Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são sempre postadas e atualizadas no perfil do Diário no Twitter.

CPTM esta investindo US$ 195,57 milhões na Linha 9-Esmeralda

Trens novos da CPTM na Fábrica da CAF em Hortolândia SP
Situação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo - Linha 9 Julho de 2011 

O PROJETO
O Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo tem como objetivo o atendimento à crescente demanda dos sistemas de transporte sobre trilhos de toda a Região Metropolitana da Grande São Paulo. Dessa forma, com a implementação deste programa, a população poderá contar com um aumento na oferta de lugares nos trens metropolitanos assim como com uma elevação nos níveis de mobilidade, conectividade, segurança e condições de conforto no transporte.

O investimento total previsto é de US$ 241,00 milhões, obtidos através de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (US$ 168,00 milhões) e de recursos disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo (US$ 73,00 milhões). Desse total, US$ 195,57 milhões destinam-se à CPTM e US$ 45,42 milhões ao METRÔ. O contrato de empréstimo foi formalizado em 05 de agosto de 2009.

Estes recursos estão sendo utilizados para a modernização da Linha 9-Esmeralda da CPTM contando com a Aquisição de 8 novos Trens, o Fornecimento e Instalação de Sistemas de Sinalização, Telecomunicações e Suprimento de Energia; assim como a realização de projetos executivos para a expansão da Linha 5-Lilás do METRÔ. No valor total do Programa também estão previstos gastos voltados para o Fortalecimento Institucional da CPTM e do METRÔ.

Portanto, este Programa beneficiará os usuários do transporte público da Região Metropolitana de São Paulo, constituídos principalmente por população de baixa renda e de classe média residentes nas regiões oeste, sudoeste e sul da cidade de São Paulo, mediante a integração da Linha 9-Esmeralda da CPTM com as Linhas 5-Lilás - e 4-Amarela do METRÔ. Com a ampliação dos serviços, espera-se uma melhoria significativa dos seguintes indicadores de atendimento ao usuário: redução do tempo de espera entre trens no horário de pico, de 6 para 4 minutos em 2012; aumento da quantidade de passageiros transportados para até 450.000 mil por dia em 2014; redução do número de passageiros/m² de 8 para 6,3 em 2012; garantia de regularidade do serviço em até 80%, em função da entrada em operação de 8 novos trens até 2012.

O Programa tem prazo de duração previsto para 55 meses, com início em Ago/2009 e término em Mar/2014.

CONTRATAÇÕES
As principais contratações necessárias à implantação do Projeto já foram realizadas, sendo:

Fornecimento de 08 trens: CAF – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.;

Fornecimento e Instalação de Sistemas de Sinalização, Telecomunicações e Suprimento de Energia: Consórcio Energia Esmeralda;

Supervisão do Fornecimento de 08 trens: EBEI – Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda;

Supervisão do Fornecimento e Instalação de Sistemas: Consórcio PÖYRY-PLANSERVI-ENGER;

Supervisão do fornecimento e instalação de sistemas: Consórcio Tekhnites – Enefer – Focco
Gerenciamento e Apoio Técnico ao Programa: Consórcio Cobrape-MWH;
Auditoria Financeira do Programa: Loudon Blomquist Auditores Independentes.

SITUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 

Fornecimento de 08 trens:
Os trens nº 1, 2, 3 e 4 estão em fase de comissionamento na CPTM.
Os trens nº 5 e 6 já se encontram em processo de exportação e importação no DAC.
Os trens nº 7 e 8 já se encontram em fase final de fabricação em Hortolândia.
Fornecimento e Instalação de Sistemas de Sinalização, Telecomunicações e de Suprimento de Energia:
Rede Aérea, Sinalização e Telecomunicações estão em andamento.
Todas as intervenções e fornecimentos previstos no Projeto deverão ser realizados até o final do ano de 2012, permitindo o início das atividades de operação assistida dos serviços e operação plena do sistema até o final de 2013.

Fonte: CPTM

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com