ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de fevereiro de 2011

Governo SP investirá R$ 300 milhões em Itaquera



 A presidente Dilma Rousseff está confiante: se depender dela, a partida de abertura da Copa do Mundo será em São Paulo. E no estádio do Corinthians, em Itaquera. Ontem, a presidente, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, se reuniram na sede da Presidência em São Paulo, na Avenida Paulista, para discutir os planos para a construção do estádio para 2014. Após o encontro, Orlando Silva disse que as garantias dadas pelo governador e o prefeito em relação ao estádio deixaram Dilma satisfeita.


De acordo com Kassab, se o Ministério Público resolver todas as pendências burocráticas com relação ao terreno, as obras em Itaquera serão iniciadas no fim do mês de abril.
"Podemos afirmar hoje que, inquestionavelmente, teremos a abertura da Copa do Mundo em Itaquera, no Estádio do Corinthians", disse Kassab. "Falo como engenheiro e um pouco como prefeito: concluída a negociação com o Ministério Público - que, esperamos, seja em três, quatro semanas - faremos o edital imediatamente. Estamos falando em final de março, mês de abril", diz o prefeito. "Até o final de abril, poderemos sim, dar condições ao Corinthians de começar a construção do seu estádio."



Orlando Silva, afirmou que, pelo menos na cabeça da presidente, não há hipótese de o jogo de abertura da Copa ser feito em outro lugar. "Para Dilma, é em São Paulo." Segundo o ministro, a cidade tem todas as condições necessárias para abrigar o evento, como rede hoteleira, qualidade dos serviços. Faltava resolver a questão do estádio.


Segundo Kassab, na próxima semana deverá ser assinado o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre Corinthians, prefeitura e MP. "Vamos deixar claro as contrapartidas do Corinthians para a cidade de São Paulo, por ser a construção em um terreno de área pública."
A questão financeira, de acordo com o prefeito, está equacionada. "Já temos por parte do BNDES o sinal verde para o financiamento daquela verba de R$ 400 milhões para a construção do estádio", diz Kassab. 
"O secretário Marcos Cintra (Desenvolvimento Econômico e do Trabalho) vai publicar o edital que irá viabilizar os recursos restantes para o estádio, recursos que serão do Corinthians porque estão vinculados ao empreendimento. Não é um recurso público até porque a cidade e a região permitem investimentos."


Alckmin anunciou que o projeto arquitetônico do estádio está aprovado e o governo promete investir pesado no sistema de trens e metrô uma vez que as linhas em Itaquera já existem. "Teremos metrô (com intervalos) de 90 segundos e trem a cada 4 minutos. Serão R$ 300 milhões que o governo vai investir."


Kassab admitiu existir a possibilidade de o Itaquerão não ficar pronto para a Copa das Confederações, em 2013. "O esforço será grande, mas caso os jogos não ocorram no estádio do Corinthians, teremos o próprio estádio do Morumbi e a arena do Palmeiras, que estará concluída." Fonte:  O Estado de S.Paulo Foto: Ricardo Guimarães

27 de fevereiro de 2011

Futuras estações da Linha 4 do Metrô


Estação Butantã
  As estações Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo ainda não estão abertas para o público, mas estão quase prontas. A equipe de reportagem do SPTV viajou entre as estações, em um trajeto que passa sob o Rio Pinheiros.
 Atualmente, apenas as estações Paulista e Faria Lima funcionam, em fase de testes, das 8h às 15h. Quando tudo estiver pronto, a linha vai ter 11 estações ao longo de quase 13 km. Vai ligar a região da Luz, no Centro da cidade, à Vila Sônia, na Zona Sul, passando por baixo das avenidas Ipiranga, Consolação, Rebouças e Francisco Morato. As operações no Butantã e em Pinheiros devem começar em julho, segundo cronograma do governo.
 Na Butantã, as paredes pintadas são bem diferentes do cinza que predomina em outras estações. Todas as paradas da Linha Amarela vão funcionar com as portas-plataforma. Com isso, o metrô vai funcionar com mais rapidez e segurança, porque não existe o risco de algum objeto ou uma pessoa cair nos trilhos. Para isso dar certo, as portas da plataforma e do trem precisam funcionar em perfeita sincronia.
 Do lado de dentro, os vagões têm ligação entre si. Com o trem vazio, é possível acompanhar o movimento do veículo serpenteando pelos túneis. O novo Metrô não tem condutor e funciona com uma tecnologia que permite diminuir o intervalo entre os trens nas estações.
“A ausência de operador não implica em nenhuma perda de qualidade nem de segurança. Ao contrário, dá mais estabilidade e segurança para o sistema”, disse o presidente do Metrô, Sérvio Avelleda.
 Após passar debaixo do Rio Pinheiros, o metrô chega à estação Pinheiros. “A engenharia, com todas as sondagens, elaborou os cálculos para a passagem sob o rio. Essa passagem foi feita com toda a segurança, com todo monitoramento”, acrescentou o presidente do Metrô.
 Foi nessa estação que em 12 de janeiro de 2007 um deslizamento de terra abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro e 30 de profundidade. Sete pessoas morreram soterradas. Segundo a empresa, a segurança na região agora é garantida.
 Quando estiver totalmente pronta, a estação deve receber 140 mil pessoas todos os dias. Lá, as escadas rolantes são inteligentes: quando não tem ninguém, elas param para economizar energia. Nos horários de pico, ela acelera. A estação Pinheiros tem 36 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 12 andares. Fonte:SPTV 

26 de fevereiro de 2011

Ciclovia da Marginal Pinheiros (CPTM)

 
  O local definido para a implantação da ciclovia foi escolhido por existir uma área disponível entre a via da CPTM e o rio Pinheiros, ao longo da Linha 9-Esmeralda. 
  Para que o trecho pudesse receber os ciclistas com segurança, foi feita a recuperação da pista, vedação de 12 quilômetros de faixa ferroviária em gradil, e de proteção de 14 quilômetros junto à margem do rio, além da implantação de comunicação visual nesse primeiro trecho entregue à população.


 Para facilitar a chegada dos usuários à faixa destinada às bicicletas, a CPTM construiu um desvio próximo à Usina da Traição, com adaptação da passarela, escadaria e portaria de acesso à ciclovia.



Com 14km em sua primeira fase, a Ciclovia Rio Pinheiros é uma alternativa para o deslocamento diário, além de opção de lazer, proporcionando uma vida mais saudável.
Existem três acessos para a ciclovia:
  • Na Av. Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo
  • Na estação Jurubatuba
  • Pela passarela da EMAE, que já existia, junto à estação Vila Olímpia
 Próximo à estação Santo Amaro, há um ponto de apoio com sanitários, local para descanso e bebedouro.
Nos acessos pela Av. Miguel Yunes, pela passarela da EMAE e no ponto de apoio, há oficina para conserto de bicicleta.
Veículos autorizados em serviço podem trafegar na pista ao lado do Rio Pinheiros com velocidade limitada e procedimentos de cautela. Nessas situações, o ciclista deve utilizar apenas a pista ao lado das vias do trem da CPTM.

 O ciclista também deve estar atento para evitar a aproximação e o contato com animais silvestres, como por exemplo, capivaras, frequentes no local. Seguranças da CPTM fazem a vigilância da ciclovia com bicicletas e viaturas
 Para mais informações, leia o regulamento.e entre no Site:CPTM
Para sugestões e caso presencie algo em desacordo com o regulamento, utilize nossos canais de atendimento:
  Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121
  SMS Denúncia: 7150 4949

25 de fevereiro de 2011

Instituto busca recursos para restaurar Perus-Pirapora

 O Instituto de Cultura Democrática (IDC) fechou parceria com o Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural para o projeto de restauração da linha ferroviária e a criação de um circuito de visitação na Estrada de Ferro Perus-Pirapora, em São Paulo. As entidades buscarão incentivos fiscais através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, para restaurar locomotivas que fazem parte do patrimônio ferroviário.


 A Perus-Pirapora foi inaugurada em 1914 com uma tecnologia ferroviária leve, que à época oferecia o atrativo de ter um custo de implantação bem menor, devido à bitola estreita que empregava, possibilitando ao trem fazer curvas muito fechadas, dispensando, assim, túneis, viadutos e grandes movimentações de terra. A ferrovia era responsável por transportar cal e cimento retirados das pedreiras da região.

  Com pouco mais de 20 km de extensão, ligava a estação Perus da antiga São Paulo Railway ao município de Cajamar. Os trens circularam por 70 anos até 1983, quando a estrada foi desativada e tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.


O plano visa à criação de um roteiro constituído por uma viagem de trem, que proporcionará ao visitante a sensação de viajar em um transporte ferroviário do século passado, em meio ao ambiente natural preservado. Será construído um museu, dividido em estações temáticas, que contam a história da ferrovia Fonte:Revista Ferroviária Foto: Ricardo Guimarães

Comércio ilegal lidera denúncias feitas por SMS ao Metrô de SP

 O serviço de denúncia por mensagem SMS, disponibilizado pelo Metrô de São Paulo, completa um mês . Nesse período, o comércio irregular dentro das estações e trens foi o principal motivo de reclamações dos usuários pelo novo sistema.

Segundo dados do Metrô, esse tipo de reclamação representou 37% das denúncias, seguida pelas denúncias de pedintes atuando nos trens e metrôs (19%).
O projeto tem recebido, em média, 100 denúncias por dia, de acordo com o Metrô. O contato pode ser feito por mensagem SMS ao número 0/xx/11/7333-2252. A mensagem enviada via celular é recebida diretamente pela central de monitoramento.
O metrô pede ainda que junto a denúncia, sejam informadas as características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro do Metrô, em qual sentido está o trem e a próxima estação.
 Além da denúncia via SMS, o metrô ressalta que o usuário também tem à disposição o telefone 0800-7707722, da Central de Atendimento ao Usuário. O atendimento acontece todos os dias das 5h30 às 23h30. As denúncias recebidas neste canal também serão encaminhadas à área de segurança.Fonte:Folha

Frota da CPTM ganha reforço de três novos trens com tecnologia de ponta

  As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente.  Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 43, todos equipados com tecnologia de ponta como ar condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays].
    O evento também contou coma presença do presidente da CPTM, Mário Bandeira e do Metrô, Sérgio Avelleda, e diretores das duas companhias.

As seis linhas da CPTM passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura [sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente e construção de passarelas].

"É uma alegria poder investir no transporte de alta capacidade e de qualidade para a população. Hoje, CPTM e Metrô transportam juntas quase 6,5 milhões de pessoas por dia, o que representa 75% do transporte metroferroviário de todo o Brasil", disse Alckmin. "Entregamos três novos trens zero quilômetro, com ar-condicionado e mais motorização, que tornarão as viagens mais rápidas. Até 2012 serão mais 62 trens, quase 500 carros a mais para a CPTM", informou o governador.

A Linha 8-Diamante, que abriga o evento desta quinta-feira, é um exemplo desse processo, com investimentos que somam R$ 600 milhões. Atualmente, a linha atende a mais de 420 mil usuários por dia, a maioria proveniente das cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.
 Segundo o secretário Junrandir Fernandes, a CPTM iniciou um processo de renovação de sua frota que não deverá mais parar. "Desde 2005, foram adquiridos 105 trens. É um desafio e uma forte demonstração do propósito desse governo em fazer a CPTM passar para um patamar de maior empresa ferroviária de passageiros do País".

Além de Itapevi e Engenheiro Cardoso, cujas obras foram concluídas no ano passado, as seguintes estações da Linha 8 passam por modernização: Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Construídas na década de 1980, essas estações terão novos acessos, mezanino, passarela, equipamentos de acessibilidade [elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos, rampas etc.], SSO [Sala de Supervisão Operacional], salas técnicas e operacionais.
 Novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente também estão sendo implantados na Linha 8.

Tecnologia sobre trilhos

Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, mais as cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

PPP - Em 2010, a CPTM assinou contrato para Parceria Público-Privada englobando a manutenção e renovação da frota da Linha 8-Diamante por 20 anos, bem como a incorporação gradativa de 36 novas composições a partir deste ano.

Todas as intervenções estão em andamento. Com o incremento da frota, somado aos novos sistemas, a Linha 8-Diamante oferecerá mais regularidade e conforto aos usuários. Fonte:CPTM


24 de fevereiro de 2011

Ibama autoriza segregação de linha da CPTM entre Manoel Feio e Suzano

 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à MRS Logística S/A, a licença de instalação das obras de segregação da linha férrea da empresa. O desvio deverá ser feito entre as estações Manoel Feio e Suzano e terá 12 quilômetros de extensão. 
A obra vai criar trilhos exclusivos para o transporte de cargas e acabar com a utilização dos mesmos trilhos no trecho por trens de carga e com passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(CPTM).
O trecho da nova malha ferroviária que será construída vai atravessar os municípios de Suzano, Itaquaquecetuba e Poá. Consultada pelo DS a assessoria de imprensa da empresa não soube divulgar o valor do empreendimento e, tampouco, a previsão de conclusão das obras.
Com a segregação será criada uma linha exclusiva para transporte de cargas, com extensão de cerca de 12 quilômetros. Atualmente, a malha é usada em conjunto com a CPTM para transporte de passageiros.
Após a obra, a MRS espera ganhar mais tempo no acesso à descida da Serra do Mar de toda a carga vinda do Vale do Paraíba e mais velocidade no seu transporte, que hoje é limitado a horários especiais.

HISTÓRICO A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da rede ferroviária federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

EXTENSÃO São 1.643 quilômetros de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e estão instalados os maiores complexos industriais do País.  Fonte: Diário de Suzano

Frota da CPTM ganha reforço de três novos trens

 O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregam três novos trens para a operação da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] nesta quinta-feira [24/02], às 10h30, na Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]. 

As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente. Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 43, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays].

As seis linhas da CPTM passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura [sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente e construção de passarelas].

A Linha 8-Diamante, que abriga o evento desta quinta-feira, é um exemplo desse processo, com investimentos que somam R$ 600 milhões. Atualmente, a linha atende a mais de 420 mil usuários por dia, a maioria proveniente das cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.

Além de Itapevi e Engenheiro Cardoso, cujas obras foram concluídas no ano passado, as seguintes estações da Linha 8 passam por modernização: Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Construídas na década de 1980, essas estações terão novos acessos, mezanino, passarela, equipamentos de acessibilidade [elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos, rampas etc.], SSO [Sala de Supervisão Operacional], salas técnicas e operacionais.

Novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente também estão sendo implantados na Linha 8.

Tecnologia sobre trilhos

Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, mais as cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional. 

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

PPP - Em 2010, a CPTM assinou contrato para Parceria Público-Privada englobando a manutenção e renovação da frota da Linha 8-Diamante por 20 anos, bem como a incorporação gradativa de 36 novas composições a partir deste ano.

Todas as intervenções estão em andamento. Com o incremento da frota, somado aos novos sistemas, a Linha 8-Diamante oferecerá mais regularidade e conforto aos usuários.

21 de fevereiro de 2011

Linha 4 do Metro pode estender operação até Junho

 Estações devem começar a funcionar nos horários de pico; alterações serão feitas de maneira gradual

As estações da linha 4 - Amarela devem começar a operar nos horários de pico até junho. Atualmente, estão em funcionamento apenas as estações Paulista e Faria Lima. Elas operam das 8h às 15h e cobram tarifa de R$ 2,90. Com a alteração, que incluiria as estações Butantã e Pinheiros - que devem ser abertas em caráter experimental entre os meses de março e abril -, elas passariam a funcionar entre as 7h e as 19h, gradualmente. A informação é do jornal Folha de S.Paulo. 

Oficialmente, a Via 4 (consórcio de empresas que opera a linha) e o Metrô não fazem comentários sobre a expansão dos horários. 

Licença ambiental 

Na quinta-feira, o Diário Oficial trouxe a informação de que a Cetesb (companhia ambiental do Estado) emitiu a licença ambiental para operar as novas estações Butantã e Pinheiros. Essa licença permite que as atividades de transporte comecem. 

As duas estações já estão prontas. Em janeiro o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a inauguração delas dependia de vários testes nos sistemas, tais como o de sinalização e abertura de portas das plataformas. O governo anunciou que as duas entrariam em operação no primeiro semestre. De acordo com a Folha de S.Paulo, a abertura pode ocorrer entre março (Butantã) e abril (Pinheiros). Em seguida, haverá integração com a estação Pinheiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).


Fonte:Destak
Foto: Ricardo Guimarães
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CPTM é condenada por contratos irregulares

 Alto Tietê é atendido por 46 trens da CPTM, mas novas composições foram para outras áreas da região metropolitana A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi condenada a pagar R$ 17,4 mil por conta de irregularidades na compra de trens destinados às linhas da região leste - Coral (Brás/Calmon Viana) e a Safira (Luz/Estudantes). A decisão do Tribunal de Contas (TC) do Estado de São Paulo foi anunciada no último dia 21.


De acordo com o processo, a CPTM utilizou um contrato firmado com o Consórcio Ferroviário Espanhol Brasileiro (Cofesbra) em 1995, que previa a compra de 30 trens elétricos climatizados e outros doze por meio de um aditamento de contrato. Um dos problemas é que esses novos carros, que deveriam atender as linhas da região leste, foram encaminhados para outras localidades. A irregularidade está sendo investigada desde 2008.


O TC julgou regular cinco aditamentos firmados entre as partes, somente o sexto foi condenado pelo fato de que a CPTM apresentou um aditivo para compra 12 novos trens, sem a realização de um novo processo de licitação, utilizando-se de um contrato existente há 15 anos, firmado em 1995, para a compra de outras 30 unidades. Para o órgão, o julgamento de irregularidade recorrido fundamentou-se na inobservância da Lei de Licitações e também por infringir os princípios da economicidade e da eficiência.


O processo ressalta ainda que o caso é considerado ainda mais grave "com o fato de que os trens adquiridos sequer tinham o mesmo objetivo daquele informado no contrato inicial". A compra inicialmente informada se destinava ao atendimento do Projeto Leste, enquanto a aquisição feita com o aditamento beneficiou a Linha 9 - Esmeralda (Osasco/Grajaú).


A CPTM entrou com um pedido de recurso em 2009, mas as justificativas apresentadas não foram aceitas pelo relator do processo, Antonio Roque Citadini. Segundo a companhia, os doze novos carros estão realmente operando na Linha 9, "sem prejuízo de eventual e necessário remanejamento". Atualmente, circulam 46 trens pelas linhas que atendem a região do Alto Tietê.


Investimentos
A assessoria de imprensa da CPTM informou ainda que a linha Luz/Estudantes receberá nove trens, com oito carros cada, até o final de 2012. O investimento previsto é de R$ 280 milhões. Para o primeiro semestre do próximo ano, a companhia divulgou também a utilização de R$ 152 mil para obras de ampliação e revitalização nas estações de trem do Alto Tietê.


Fonte: Mogi News

20 de fevereiro de 2011

1ª viagem na Estação Pinheiros da Linha 4 do Metrô SP

Estação Pinheiros Linha 4 do Metro
  A Linha 4 Amarela do Metrô SP está próxima de entregar mais duas novas estações eu achei esta matéria no Estadão e postei aqui para vocês daram uma olhada.
Em primeira mão, 'Estado' faz trajeto entre a Paulista e a futura estação Butantã, passando pelo local onde cratera matou sete pessoas em 2007
Interior do Trem da Linha 4
  A Secretaria dos Transportes Metropolitanos planeja que as duas estações estejam em funcionamento e integradas com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até junho. “Primeiramente será a Butantã; 30 dias depois, a Pinheiros”, diz o secretário Jurandir Fernandes. A ligação com a CPTM será feita duas semanas mais tarde.

O trajeto entre as Estações Faria Lima e Pinheiros é feito em exato 1 minuto e 5 segundos. Ao chegar à Pinheiros, os passageiros estarão a cerca de 36 metros da superfície e por isso vão precisar subir três níveis de escadas rolantes - são 16 no total e de cima lembram as engrenagens do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin.
                              
   Pinheiros também é a primeira estação do ramal que tem a luz do sol penetrando desde a abóbada até os trilhos, o que faz o chão ficar sempre brilhante. O visual futurista se acentua à noite, quando luzes azuis colorem as paredes de vidro. Nada lembra a tragédia de 2007. É uma estação dois em um, com entrada para o metrô e para a estação homônima da CPTM - da Linha 9-Esmeralda.

Uma das falhas é que as novas estações não estão ainda adaptadas à legislação estadual e não têm banheiros. O presidente da ViaQuatro (que administra a linha), Luís Valença, afirma que o projeto original não previa banheiros, mas agora serão feitas obras para adaptar as estações.

Questionado se há receio de a Pinheiros ser chamada de “estação da cratera”, ele diz que pretende reverter isso com trabalho. “Vamos tentar fazer com que o bom serviço faça as pessoas esquecerem dessa tragédia.”


Shopping. A arquitetura da Estação Butantã lembra a de um shopping center. Sua estrutura retangular fica coberta por placas de aço escovado. Vai receber 35 mil passageiros por dia e terá ao lado um terminal de ônibus com três plataformas.


Antes das duas inaugurações, o ViaQuatro vai mudar as placas indicativas nas plataformas das estações. Pelo projeto original, elas apontam sentido para Vila Sônia e Luz. Os avisos receberão os nomes Butantã e Paulista, respectivamente. A Luz inicia operação até dezembro; a Vila Sônia, só em 2014.

Fonte:Estadão
Fotos:Estadão
Fotos: Ricardo Guimarães
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18 de fevereiro de 2011

Metrô de SP obtém licença para abrir novas estações da linha 4

 O Metrô de São Paulo obteve a licença ambiental para operar as novas estações Butantã e Pinheiros da linha 4-amarela e tentará entregar a primeira no mês que vem.
Inaugurada em maio de 2010, a linha 4 funciona hoje apenas entre as estações Paulista e Faria Lima. O recebimento da autorização da Cetesb (companhia ambiental do Estado) --requisito para iniciar a atividade- foi comunicado ontem ao mercado pelo Metrô.
Oficialmente, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) mantém a metade do ano como prazo para abrir as duas próximas estações. Mas a empresa tentará antecipar as entregas.

A meta extraoficial é inaugurar a estação Butantã no mês que vem. Até abril, a Pinheiros --polêmica pela abertura da cratera em 2007.
Em seguida, fazer a integração dela com a estação Pinheiros da CPTM. Até junho, o funcionamento para horários de pico deve ser ampliado.

A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo Via Quatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.As estações Luz e República serão concluídas só no segundo semestre. Os novos prazos com que técnicos do Metrô trabalham não são divulgados oficialmente para que não sejam tratados como promessas.
 O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.
Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações.
A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.

Foto: Ricardo Guimarães www.facebook.com/ricardoguimaraes.cptm

16 de fevereiro de 2011

CPTM entrega novos trens para a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes / Itapevi)

   Linha 8 Diamante da CPTM recebe novos trens da Série 7000 fabricados pela Caf os mesmos trens novos que estão circulando nas Linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda, 11-Coral (Expresso Leste) e 12-Sarira agora eles estão na Linha 8-Diamante.
  Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada.

 A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas
s novos trens disõem de dispositivos de comunicação de emergência como o operador/maquinista e com o sistema de `data bus ´ `que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.  

Conheça a Fabricante dos trens :  A   fabricante de trens espanhola Construções e Auxiliar de Ferrovias (CAF) inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, já com uma lista de pedidos de 101 trens.

 A fábrica, construída no município de Hortolândia, em São Paulo, pediu um investimento de R$ 200 milhões provenientes de recursos próprios da CAF, que opera no Brasil há 14 anos na área de manutenção de trens.
   "A inauguração dessa moderna fábrica é a forma mais concreta que a CAF Espanha e a CAF Brasil encontraram para manifestar sua confiança no desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil", disse Scoleto.
    A unidade, fabricará inicialmente 48 trens com oito vagões para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).  

 Outros 36 trens (provável série 8000) serão produzidos por meio de um convênio público-privada assinada com o governo de São Paulo por um valor de R$ 1,8 bilhão.

A fábrica tem capacidade para produzir 500 vagões por ano.

 A CAF tem oito centros de produção principais na Espanha e quatro de manutenção (Bilbao, Vigo, Barcelona e Sevilha), assim como unidades de montagem ou manutenção em São Paulo, Sacramento (EUA), Cidade do México, Buenos Aires, Lisboa e Londres.


A chegada da CAF, em Hortolândia, colabora para a expansão do setor ferroviário na cidade que perdeu a força, no início da década de 90, com a decadência da Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário), locomotiva do setor no Brasil.
 Em 1993, a Cobrasma ainda conseguiu levantar a concordata, mas caiu de novo nos anos seguintes e resolveu encerrar as atividades. Hoje, o antigo prédio da Cobrasma abriga empresas como a Bombardier e Amsted Maxxion, que atendem ao mercado ferroviário
 Com a chegada dessas e outras empresas do setor ferroviário na cidade, Hortolândia volta a ser referência nacional por comportar grandes produtoras de equipamentos para ferrovia.


   Os novos trens Série 7000 já estão sendo entregues em Linhas definidas pela CPTM.


Texto: Ricardo
Fonte: Veja
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15 de fevereiro de 2011

CPTM ``Empresta´´ novos trens Caf Série 7000 para a Linha 8-Diamante

         
  Apesar de todos os trens serem da CPTM, eu uso o termo ``empresta´´ porque os novos trens não são da Linha 8 eles foram emprestados para reforçar a frota atual do trens Série 5000 (Fepasa) ou (Fepasão),  já a Série 5500 (Eletrocarro) também esta reforçando a frota, com a chegada dos novos trens os usuários já podem sentir a emoção de viajar em um trem novo, com ar-condicionado serão 3 novos trens emprestados para a Linha 8, no segundo semestre de 2011 chegarão as primeiras composições Série 8000 serão 36 novos trens para a Linha 8-Diamante da CPTM.  
 As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.
Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema “data bus” que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.
A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.
Outras melhorias também estão sendo implantadas no sistema para que a circulação dos trens seja otimizada, com o Metrô e a CPTM transportando mais passageiros por hora e por sentido. As vias estão ganhando um novo sistema de sinalização e controle de tráfego. A troca da sinalização e a chegada dos novos trens possibilitarão a redução dos intevalos na CPTM e no Metrô.
Confiram mais em www.facebook.com/ricardoguimaraes.cptm

Aplicativo facilita uso do SMS-Denúncia da CPTM e do Metrô de São Paulo

 Em agosto de 2009, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) criou o SMS-Denúncia, serviço que permite ao usuário denunciar atos de vandalismo, venda ilegal de produtos, violência e outras práticas indevidas por meio de mensagens SMS. Recentemente, o Metrô de São Paulo aderiu à iniciativa. E é uma excelente ideia, não? Tanto que uma amiga minha, Vanessa Sabino (Bani), decidiu criar um aplicativo para Android que facilita o uso do SMS-Denúncia.
  • SMS-Denúncia CPTM: número 7150-4949
  • SMS-Denúncia Metrô: número 7333-2252
É fácil usar o SMS-Denúncia para Android: com alguns poucos cliques, o usuário informa a denúncia que deseja fazer (vandalismo, som alto, etc) e os dados de localização (Metrô ou CPTM, qual a próxima estação, número do carro, entre outros). Com base nessas informações, o aplicativo gera um texto automático para o SMS, bastando ao usuário complementar a denúncia fornecendo uma descrição do infrator e, por fim, clicar em Enviar.

O SMS-Denúncia permite ao cidadão relatar problemas no Metrô ou na CPTM de maneira discreta. Tão logo as mensagens são recebidas, equipes de segurança são enviadas ao local para averiguar. É uma ideia tão útil que poderia inclusive ser utilizada em outros sistemas de transporte espalhados pelo Brasil.  
 Fonte:  http://www.infowester.com/
 O programa é gratuito e tem código-fonte aberto. Clique aqui para baixar o SMS-Denúncia para Android.

14 de fevereiro de 2011

Obras do Monotrilho da Linha 2 Verde do Metrô SP continuam

Depois da publicação da reportagem “Governo SP determina fim dos projetos de monotrilhos”, no jornal Valor Econômico, a Secretaria dos Transportes emitiu comunicado afirmando que as obras do monotrilho da Linha 2-Verde, que já estão em andamento, não vão parar.
O monotrilho conhecido como Expresso Tiradentes terá 23,8 km de extensão e ligará a Vila Prudente a Cidade Tiradentes. O percurso, atualmente feito em duas horas, poderá ser realizado em 50 minutos, beneficiando cerca de 500 mil usuários por dia útil.
Em nota oficial, a secretaria afirma ainda que a Linha 17-Ouro Jabaquara-Morumbi, também em monotrilho, continua nos planos do governo e aguarda decisão da Justiça para dar prosseguimento no processo licitatório.
No dia 03 de dezembro de 2010, a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 3ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a um pedido da Associação Sociedade dos Amigos de Vila Inah, que reclamam da alteração da paisagem dos bairros por onde passará a monotrilho, além da desvalorização financeira e urbanística dos imóveis. Para obter a liminar, os advogados da associação de moradores alegaram que o projeto não respeita a lei federal de licitações ao não incluir no processo a licença ambiental da obra nem o projeto básico da construção, conforme prevê o artigo 7.º da Lei n.º 8.666. A partir de então, a licitação segue suspensa.
Veja abaixo a nota oficial enviada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo:
Em relação à matéria 'Governo muda prazos e linhas no metrô', publicada no Valor em 08/02, página A8, a Secretaria de Transportes Metropolitanos retifica que o governo Alckmin nunca determinou o fim do projeto dos monotrilhos. No momento, desenvolve a construção do monotrilho da Linha 2 - Verde que vai ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, com 22 km de extensão. A Linha 17-Ouro, Jabaquara-Morumbi, também em monotrilho, aguarda decisão da Justiça para dar prosseguimento ao processo licitatório.
A Linha 16-Prata, Lapa - Cachoeirinha, também permanece no projeto de futuras linhas do Metrô. O Secretário Jurandir Fernandes também nunca declarou que não dará continuidade aos projetos de monotrilho. Também não procede a afirmação de que, das quadro linhas previstas na gestão Serra, só uma deverá ficar pronta no prazo. O secretário declarou que é factível, na atual gestão, a conclusão da Linha 4 - Amarela, da Vila Sônia até a Luz. A Linha 5 - Lilás, do Largo Treze até Chácara Klabin, com mais 11,4km e 11 estações, já possui contratos assinados para execução das obras, que no momento estão suspensos pelo Metrô até decisão maior da Justiça.
Secretaria de Transportes Metropolitanos.


Foto: .Skyscrapercity
Fonte: Revista Ferroviária 
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CAF quer polo Ferroviário em Hortolândia

 A Espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) quer formar um pólo industrial ferroviário no Brasil, a exemplo que faz a indústria automobilística. Para isso, está negociando com empresas espanholas fabricante de componentes ferroviário para que elas se instalem em Hortolândia(SP). Os entendimentos estão mais avançados com um fabricante de gangway, Paralelamente, a CAF vai ampliar sua unidade industrial na cidade de Hortolândia, em São Paulo.
 A Fábrica passará de 41 para 53 mil metros quadrados para  abrigar um grande almoxarifado, para receber componentes dos fornecedores. As licenças para ampliação da unidade já foram solicitadas e a empresa aguarda a liberação para iniciar as obras, que devem ficar concluídas em Julho de 2011. 
  A Fábrica da CAF, que atualmente tem capacidade instalada para produzir 500 carros de passageiros por ano, foi inaugurada em Março de 2010 com o compromisso de fabricar 38 trens para  CPTM e 17 para o Metrô SP. Em Novembro a CAF foi Habilitada por melhor técnica para fornecer 15TUEs de quatro carros para o Metrorec.
  
Trem da Caf na Estação Piqueri da CPTM
  A  CAF forneceu os novos trens para a CPTM, CAF Sárie 7000 partes deles já estão circulando,  Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados
com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. 

  
Os novos trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência como o operador/maquinista
e com o sistema de ``data bus´´ que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem. 
  
A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas



Interior do novo trem

Novo trem com TV

Novo trem em Francisco Morato
Fonte: Revista Ferroviária 
Fotos: Ricardo Guimarães
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Página: Oficial Diário da CPTM

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