas antes de 2013, enquanto as três primeiras começam a operar até o ano que vem.



A grande expectativa em relação à entrega da Linha 4 – Amarela, que vai ligar o centro à Vila Sônia, na Zona Oeste, não é à toa. Quando ela estiver concluída, terá interligação com trens urbanos, corredores de ônibus e quase todos os ramais do metrô (a exceção é a Linha Lilás). 


A novidade deverá atrair mais paulistanos para o transporte público e melhorar o trânsito em ruas como Teodoro Sampaio e avenidas como Rebouças e Nove de Julho. As composições que percorrerão os 12,8 quilômetros de trilhos subterrâneos não terão condutores. Toda a operação será realizada por um centro de controle baseado na Vila Sônia.


 Por isso, as plataformas serão vedadas com paredes de vidro — elas se abrem apenas com a chegada dos trens, nos quais há acesso gratuito à internet sem fio. Para ajudar a equilibrar eventuais aglomerações em horários de pico, a passagem entre os vagões é livre. São benefícios que todos esperam poder usufruir quanto antes


Quando começaram as obras da Linha Amarela, em 2005, a previsão era que as primeiras estações fi cariam prontas três anos depois. O atraso se deve, entre outros fatores, à demora no processo de desapropriação de alguns imóveis e ao acidente no canteiro de obras da futura Estação Pinheiros, em janeiro de 2007, em que sete pessoas morreram tragadas por uma cratera.



Com a nova estação funcionando, a Linha 4-Amarela irá operar o trecho entre as estações Butantã, Faria Lima e Paulista. Segundo o Metrô, até o final deste semestre haverá ainda a inauguração da estação Pinheiros, a integração da Linha 4-Amarela com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú) e o início da operação das estações em horário integral (das 4h40 à meia-noite, exceto finais de semana, ainda sem operação comercial).
 A previsão é de que este ano sejam inauguradas ainda as estações República e Luz. 
Foto: Sérgio Avelleda Presidente do Metro

Estação Butantã abre hoje; metrô soma agora 61 estações

O Metrô abre hoje a terceira estação da Linha 4 - Amarela: a Butantã. Inicialmente ela irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. É a 61ª estação do sistema, que agora tem 70,6 km de extensão. 

A partir de hoje o usuário poderá entrar na estação Paulista e percorrer os 5,2 km já prontos da linha, de um total previsto de 12,8 km. Além das duas, está em operação a estação Faria Lima. A estação Pinheiros, a quarta da linha, deve ser inaugurada até maio. 

A partir de amanhã a SPTrans coloca em operação duas linhas de ônibus a partir da estação Butantã: a linha 8012/10 (Metrô Butantã - Cidade Universitária) e a linha 7458/21 (Metrô Butantã - Estação da Luz). As duas vão operar das 8h às 15h. Foto: Sérgio Avelleda  

27 de março de 2011

Estação Butantã do metrô de São Paulo será inaugurada hoje

Será inaugurada Hoje, às 9h, a estação Butantã da linha 4-amarela do metrô paulistano. A estação, que fica na avenida Vital Brasil, esquina com as ruas Pirajussara, M.M.D.C, Camargo e Engenheiro Bianor, começa a funcionar seis anos após o início de sua construção, em março de 2005.

Ativa desde maio do ano passado, a linha 4 opera atualmente apenas entre as estações Paulista e Faria Lima e em horário reduzido: das 8 às 15h. Esse também será o período de funcionamento da nova estação, cuja abertura promete uma economia de tempo de 23 minutos nos deslocamentos do cidadão entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, conforme tempo de viagem calculado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de velocidade média do trânsito nos horários de pico, 17km/h.
Anexo à nova estação vai funcionar um terminal urbano de ônibus para linhas municipais e intermunicipais. Segundo a assessoria de imprensa da ViaQuatro, concessionária que opera a linha amarela, não há uma estimativa de quantos passageiros deverão passar diariamente pela nova estação --que, ainda a exemplo da Faria Lima, também só vai operar de segunda a sexta-feira (inclusive feriados). O motivo alegado é que, para dispor do quantitativo de passageiros, a estação Pinheiros precisa também começar a funcionar.
Em entrevista ao UOL Notícias, Sérgio Avelleda afirmou que Pinheiros abre “ainda este semestre”. Com essa abertura, diz a ViaQuatro, a estimativa é que 240 mil passageiros/dia passem pelo trajeto em operação.
Por enquanto, a linha 4 transporta em média cerca de 19 mil passageiros diariamente, nas restrições de horário e fins de semana. De acordo com Avelleda, só após a abertura de Pinheiros --cujo cronograma foi afetado pelo acidente da cratera em 2007 --é que o horário nesse sistema poderá ser expandido para que os trens trafeguem entre as 4h40 e 0h.
Conforme a assessoria da Via Quatro, entretanto, a expansão de horário não será “imediata” --dificilmente acontece ainda neste semestre, portanto. Ainda de acordo com o órgão, a operação do sistema aos sábados e domingos depende da inauguração das estações Luz (na integração com a linha 1-azul) e República (integração com a linha3-vermelha), ainda sem previsão de serem concluídas. Fonte: UOL

Achados e Perdidos da CPTM tem até dentadura


Cerca de 6 mil objetos são esquecidos nas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). São, em média, 220 objetos perdidos por dia dentro dos trens e das estações da região metropolitana de São Paulo.
Em média, 1% dos passageiros perde algo. A bolsa de auxiliar Everilda Lúcia dos Santos sumiu há uma semana, mas alguns documentos apareceram. Segundo a CPTM, poucas pessoas fazem como Everilda e vão atrás do que perdeu. Em 80% dos casos, são os funcionários da companhia que procuram os distraídos.
Entre os objetos já esquecidos dentro dos trens estão placa de carro, ventilador, mala e violão.
A CPTM conta com uma Central de Achados e Perdidos, que funciona na Estação Barra Funda. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados). Informações sobre achados e perdidos também podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Usuário, pelo telefone 0800 055 012. A ligação é gratuita e o serviço telefônico funciona de segunda a sexta, das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h.

É difícil explicar como um passageiro esquece “os dentes” em um vagão, mas esse é um dos artigos estocados na Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Estação Barra Funda. 


E ele não foi o primeiro. Já houve caso de a dentadura ter sido recuperada e depois devolvida, sob a alegação de que era a prótese errada. 


O setor recebe de 6.000 a 7.000 itens por mês, mais de 200 por dia, coletados nas seis linhas do sistema. Tem capacete, bicicleta, estetoscópio, violão e até carrinho de bebê. Metade dos objetos volta às mãos do dono. “Coletamos o máximo possível de ‘pistas’ para encontrar os proprietários”, conta a chefe do departamento de atendimento ao usuário da CPTM, Eliete Cury. 


Após dois meses, os documentos retornam aos órgãos emissores e as roupas são doadas para o Fundo de Solidariedade. Já a dentadura, por enquanto, segue sem destino definido. Fonte: G1

Estação Butantã do Metrô-SP funcionará das 8h às 15h

A estação Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo funcionará das 8h às 15h de segunda a sexta-feira nos primeiros meses. A informação foi divulgada hoje pela assessoria de imprensa da empresa.
A inauguração da nova estação acontece na manhã da próxima segunda-feira e contará com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda. No mesmo dia, após o fim do evento oficial, a operação será iniciada.
Com a nova estação funcionando, a Linha 4-Amarela irá operar o trecho entre as estações Butantã, Faria Lima e Paulista. Segundo o Metrô, até o final deste semestre haverá ainda a inauguração da estação Pinheiros, a integração da Linha 4-Amarela com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú) e o início da operação das estações em horário integral (das 4h40 à meia-noite, exceto finais de semana, ainda sem operação comercial).
 A previsão é de que este ano sejam inauguradas ainda as estações República e Luz. 
Fonte: Estadão

Fabricantes pedem adiamento do leilão do trem-bala por 60 dias

Cinco fabricantes de trens de alta velocidade encaminharam hoje pedido formal para que o leilão do trem-bala ligando Campinas-SP-RJ seja adiado por mais 60 dias. Ele está marcado para 11 de abril. Em novembro passado, ele foi adiado para o mês que vem por pedido dos interessados.

A proposta foi enviada à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), responsável pelo leilão, através da AD-Trem (Associação Para o Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios). A entidade representa a japonesa Mitsui, a francesa Alston, a canadense Bombardier, a alemã Siemens e a brasileira Trends, que representa os coreanos no leilão, entre outros interessados.

O pedido de adiamento foi aprovado por unanimidade pelos associados. O argumento da entidade é que ainda não foi possível concluir os estudos para a apresentação de uma proposta.

A Talgo, empresa espanhola de trens que informou na semana passada ter desejo de participar mas não tem parceiros para apresentar uma proposta, também fez um pedido formal para adiar o leilão.

Ontem, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou que o governo está estudando a possibilidade de mais um adiamento. E o diretor da agência, Bernardo Figueiredo, afirmou que a decisão de adiar cabe ao governo. Fonte: Jornalfloripa

26 de março de 2011

Estação Butantã da Linha 4-Amarela será inaugurada nesta segunda-feira


Moradores e comerciantes do bairro do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, terão à disposição, a partir de segunda-feira (28), a Estação Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô. Por enquanto, a nova estação funcionará em horário reduzido, das 8h às 15h, para testes.
A expectativa de quem trafega pela Avenida Vital Brasil, uma das principais do bairro, é grande, já que pela manhã a via está sempre congestionada. Quem demorava duas horas para chegar ao trabalho, espera fazer o percurso em 40 minutos.
A estação será a terceira a entrar em funcionamento na Linha 4-Amarela. Já estão prontas as estações Faria Lima e Paulista, abertas em maio de 2010. A previsão é que a nova linha tenha 11 paradas, ao longo de quase 13 km, ligando a região da Luz, no Centro, à Vila Sônia. Fonte: G1

Metrô SP retira relógios de plataformas

Paulistanos atrasados e acostumados a guiar passadas pelos relógios do Metrô andam desorientados e curiosos. Os aparelhos sumiram das plataformas de algumas semanas para cá.
A maioria dos relógios da Linha 1-Azul do Metrô foi retirada das plataformas de embarque. No lugar dos relógios, agora há placas informativas sobre conexões entre as linhas e, ao lado, monitores de LCD ainda desligados. Os ponteiros ainda podem ser vistos em poucas estações: Vila Mariana, Sé, Portuguesa Tietê, São Bento e Santana.
Os passageiros ficaram surpresos com a falta dos relógios. "Tenho mania de sair do vagão e já olhar para o relógio da plataforma para ver se estou atrasada", disse a assistente financeira Maria Glória Galhardo.
Quem também está sentindo falta de se guiar pelos antigos ponteiros dos relógios é a técnica de registros gráficos Priscila Jardim. "Desde quinta-feira, percebi que eles sumiram da estação", disse. "Já ando atrasada. Sem eles, então...", brincou Andréia Francisca Oliveira.
A renovação dos letreiros tinha sido prometida pelo governo para dezembro passado, mas ainda não ficou pronta. O Metrô informou que os novos monitores de LCD, além de veicular informações operacionais e entretenimento, vão informar o horário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm