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31 de agosto de 2012

Metrô lança edital para a Linha 15-Branca


Com mais essa obra, cidade de São Paulo terá cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea

A Companhia do Metrô publicou nesta sexta, 31, o edital de licitação para contratar os trabalhos de construção da Linha 15-Branca (Vila Prudente-Dutra). O anúncio da publicação foi antecipado no dia 23 de agosto pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Após a publicação do edital, ocorre a fase de pré-qualificação. As propostas deverão ser apresentadas em aproximadamente 40 dias pelas empresas interessadas. E depois da análise das propostas, a companhia divulgará o vencedor. A expectativa é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2013. Com a Linha 15-Branca em obras, a cidade de São Paulo terá cinco linhas de metrô e monotrilho em construção simultânea.

A Linha 15-Branca vai ligar a zona leste até Guarulhos. Serão 13,5 km de extensão e 12 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo de França e Dutra). Terá interligação com outras três linhas do Metrô (2-Verde, 3-Vermelha e a 6-Laranja) e três da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Do Portal do Governo do Estado

CPTM altera operação para obras de modernização no final de semana [1 e 2]


Em razão das obras de modernização da infraestrutura, a operação de trens na CPTM será realizada com maior intervalo, nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana. Confira a programação:

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: das 4h até a meia-noite, no domingo, o trecho entre as estações Barueri e Itapevi estará fechado para obras. Como alternativa de deslocamento, a CPTM disponibilizará ônibus gratuitos para o transporte dos usuários. Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações que integram a região interrompida. O embarque poderá ser feito somente nas estações de maior demanda: Barueri, Jandira e Itapevi. Para usar o serviço, o usuário deve retirar senha na área interna dessas estações.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: durante todo o fim de semana, os trens circularão com maior intervalo entre as estações Presidente Altino e Grajaú, devido a intervenções na via e no sistema de energia na região de Osasco. No sábado, a partir das 20h, equipes atuarão no sistema de energia entre Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim. No domingo, durante toda a operação comercial, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens, no trecho entre as estações Ceasa e Cidade Jardim.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: das 21h de sábado até as 8h de domingo, as intervenções ocorrerão na via permanente entre Mauá e Guapituba.

Linha 11 [Luz - Guaianazes]: das 8h às 20h, no domingo, por conta da substituição dos equipamentos de via, os trens do Expresso Leste circularão com maior intervalo.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: a partir das 18h de sábado serão realizadas intervenções no sistema de energia e na via permanente entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: a partir das 18h de sábado até a meia noite de domingo, haverá substituição de equipamentos de via e serviços no sistema de energia entre as estações Comendador Ermelino e Engenheiro Goulart.

Intervenções durante a semana, nos dias 3, 4 e 5/09

Linha 8: de segunda até quarta-feira, a partir das 22h, haverá manutenção no sistema de alimentação elétrica das composições, entre as estações Barueri e Itapevi.

Linha 9: de segunda até quarta-feira, a partir das 23h, as intervenções ocorrerão no sistema de sinalização, nos equipamentos de via e na rede de alimentação elétrica dos trens entre as estações Santo Amaro e Jurubatuba.

Desafio: é importante ressaltar que executar as obras de modernização, atendendo ao usuário simultaneamente, é um grande desafio. As ações exigem uma série de medidas, como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, como finais de semana, feriados e madrugadas, o que prolonga o tempo de conclusão dos serviços.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 055 01 21.

CPTM

30 de agosto de 2012

Chegada do Expresso Leste deve ser antecipada para 2013


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, admitiu a possibilidade de antecipar para o fim de 2013 a chegada do Expresso Leste a Suzano. Segundo ele, que até então previa a vinda do trem até julho de 2014, as obras de reforma da nova estação que estariam dentro do cronograma, a aquisição de nove trens para as Linhas 11 - Coral (Luz/Estudantes) e 12 - Safira (Brás/Calmon Viana), que atendem o Alto Tietê, são fatores que devem contribuir para a redução do prazo.

"O prazo inicial é 2014, mas estamos fazendo de tudo para entregar antes do previsto", afirmou Fernandes, que, inclusive, prometeu uma "viagem teste" dos novos trens recém-adquiridos pelo governo do Estado até a cidade de Suzano.

"A determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) é promover uma viagem com conforto aos usuários do Alto Tietê, eliminando o chamado transbordo em Guaianases. A idéia é transferir para Suzano a baldeação dos usuários que viajam entre Mogi das Cruzes e a capital. Atualmente, as transferências ocorrem na estação Guaianazes, o que causa transtorno para milhares de usuários da região, que todos os dias sofrem com o aperto e o empurra-empurra para entrar e sair dos trens nos horários de pico. Nove trens devem vir para Suzano neste semestre, sendo que um deles deve fazer uma viagem teste no mês que vem, para avaliar o impacto do Expresso na cidade", detalhou o secretário estadual.

Ele contou que os novos trens terão oito carros com salão contínuo e serão acessíveis para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, contando com dispositivos de orientação para deficientes visuais e auditivos.

"Vale lembrar que outros 65 veículos novos devem ser adquiridos pelo governo estadual para padronizar todo o sistema ferroviário, ou seja, mais trens virão para a região no futuro", frisou Fernandes, informando ainda que a Estação de Ferraz de Vasconcelos também deve ser entregue em 2014.

De acordo com assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a infraestrutura das linhas 11 e 12 estão sendo modernizadas, com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicação, energia, rede aérea e via permanente, além da reforma das estações.

Os investimentos que estão em andamento nas duas linhas são da ordem de R$ 389 milhões, dos quais R$ 232,4 milhões são para a linha com destino a Estudantes, e R$ 166,4 milhões para a linha que segue até Calmon Viana.

DAT

Estações do metrô/SP vão ganhar 110 lojas até 2013


Os passageiros encontrarão o novo comércio de tênis, sandálias e chinelos nas Estações Ana Rosa, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Santana e Sé.

O metrô de São Paulo deve ganhar 110 lojas até o fim de 2013. Será possível comprar nas estações remédios, pacotes turísticos, perfumes  e até vestido de noiva. O número de pontos de venda será mais do que o dobro do registrado hoje. Atualmente, a rede tem 98 lojas, considerando a Linha 4-Amarela, administrada pela iniciativa privada.

Os editais que vão permitir a concessão de espaços para interessados em administrar cinco lojas de calçados e de moda praia ou um pacote de cinco empreendimentos que venderão roupas de casamento foram publicados na segunda-feira. Até dezembro, devem ser divulgados editais para mais 28 lojas e um minishopping com 42 pontos de venda.

Os passageiros encontrarão o novo comércio de tênis, sandálias e chinelos nas Estações Ana Rosa, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Santana e Sé. "O objetivo é atrair empresas já consolidadas e de grande porte no setor de calçados esportivos e sandálias tipo moda praia", diz a companhia, no texto do edital. O mezanino da Estação São Bento deve receber mais 42 lojas - hoje, só há três funcionando ali. A ideia do Metrô é que o centro comercial seja administrado por um único empreendedor, responsável por escolher os tipos de lojas.

As cinco lojas de noivas também devem ser administradas por um único grupo. A diferença é que ficarão todas no mesmo lugar: a saída da Avenida Prestes Maia, na Estação Luz, próximo da Rua São Caetano, também conhecida como "rua das noivas" por causa da concentração de lojas do ramo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Fonte: Agência Estado

29 de agosto de 2012

Em São Paulo, placa quer bike longe da linha 4


Quem na última semana precisou parar a bicicleta nos arredores das Estações Paulista e Faria Lima, na Linha 4-Amarela do Metrô, enfrentou um problema inusitado. Nos postes logo na frente das entradas foram afixadas placas proibindo o estacionamento. "Proibido estacionar bicicletas neste local. Sujeito a apreensão do veículo", diz o aviso, colocado pela ViaQuatro, concessionária que administra a linha.

A medida causou polêmica nas redes sociais e provocou a reação de cliclistas. "O Metrô tem por tradição cuidar do entorno das estações de forma rígida. A melhor opção não é proibir, mas oferecer uma alternativa para que o ciclista não precise usar o poste", afirmou Thiago Benicchio, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

As duas estações com as placas não têm bicicletários nem paraciclos. "Quando vi, me perguntei: eles são donos do poste? A calçada é de quem? É uma medida muito preguiçosa", disse a educadora e ciclista Evelyn Araripe, de 27 anos.

Duas regras municipais, a Lei 14.266/07 e a 13.995/05, obrigam os locais com grande afluxo de pessoas a instalar bicicletários. Ainda de acordo com as normas, a construção de bicicletários deve ser prioritária em regiões próximas de estações de metrô, trens e corredores de ônibus. Apesar de promulgadas, as leis não foram regulamentadas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que realizaria uma vistoria nos locais citados. Procurada, a ViaQuatro afirmou que já havia retirado as placas. A empresa foi questionada sobre a construção de bicicletários nas estações em questão, mas não respondeu à pergunta.

O Estado de SP

Corpo de adolescente é achado perto de estação da CPTM


Morte de garota de 15 anos está sendo investigada pela polícia de Itapevi

A polícia de Itapevi, na Grande São Paulo, investiga o homicídio de uma adolescente de 15 anos. Segundo a família, a garota não dormiu em casa na terça-feira (28) e seu corpo foi encontrado próximo à estação Engenheiro Goulart da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta quarta-feira (29).

Parentes dizem que a jovem tinha envolvimento com drogas. Segundo eles, a adolescente costumava passar a noite na casa de uma amiga, e quase sempre voltava tarde. Na noite de terça-feira, a mãe dela teria ido dormir enquanto a adolescente estava na porta de casa. Na manhã desta quarta, a família diz ter sido surpreendida com a notícia de que o corpo da jovem tinha sido encontrado. O cadáver apresentava marcas de esganadura.

Segundo o delegado titular da delegacia central de Itapevi, Darlan Carlos Pinto, a família teria dito que a garota era usuária de crack. Os investigadores vão procurar por câmeras de segurança na região que possam ter flagrado o crime.

O corpo da menor foi liberado do IML (Instituto Médico Legal) de Osasco, também na Grande São Paulo, no fim da tarde desta quarta-feira. Até as 17h30, a família ainda não havia decidido onde será o enterro.

R7

Protesto de populares interrompe circulação de trens na Linha 12 Safira da CPTM

No início desta noite, a circulação dos trens na Linha 12 - Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi interrompida pelos manifestantes. Por volta das 18h40, foi montado um bloqueio com fogo entre as estações de Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista.

Para minimizar os transtornos foi liberada a transferência para o Metrô na estação Tatuapé gratuitamente. 
Há também a opção de utilizar a Linha 11 Coral, que opera normalmente. 



28 de agosto de 2012

Trem sofre pane e causa lentidão na Linha 9 da CPTM

Sentido Grajaú também foi afetado; a plataforma da estação Pinheiros estava cheia por volta das 8h

Uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) precisou ser recolhida no início da manhã desta terça-feira na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

De acordo com a empresa, o trem trafegava no sentido Osasco quando apresentou problemas de tração, por volta das 7h. Todos os passageiros tiveram que desembarcar na estação Santo Amaro.

Por causa do problema, as demais composições passaram a trafegar com maior intervalo de parada e em velocidade reduzida.

A CPTM informou que a lentidão causou acúmulo de passageiros nas plataformas, mas minutos depois do incidente, a situação começou a ser normalizada.

Terra

27 de agosto de 2012

Enquanto o Trem Bala não vem, viage pelo tempo na Perus Pirapora‎


O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, será realizado no dia 29 de maio de 2013, na BM&FBovespa, às 14 horas, quando as propostas econômicas das proponentes qualificadas serão abertas, prevê a minuta do edital. Para participar do leilão, os interessados deverão depositar uma garantia para a proposta no valor mínimo de R$ 77 milhões.A assinatura do contrato será realizada no dia 7 de novembro de 2013.

A minuta prevê que a tarifa teto a ser aplicada para o serviço ferroviário não poderá ser superior a R$ 0,49 por quilômetro, de acordo com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O valor de referência para o pagamento pela outorga será de no mínimo R$ 66,12 por trem.km equivalente - unidade que corresponde à circulação de uma composição de comprimento igual ao trem referência ao longo de um quilômetro.

Enquanto isso você pode viajar pela Estrada de Ferro Perus Pirapora

Aos domingos você pode fazer um passeio pelo tempo, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora voltou a funcionar num pequeno trecho, as saídas começam às 11,00 horas e a valente Maria Fumaça cumpre seu papel muito bem. Uma das estações de embarque/desembarque fica na ligação Perus-Anhanguera, é a primeira entrada a direita (estrada de  terra) depois do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, entrada da Pedrix, passe a portaria da emprêsa e siga em frente até chegar em um pequeno estacionamento. Pronto, sua viagem ao passado vai começar.

O Instituto que cuida do patrimônio da ferrovia cobra R$ 10,00 por pessoa  e crianças até 5 anos não pagam. Informações podem ser obtidas pelos telefones: 11-3917-0088 - 8126-0607 e 9169-2939

 http://www.caieiraspress.com.br

Metrô lança edital para instalação de lojas de calçado nas estações


O Metrô abriu nesta segunda-feira (27) licitação para cinco espaços distribuídos nas estações Ana Rosa, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Santana e Sé, para a instalação de rede de calçados. Os espaços são de 20,00 m² a 49,60 m² e estão disponíveis nas áreas de mezanino das estações.

De acordo com o Metrô, o objetivo é atrair empresas já consolidadas e de grande porte no setor de calçados esportivos e sandálias tipo moda praia. A concorrência é destinada a atingir uma única marca.

Segundo o Estudo de Vocação Comercial, realizado pela Gerência de Negócios da Companhia, o setor de calçados tem uma boa aceitação entre os passageiros, sendo um dos principais itens de atratividade para compras no Metrô.

Mais empreendimentos

A Companhia do Metrô prepara várias licitações para diversos segmentos e os editais serão publicados até o final deste ano. Atualmente, o Metrô possui 54 lojas espalhadas por suas estações. O comércio lojista dentro das dependências da companhia rendeu no último ano R$ 12,4 milhões de receita não-tarifária. Segundo pesquisa realizada pela Gerência de Operações do Metrô, 77% dos usuários entrevistados consideram o comércio dentro das estações muito bom ou bom e 71% o avaliam como boa opção de compra.

Os interessados podem adquirir o edital de “Concessão de licitação para o segmento Calçados Esportivos e Sandálias Tipo Moda Praia” pelo preço de R$10, na Coordenadoria de Gestão do Processo e de Cadastro de Fornecedores, 2º andar do edifício Cidade II, rua Boa Vista, 175, Centro, nos horários das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

A abertura das propostas acontecerá no próximo dia 2 de outubro, na rua Boa Vista, 175, Centro, às 9h.

R7

Estado abre estudo para trem regional até Campinas


O governo do Estado publicou ontem edital para contratar estudos de viabilidade da extensão até Campinas dos trilhos do trem de subúrbio que ligam São Paulo a Jundiaí. A partir dessas informações, informou a Secretaria de Transportes Metropolitanos, será elaborado um conjunto de diretrizes para novos eixos que demonstrem viabilidade para o transporte de passageiros sobre trilhos. Embora a ferrovia vá até a Capital, a proposta é que ele seja um trem metropolitano, ligando Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e mais cidades até São Paulo.

Se pensar nesse trem para ligar Campinas a São Paulo, o projeto já nasce morto, porque na velocidade que ele percorre, significaria que o usuário levaria mais de 3 horas para fazer o trajeto e não teríamos passageiros para isso. Mas ele pode ter alguma viabilidade se for um trem com o perfil de interligar as cidades no seu trajeto, afirmou o secretário Jurandir Fernandes. Os trens da CPTM da linha 7, que ligam a Estação da Luz a Jundiaí, param em 17 estações atualmente. Como trem suburbano, embora sua velocidade atinja entre 80 e 90 quilômetros por hora, a velocidade comercial, por causa das paradas, é de 30 a 35 quilômetros por hora.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) quer transporte ferroviário, independente do trem de alta velocidade. Para os prefeitos, é essencial que a ferrovia seja o modal de transporte entre as cidades e que os vários projetos em estudo sejam definidos e implantados, até mesmo para que as ligações sobre trilhos possam atuar como alimentadoras do TAV. Além do trem-bala, há pelo menos sete estudos e projetos na região envolvendo o transporte ferroviário que perambulam por várias instâncias de governo, mas nunca saíram do papel.

Conforme o edital de tomada de preço, o estudo visa estabelecer uma rede de transportes metropolitanos sobre trilhos, com modernos padrões de serviço, que amplie a acessibilidade e a mobilidade na RMC e combine alternativa de alta capacidade com modalidades de média capacidade. O propósito é que, integradas com as demais opções de transportes existentes na região, possam ser implantadas progressivamente, oferecendo mais acessibilidade e mobilidade à população.

O governo do Estado continua resistindo a ideia de um trem regional até Campinas, com base em acordo feito com o governo federal, de que não implantaria nenhum trem que inviabilizasse o TAV. Mas em uma parceria entre os dois governos, Campinas poderá ter o TAV e o trem regional, já que o sistema proposto pelo Estado atenderia ao chamado público de transporte pendular (pessoas que trabalham fora da cidade e voltam para a cidade de origem todos os dias).

Com velocidade máxima de até 160 km/h, a proposta seria ter custos semelhantes ao do transporte rodoviário. O TAV, com tarifas mais elevadas, teria prioridade para o público vindo dos aeroportos de São Paulo e Campinas e de padrão de renda mais elevado.

Correio Popular

Estação Braz Cubas da CPTM é parcialmente incendiada por vândalos


Ontem, funcionários trabalhavam na recuperação dos danos sofridos com o atentado à estação ferroviária / Foto Ricardo Santo

Um dia após o confronto entre moradores e policiais militares na Vila Estação, quando viaturas da PM foram alvejadas por manifestantes, a situação começou a se normalizar no bairro.

Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) trabalhavam ontem pela manhã nos reparos da estação Braz Cubas, parcialmente incendiada na noite de sexta. A Polícia Militar identificou os três homens responsáveis pelo ataque ao local por meio de imagens do sistema de monitoramento interno cedidas pela estatal.

Há três versões para a manifestação, iniciada por volta das 19 horas. A primeira é que a confusão foi motivada pela prisão de William Cristiano, mais conhecido como Pezão, na última quarta-feira. Segundo a Polícia, ele estava portando drogas e foi detido por tráfico. A segunda é por conta do desrespeito de Washington Felipe Belizolino – apelidado de Magu –, de 18 anos, aos policiais.

Ele chegou a ser encaminhado ao 2º Distrito Policial (DP), em Braz Cubas, onde foi lavrado um boletim de ocorrência (B.O.) por desacato e resistência, mas depois foi liberado. “Eles entraram com tudo na comunidade e a viatura passou com a roda pelo meu pé. Joguei a cerveja na cara de um deles (policiais)”, relatou à reportagem por telefone.

Ele já foi autuado por envolvimento com tráfico, conforme explicou a PM. A Polícia, por sua vez, alega que as ações constantes de combate ao tráfico têm incomodado os gestores da venda de entorpecentes. (Lucas Meloni)

http://odiariodemogi.inf.br

25 de agosto de 2012

Após pane, passageiros de trem de SP andam até plataforma

Trem apresentou pane por volta das 18h30 desta sexta-feira, próximo à estação Imperatriz Leopoldina

Um trem da CPTM que seguia sentido Itapevi, na linha 8, quebrou por volta das 18h30 desta sexta-feira entre as estações Domingos de Moraes e Imperatiz Leopoldina, na zona oeste de São Paulo.

Segundo relatos, passageiros aguardaram por cerca de 20 minutos dentro do vagão, com a as luzes apagadas, antes caminharem pelos trilhos até a plataforma mais próxima.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, alguns usuários não aguardaram o reestabelecimento da composição, que aconteceu por volta das 19h.

Eles deixaram o vagão após acionarem dispositivo de emergência e caminharam até a estação Imperatriz Leopoldina, a mais próxima, acompanhados por equipes de segurança.

Após o ocorrido, os trens passaram a circular o intervalo entre o embarque e o desembarque aumentou. Após o reboque do trem para a oficina, o fluxo foi sendo reestabelecido gradativamente. A CPTM afirma que, durante a ocorrência, os usuários era informados da situação pelo sistema de som dos trens e estações.

Terra

24 de agosto de 2012

Obras de modernização alteram a operação neste fim de semana [25 e 26]

A CPTM prossegue as obras de modernização da infraestrutura de suas linhas, neste fim de semana, dias 25 e 26. As linhas 8-Diamante e 12-Safira terão intervenções maiores. Confira as alterações que impactarão os intervalos destes sábado e domingo.

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: das 4h até a meia-noite de domingo, o trecho entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda será interditado para realização de obras no sistema de energia. Para acessarem a região central, os usuários terão como alternativa a transferência para os trens da Linha 7 e da Linha 3-Vermelha , do Metrô.

Ainda no domingo, das 4h até a meia-noite, o trecho entre as estações Presidente Altino e Carapicuíba estará fechado para intervenções. Como alternativa de deslocamento, a CPTM disponibilizará ônibus gratuitos para o transporte dos usuários.Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações que integram a região interrompida. O embarque poderá ser feito somente nas estações de maior demanda: Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba. Para usar o serviço, o usuário deve retirar senha na área interna dessas estações.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: das 4h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, os trens circularão entre as estações Presidente Altino e Grajaú, devido a intervenções nos equipamentos de via e sistema de energia na região de Osasco. Ainda no sábado, equipes atuarão no sistema de energia entre Cidade Universitária e Cidade Jardim, impactando o intervalo entre as composições das 22h às 23h59.

No domingo, das 4h até a meia-noite, serão realizados serviços de sinalização e sistema de energia na região da estação Pinheiros e implantados componentes do sistema de energia entre Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim. Os usuários deverão utilizar-se de ônibus gratuitos disponibilizados na estação Presidente Altino para chegarem às estações localizadas no trecho interrompido.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: das 21h de sábado até às 8h de domingo, a linha vai operar com maior intervalo, por conta de obras nos equipamentos do sistema de energia e equipamentos de via entre as estações Capuava e Ribeirão Pires. Também no domingo, das 8h às 20h, serão substituídos equipamentos de via na região da estação Brás.

Linha 11 [Luz - Guaianazes]: por conta das intervenções na região da estação Brás, os intervalos praticados no Expresso Leste estarão irregulares.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: das 4h até a meia-noite de domingo, os trens não vão circular entre as estações São Miguel Paulista e Engenheiro Goulart, em razão de trabalhos a serem realizados no sistema de energia e de substituição de equipamentos de via. Para o transporte dos usuários, serão disponibilizados ônibus gratuitos, com paradas para embarque e desembarque nas estações localizadas no trecho interrompido.

Desafio: é importante ressaltar que executar as obras de modernização atendendo aos usuários, simultaneamente, é um grande desafio. As ações exigem uma série de medidas, como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, como finais de semana, feriados e madrugadas, o que prolonga o tempo de conclusão dos serviços.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 055 01 21. [

CPTM

Linha Branca do metrô ajudará quase 1 mi de pessoas


O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugurou na manhã desta quinta-feira três novos trens para a Linha 8 - Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Além, disso, Alckmin anunciou também o edital de obras para a construção da Linha 15 - Branca do metrô na capital paulista que, segundo o Governo do Estado, beneficiará 900 mil pessoas.

"No dia 31 de agosto, sexta-feira, nós lançaremos o edital de pré-qualificação de uma nova linha do metrô, que é a Linha 15 - Branca, que sai de Vila Prudente e, com mais de 13 km de extensão, passa por 17 novas estações, como Vila Formosa, Tatuapé, Tiquatira e vai até a Dutra. Vamos ter uma estação na beira da Dutra", afirmou o governador do Estado de São Paulo.

De acordo com Alckmin, hoje em dia, o metrô tem 74 km de linhas, além dos 58 km em obras. São 24 km na Linha 2, outros 4 km na Linha 4, mais 11,5 na Linha 5 e outros 18 km de monotrilho na Linha 17. O governador disse ainda que existem 67 km de obras programados, sendo 34 km na Linha 6, mais 20 km na Linha 18 e outros 13 km na Linha 15.

A ideia do governo paulista é iniciar as obras da Linha 15 - Branca ainda no primeiro semestre de 2013. "Não é PPP (parceria público-privada). É obra pública e esperamos no primeiro semestre do ano que vem dar início às obras. Será a quinta linha em obra do metrô. E esperemos lançar mais duas linhas, a 6 e a 18, mas essas um pouco mais pra frente", explicou Alckmin.

O secretário de transportes do Estado, Jurandir Fernandes, também esteve na inauguração dos trens e disse que a nova Linha Branca deverá ser entregue em 2016, beneficiando 900 mil usuários. "Essa linha vai aliviar muito a Linha 3 - Vermelha.

Queremos lançar o mais rápido possível, mas uma obra de metrô é muito demorada. O que já passou foi bem demorado, mas agora vamos contratar a obra. Serão 17 estações enterradas, integrando a Linha 2, a Linha 3, a futura Linha 6 e a Linha 12 da CPTM", afirmou Fernandes.

O secretário disse ainda que o custo total de uma obra desse tipo é orçado em R$ 4 bilhões. "O custo que estamos falando é da obra civil, que é de R$ 1,2 bilhão. Não estamos colocando frota, sinalização, etc. Hoje, uma obra toda enterrada está em torno de R$ 450 milhões, portanto o custo global dela com tudo fica em torno de R$ 4 bilhões", explicou.

Com a entrega desses três novos trens, o número de carros entregues chega a 77. De acordo com o Governo do Estado, outros 28 estarão em uso gradativamente até 2013. "Vamos ter três novos trens todo mês, então completaremos 105 trens, cada um com oito carros e todos zero km", disse Alckmin.

Terra

Pane de 2h afeta toda a operação do metrô no pico

Uma falha pontual em um trem no horário de pico criou um efeito em cascata que prejudicou as quatro principais linhas do metrô de São Paulo na volta para casa nesta quinta-feira. A pane durou duas horas. Passageiros foram impedidos de chegar às plataformas para evitar superlotação e usuários chegaram até a caminhar nos túneis da rede.

Cerca de 2 milhões de pessoas usam o metrô no pico da tarde. O problema começou por volta das 17h30, segundo a companhia, e só começou a ser resolvido às 19h30, no fim do pico.

A causa da pane foi um trem que estava na Estação da Luz e perdeu a tração. Ele seguia no sentido da Estação Tucuruvi e precisou ser removido. Mas, segundo metroviários ouvidos pela reportagem, houve dificuldade para acionar um dos equipamentos do sistema de reboque na composição defeituosa.

O trem ficou parado por cerca de 30 minutos na Luz e, mesmo após a retirada da composição, ainda segundo metroviários, houve nova dificuldade para removê-la dos trilhos de circulação, já na Estação Tiradentes. Como o metrô funciona em sistema de carrossel, os demais trens não puderam andar enquanto a composição quebrada não fosse removida.

Cerca de 200 mil pessoas circulam somente pela Luz no horário de pico. Para evitar que o acúmulo de gente provocasse acidentes, a companhia teve de reduzir a velocidade nas demais linhas que têm conexão com a 1-Azul. Assim, os intervalos entre os trens cresceram nas Linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela. Nas Estações República e Anhangabaú, até as catracas chegaram a ser fechadas. Outros trens da Linha Azul também ficaram parados durante a remoção da composição defeituosa.

O Metrô não explicou por que houve tanta demora para a retirada do trem quebrado da Luz. Em nota, disse apenas que os usuários estavam sendo orientados pelo serviço de som. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo (AE)

23 de agosto de 2012

Metrô restringe a entrada de passageiros


Uma falha na tração em um dos trens que circulam pela Linha 1 – Azul, do Metrô, provocou lentidão no funcionamento do transporte e lotação em algumas estações, que estão restringindo a entrada de passageiros. Segundo informações de usuários, o problema fez com que alguns trens ficassem parados entre as estações.

Usuários que estavam em uma composição que parou entre a Ana Rosa e a Vila Mariana abriram a porta e seguiram caminhando pelo túnel de volta à Ana Rosa. Com isso, funcionários informaram que a estabilização da linha deve atrasar ainda mais.

A entrada de passageiros na Ana Rosa está fechada e, de acordo com funcionários, não há previsão para voltar a funcionar. O Metrô informou que, devido à falha na Linha 1, as composições das linhas 2-Verde e 3-Vermelha também operam com intervalos maiores.

Band

Transporte da Maria Fumaça deve ser finalizado essa semana


O sonho do trem turístico em São Roque está cada dia mais próximo. Na próxima semana todas as partes das locomotivas que farão o transporte de passageiros já estarão nos trilhos para o início dos testes.

Até o final dessa semana a Maria Fumaça Corina, datada de 1948, chega à área de testes em Mairinque. Em seguida será a vez da locomotiva Angelina deixar o Recanto da Cascata para começar a trabalhar. “Estamos ansiosos para ouvir o apito do trem em nossa ferrovia”, disse o prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

O trem ainda nem começou a funcionar e já está chamando atenção da imprensa de toda a região. Diversas matérias especiais sobre a importância do trem têm sido realizadas com frequência nas últimas semanas. “O interesse da mídia nesse projeto mostra a importância dele não só para São Roque, mas para toda a região, e também nos mostra como estamos no caminho certo”, comemora o Prefeito.

Para o transporte das duas Maria Fumaça e dos carros de passageiros estão envolvidos mais de seis profissionais que foram contratados pela prefeitura através de licitação. Chegando a Marinque o trem será submetido aos testes exigidos pela CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano e então poderá começar a operar. A viagem inicial está marcada para o fim desse ano.

Segundo a Divisão de Turismo, o percurso feito pela Maria Fumaça terá 16 km e o trem deve concluir o trajeto em 40 minutos.


Guia São Roque

Incêndio atinge favela próxima à estação Ipiranga da CPTM


Um incêndio atingiu uma favela no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 17h25 desta quinta-feira e foi controlado cerca de uma hora depois.

Ao todo, 23 viaturas com 70 bombeiros foram ao local, próximo ao viaduto Capitão Pacheco Chaves, perto da estação Ipiranga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A circulção de trens da linha 10 não foi afetada.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou o viaduto nos dois sentidos sem previsão de liberação. Com o fechamento, 17 linhas de ônibus da região tiveram o percurso alterado para a avenida do Estado.

Os bombeiros também informaram que não há registro de vítimas e ainda não se sabe a causa do fogo. O trabalho de rescaldo já foi iniciado. Cerca de 150 moradias foram atingidas.

Terra

Frota da Linha 8 recebe reforço de mais três composições

Os 460 mil passageiros que utilizam diariamente a Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi] da CPTM serão beneficiados com a entrada em operação de mais composições. O Governo do Estado entregoui, nesta quinta-feira [23], mais três novos trens equipados com tecnologia de ponta, ar-condicionado, design arrojado e funcional.

Fabricados pela CAF na unidade em Hortolândia/SP, os trens contam com oito carros e salão contínuo de passageiros [passagem livre entre os carros]. Com 170 metros de comprimento, as novas unidades são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e são dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva [mapa dinâmico] e visual [áudio]. Além disso, estão equipadas com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa.

Modernização da Frota: desde 2006, já foram adquiridos 105 trens. Com a entrega desses três, o número de novas composições em operação chega a 77. As 28 restantes serão entregues gradativamente até 2013. Em continuidade ao Programa de Modernização da Frota, a CPTM está licitando a aquisição de mais 65 trens de oito carros.

CPTM

Cerimônia de entrega do primeiro trem 8000

Ferroanel em SP poderá desafogar CPTM


 O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, avaliou nesta quinta-feira que a concessão do ferroanel de São Paulo poderá desafogar o transporte de passageiros pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto faz parte do pacote de logística anunciado pelo governo na semana e a intenção do ministério é de que as obras do tramo Norte comecem já em 2013.
"Os estudos estão bastante adiantados e imaginamos que o ferroanel paulista poderá ser um dos primeiros projetos a serem executados", disse Passos durante o programa de rádio Bom Dia Ministro, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"Com isso, acreditamos que a CPTM poderá avançar na qualidade do serviço de passageiros, sem a disputa de espaço pela mesma linha com o transporte de cargas", completou. Segundo ele, o tramo Norte deve começar a ser feito antes do tramo Sul, e ambos os trechos serão construídos em paralelo ao rodoanel.

Usuários da CPTM enfrentam problemas em SP


As linhas Coral e Esmeralda apresentaram defeito e causaram lentidão no trajeto e lotação nas plataformas;a situação já foi normalizada

A linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Luz a Estudantes, passou por uma manutenção no trecho entre as estações Brás e Luz, apresentando problema para os passageiros de São Paulo, nesta quinta-feira.

Os trens circulavam, lotados, com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

A linha 9-Esmeralda, que liga Osasco a Grajaú, também apresentou defeito na manhã de hoje. Por volta das 6h30, uma composição que seguia sentido Osasco, registrou um problema na Estação Granja Julieta e o trem teve de ser recolhido para manutenção.

Os usuários, mais uma vez, tiveram dificuldades para embarcar nas plataformas lotadas. No entanto, a situação das duas linhas do Metrô já foi normalizada, segundo a assessoria da CPTM.

Band

22 de agosto de 2012

Obra na linha férrea invade avenida e derruba árvores


Transtorno: Calçada da avenida Paul Percy Harris e parte da via foram invadidas em 1,5 km

Serviço inusitado faz parte dos trabalhos da MRS para separar linhas de transporte de carga das de passageiros

A calçada, a guia, a sarjeta e uma pequena faixa da avenida Paul Percy Harris ao lado da linha férrea, na Vila Maria de Maggi, estão sendo invadidas por uma obra da MRS Logística S/A em uma extensão de 1,5 quilômetro.

O serviço inusitado faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela empresa para separar as linhas de transporte de carga das de passageiros entre Suzano e Itaquaquecetuba. Além disso, a implantação do novo muro que cerca a malha ferroviária no trecho também motivou a retirada de várias árvores plantadas na calçada nas décadas de 1980 e 1990. A maioria era de uma fruta conhecida como uva japonesa.

Moradores da Vila Maria de Maggi disseram que ninguém foi informado sobre impactos, prejuízos e possíveis compensações para a obra.

"Simplesmente começaram a quebrar o muro antigo e construir na margem um novo mais para o meio da avenida. Isso não é bom porque o movimento de carros já é grande e a via está ficando mais estreita. Falaram que uma nova calçada com um metro e meio será construída ao lado do novo muro. Se for construída, a pista ficará ainda mais estreita", destacou a moradora Mercedes Garcia.

Ela ressaltou que alguns vizinhos cogitaram a possibilidade de fazer um abaixo-assinado para cobrar da MRS, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Prefeitura de Suzano esclarecimentos sobre a intervenção no local. "Mas acabou ficando por isso mesmo e a obra está seguindo, inclusive com a retirada das árvores", completou.

O Diário do Alto Tietê procurou a administração municipal para saber quais autorizações foram concedidas a MRS para eliminação da calçada e de parte da avenida e quais compensações estão previstas. Até o fechamento desta edição, o governo do prefeito Marcelo Candido (PT) não se manifestou.

A CPTM informou que somente a MRS Logística poderia falar sobre o assunto. A MRS, por seu lado, foi bastante econômica nas explicações. "Todas as licenças e contrapartidas estão contempladas em convênio assinado entre a Prefeitura de Suzano e a MRS. A previsão de término da obra é no final de 2012", destacou a assessoria, porém sem dar detalhes sobre quais seriam essas licenças e contrapartidas.

DAT

Licitação para trem expresso SP-Jundiaí sairá em 15 dias


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai lançar nos próximos 15 dias a licitação dos projetos básico e executivo do trem regional expresso que ligará a capital paulista ao município de Jundiaí, de acordo com informações do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, que participa na manhã desta quarta-feira de evento no Sindicato dos Engenheiros  do Estado de São Paulo. O valor estimado dos projetos é de R$ 152 milhões.

"Estamos tratando os trens regionais de Jundiaí, Sorocaba e Santos. Deixamos de tratar do trem de São José dos Campos porque ele poderá ser atendido pelo TAV", afirmou o secretário, em referência ao Trem de Alta Velocidade, projeto do governo federal que deve ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, passando por São José dos Campos.

Ainda no mês de setembro, deve ser realizada audiência pública sobre o trem que ligará São Paulo a Sorocaba e o edital de licitação dos projetos deve ser lançado até dezembro.

Estadão

Monotrilho vai passar por linhas de alta-tensão em SP


O monotrilho da linha 18-bronze do Metrô, que vai ligar a zona leste da capital ao ABC, tem pela frente no seu traçado, entre outros obstáculos, linhas elétricas de alta tensão em seis lugares.

O trem ainda irá cortar bairros residenciais e desapropriar dois campos de clubes de futebol tradicionais, um deles reformado recentemente por R$ 2 milhões.

As informações estão no EIA-Rima (estudo de impacto ambiental) apresentado pelo Metrô para obter o licenciamento ambiental prévio da obra -ele cita o caso das torres de energia como importante interferência na infraestrutura urbana no ABC.

Como o trem vai circular a uma altura média de 20 metros em todo o trajeto, é impossível que a nova construção e as torres de alta tensão dividam o mesmo espaço.

Os impactos da obra, que deverá ficar pronta, na primeira fase, em 2015, preocupam moradores de São Bernardo do Campo há um ano.

A estação Baeta Neves, por exemplo, está projetada sobre a torre de um condomínio de alto padrão, recém-entregue aos compradores. O estudo inicial errou ao apresentar a área como desocupada.

Os moradores da região que temem pelo barulho do futuro trem também não estão totalmente errados, indica o estudo. O texto cita a necessidade de que sejam feitos, pelo governo, constantes programas de monitoramento do barulho do monotrilho.

Outros dois problemas são as possíveis desapropriações do Lavínia Esporte Clube e do Triângulo Esporte Clube.

A sede do Lavínia acaba de ser reformada. No ano passado, o próprio prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), inaugurou o centro esportivo. A prefeitura investiu mais de R$ 2 milhões na reforma.

No total, estima o estudo de impacto ambiental, vão ser desapropriados 203 mil m². Quase 40% da área é classificada como residencial.

Outro lado

Por meio de nota, o Metrô informa que "as informações preliminares não podem ser tomadas como definitivas" e que apenas no projeto executivo é que as desapropriações e a solução para as linhas de transmissão de energia serão totalmente definidas.

Mudanças radicais no EIA-Rima, no entanto, podem exigir um novo processo de licenciamento ambiental.

Toda a linha será construída por meio de uma parceria público-privada. As propostas dos consórcios interessados na obra é que terão peso decisivo no trajeto, desapropriações e locais de estações.

Folha de São Paulo

Usuários do Metrô enfrentam problemas

A linha 5-Lilás e a linha 3-Vermelha tiveram a velocidade reduzida e as plataformas ficaram lotadas; a situação já foi normalizada

A linha 3-Vermelha do Metrô, que seguia via Palmeiras-Barra Funda na manhã desta quarta-feira, apresentou um problema na porta do vagão da Estação Vila Matilde, o que causou maior tempo de parada entre as estações e velocidade reduzida, em São Paulo.

Passageiros também enfrentaram problemas na linha 5-Lilás do Metrô, que ficou parada por 27 minutos, pois houve falha em um equipamento de mudança de via entre o Capão Redondo e Campo Limpo.
Por causa do problema, as plataformas e os trens ficaram lotados, e por questão de segurança, o Metrô acabou barrando os usuários da linha 5 na catraca, para não lotar a plataforma e colocar em risco a vida dos passageiros.

Segundo a assessoria do Metrô, os problemas foram solucionados e a situação já está normalizada.

Band

20 de agosto de 2012

Jovem é atacada com ácido em trem da CPTM

Na plataforma da Estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Zona Oeste, Ana Carolina, de 19 anos, não notou nada de diferente. Era sexta-feira, 17h40, e o movimento estava intenso, normal para o horário de pico.

Quando o trem chegou ao terminal, a estudante universitária se acotovelava ao restante da multidão que tentava entrar no vagão. Sentiu as costas molhadas, mas esqueceu de olhar para trás. Não desconfiava que tinha sido atacada com ácido corrosivo naquele momento.

Dentro do trem, sentiu uma ardência incontrolável. Colocou a mão na calça legging que usava e  parte do tecido saiu em sua mão. “Eu estava queimando”, conta Ana Carolina. Desesperada, desceu na Lapa, a estação seguinte. Pediu ajuda para um segurança e foi até o banheiro se lavar com água e sabão. A calça, a calcinha e a blusa já tinham “derretido”. A pele, bastante avermelhada, não sofreu queimaduras.

Com a roupa rasgada e sem entender o que tinha acontecido, o desespero tomou conta de Ana Carolina. Conseguiu lembrar o telefone dos pais depois de alguns minutos e não se sentiu em condições de ir até a delegacia registrar o caso. A queixa será prestada hoje.

Através da rede social Facebook, Ana Carolina desabafou sua história. Até ontem, mais de 300 usuários da rede compartilharam a mensagem.

EXTREMISTAS/ Uma das hipóteses levantadas é a de que Ana Carolina tenha sido atacada por um grupo extremista que prega a violência contra mulheres na internet.  Uma das ideologias difundidas na rede é a de que mulheres bonitas com roupas “provocantes” devem ser punidas com ácido, a exemplo do que acontece em alguns países do Oriente Médio.

A estudante descarta a possibilidade de ter sido vitimada por alguém que já a conhecia. “Se aconteceu comigo, pode acontecer com outras pessoas. As mulheres que usam transporte público estão acostumadas a ouvir coisas desagradáveis e até a assédios, mas você nunca imagina que vai acontecer algo tão grave. A pergunta que não sai da minha cabeça é: por que comigo?”.

CPTM tem central de denúncias 24 horas

Caso desconfie de alguma situação irregular dentro das dependências da CPTM, o usuário deve denunciar imediatamente para que um segurança da estação possa intervir.

A CPTM disponibiliza o serviço de SMS-Denúncia, através do celular 97150-4949 ou pelo telefone 0800 055-0121. Ao receber a mensagem, o agente que estiver mais próximo do local é destacado para atuação imediata. Todas as denúncias recebidas por esse telefone são encaminhadas imediatamente à área de segurança da companhia. O denunciante não precisa se identificar e o serviço funciona 24 horas.

Sobre o caso de Ana Carolina, a CPTM esclareceu, em nota, que os funcionários prestaram os primeiros socorros à jovem  e pretende fornecer imagens à polícia para ajudar na identificação do criminoso.

Além de agentes de segurança nas plataformas, a CPTM conta com circuito interno de 1.579 câmeras que reforçam a vigilância.

Diário de São Paulo

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Entenda o processo de modernização da CPTM para oferecer tecnologia e agilidade

Um dos maiores desafios é se reestruturar sem tirar os trens de circulação

O sonho de Diego da Silva Pazotto, de apenas 26 anos, é se tornar engenheiro e construir coisas boas para o mundo. Hoje, ao lado de centenas de operários, ele faz parte da equipe das obras de modernização da CPTM, e sabe que seu trabalho vai influenciar diretamente a vida dos usuários do sistema.

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As seis linhas da companhia estão passando por uma verdadeira reestruturação, como investimentos nos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente, além de novas estações e modernos trens que estão sendo adquiridos pelo governo do Estado. O objetivo é diminuir o intervalo entre os trens, aumentar a oferta de lugares, conforto, segurança e tecnologia aos usuários.

Na linha 9, a primeira a ser entregue e que atende de Osasco a Jurubatuba, os investimentos para implantar a nova infraestrutura totalizam R$ 307 milhões. Já na Linha 8 Diamante, que vai da estação Júlio Prestes a Itapevi, os recursos investidos são da ordem de R$ 350 milhões. Números que refletem o grande desafio da modernização da CPTM, que é o de se reestruturar sem tirar trens de circulação.

Para entender esse processo de modernização da CPTM, assista ao vídeo.


Do Portal do Governo do Estado



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Trem atinge adolescente em linha da CPTM

Acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (20) na Linha 7-Rubi.
Segundo companhia, jovem estava em local de acesso proibido.

Um adolescente foi atropelado por um trem da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), nesta segunda-feira (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, o jovem de 14 anos foi atropelado por volta das 16h30, próximo à Avenida Doutor Felipe Pinel, em Pirituba.

De acordo com a CPTM, o garoto entrou na linha férrea na região da estação Vila Clarice, em um local de acesso proibido. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Para ajudar no resgate, foram acionadas duas equipes dos bombeiros, uma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o helicóptero Águia, da Polícia Militar. A vítima foi levada para o Hospital das Clínicas.

Em nota, a CPTM informou que o acesso à linha férrea por pedestres é proibido e que campanhas educativas têm sido realizadas. Segundo a companhia, a circulação de trens pela linha não chegou a ser interrompida.

G1

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Avenida Ibirapuera é bloqueada até 2015 para obra do Metrô

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai interditar as duas faixas de trânsito da avenida Ibirapuera, entre as avenidas Jamaris e Moema, no sentido centro, a partir das 9h deste domingo (19). O bloqueio será feito para obras da linha 5 - Lilás do Metrô e a via só deve ser liberada em 2015.

De acordo com a companhia, a avenida possui três faixas de rolamento, sendo que em uma delas está implantada a faixa exclusiva de ônibus, que não será afetada com a interdição.

Além da interdição desse trecho da avenida Ibirapuera,  a CET vai bloquear a avenida Divino Salvador, que passará a operar apenas para o trânsito local em mão dupla de direção. 

Como alternativa, os veículos deverão utilizar a avenida Jamaris, alameda Iraé e avenida Chibarás. Outra rota alternativa é pela avenida Aratãs e pela alameda dos Jurupis.

CPTM vai reforçar trens até Suzano

Objetivo da empresa com a ampliação da frota é transferir para a cidade a baldeação dos passageiros que viajam entre Mogi das Cruzes e a Capital

Aquisição: Ao todo, a CPTM comprou nove trens, que serão incorporados à frota atual

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que nove novos trens reforçarão o transporte de passageiros entre as estações Luz e Suzano. A ampliação da frota deverá ser efetivada até o início de 2014, quando a obra da nova estação de passageiros que está sendo construída no centro da cidade deverá ficar pronta.

O objetivo da CPTM e do governo do Estado é transferir para Suzano a baldeação dos usuários que viajam entre Mogi das Cruzes e a Capital. Atualmente, as transferências ocorrem em Guaianazes, situação que causa transtorno para milhares de usuários, que todos os dias sofrem com aperto e empurra-empurra para entrar e sair dos trens.

Além de informar sobre a ampliação do número de composições, a CPTM também divulgou um balanço (solicitado pelo jornal) sobre os investimentos feitos no primeiro semestre deste ano nas linhas 11 e 12 que atendem aos moradores de Suzano, Mogi, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquá.

A assessoria de Imprensa falou sobre a compra de nove composições ao ser questionada pela reportagem sobre anúncio feito no último dia 3 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, o governo do Estado autorizou a abertura de concorrência nacional para a compra de 65 novos trens.

"Para atender a extensão em período integral do Expresso Leste até Suzano, após a conclusão das obras de reconstrução daquela estação, a CPTM já adquiriu nove trens, os quais começaram a ser entregues neste semestre", destacou a assessoria, indicando que os trens que circularão da estação Luz até Suzano já foram comprados e não fazem parte do pacote de 65 veículos cujo processo licitatório ainda será aberto.  

Balanço

A CPTM informou ainda que a infraestrutura das linhas 11-Coral (Luz-Guaianazes-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) estão sendo modernizadas. As obras contemplam a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicação, energia, rede aérea e via permanente, além da reforma das estações.

Os investimentos que estão em andamento, nas duas linhas, são da ordem de R$ 389 milhões, dos quais R$ 232,4 milhões são para a Linha 11-Coral e R$ 166,4 milhões para a Linha 12-Safira.

DAT

17 de agosto de 2012

CPTM altera operação para obras de modernização no final de semana [18 e 19]


Neste fim de semana, dias 18 e 19, a CPTM volta a intensificar as obras de modernização da infraestrutura de suas seis linhas. Cabe ressaltar que as intervenções estão concentradas nos finais de semana, em razão do movimento menor de usuários registrado no sistema. O horário de operação comercial dos trens é das 4h à meia noite, exceto aos sábados, quando é estendida até 1h de domingo. Confira as intervenções que impactarão os intervalos.

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: no domingo, das 4h às 20h, os trens não circularão entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, devido à implantação de estruturas do sistema de energia de alimentação dos trens. Para chegarem à região central, os usuários poderão utilizar os trens da Linha 3-Vermelha, do Metrô, na estação Palmeiras-Barra Funda e os da Linha 1-Azul, na estação Luz. Também haverá intervenções no sistema de energia, na região da estação Jaraguá, ocasionando aumento do intervalo.

Linha 8 [Júlio Prestes - Itapevi]: no domingo, o trecho entre as estações Presidente Altino e Carapicuíba estará fechado para obras. Para atender o trajeto, serão disponibilizados ônibus gratuitos. Os coletivos farão parada para desembarque nas proximidades das estações que integram o trecho interrompido. O embarque poderá ser feito somente nas estações de maior demanda: Presidente Altino, Osasco e Carapicuíba. Para usar o serviço, o usuário deve retirar senha na área interna dessas estações.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: no sábado, a partir das 20h, serão implantados equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens no entorno da estação Santo Amaro. Após as 22h de sábado até a meia noite de domingo, por conta de intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de energia, os trens não vão circular entre Presidente Altino e Osasco. Ainda no domingo, haverá obras entre Morumbi e Santo Amaro, aumentando o intervalo durante a operação comercial.

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: no domingo, das 7h às 17h, a linha vai operar com maior intervalo, por conta da substituição de equipamentos do sistema de vias nas imediações da estação Rio Grande da Serra.

Linha 11 [Luz - Guaianazes]: no sábado, a partir das 18h, os trabalhos estarão concentrados na substituição de equipamentos de via entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes, elevando o intervalo entre os trens.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: no sábado, a partir das 18h, começam as intervenções nos sistemas de sinalização e de alimentação de energia elétrica dos trens, entre Calmon Viana e Jundiapeba, o que impactará o intervalo praticado na extensão dessa linha.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: a partir das 18h de sábado, a circulação de trens terá intervalos irregulares em razão de obras no sistema de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino.


Alterações durante a semana [20 a 24/08]:

Linha 8: entre segunda e sexta-feira, a circulação será feita com maior intervalo a partir das 23h, por conta de manutenção no sistema de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Antônio João e Carapicuíba e entre Jandira e Barueri.

Linha 9: nestas segunda e terça-feira, a partir das 23h, a operação será impactada devido à manutenção no sistema de alimentação de energia elétrica dos trens, entre as estações Morumbi e Granja Julieta e entre Socorro e Jurubatuba.

Desafio: executar as obras de modernização mantendo, simultaneamente, o serviço aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas da CPTM são inadiáveis e imprescindíveis, uma vez que permitirão que os novos trens que estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

CPTM

Serra 'passeia' de trem às 13h e é cobrado a voltar em horário de pico

Ao entrar em um trem na estação Berrini, um pequeno grupo questionou por que Serra não fazia campanha no horário de pico: "Vem aqui às 18h para ver como a gente fica"

Durante visita a uma estação da CPTM na zona sul da capital nesta sexta-feira, o candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, foi cobrado por eleitores pela lotação do transporte sobre trilhos e por ter abandonado a prefeitura para disputar o governo em 2006. Ele estava ao lado do governador Geraldo Alckmin, também do PSDB.

Ao entrar em um trem na estação Berrini, um pequeno grupo questionou por que Serra não fazia campanha no horário de pico: "Vem aqui às 18h para ver como a gente fica", gritou um dos passageiros. A visita ocorreu por volta das 13h.

O deputado Orlando Morando (PSDB), que acompanhava Serra, retrucou: "Foi ele quem reformou isso aqui, esse trem novo foi ele quem trouxe".

Não surtiu efeito: "Isso é obrigação de político", respondeu o manifestante.

Serra e Alckmin mantiveram-se impassíveis.

Ao sair do trem na estação Pinheiros para tomar o metrô, novas manifestações: "Só vem aqui para ganhar voto", disse um usuário.

Um estudante que seguiu Serra durante todo o percurso continuou a ofendê-lo e foi abordado por um dos seguranças de Alckmin e por Morando.

Após a conversa com os dois, o estudante gritou: "Seu pessoal me chamou de babaca e disse que eu voto em mensaleiro. Isso é falta de respeito. Eles não sabem em quem eu voto. Manda votar nele de novo para ele abandonar a prefeitura."

Em entrevista do lado de fora da estação Faria Lima, Serra disse que as cobranças desse tipo são "naturais". "É natural as pessoas quererem mais trem e mais metrô mesmo depois de todo o nosso investimento."

Ele prometeu ampliar a destinação de recursos municipais para os transportes sobre trilhos, disse que quatro obras do metrô estão em andamento, inclusive duas para desafogar a linha 9, onde ouviu as primeiras críticas.

Fonte: Folha de S. Paulo

Alckmin anuncia investimento no Expresso Jundiaí


O governador Geraldo Alkmin anunciou, em Brasília, mais R$ 11,9 bilhões em investimentos no Estado.

Entre os projetos, estão o túnel entre as cidades de Santos e Guarujá, o contorno norte da Rodovia dos Tamoios e o Expresso Jundiaí. A informação é da TV TEM.

O Expresso Jundiaí será um serviço rápido de ligação entre Jundiaí e São Paulo, com cerca de 47 km de extensão e tempo de viagem estimado em 25 minutos.

Este projeto deve ser concluído até o final do mês, segundo assessoria de imprensa do governador. Depois disso, será aberto processo de licitação. O custo total da obra é estimado em R$ 3,2 bilhões.

Agência Bom Dia

Novos trens do Metrô terão grafite na lataria


Um concurso cultural aberto nesta quinta-feira é a nova aposta do Metrô para reduzir críticas quanto à "feiura" que o projeto do monotrilho da Linha 2-Verde pode levar à zona leste da cidade.
A companhia vai escolher grafites ou outros desenhos para enfeitar os 54 trens que circularão pelas vias que estão sendo construídas entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes.
O monotrilho precisa andar em vias elevadas, sustentadas por vigas de até 10 metros de altura. Moradores da zona leste e, principalmente, do Morumbi, na zona sul, que também vai receber obra parecida, temem que o novo meio de transporte se transforme em um "minhocão", prejudicando a paisagem dos bairros e degradando áreas do entorno.
Os grafites não vão retirar esse risco, mas podem deixar os trens - que serão brancos - mais coloridos.
O concurso para embelezar as composições foi aberto ontem e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 3 pela internet. O site é o www.tapintandoumnovometro.com.br.
Uma comissão formada por integrantes do Metrô, do governo do Estado, da Bombardier (empresa que está fabricando os trens) e por profissionais de arte e design vai escolher 20 finalistas. Os trabalhos serão submetidos então a votação popular no mesmo site.
Segundo o Metrô, o primeiro carro de cada composição vai receber o desenho. Para participar, o interessado precisará baixar um croqui do envelope que será usado no trem, fazer seu desenho e enviá-lo de volta ao Metrô. Só pessoas com mais de 18 anos podem participar do concurso.

16 de agosto de 2012

Metrô expõe maquete do trem do monotrilho da Linha 2- Verde


O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, acompanhado pelo diretor-presidente do Metrô, Peter Walker, abriu nesta quinta-feira, dia 16, a visitação à maquete do trem que circulará pelo prolongamento em monotrilho da Linha 2- Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes.

A linha está em obras sob a responsabilidade do Consórcio Expresso Monotrilho Leste e a previsão é que o primeiro trecho, da Estação Vila Prudente à região do bairro do Oratório, seja entregue em 2013. O trecho seguinte, até São Mateus, deve entrar em funcionamento em 2014. A chegada à Cidade Tiradentes está prevista para acontecer em 2016.

O módulo em exposição, que é uma réplica dos carros que estão sendo fabricados pela Bombardier na cidade de Hortolândia, no interior paulista, estará exposto ao lado da Estação Vila Prudente e poderá ser visitado pelos usuários do Metrô e por demais interessados, sempre de quarta a sábado, das 10 às 19 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas.

No interior desse módulo do trem, os visitantes conhecerão o design futurista, além dos recursos tecnológicos disponíveis, como câmeras internas de vigilância eletrônica e ar-condicionado. Os trens do prolongamento em monotrilho da Linha 2- Verde terão todos os itens para garantir plena acessibilidade: sinalização em braille, mapa dinâmico da linha, sistema automático de emissão de mensagens sonoras e intercomunicador para os usuários falarem diretamente com os operadores do Centro de Controle do Metrô em caso de necessidade.
 
A réplica ficará exposta até o dia 30 de setembro. A visita é gratuita e no interior da maquete os visitantes terão oportunidade de assistir a um vídeo explicativo sobre o sistema monotrilho e conhecer as vantagens deste meio de transporte. No local será implantado um Posto de Informações, onde a comunidade poderá tirar dúvidas sobre o novo trecho da Linha 2-Verde.

Monotrilho de alta capacidade em operação em São Paulo

São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona Leste. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h e circular com intervalos mínimos de até 90 segundos entre as composições, segundo técnicos do Metrô e da fabricante.

Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 24,5 km e 17 estações e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. Cada trem terá capacidade para transportar mil passageiros, em média.

O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos as mais de duas horas gastas atualmente no trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes.

O monotrilho atende às práticas sustentáveis em todas as etapas de construção e é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes na atmosfera, e por rodar sobre pneus é silencioso. Com recursos de direção totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é muito mais seguro e confiável.

Sob a via elevada do monotrilho, está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população.

Metrô lança concurso cultural “Tá Pintando o Novo Metrô”

Na abertura da exposição da maquete do trem do monotrilho da Linha 2- Verde será feito o lançamento do concurso “Tá Pintando o Novo Metrô”.
Os interessados em participar do concurso poderão compartilhar suas sugestões até o dia 3 de setembro no hotsite http://www.tapintandoumnovometro.com.br/main.php e a mais votada será aplicada nos novos trens do monotrilho.

Metro sp

Achados e Perdidos da CPTM ganha sistema on-line


A Central de Achados e Perdidos recebe mensalmente a média de 6.500 objetos esquecidos nas dependências da CPTM. Para agilizar o registro desses itens, foi criado um cadastro on-line. Assim, empregados de qualquer estação podem imediatamente inserir no sistema GAU [Gestão de Atendimento ao Usuário] as informações do objeto encontrado.

A medida facilita a pesquisa remota e monitora o envio do material para a Central, beneficiando diretamente os usuários, ao possibilitar que o item encontrado seja localizado pelas estações ou pela equipe do 0800 antes mesmo de ser armazenado na Central de Achados e Perdidos, localizada na estação Palmeiras-Barra Funda.

Antes do cadastro on-line, o procedimento exigia que os empregados encaminhassem o objeto para a Central, com um formulário em papel protocolando o envio e recebimento. Esse processo acabava levando alguns dias até que o item encontrado fosse cadastrado. Outra dificuldade é que não havia como compartilhar a informação do sistema com as estações. Agora, o cadastramento on-line permite monitorar o processo desde o encaminhamento do item até o seu recebimento pela equipe da Central.

A nova ferramenta foi desenvolvida pela GFI [Gerência de Informática] em conjunto com o SAU [Serviço de Atendimento ao Usuário], departamento ao qual a Central de Achados e Perdidos é subordinada. A implantação, os testes e o repasse de informações para as estações ficaram a cargo das agentes de relacionamento Monick Correa e Rosemary Freitas. Com o fim do preenchimento manual do formulário em papel, o processo também tornou mais eficazes o armazenamento e o controle dos itens esquecidos.

A chefe do SAU, Eliete Cury, idealizadora do programa, explica que o atual sistema foi desenhado com foco no trabalho de devolução dos itens perdidos, que hoje é responsável pela devolução 50% de tudo o que chega à Central. "Esse trabalho surpreende os usuários e agrega valor positivo à imagem da CPTM e integra as áreas operacionais ao Serviço de Atendimento ao Usuário [SAU]. Além de todos os benefícios já mencionados, o sistema também permite otimizar o trabalho de pesquisa ao priorizar os contatos que são feitos na tentativa de localizar os proprietários, bem como emitir avisos quando um determinado item procurado chega à Central de Achados e Perdidos". Os avisos são possíveis graças a um sistema de rastreamento que fica ativo por 30 dias após o cadastramento do objeto procurado.

O GAU foi testado durante três meses. Após esse período, passou a ser implantado gradativamente nas estações. Atualmente já está funcionando nas linhas 7, 8, 11 e 12. A próxima será a Linha 9 e até setembro a 10.

O processo começa pelo funcionário da estação que, após receber ou encontrar algum item, insere os dados sobre ele no protocolo on-line. Ao chegar à Central, o item é conferido. Em seguida, há um maior detalhamento dos documentos e objetos dentro do sistema com o objetivo de facilitar sua identificação. Esse processo garante extrema segurança. "Para se ter ideia, quando se trata de dinheiro, identificamos até a série da cédula, para que seja entregue a mesma nota que o usuário perdeu", observa Monick.

Concluída essa fase, a equipe da Central entra em campo com o objetivo de identificar o proprietário. Nesse trabalho minucioso de pesquisa, constantemente são cruzados dados com sites onde é possível obter telefones, endereços, e-mails entre outras pistas. Esse processo ativo potencializa a devolução, sendo responsável por 70% de tudo que é devolvido para os usuários.

Separadas em estantes específicas, as peças ficam na Central durante 60 dias. Após esse período, caso não tenham sido retiradas pelos proprietários, o sistema faz a contagem para que sejam baixadas do arquivo e emite cartas de encaminhamento a instituições específicas com as respectivas listas por categoria de itens. Para documentos, por exemplo, as cartas são emitidas para o órgão expedidor. Os objetos em bom estado são doados para o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.

A Central de Achados e Perdidos funciona na estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Outra opção para contato é o telefone 0800-055-0121.

CPTM

Página: Oficial Diário da CPTM

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