ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de agosto de 2011

CPTM entrega novo trem Série 7500 (trem com menos bancos) para a Linha 9-Esmeralda

Novo trem Série 7500 na Estação Grajaú foto: Rafael Silva 
Finalmente depois de meses em testes o novo trem Série 7500 da CPTM, uma das composições de um total de 8,  já começou a operar em viagem comercial na Linha 9-Esmeralda.


Por: Diego Silva
Um detalhe que vem chamando a atenção nas frotas da CPTM e Metrô é a redução de assentos, a fim de acomodar mais usuários. Em vista de quem utiliza diariamente os trens da CPTM, menos assentos significa mais tempo em pé. 

Novos trens da CPTM terão menos bancos 


Com o objetivo de fazer da rede completa um sistema de metrô de superfície, acredita-se que a CPTM reduziu a quantidade de assentos para poder oferecer tal tipo de serviço. No Metrô, esse tipo de layout é aplicável, em vista de que os usuários realizam viagens mais curtas, num tempo relativamente baixo. No caso da CPTM, esse tipo de layout não seria muito útil, por conta das longas distâncias percorridas pelos trens. 
Novos Trens Série 7500 da CPTM terão menos bancos
Em determinadas linhas, são considerados 60 quilômetros de vias (viagens dessa magnitude são realizadas normalmente em uma hora). Os usuários da Linha 9-Esmeralda serão os primeiros a provar esse novo tipo de salão, com menos assentos. Os novos trens da série 7500 estão dotados de menos assentos e maior espaço interno, visando oferecer o maior acomodamento de usuários para viagens curtas. 


Novos Trens Série 8000 da CPTM terão menos bancos
Acreditamos que isso tenha sido planejado visando uma espécie de looping entre Osasco e Pinheiros, onde nesta última, está a integração com a Linha 4-Amarela do Metrô. 


Os próximos trens, da série 8000, terão esse mesmo layout de assentos, e ainda contarão com passagem livre entre os carros. São novidades que irão chamar a atenção dos usuários, e estamos aguardando para saber como serão as reações dos mesmos.
Série 8000 da CPTM trens contarão com passagem livre entre os carros


Texto: CPTM em Foco


Mais fotos Diário da CPTM


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Estações República e Luz da linha 4 do metrô de SP abrem dia 15

Estação Luz Linha 4-Amarela do Metro SP
As estações República e Luz da linha 4-amarela do metrô de São Paulo serão inauguradas no próximo dia 15, uma quinta-feira. 

Elas serão as últimas da primeira etapa da linha 4, que funciona atualmente do Butantã à avenida Paulista. 

A data de abertura das duas estações foi confirmada pelo Palácio dos Bandeirantes, após ter sido citada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em entrevista ao "Programa do Jô", da TV Globo. 

As novas paradas devem provocar um aumento significativo do número de passageiros na linha 4, porque, na prática, permitirão a integração com as linhas 1-azul (Luz) e 3-vermelha (República). 

A expectativa é que a demanda atual de 190 mil usuários por dia mais que dobre ainda em 2011 e, no ano que vem, alcance 700 mil por dia. 

Com a entrega de Luz e de República, a linha 4 ganha 3,7 km e passa a totalizar 9 km, com seis estações. 

O governo Alckmin também já havia anunciado anteriormente que, até 30 de setembro, a linha 4 passaria a funcionar em horário completo, das 4h40 à 0h, inclusive aos finais de semana. Atualmente ela fecha às 21h. 

O Metrô informou que não há definição se essa ampliação ocorrerá já no dia 15. 

A Folha apurou que técnicos cogitam aumentar a hora de funcionamento para a 0h só nas quatro estações já entregues --Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista. 

Nas semanas seguintes, havia a ampliação total. 

SEGUNDA FASE 

A conclusão da primeira etapa da linha 4 ocorrerá com três anos de atraso. A obra ficou marcada pela cratera da estação Pinheiros, em 2007. 

Até 2014 é prevista a construção da segunda fase da linha 4 do metrô, com mais quatro estações (São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie), num total de 12,8 km de extensão. 

A linha 4 é a primeira da rede metroviária paulista operada pela iniciativa privada --pela ViaQuatro. 

As novas estações da linha 4 devem ter impacto no restante do sistema, já que permitirá novas integrações. 

A estação Sé tende a esvaziar um pouco, a Luz deve ganhar importância e parte da linha 2 poderá ter maior lotação. 

As estações República e Luz começaram a ser construídas ainda em 2005. 

Fonte: Folha Online



Postado por: Redação Móvel do Blog Diário da CPTM


As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.



Fotos da Linha 4-Amarela do Metrô


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Metrô SP suspende contrato de portas nas plataformas

Previstas inicialmente para serem entregues em junho de 2010, as portas de plataforma da estação Vila Matilde, da linha 3-vermelha do metrô de SP (Barra Funda-Itaquera), ainda não estão funcionando. Devido ao atraso, o contrato para fornecimento das portas em 12 estações do trecho foi suspenso.


Segundo o metrô, apesar das portas já estarem nas plataformas da Vila Matilde, a implantação não foi concluída "devido ao não cumprimento das atividades por parte da contratada".


Por conta desses atrasos, o contrato com a empresa responsável pela instalação, a Trends Engenharia e Infraestrutura, está suspenso desde janeiro deste ano.


Na Linha 3-vermelha, além da Vila Matilde, as estações Marechal Deodoro, República, Anhangabaú, Sé, Brás, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Penha e Artur Alvim também devem ter as portas --que servem para maior segurança no embarque e desembarque.


Segundo o metrô, o valor total do contrato para as 12 estações é de R$ 71.447.002,16 e já foram pagos R$ 11.806.192,53, referentes a projetos de todas as estações e à instalação em Vila Matilde.


O fornecedor das portas, o consórcio Trends Poscon, foi multado em 9,99% do valor do contrato --pouco mais de R$ 7 milhões.
Durante a fase de implantação das portas, aos domingos, os usuários da linha 3-vermelha tiveram de fazer baldeações nas estações Guilhermina Esperança e Penha devido às obras na Vila Matilde.


Segundo o metrô, "a instalação das portas em estações operacionais é extremamente complexa, por isso, à exceção dos domingos, ocorre fora do horário de operação comercial --entre 1h e 4h.


O metrô não divulgou um novo prazo para que as portas da estação Vila Matilde passem a funcionar, muito menos o novo cronograma das demais estações. Todas as estações que receberão portas plataformas contarão com esquema especial de funcionamento, que serão definidos caso a caso.
As estações já em funcionamento da Linha 4-amarela (Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) e três da linha 2-verde (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) já têm as portas de plataforma.


Fonte: Revista Ferroviária

30 de agosto de 2011

CPTM participa da campanha nacional de combate à fome, obesidade e o desperdício

Nos dias 30 e 31 de agosto a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] cede espaço para a campanha nacional de combate à fome, obesidade e o desperdício, promovida pelo Conselho Federal de Nutricionistas [CFN] em conjunto com os Conselhos Regionais [CRNs]. A ação acontecerá na Estação Pinheiros [Linha 9-Esmeralda], das 14h às 20h. 

Com o slogan "Fome, Obesidade e Desperdício - não alimente este problema", a proposta da campanha é conscientizar a população sobre os danos do desperdício de comida, enquanto milhares de pessoas passam fome, e abordar as causas e consequências da obesidade. 

No dia 30 [terça] flyers informativos sobre a campanha serão entregues por um artista circense e promotores para sensibilizar os usuários sobre o tema. Já no dia 31 [quarta], a ação estará centralizada em um stand montado dentro da estação, onde serão distribuídas cartilhas sobre hábitos de vida e alimentação mais saudáveis. Os usuários poderão também receber orientações de nutricionistas e estudantes de cursos de nutrição. 

Outra atração do evento é a brincadeira da roleta "Encha seu prato de conhecimento", em que os participantes poderão rodar uma roleta com quatro faces: em três delas, haverá frases sobre os problemas da fome, obesidade e desperdício, para conscientização do público; na quarta face, há o prêmio: um prato artístico decorado e assinado pelo artista plástico Athos Bulcão.

Contra fome, a obesidade e o desperdício de alimentos

Existem um bilhão de pessoas passando fome em todo o mundo, segundo dados divulgados pela Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância]. Em contrapartida, são 300 milhões* de obesos no planeta e chegam a 6 milhões** de toneladas a quantidade de alimentos desperdiçados somente no Brasil.

Além de São Paulo, outras nove cidades [Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belém, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis] serão palco pra as ações do CFN, com distribuição de material educativo sobre o tema da campanha. Para mais informações acesse:www.crn3.org.br.

Serviço:

"Fome, Obesidade e Desperdício - não alimente este problema"
Local: Estação Pinheiros - Linha 9-Esmeralda - [área paga da estação]
Data: 30 e 31/08


*ONU [Organização das Nações Unidas]
** Embrapa e IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]

Fonte: CPTM

Indústria do monotrilho demandará R$ 3 bilhões

A presença de conteúdo nacional na fabricação dos monotrilhos que serão instalados em São Paulo e em Manaus pode chegar a R$ 3 bilhões. A cifra representa uma oportunidade para a indústria brasileira ser fornecedora de uma série de componentes que inclui fibras, alumínio, motores elétricos, condutores e softwares, disse o presidente da Associação Brasileira de Monotrilho (Abramon), Halan Moreira, que participou de um seminário na Federação das Indústrias (Fiesc), realizado nesta sexta-feira, dia 26, em Florianópolis.


O monotrilho é um sistema de transporte elevado, projetado para atender cidades que têm demanda de 100 mil a 500 mil passageiros por dia. No Brasil, há uma obra iniciada em São Paulo e outra, também na capital paulista, prevista para começar em 40 dias. Até novembro deve se iniciar a construção da linha para operação do sistema em Manaus. Juntas, as obras das duas cidades somam em torno de R$ 6 bilhões já licitados. Desse total, cerca de 50% serão usados para a produção dos monotrilhos, onde se encontram as oportunidades para a indústria, e o restante será destinado às obras públicas.


As três maiores empresas fabricantes de monotrilho no mundo, sediadas no Canadá, Japão e Malásia, estão se instalando no Brasil para nacionalizar o produto. "Estamos procurando uma cadeia de fornecedores locais. Não faz sentido ter um monotrilho no Brasil e importar peças. O objetivo é que todos os componentes sejam produzidos no país", afirmou o presidente da Abramon.


Durante o encontro, que teve a participação de autoridades e de especialistas em mobilidade urbana, companhias catarinenses, potenciais fornecedoras, participaram de rodadas de negócios para conhecer os produtos que podem ser fornecidos.


Entre as grandes vantagens desse sistema está a segurança. O Japão utiliza desde a década de 60 e tem oito linhas operando sem nenhum incidente até hoje. Após o terremoto, o monotrilho foi o primeiro sistema que voltou a funcionar. A Malásia implantou há oito anos e já transportou mais de 180 milhões de passageiros sem nenhuma fatalidade. O valor da passagem na Malásia é 85 centavos, uma tarifa social que cobre os custos de toda a operação do sistema. A China tem quatro linhas em funcionamento.


O Brasil tem semelhanças com países asiáticos que não planejaram seu crescimento e avançaram rapidamente na última década. Malásia e China, por exemplo, optaram por alternativas que atendessem de forma rápida e efetiva a demanda de locomoção dos passageiros. Para Moreira, a implantação do monotrilho é mais eficiente que a do BRT (Bus Rapid Transit), por exemplo, pelo fato de não competir com os carros, pois os monotrilhos operam em estruturas elevadas e não usam as já saturadas vias.


O especialista disse que o Brasil sempre é comparado com os países europeus. No entanto, é preciso lembrar que a Europa planejou o transporte de suas cidades ainda no final de 1880. "O Brasil não foi pensado e preparado do mesmo jeito", disse Halan.


"Qualquer sistema de transporte funciona quando é integrado a uma rede. Nenhum resolve sozinho. Todos têm sua vocação e espaço. O certo é planejar para escolher a demanda ideal para o corredor certo. Escolher modal de forma errada pode ser três vezes mais caro", finalizou Moreira.


Fonte: Revista Ferroviária


29 de agosto de 2011

"Somos a favor da indústria ferroviária nacional", destaca presidente da CPTM em reunião da ABIFER

Nesta segunda-feira (29/08), o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, participou da Reunião de Diretoria da ABIFER que ocorreu no Edifício Sede da FIESP, em São Paulo. Também estiveram presentes o Diretor Administrativo e Financeiro, Milton Frasson, o Diretor de Operação e Manutenção, José Luiz Lavorente, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, o primeiro vice-presidente da ABIFER, Luiz Fernando Ferrari, entre outros. 

Bandeira destacou os projetos da Companhia para os próximos anos, dentre os quais se destacam a extensão da Linha 9 Grajaú até Varginha; os Expresso ABC e Oeste-Sul; a ligação da linha 8 da CPTM, por monotrilho, até o centro de Alphaville; Trem de Guarulhos, além dos projetos de Trens Regionais que ligarão São Paulo a Jundiaí, Sorocaba e Santos. 

O executivo ressaltou que a partir de 2012 a CPTM lançará um novo programa de aquisição. “Serão 85 trens de 8 carros cada. A matéria-prima da CPTM é o trem”, observou para os associados da ABIFER. Em seu pronunciamento, Bandeira frisou que o PPA (Plano Plurianual) indica investimentos da Companhia em R$ 10 bi entre 2012 e 2015. “Nenhuma obra será contratada sem projeto executivo”, ressaltou. 

O diretor de Operação e Manutenção da CPTM, José Luiz Lavorente, também abordou o momento atual da operadora que investirá em novos carros de passageiros. “A reforma não está tão vantajosa atualmente. É melhor comprar um trem novo”, frisou. “A frota remanescente irá para leilão. Muitas operadoras poderão utilizar os equipamentos”, ponderou. 

Bandeira ressaltou que os projetos de modernização e ampliação da malha da CPTM demandarão serviços do setor industrial brasileiro. “Nós somos a favor da indústria ferroviária nacional. O Governo do Estado de São Paulo defende a nacionalização”, sentenciou. Após a declaração, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, parabenizou o presidente da CPTM pela postura que vem ao encontro do pensamento defendido pela entidade. 

Fonte: ABIFER

Metrô não localiza cachorro que invadiu trilhos em SP


Imagem meramente ilustrativa
O cachorro que provocou atrasos na Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo hoje à tarde não foi localizado, segundo informações da assessoria de imprensa do Metrô. As buscas foram suspensas porque os funcionários que tentavam fazer o resgate acabaram perdendo o animal de vista.


A Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi desenergizada para a retirada do cachorro da via. O problema afetou a circulação de trens no trecho entre a Vila Matilde e a Penha. Segundo o Metrô, as composições não puderam circular entre 12h16 e 12h21 nas proximidades do trecho afetado. Equipes da companhia estiveram no local para resgatar o animal. Os passageiros foram informados do problema pelo sistema de som das estações e dos trens.

Fonte: Diário do Grande ABC

Passageiros do Metrô de SP reclamam de superlotação na Linha 4


Passageiros da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo reclamam da superlotação dos trens, como aperto, demora e falta de organização. De acordo com o diretor de operações do Metrô, Mário Fioratti Filho, a interligação da Linha Amarela com as estações Luz (Linha 1-Azul) e República (Linha 3-Vermelha) fará uma redistribuição dos passageiros.


“Isso facilitará muito e diminuirá a lotação nas estações Luz, Sé e Paraíso. Além disso, teremos investimento pesado na modernização de todo o sistema”, diz Fioratti Filho. O Metrô de São Paulo transporta quase 4 milhões de passageiros por dia.


Na Linha 4-Amarela, que transporta cerca de 190 mil passageiros por dia, quem chega na Estação Paulista facilmente tromba no corredor com os passageiros que vêm da Estação Consolação, da Linha 2-Verde. Com a interligação com a Estação Pinheiros da CPTM, inaugurada em maio deste ano, aumentou também o movimento de passageiros pela linha, principalmente nos horários de pico.


Segundo o diretor de operações, o problema da interligação na Estação Paulista é temporário. “Enquanto não chegamos com a Linha 4 até as estações República e Luz, temos esse trânsito de pessoas entre as estações Paulista e Consolação. Com a inauguração desse trecho central, que será feito no mês de setembro, esse cruzamento de fluxo será praticamente eliminado”, afirma.


Até que o trecho central não seja inaugurado, o Metrô afirma que a orientação do público está sendo feita com a ajuda de agentes de segurança. “Para que possamos conduzir corretamente a população de um jeito tranquilo, sem nenhum conflito”.


Fonte: G1


Resgate de animal afeta circulação da Linha 3 do Metrô de SP

SÃO PAULO - A Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo foi desenergizada no início da tarde desta segunda-feira, 29, para a retirada de um cachorro da via. O problema afetou a circulação de trens no trecho entre Vila Matilde e Penha.


Segundo o Metrô, as composições não puderam circular entre 12h16 e 12h21 nas proximidades do trecho afetado. Equipes da companhia estiveram no local para resgatar o animal. Os passageiros foram informados do problema pelo sistema de som das estações e dos trens. Até as 12h50, os passageiros eram avisados que a linha ainda circulava com velocidade restrita.


Fonte: Estadão


Obras na Luz provocam fila de trens da Linha 7-Rubi


Exemplo de um trem aguardando a movimentação de outro á frente 
Fonte: CPTM em Foco por Diego Silva 

As obras para troca de dormentes, substituição de lastro e reassentamento da via permanente tem trazido diversos problemas para a população usuária da Linha 7-Rubi. 

A começar que a troca de todo o material na estação Palmeiras-Barra Funda já deveria ter sido entregue. Mas o problema não é esse, e sim a logística de entrada e saída na Estação Luz. 

Uma leitora do blog, revoltada da vida em manifestação via Twitter, mostrou a realidade para todos que quisessem ler, e infelizmente, o blog não pode negar: isso é sim um problema. Os trens da Linha 7-Rubi, que liga Francisco Morato à Luz, passam por sérios problemas no trecho entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda. 

Ao sair da Luz, o trem segue pela via 2 até próximo da estação Júlio Prestes, onde transpõe para a via 3, onde segue viagem até Palmeiras-Barra Funda. Mas essa mudança de via atrapalha toda a subida dos trens.                         

Suponhamos que um trem está na estação Palmeiras-Barra Funda: a composição dá partida, em velocidade reduzida, e próximo ao lavador, para no primeiro sinal. A frente, já está outra composição, aguardando o sinal seguinte. Se forma uma fila, de às vezes quatro trens, à espera de movimentação na Estação Luz. E como só entra um por vez, toda a circulação fica prejudicada.          

O Blog presencia isso diariamente, no pico da tarde, e se sente na obrigação de explicar o que de fato está acontecendo. Mas os usuários estão no direito de reclamar, afinal, pagam pelo serviço, e o mínimo que querem é chegar no seu destino, no tempo estimado.

As obras de melhorias na estação Luz estão em movimento desde junho, quando começou toda a troca de amv's (aparelhos de mudança de via). 

A CPTM promete que o tempo de viagem será reduzido com essa instalação, o que não duvidamos, afinal, o grande problema da estação Luz são suas saídas de trens. Logo em seguida, será inaugurada a estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô. São problemas que são necessários, para que futuramente, tudo seja melhor organizado.

Texto: Diego Silva 

28 de agosto de 2011

Luz e República fazem metrô 'crescer' 6,2%

Projeções da FGV apontam que Linha 4 - Amarela terá mais 224 mil passageiros por dia com estações
A rede de metrô da capital deverá ganhar cerca de 223.849 mil usuários ao dia com a inauguração das estações Luz e República da Linha 4 - Amarela, prometidas para setembro, o que representa 6,2% do total atual.

Atualmente, a média diária é de 3.614.833 usuários, conforme dados de agosto fornecidos pelo metrô. Esse número poderá subir para 3.838.833, conforme projeções feitas pelo professor Samy Dana, da Escola de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas), e pelo analista da Consultoria Júnior de Economia da mesma fundação, João Gabriel Viol, a pedido do Destak.

A projeção foi feita com base no histórico dos últimos cinco anos de passageiros transportados e a quantidade de rede aberta desde janeiro de 2010 (estações das linhas 2 - Verde e 4 - Amarela).

Esses cálculos apontaram que, em média, para cada km de expansão das linhas de metrô abertas desde o início do ano passado, cerca de 52.298 pessoas a mais passaram a usar o serviço diariamente.

Procurado, o Metrô não comentou os dados alegando que não faz projeções de média diária de passageiros transportados nem de quanto cada km acresce na demanda universal.

Após a abertura de Luz e República, recordes em um único dia devem acontecer rapidamente. Projeções dão conta de que a média diária de passageiros deve variar de 3.758.197 a 3.971.538. O último recorde em um único dia foi na sexta-feira anterior ao Dia dos Pais, 12 de agosto: 4.150.447 passageiros.

Capacidade X impacto 

Atualmente, são 70,6 km de linhas de metrô. Após Luz e República serão 73,4 km. O trajeto já aberto (da Paulista até o Butantã) carrega um total de 190 mil passageiros e terá capacidade de atender mais de 700 mil pessoas.

Essa demanda não representará diretamente impacto no crescimento absoluto da média de usuários transportados ao dia. Isso ocorre porque muitos usuários que realizavam um trajeto poderão simplesmente trocá-lo por outro mais conveniente.

Governo quer concluir todo o ramal até 2014

A abertura das estações Luz e República - ainda sem dia exato para ocorrer - marcará o fim do primeiro trecho da linha.

A intenção do governo estadual é concluir a Linha 4 - Amarela até 2014. Para isso, ainda precisa concluir o ramal até Vila Sônia e as estações intermediárias (Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie e São Paulo-Morumbi, além da própria Vila Sônia).

O governo estadual já anunciou que quer prolongá-la em ambas as pontas. Rumo ao oeste, ela deverá seguir até Taboão da Serra (Grande São Paulo). No centro e na zona leste, ela poderá incluir paradas em locais como o Pari.

Atualmente as estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã operam das 4h40 às 21h. Após a inauguração de Luz e República, elas funcionarão até meia-noite. 



Fonte: Jornal Destak
Postado por: Redação Móvel do Blog Diário da CPTM


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Fotos Linha 4-Amarela

Acessa São Paulo da Estação Mogi das Cruzes da CPTM registra 10 mil usuários

Novos computadores têm monitores de LCD 19´, entradas USB, leitor e gravador de CD e DVD
O Acessa São Paulo - programa de inclusão digital do Governo de São Paulo, que oferece acesso gratuito à Internet banda larga, completa amanhã, seis anos de atendimento aos moradores de Mogi das Cruzes, na estação central da CPTM.                                                               


A unidade, primeira do programa instalada na cidade, tem 10.676 usuários cadastrados, e 97.982 atendimentos realizados desde a sua abertura, em 2005. Por mês, são mais de 1,2 mil acessos. 


No local, o usuário tem acesso ao computador em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. Assim, quem não tem computador ou Internet em casa pode recorrer ao Acessa São Paulo para se inscrever em vestibulares e concursos públicos, elaborar e enviar currículos, fazer pesquisas escolares, utilizar as redes sociais, realizar cadastro para vagas do Emprega São Paulo, entre outros serviços.

O Acessa São Paulo da Estação Mogi das Cruzes da CPTM teve todos os equipamentos renovados neste ano pela Secretaria de Gestão Pública. Os novos computadores têm monitores de LCD 19´, entradas USB, leitor e gravador de CD e DVD. Assim, os usuários podem usufruir dos benefícios da tecnologia de forma totalmente gratuita.



Fonte: Mogi News
Postado por: Redação Móvel do Blog Diário da CPTM


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Novo sistema de recarga do Bilhete Único em São Paulo

O Metrô deu início à transição do sistema de recarga do Bilhete Único
O Metrô deu início à transição do sistema de recarga do Bilhete Único (BU). Ao todo, nas 62 estações do sistema metroviário, houve aumento de pontos assistidos de carga e recarga do BU (de 70 para 80), das máquinas de atendimento automático (de 23 para 182) e dos equipamentos de recarga automática de vale transporte (VT) e consulta de saldos (de 254 para 353).


Com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um para quatro. Isso permitirá a ampliação dos canais de acesso para carga e recarga dos bilhetes, garantindo a melhoria da qualidade do serviço e, consequentemente, a redução de filas.
Vinte e cinco estações já contam com novas cabines de atendimento assistido, que realizam carga e recarga do BU. São elas: Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Brigadeiro, Paraíso, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde, Penha, Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República e Pedro II.


Estima-se para meados de setembro a instalação de novas cabines assistidas em mais 15 estações: Anhangabaú, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Chácara Klabin, Butantã, Faria Lima, Pinheiros e Paulista. As demais estações têm instalação prevista a partir da segunda quinzena de setembro.


Algumas estações do Metrô contam apenas com máquinas de atendimento automático, onde é possível fazer somente a recarga do Bilhete Único. Essa recarga pode ser feita com cédulas ou cartão de débito. Haverá monitores para orientar os usuários na utilização desses equipamentos.


Os usuários do sistema também têm a facilidade de recarregar seus cartões em endereços próximos às estações.
Veja aqui os postos de recarga:
O Metrô já iniciou campanha informativa antecipando as alterações, com cartazes e folders nas estações, além de comunicação veiculada na TV Minuto (no interior dos trens).
Mais detalhes sobre o sistema de recargas do Bilhete Único no Metrô podem ser conhecidos no site www.metro.sp.gov.br ou também pela Central de Informações do Metrô (tel. 0800 7707722).


Fonte: Metro SP
Postado por: Redação Móvel do Diário da CPTM 

27 de agosto de 2011

Repercussão do lançamento da Campanha CPTM Campinas


Trem da CPTM / Foto padrão de postagens  

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas realizou audiência pública, no Salão Vermelho, da Prefeitura de Campinas, para iniciar o debate sobre a importância de se estender a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Campinas. Atualmente, os trens da linha 7 (Rubi) fazem o trajeto Estação da Luz (na capital) até a cidade de Jundiaí. O objetivo dos ferroviários é que a nova linha também beneficie as cidades de Valinhos, Vinhedo e Louveira.
Abrindo o evento, o presidente do Sindicato, Francisco Felício, destacou a importância da retomada dos investimentos em ferrovia devido aos altos custos que o atual modelo de transporte impõe ao país. Francisco também salientou a importância social da implantação da nova linha. 
Atualmente, a passagem da CPTM custa R$ 2,90 com direito a integração com o Metrô. Ele ressaltou o benefício à população carente, que muitas vezes não pode se deslocar de Campinas até a Capital, e reforçou a importância ambiental da questão com a redução de veículos nas estradas. O objetivo dos ferroviários, segundo Francisco, é “devolver à população o transporte ferroviário de passageiros”.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Junior, esteve presente na reunião, e enfatizou que a CPTM possui 89 estações, com extensão total de 260 km. São 119 trens que realizam 2.437 viagens/dia para atender 22 cidades e transportar mais de dois milhões de passageiros. Apenas a linha Rubi (Estação Luz-Jundiaí) transporta 386 mil passageiros/dia.
Estão previstas novas audiências públicas nas cidades de Louveira, 26 de agosto, Valinhos, 12 de setembro, e Vinhedo, no dia 29 de setembro de 2011.

26 de agosto de 2011

Secretário detalha projetos da CPTM, Metrô e EMTU/SP para a Zona Leste

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, na noite de quinta-feira (25/08), na sede da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, os principais projetos do Metrô, CPTM e EMTU/SP para os próximos anos. O seminário “Infraestrutura e sistema viário para a Copa de 2014 e o desenvolvimento da Zona Leste” também contou com a presença dos secretários municipais Gilmar Tadeu (Secretaria Especial de Articulação da Copa) e Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano), além do Padre Rosalvino Morán Viñayo, presidente da Obra Social Dom Bosco e um dos principais líderes da região. 

Iniciativa de dois movimentos populares locais, o “Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste” e “Movimento Nossa Itaquera”, o seminário teve como principal objetivo apresentar e debater com moradores e líderes comunitários locais propostas concretas para o desenvolvimento da região. A Zona Leste, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, maior que a população do Uruguai e a maioria das capitais brasileiras, pleiteia a abertura da Copa no Brasil. Jurandir Fernandes mostrou a situação atual da rede metro-ferroviária e como ela estará em 2014 e nos anos seguintes. “Queremos transmitir a vocês uma forte dose de otimismo, uma expectativa positiva para a região leste nos próximos cinco anos, com projetos já andamento e outros que virão. E esse processo é inevitável”, disse na abertura. 

Entre os destaques, o secretário dos Transportes Metropolitanos falou sobre a Linha 3-Vermelha do Metrô, cujos 47 trens em operação e os sistemas de sinalização estão sendo modernizados. “Hoje, esta linha está quase no seu limite, com intervalos de 100 segundos no horário de pico. Com os trens reformados (já entregamos dois deles para operação) mais os novos sistemas, vamos conseguir reduzir esse intervalo para 85 segundos”, explicou. Segundo Fernandes, só a Linha 3-Vermelha não resolve o problema de transporte da região. “Vamos continuar investindo na CPTM, estendendo o Expresso Leste, que vai de Luz a Guaianazes, até Suzano, tirando o sufoco da baldeação em Guaianazes”, disse. 

“Vamos também levar o monotrilho da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes, até 2015. Isso vai ajudar a diminuir o fluxo de ônibus que chegam a Guaianazes e Itaquera todos os dias, aliviando o movimento das linhas 3-Vermelha e 11-Coral”, acrescentou. 

Outra novidade apresentada pelo secretário é o projeto do corredor de ônibus metropolitanos Jacu-Pêssego, desenvolvido pela EMTU/SP, que ligará o ABC a Guarulhos. O corredor conectará os corredores metropolitanos Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) e ABD (São Mateus – Jabaquara), duas regiões com vocação industrial. 

Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas diretamente aos secretários, que responderam prontamente aos questionamentos. 



Fonte: Metrô-SP

SMS-Denúncia do Metrô já recebeu mais de 26 mil mensagens

O serviço SMS-Denúncia se mostra uma importante ferramenta para garantir a segurança dos usuários do Metrô. De 26 de janeiro até 22 de agosto deste ano, o Centro de Controle de Segurança da Companhia recebeu 26.503 mensagens de celular. Por dia, em média, chegam 125 SMS.


Com o passar dos meses, foi possível notar um salto nos números desse canal de atendimento. Em fevereiro, o sistema computou 2.914 torpedos. Já em julho, foram 4.865, um aumento de 66%.


As denúncias por parte dos usuários variam bastante, mas algumas delas se repetem com maior frequência: 16% dos SMS referem-se a comércio irregular, 13% relatam presença de pedintes, 10% informam comportamento inadequado nas estações e trens (como pés no banco, bagunça e exagero no namoro) e 7% reclamam do volume alto em aparelhos sonoros.


O objetivo da iniciativa é facilitar a comunicação entre quem usa o sistema metroviário e a equipe de segurança, um modo de estimular a colaboração no combate a condutas ilícitas ou que possam perturbar terceiros.


Para denunciar, o procedimento é simples. Basta enviar uma mensagem de texto para o número do “SMS-Denúncia – (11) 7333-2252”. Não esquecer de informar as características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro, em qual sentido está o trem e a próxima estação. O serviço funciona 24 horas por dia e garante anonimato.


Além do SMS, é possível relatar problemas na Central de Atendimento ao Usuário, que atende no telefone 0800-77077222, todos os dias, das 5h30 às 23h30.   mETRÔ

Laudo da Perícia do acidente de trens da estação Barra Funda não está pronto.

A 44 dias do acidente de trens ocorrido no dia 12/07/2011,a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),informa que não está concluído o laudo apontando o motivo e os responsáveis pelo acidente ocorrido naquela estação,o acidente ocorreu por volta das 13:27 quando um trem prefixo Q02 (7007) que seguia para estação Luz da linha 7 atingiu um outro trem que estava parado na plataforma e que também teria como destino a estação Luz e aguardava ordem de partida, mais de 40 usuários ficaram feridos.


O presidente da Companhia Sr. Mario Bandeira prometeu aos usuários e a população uma resposta rápida para apontar as causas do acidente no Jornal "SPTV" da TV Globo no dia seguinte após o acidente,ressaltou ainda em entrevista comandada ao vivo que o laudo sairia até antes mesmo dos 30 dias necessários para a apuração.
O Laudo deverá apontar se houveram falhas de origem humana,ou técnica,ou seja, humana quando o maquinista ou operadores do centro de controle operacional e técnica quando há falhas do trem ou do sistema de sinalização.
Por dia a linha 7 rubi da Companhia transporta quase 1 milhão de usuários por dia,a atual linha passa por obras de melhorias e possuem trens da década de 50.


O Trem envolvido no acidente era um trem recém adquirido pela companhia,as imagens internas que foram captadas pelas câmeras que o próprio trem possui, captou tudo o que ocorria na cabine do maquinista pouco antes do acidente até o momento exato do choque,sendo estas imagens fundamentais para conclusão do laudo informou a companhia.
Este novo trem envolvido no acidente encontra-se na oficina da região da Lapa SP inutilizado e sem previsão de reforma,dos 8 carros daquele trem apenas os 2 últimos carros não sofreram nenhum dano.


A CPTM informa ainda que não há previsão para conclusão do laudo,diariamente a companhia juntamente com o metrô são responsáveis por quase 4 milhões de usuários transportados por dia.


Texto: Denis Castro

Operação da CPTM terá alterações para obras de melhorias neste fim da semana (dias 27/08 e 28/08)

Neste fim de semana [dias 27 e 28], a CPTM realizará obras de modernização e intervenções de manutenção em suas seis linhas. Com isso, a operação terá mudanças em horários e trechos específicos. Os trabalhos serão realizados em horários de menor movimentação, a fim de gerarem o menor impacto possível sobre os usuários.


Veja como fica a operação em cada linha.


Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]. Sábado [27], das 18h até o fim da operação comercial, a CPTM realizará serviços de infraestrutura para a implantação de novo sistema de sinalização na região da estação Lapa. Domingo [28], das 8h às 20h, serão realizados diversos serviços entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina; entre eles, a substituição e implantação de novos componentes do sistema de alimentação elétrica, a substituição de equipamentos de via e serviços de infraestrutura para a implantação do novo sistema de sinalização. As intervenções provocarão aumento no intervalo médio entre trens


Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]. Sábado [27], das 18h até o fim da operação comercial, haverá substituição de equipamento de via na região da estação Osasco. Por esse motivo, os trens da Linha 9 - Esmeralda circularão somente entre as estações Grajaú e Presidente Altino. Domingo [28], das 9h às 19h, os trens continuarão circulando entre as estações Presidente Altino e Grajaú, devido a serviços de substituição de equipamento de via na região da estação Osasco, ocasionando aumento no intervalo médio entre os trens.


Linha 10- Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]. Domingo [28], das 4h até o fim da operação comercial, haverá manutenção no sistema de via entre as estações Capuava e Mauá. As intervenções ocasionarão aumento no intervalo médio entre os trens.


Linha 11-Coral [trecho Guaianazes - Estudantes]. Domingo [28] das 8h às 20h, serão realizados serviços de substituição de equipamento de via e de limpeza da faixa de domínio da Companhia entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Guaianazes. Por conta disso, as composições circularão com maior intervalo médio.


Linha 11-Coral [trecho Luz - Guaianazes]. Domingo [28], das 8h às 18h, será realizada manutenção e implantado novo sistema de sinalização na região da estação Tatuapé, ocasionando maior intervalo médio na circulação dos trens.


Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]. Das 18h de sábado [27] até o fim da operação comercial de domingo [28], a CPTM realizará a implantação de equipamentos no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Itaim Paulista e Itaquaquecetuba. Por esse motivo, os trens operarão com maior intervalo médio.


Fonte: CPTM

Página: Oficial Diário da CPTM

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