Bem-vindos ao Diário da CPTM
29 de novembro de 2014
Novas estações do Metrô recebem conexão WiFi
28 de novembro de 2014
Passageiros reclamam de interrupção da linha 7 da CPTM nos fins de semana
A alteração na circulação da Linha 7 – Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nos fins de semana tem gerado reclamações entre os usuários. Desde setembro de 2012, alguns trechos são interrompidos para obras de modernização e reparo das vias.
Ao sair para trabalhar ou passear, é comum encontrar algumas estações fechadas. Como alternativa, os passageiros precisam recorrer ao sistema de ônibus PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência). No entanto, o itinerário não é o mesmo que o do trem e faltam paradas em alguns trechos.
Entre as estações Barra Funda, região oeste, e Perus, na zona norte, quem recorre ao ônibus conta apenas com uma opção de parada em Pirituba. Para ter acesso a Água Branca, Lapa, Piqueri, Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora é preciso fazer uma conexão por conta própria, com aumento do tempo e o custo da viagem.
É o caso do vigia José Roberto dos Santos, 43. Em dias normais, ele costuma levar 45 minutos da zona leste até a estação Piqueri. Aos domingos, já chegou a gastar o triplo do tempo.
“Como o ônibus não para na estação, pego mais um e gasto R$ 4,65 e não os R$ 3 de sempre”, diz. Ele não percebe melhorias na linha e aponta problemas como as inundações em um trecho próximo da estação Piqueri. “Já molhei roupas e sapatos ali”, afirma.
A linha Rubi atende 465 mil pessoas da capital e de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, municípios da Grande São Paulo. Aos domingos, são 128 mil passageiros.
O porteiro Márcio Barbosa, 29, prefere não pagar ônibus extra. “Fico bem na frente e explico ao motorista que preciso descer no caminho”. Segundo ele, a maioria entende, mas alguns alegam problemas com os fiscais e não param. “Vejo muita discussão feia”, garante.
Para o estoquista Elvis Alves, 22, e a assistente Cláudia Malmagro, 16, a troca do trem pelo ônibus atrapalha bastante. Segundo eles, após um passeio com o sobrinho, a volta para casa se torna cansativa.
No dia 2 de novembro, o Mural testou o funcionamento do ônibus PAESE entre as estações Barra Funda e Perus. Ao questionar sobre como descer durante o trajeto, recebeu informações diferentes. Um fiscal na Barra Funda disse que bastava falar com o motorista. Contudo, em Pirituba, outro funcionário disse que precisava autorizar o motorista a parar e pediu ao passageiro que entrasse pela porta da frente, para ficar próximo ao condutor.
A CPTM estima concluir as obras na linha entre 2015 e 2016. A companhia admite haver “incompatibilidade da rota viária com o local das estações” e que se os ônibus pararem em todas as estações, o tempo será muito longo.
Além disso, a empresa diz solicitar que a SPTrans oriente os motoristas a permitir o desembarque em outros pontos informados pelos passageiros, mas apenas se estiver “no traçado dos ônibus e que os pontos de parada sejam homologados pela EMTU e/ou SPTrans”.
A SPTrans informou que para alterar a rota de atendimento, a CPTM deverá enviar uma solicitação formal de alteração no convênio firmado entre as empresas, que atualmente prevê paradas apenas nas estações determinadas.
Sidney Pereira, 58, é correspondente de Vila Maria
@sidneypereira00
Folha de SP
Obras alteram circulação nas linhas da CPTM
Neste final de semana, 29 e 30 de novembro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. No domingo, em razão do vestibular da Fuvest, os serviços serão realizados nas linhas 7-Rubi, 8-Diamente, 11-Coral e 12-Safira, após o início das provas do vestibular. Confira a programação e antecipe a sua viagem:
Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, em razão de intervenções no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Pirituba e Caieiras, onde haverá parada para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de ¬¬12 minutos entre Luz e Pirituba de 20 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.
Domingo: das 13h às 19h, os trabalhos no sistema de rede aérea estarão concentrados nas proximidades da Estação Franco da Rocha. O intervalo médio será de 12 minutos entre Luz e Caieiras e 24 minutos entre Caieiras e Francisco Morato.
Das 13 às 21h, ocorrerão obras nos equipamentos de via permanente entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio será de 30 minutos na extensão da Linha 7.
Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]
Domingo: das 21h30 até meia-noite, haverá intervenções na via permanente entre as estações Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.
Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz-Guaianazes]
Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Luz e Brás. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.
Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, devido a intervenções nos sistemas de rede aérea, nos equipamentos de via permanente e das estações que estão em reconstrução. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes.
Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.
Domingo:das 14h até meia-noite, os serviços nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente estarão concentrados nas proximidades da Estação USP Leste. O intervalo médio será 25 minutos em toda a linha.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.
27 de novembro de 2014
Fãs se aglomeram na estação Paraíso para ver Cat Power
Cantora americana fez um show surpresa no Metrô de São Paulo na tarde desta quinta-feira, 27
Centenas de fãs se aglomeraram na estação Paraíso do Metrô, em São Paulo, para assistir ao show surpresa da cantora norte-americana Cat Power na tarde desta quinta-feira, 27.
A apresentação foi anunciada nas páginas oficiais da artista nas redes sociais.
O pocket show acústico foi realizado na própria plataforma de desembarque no sentido Tucuruvi e durou cerca de 30 minutos. Apesar de reunir um bom número de pessoas, a performance de Cat não chegou tumultuar o ambiente.
No repertório, sucessos como Metal Heart e uma versão especial do clássico Satisfaction, dos Rolling Stones."Vocês são ótimos. Foi um prazer tocar para vocês. Nos vemos novamente neste fim de semana", disse a cantora.
A acústica do local não contribuiu muito e quem ficou mais ao fundo do palco não conseguiu ouvir a voz da cantora. "Acho válido esse tipo de iniciativa. Embora eu não saiba quem é ela, a música ajuda a acalmar o ímpeto feroz da multidão no horário de pico", disse o administrador de empresas Ricardo Santos Villela, 32.
O show da tarde desta quinta-feira faz parte do projeto de divulgação do Popload Festival, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro em São Paulo. Além de Cat Power, o evento conta ainda com Tame Impala, Lumineers e Icona Pop. Também tocam os brasileiros Rodrigo Amarante, Marcelo Jeneci e a banda Boogarins.
Em 2014, prestes a comemorar 20 anos de carreira, Charlyn Marie Marshall - nome verdadeiro de Cat Power - lançou a música I Wish I Was Here com o grupo inglês Coldplay, para o filme homônimo dirigido por Zach Braff. A cantora se apresentou na primeira edição do festival no ano passado e, apesar do atraso de mais de uma hora, agradou o público com as canções de seu nono álbum, Sun.
Estadão
Metrô de SP veta anúncio de livro sobre black blocs
O Metrô de São Paulo vetou a publicidade de um livro sobre a tática Black Bloc. A publicidade, paga pela Geração Editorial, responsável pela publicação, ficaria em cartazes afixados nos vagões dos trens.
Um dos autores de "Mascarados - A Verdadeira História dos Adeptos da Tática Black Bloc", o jornalista e blogueiro Bruno Paes Manso, afirmou que a leitura a respeito do livro feita pelo Metrô, que é controlado pelo governo do Estado, é "equivocada".
"O livro não faz apologia dos black blocs. Ele procura mostrar o superdimensionamento dado a esses garotos, desmistificá-los e explicá-los para a sociedade", afirmou Paes Manso.
No auge dos protestos de junho de 2013, estações do Metrô foram alvo de quebra-quebra na região da Avenida Paulista.
A Geração Editorial contrataria 20 sancas, como são chamadas as peças de publicidade, nos vagões das Linhas Vermelha e Verde - o dobro do mínimo exigido pelo Metrô.
Cada uma delas mede 112 centímetros por 30 cm e custa R$ 266. A editora gastaria R$ 5.320 por um mês de exposição.
No dia 19, porém, a Geração recebeu um e-mail do Metrô dizendo que o layout não havia sido aprovado.
A editora respondeu a mensagem e mais tarde recebeu a ligação de um funcionário do Metrô dizendo que não adiantaria mandar outra arte, já que o problema era com o tema do livro.
"Para nossa surpresa, disseram que não veiculariam o anúncio porque ele incitaria a violência. Não vou chamar de censura. Foi um erro de avaliação", disse Luiz Fernando Emediato, diretor da Geração.
Para ele, o livro é apenas uma reportagem sobre o tema em que todos os lados - incluindo a Polícia Militar - são ouvidos. O "excesso de zelo" e a "avaliação equivocada" teriam motivado a decisão do Metrô, disse o editor.
Desacordo
O Metrô informou, por meio de nota, que "reprovou única e exclusivamente o layout da peça publicitária da Geração Editorial por estar em desacordo com o artigo 20 de seu regulamento de mídia (Remídia)".
O texto veta mensagens que "infrinjam a legislação vigente, atentem contra a moral e os bons costumes, tenham temas de cunho religioso ou político-partidário". O regulamento ainda proíbe anúncios "que possam suscitar comportamentos inadequados".
A empresa alegou que "é errado" acusá-la de "censura ou veto ao livro". Segundo a companhia, a avaliação feita pela área de negócios se restringe apenas à peça publicitária.
O texto também informou que "os anunciantes dos espaços publicitários do Metrô têm pleno conhecimento do regulamento".
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
26 de novembro de 2014
Linha 4-Amarela do Metrô terá vagões e estações com decoração natalina
Prefeitura de SP estuda reajustar a passagem de ônibus para R$ 3,40
25 de novembro de 2014
'Problema técnico' afeta circulação da Linha 4-Amarela por 40 minutos
Um "problema técnico" afetou a circulação dos trens da Linha 4-Amarela, operada pela concessionária privada ViaQuatro, no início da noite de ontem, segunda-feira (24), em São Paulo (SP). A linha operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações das 18h30 às 19h10.
A assessoria de imprensa da ViaQuatro não soube explicar o motivo do problema, mas garantiu que a circulação dos trens já tinha sido normalizada. "O usuário da plataforma demora um pouco mais para sentir essa normalização", disse a assessoria ao justificar às multidões nas estações.
No Twitter, alguns usuários notificaram o problema na Linha 4-Amarela. Pedro Lima (@pedroslima) disse que o trem em que estava foi até a estação Luz, não abriu a porta e voltou para o túnel, sem qualquer notificação do que estava acontecendo.
Metrô da linha amarela foi na luz não abriu a porta e voltou para o túnel e aqui estamos aguardando ele anunciar que não há strings nele.
— Pedro Lima (@pedroslima)
Relato similar foi feito por Uedinha (@uedagrill), que disse que um trem da Linha Amarela teria chegado na estação Luz, a porta da plataforma teria aberto, mas a da composição não.
metrô linha amarela na luz o trem veio, abriu a porta da plat. mas não abriu do trem. começou a ir embora com todos quando parou pela metade.
— Uedinha (@uedagrill)
24 de novembro de 2014
Homem cai na linha do metrô e passageiros têm que desembarcar do trem fora da plataforma
O funcionamento das linhas teve que ser paralisado por cerca de 20 minutos
Um usuário do metrô caiu na linha do trem na estação do Brás na tarde de ontem, domingo (23). A estação da linha Vermelha teve que suspender o funcionamento por cerca de 20 minutos.
Os passageiros que estava no trem que chegava à estação tiveram que descer na passarela, fora da plataforma.
Ainda não há informação sobre o que causou o acidente e nem a condição de saúde do usuário.
R7
CARLA CARNIEL/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO
23 de novembro de 2014
Grande ABC representa 7% dos usuários de trens
Se for levada em consideração a média de 2,8 milhões de usuários transportados diariamente por todas as estações da CPTM, os moradores do Grande ABC representam 7% do total.
Após sofrer no ano passado queda de 11,26% em sua média diária de usuários transportados, a Linha 10, que atende cinco municípios da região, caminha para fechar 2014 com montante de passageiros superior ao de 2013, quando teve média de 348,2 mil usuários por dia no trajeto entre as estações Rio Grande da Serra e Brás. Segundo a CPTM, até a primeira quinzena deste mês, a média diária de passageiros que percorreram o trecho girava em torno dos 354 mil, número 1,67% superior ao ano anterior.
Os usuários que embarcam em uma das estações do Grande ABC representam 58% do total que utiliza a linha. Só para se ter uma base, o número de passageiros transportados na região é superior a quantidade de moradores de São Caetano e Rio Grande da Serra juntos, de acordo com dados populacionais divulgados em 2013 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Uma dessas usuárias diárias é a atendente de fast-food Fernanda Aguiar da Silva Santos, 18, que embarca todas as manhãs na Estação Guapituba, em Mauá. “É o meio mais rápido para chegar ao trabalho. Pego o trem por volta das 11h e retorno às 21h. Sempre está lotado”, relata a jovem, que usa o tempo de ida para se maquiar. “Saio rápido de casa. Já de noite volto tão cansada que sento no chão.”
Apesar de possuir automóvel, o advogado Luiz Gustavo, 32, é outro que prefere usar o meio de transporte. O profissional, que tem um escritório na Avenida Paulista, na Capital, justifica a escolha pela otimização do tempo. “De trem gasto cerca de 45 minutos fazendo integração com o Metrô. Já de carro, gastaria cerca de 1h30 para chegar ao trabalho.”
Mas há quem use o transporte também para diversão. Desempregada, Eliane Jesus dos Santos, 31, aproveitou o feriado prolongado para viajar de trem. “Geralmente uso para ir ao médico, mas dessa vez vou para a rodoviária. Hoje é dia de praia!”
Modernização deve atrair mais gente
Com o objetivo de oferecer infraestrutura melhor e atrair cada vez mais usuários, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) investe na modernização de suas estações no Grande ABC. Com arquitetura moderna, os projetos das novas estações contemplam a readequação funcional para comportar maior volume de passageiros.
As novas estações vão dispor de plataformas totalmente cobertas e com todos os itens de acessibilidade. Alguns dos projetos vão ser feitos com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, como é o caso das estações de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba, Prefeito Saladino e Utinga, e aguardam a liberação dos recursos por parte do governo federal para publicar os editais de contratação das obras de reforma.
Em relação às estações São Caetano e Mauá, a abertura das licitações está prevista para o primeiro semestre do próximo ano, de acordo com a CPTM. No caso de Santo André e Capuava, em maio a companhia contratou empresa para elaborar os projetos básico e executivo.
“Acredito que as reformas vão otimizar ainda mais o trajeto. Além disso, não vejo a hora de sair o metrô da região (Linha 18 - Bronze)”, relata a moradora do Baeta Neves, em São Bernardo, Ivy Szot. Atualmente, ela pega um ônibus até Santo André para depois iniciar seu trajeto via linha férrea até a Capital.
Aplicativos para celular otimizam o tempo gasto na viagem
Cerca de uma hora é o tempo gasto por moradores do Grande ABC dentro de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Mas afinal, o que fazer durante a viagem?
Uma das opções fica por conta dos aplicativos de celulares. A auxiliar de primeira infância Thais de Souza Santos, 27 anos, é uma adepta da tecnologia. “Quando não estou em período de prova, minha principal distração no trem é o celular. Entro no Facebook, site de notícias, são vários”, relata a moradora de Mauá.
Um dos aplicativos disponíveis para viagem é o Bizubuzu, cujo objetivo é preencher seu tempo ocioso dentro do meio de transporte para estudar, se qualificar e melhorar profissionalmente.
E que tal fazer exercícios básicos de línguas? No aplicativo 50 línguas (grátis para iOS e Android) é possível treinar diversos idiomas, inclusive o Português.
Mas, existe quem prefira ouvir música, como é o caso do analista de recursos humanos Iago Nóbrega Souto, 22. “As formas são diversas (de distração dentro do trem). Músicas, leitura, redes sociais, isso quando umas das bizarrices cotidianas do trem não vira centro da atenção de todos os passageiros.”
Diário do Grande ABC
22 de novembro de 2014
Obras alteram circulação nas linhas da CPTM neste fim de semana
As estações da Linha 4-Amarela do metrô estarão abertas, segundo a ViaQuatro
As obras de modernização ocorrem quase todo fim de semana
Neste fim de semana, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira os detalhes:
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)
Sábado (22): das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Pirituba, onde haverá parada para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 16 minutos entre Luz e Palmeiras-Barra Funda e de 20 minutos entre Pirituba e Jundiaí.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)
Domingo (23): das 21h30 até meia-noite, haverá intervenções entre as estações Domingos de Morais e Osasco. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.
Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú)
Domingo: das 21h30 até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino. Para completar a viagem, será necessário fazer a transferência para os trens da Linha 8-Diamante. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.
Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)
Domingo: das 4h às 18h, os trabalhos ocorrerão entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra. Das 21h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente nas proximidades da estação Mooca.
Linha 11-Coral / Expresso Leste (Luz-Guaianazes)
Sábado: das 20h30 até o fim da operação, serão executados serviços entre as estações Brás e Corinthians-Itaquera. O intervalo médio será de 11 minutos entre Brás e Luz e de 25 minutos entre Luz e Guaianazes.
Linha 11-Coral / Extensão (Guaianazes – Estudantes)
Sábado: das 20h30 até o fim da operação, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba. O intervalo médio será de 15 minutos entre Jundiapeba e Estudantes. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, com parada nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano para embarque e desembarque. As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.
Domingo: das 13h até meia-noite, as obras no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente estarão concentrados entre Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio será 25 minutos em toda a linha.
Linha Amarela
Todas as estações da Linha 4-Amarela estarão abertas durante o final de semana, afirmou a ViaQuatro, concessionária responsável pelo trecho.
21 de novembro de 2014
Ônibus pode ter reajuste de tarifa para R$ 3,40
Lotação supera o limite aceitável em 3 linhas da CPTM
Apesar de colocar mais 24 trens em operação, aumentar em 6% a oferta de composições no horário de pico e crescer em 7% o número de viagens diárias na comparação com 2010, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fechou 2011 com três das sete linhas acima do limite tolerável de conforto (6 passageiros por metro quadrado). Os dados estão no recém-divulgado Relatório da Administração de 2011 da companhia.
As linhas críticas, segundo a própria CPTM, são a 7-Rubi, 11-Coral e o Expresso Leste (serviço que funciona em conjunto com a Linha 11). Mas a Linha 12-Safira chega quase lá: 5,6 passageiros por metro quadrado.
Somadas, essas linhas transportaram uma média de 1,15 milhão de usuários por dia no ano passado. Significa dizer que metade dos 2,3 milhões de usuários diários de toda a rede da CPTM viaja no limite do desconforto. Cada passageiro percorre, em média, uma distância de 20,3 quilômetros nesse aperto, em cerca de 30 minutos, ainda segundo os dados do relatório.
No ano passado, a CPTM teve aumento de 9% no total de usuários em relação a 2010, quando transportou 2,1 milhões de pessoas por dia. Mas as linhas "desconfortáveis" tiveram aumento de apenas 4% na comparação com o ano anterior.
O índice de 6 passageiros por m² é uma medida adotada internacionalmente para avaliar o quanto um sistema de transporte é desconfortável. "A concentração dos passageiros é, praticamente, em dois horários. Das 5h30 às 7h30 e das 17h às 19h. Só esses dois horários representam 50% de toda a movimentação de passageiros", diz o diretor de Relacionamento da CPTM, Sérgio Carvalho Júnior. Foi a primeira vez que o índice esteve no relatório, portanto, não é possível fazer comparação com outros anos.
Campeã
De cada dois passageiros novos que a CPTM ganhou em 2001, um foi para a Linha 9-Esmeralda. Sozinha, essa linha ganhou mais 98 mil usuários por dia, em média, na comparação entre 2010 e 2011 - um aumento de 36%. O motivo é a expansão da rede metroviária. Esse ramal, que sai do Grajaú, na zona sul, e vai até Osasco, na Grande São Paulo, passando pela Marginal do Pinheiros, ainda não era integrado ao Metrô em 2010. Com a integração com a Linha 4-Amarela, houve uma redução no tempo de viagem até o centro e a linha ficou mais atrativa.
Nesta terça-feira, a linha teve mais uma falha na rede elétrica, que interrompeu a circulação entre as Estações Presidente Altino e Osasco desde o começo da manhã. Os usuários tiveram de utilizar a Linha 8-Diamante para contornar essas duas paradas.
Outra pane, em 14 de março, já havia motivado a CPTM a fechar a linha aos domingos para acelerar obras de modernização. A CPTM promete reduzir o intervalo entre trens de 5 para 3 minutos até 2014, quando todas as obras terminarem.
Projeções
A perspectiva até 2014, ainda de acordo com o relatório da companhia, é de melhora. Se todas as promessas de modernização forem cumpridas, nenhuma linha será tão superlotada. Mas o líder no quesito aperto continuará sendo o Expresso Leste, com 5,8 passageiros por m². E o Expresso ABC, linha prometida para 2014 que vai ligar a Estação Luz a Mauá, paralela à Linha 10-Turquesa, já vai nascer no limite do conforto: 5,9 passageiros por m². A Linha 10, por outro lado, é a que deve melhorar mais esse índice, passando dos atuais 5,1 para 2,9 passageiros por m².
O destaque, entretanto, é a perspectiva de piora da Linha 9-Esmeralda, na Marginal do Pinheiros. Em 2014, ela deve ficar com média de 4,6 passageiros por m², contra os atuais 4. Segundo a CPTM, esse índice deve ficar estabilizado de 2015 em diante, quando a ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô entrar em operação. A promessa é que a extensão do ramal, entre a Chácara Klabin e o Largo Treze, atraia parte dos passageiros da Linha 9.
Para o engenheiro Creso de Franco Peixoto, professor da Fundação Educacional Inaciana (FEI), o desconforto nas linhas de trem traz mais incômodo para o usuário do que no metrô. "No metrô, a viagem é mais curta, então o passageiro só senta se tem lugar perto. Nos trens de subúrbio, a viagem é mais longa e há uma tendência de as pessoas se moverem mais."
Fonte: Veja
CPTM celebra o Dia do Samba na Linha 9-Esmeralda
Linha 18 acirra disputa entre comércio do ABC e da Capital
19 de novembro de 2014
Show de McCartney não terá extensão de horário do metrô
Estação do Metrô Fradique Coutinho opera em horário especial até sexta
A Estação Fradique Coutinho foi entregue na manhã do último sábado (15). Após nove anos em obras, sendo quatro deles de atraso para a entrega, ela é a sétima estação da linha, que é operada pela concessionária ViaQuatro.
Hyundai fecha acordo para construção de fábrica de trens em Araraquara
Obras alteram circulação nas linhas da CPTM neste feriado
nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Capuava. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.
Metrô estende horário de estação para abertura do estádio do Palmeiras
Monotrilho aberto todos os dias a partir da segunda quinzena de dezembro
Na manhã do último sábado, dia 15, durante a inauguração da estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do metrô, o governador Geraldo Alckmin anunciou que a partir de 19 de dezembro, uma sexta-feira, as estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do monotrilho ficarão abertas todos os dias da semana. Mas, o horário de funcionamento continuará restrito das 10 às 15h – portanto, sem atender os horários de maior demanda nos picos da manhã e tarde. A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô confirmou as informações nesta semana.
Desde a abertura parcial no final de agosto, as duas estações recebem usuários apenas aos sábados e domingos, das 10 às 15h. A previsão inicial era que esse sistema de visita controlada se estendesse por cerca de 60 dias e a partir deste mês, o transporte iniciasse a operação comercial, com a cobrança de tarifa. Mas, a nova estimativa, segundo funcionários do monotrilho, é que o funcionamento integral do transporte ocorra somente em março.
De acordo com o Metrô, também em 19 de dezembro, será liberada a integração com a Linha 2-Verde do metrô, na Vila Prudente. Mas, ainda não foi definido se haverá cobrança para as viagens do monotrilho, mesmo com o horário limitado, ou se os usuários terão que pagar a tarifa somente na estação do metrô.
Novas estações
Na ocasião da abertura da visita controlada, em 30 de agosto, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Fernandes, adiantou que a inauguração de novas estações só deve acontecer no fim do segundo semestre de 2015. “No final do ano que vem vamos entregar o transporte até uma ou duas estações depois de São Mateus. E em 2016 vamos entregar toda linha, até Cidade Tiradentes”, destacou o secretário. Fernandes explicou ainda que o motivo de inaugurar por trechos e não por estações isoladas é que, entre as paradas, precisam ser construídas as subestações de transmissão de energia.
A Linha 15 terá 26,6 km de extensão, entre o Ipiranga e Cidade Tiradentes, 18 estações e dois pátios. O investimento, segundo o Estado, é de R$ 6,4 bilhões.
Folha VP
Kátia Leite
18 de novembro de 2014
Horário do monotrilho será expandido em dezembro
16 de novembro de 2014
Estado muda previsão e promete obras da linha 18 para 2015
15 de novembro de 2014
Estação Fradique Coutinho, da Linha 4 do metrô, é inaugurada
Estação abre hoje e já muda região de Pinheiros
Estação Fradique Coutinho abre em SP após 4 anos de atraso
14 de novembro de 2014
Estação Fradique Coutinho será aberta ao público neste sábado
A estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela do Metrô, será aberta ao público neste sábado. Nos primeiros dias de funcionamento, de 15 a 21 de novembro, o horário será das 10h às 15h. A partir do dia 22 de novembro, a estação começa a funcionar das 4h40 até a meia-noite, de domingo a sexta, e até a 1h, aos sábados.
Com 14.260 m² de área construída, a estação Fradique Coutinho é a sétima a ser entregue na Linha 4. Vai beneficiar 15 mil passageiros por dia que poderão acessar a plataforma pela rua dos Pinheiros e pela rua Fradique Coutinho.
Do Portal do Governo do Estado
Linha 5-Lilás do Metrô fica fechada neste domingo das 4h40 às 9h
Neste domingo, 16, todas as estações da Linha 5-Lilás do Metrô ficarão fechadas ao público das 4h40 às 9h. A medida é necessária por causa dos serviços de manutenção programada na rede aérea de alimentação elétrica dos trens. Outras informações podem ser obtidas na Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), diariamente, das 5h30 às 23h30.
Enquanto as estações estiverem fechadas, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese, que circularão ininterruptamente entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Os usuários provenientes da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pelo sistema Paese.
Do Portal do Governo do Estado
13 de novembro de 2014
Obras alteram circulação nas linhas da CPTM
Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Sábado: das 8h às 17h30, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.
Das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, por conta dos serviços nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via. Os usuários poderão utilizar os ônibus de conexão que estarão disponíveis. As senhas deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio entre Luz e Pirituba será de 12 minutos e entre Caieiras e Jundiaí, de 20 minutos.
Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]
Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Carapicuíba e Itapevi, devido a intervenções no sistema de sinalização. Os usuários poderão utilizar os ônibus de conexão que estarão disponíveis. As senhas deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 13 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba.
Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]
Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, haverá serviços lançamento de cabos e montagem de estruturas na estação Presidente Altino. O intervalo médio será de 12 minutos na linha.
Domingo: das 21h até a meia-noite, haverá serviços na passarela do Parque do Povo, localizada entre as estações Pinheiros e Vila Olímpia. O intervalo médio será de 14 minutos na linha.
Linha 10-Turquesa [Brás-Rio Grande da Serra]
Domingo: das 8h às 17h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via e na passarela metálica, que fica entre as estações Ribeirão Pires e Guapituba. O intervalo médio será de 10 minutos entre Brás e Mauá e de 30 minutos, entre Mauá e Rio Grande da Serra.
Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz-Guaianazes]
Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, o intervalo entre trens será de 15 minutos em todo o trecho, devido a obras que serão realizadas entre as estações Guaianazes e Jundiapeba.
Linha 11-Coral / Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado: das 20h30 até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, por conta das intervenções nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via permanente, além das obras de reconstrução das estações Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Os usuários poderão utilizar os ônibus de conexão que estarão disponíveis. As senhas deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio entre Jundiapeba e Estudantes será de 15 minutos.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via entre as estações Tatuapé e Brás. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.
Domingo: das 13h até o fim da operação comercial, as obras ocorrerão nos sistemas de rede aérea e equipamentos de via entre as estações USP Leste e Jardim Helena-Vila Mara. O intervalo médio será 30 minutos em toda a linha.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.