ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de junho de 2018

​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana em 3 linhas

Confira programação e planeje sua viagem


Neste fim de semana, 30 de junho e 1º de julho, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)

Domingo: das 7h às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo:  das 4h até meia-noite, as obras de modernização ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Sagrado Coração e Itapevi. Das 8h às 22h, as intervenções ocorrerão nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira.  O intervalo médio será:
-Das 8h às 22h: 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi
-Demais horários: 20 minutos entre Barueri e Itapevi

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Ceasa e USP-Cidade Universitária. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 19h, devido a serviços nos equipamentos de via permanente, a circulação de trens ficará interrompida no trecho entre as Estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deve utilizar a Linha 8 – Diamante.

Linha 15-Prata ficará fechada no sábado e no domingo

Trecho Vila Prudente a Oratório será atendido por ônibus gratuitos

Para a continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, a Linha 15-Prata do monotrilho ficará fechada no sábado (30) e no domingo (1/7). Na segunda-feira (2/7), os usuários da Linha 15-Prata voltam a ser atendidos normalmente, a partir das 4h40.

Durante o período de interdição, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as estações Oratório e Vila Prudente.

Para informar os usuários sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Metro 

Linha 4-Amarela tem dia de conscientização sobre doação de sangue

Passageiros terão a oportunidade de descobrir seu tipo sanguíneo, fazer teste de glicemia e serão informados sobre situação atual dos bancos de sangue

A Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, recebe, dia 29 de junho, das 10h às 16h, ação que celebra o encerramento da campanha Junho Vermelho. Em parceria realizada entre o Movimento Dou o Sangue e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, o evento promove exames de tipagem sanguínea e testes de glicemia para os passageiros que circularem na Estação Fradique Coutinho.

A iniciativa pretende conscientizar, por meio de informações e exames gratuitos, sobre a importância de doar sangue. Serão realizados exames de tipagem sanguínea por alunos do curso técnico de análises clínicas do Instituto Cimas, e testes de glicemia oferecidos pela Fundação Deborita.

O mês de junho é a época do ano escolhida para a promoção de ações de conscientização sobre doação de sangue. As campanhas do Junho Vermelho buscam aumentar o número de doadores, já que, segundo dados levantados por pesquisa do Instituto DataFolha, apenas 8% dos brasileiros doaram sangue nos últimos 12 meses.

"A ViaQuatro se preocupa em difundir informações para conscientizar os passageiros da Linha 4-Amarela sobre temas de importância na área de saúde", explica Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade. "Todos os dias recebemos 700 mil passageiros, o que torna o potencial de alcance de um projeto como esse muito grande", completa.

Serviço

Encerramento campanha Junho Vermelho

Estação Fradique Coutinho

Dia 29/6 – das 10h às 16h

28 de junho de 2018

Rússia é atração de mostra fotográfica inédita na Linha 4-Amarela

Imagens do país-sede da Copa do Mundo ficam em cartaz nas estações até setembro

A Federação Russa tem todas as atenções voltadas para si neste ano. Além de sediar as partidas da Copa do Mundo de 2018, o país conta com belezas naturais e arquitetônicas peculiares. A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, contribui para que os passageiros conheçam um pouco mais sobre o país, por meio da exposição Prontidão Máxima. As fotografias circularão entre as estações Luz, Oscar Freire e Faria Lima, de julho a setembro. 

A mostra é realizada pela Agência Federal de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes, de Compatriotas no Exterior e de Cooperação Internacional Humanitária da Rússia (Rossotrudnichestvo), em parceria com a Agência de Notícias Sputnik. A exposição mostra o volume de trabalho realizado pela Rússia para preparação, reequipamento, modernização e construção da infraestrutura necessária para a Copa do Mundo de futebol. Os fotógrafos da Sputnik visitaram todas as cidades que recebem os jogos do campeonato e registraram as etapas de preparação dos estádios para este grandioso evento.

"Esperamos que os nossos fotógrafos tenham conseguido transmitir a atmosfera de um dos maiores eventos mundiais do esporte. O trabalho que foi realizado pelo nosso país para a realização do mundial deve ser mostrado para as pessoas do mundo inteiro", observou a chefe do serviço de projetos visuais da Sputnik Oksana Oleinik.

A Sputnik é uma das maiores agências de notícias do mundo, reunindo portais nacionais e regionais de multimídia em 33 idiomas e radiodifusoras analógicas e digitais em russo, inglês e francês em 80 cidades e na internet. As informações fornecidas pela Sputnik alimentam meios de comunicação de ponta em todo o mundo em inglês, árabe, espanhol e chinês, atingindo mais de 50 milhões de pessoas por mês. Em 23 centros de redação, de Pequim a Montevidéu, trabalham mais de mil pessoas de dezenas de países. A Sputnik é parte do grupo de mídia "Rossia Segodnia" (Rússia Hoje) e seu escritório central situa-se em Moscou.

"A parceria que a ViaQuatro realizou com o governo russo visa que os passageiros conheçam mais, não só sobre o trabalho feito pelo país para receber a Copa do Mundo de futebol, mas também sobre sua cultura", esclarece Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaQuatro. "Mesmo com o fim do campeonato em julho, a exposição se estende até setembro, para que as imagens sejam vistas pelo maior número de passageiros possível", completa.

Serviço

Exposição Federação Russa
De 2 a 31 de julho – Estação Luz
De 1º a 31 de agosto – Estação Oscar Freire
De 3 a 28 de setembro – Estação Faria Lima

ViaQuatro

Sexta sem Carro: Saiba as linhas de ônibus que atendem o Centro Histórico

Vias serão liberadas para ônibus, táxis, veículos escolares, bicicletas e veículos que possuem cartões do idoso e da pessoa com deficiência na sexta, dia 29 de junho

Com o fechamento de vias do Centro Histórico da cidade para o trânsito de carros e motos, na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, das 6h às 18h, pela CET, para a ação “Sexta sem Carro”, que será repetida toda última sexta-feira do mês, a SPTrans reforça as orientações aos usuários sobre as linhas de ônibus disponíveis em vias como o Viaduto do Chá e as ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Confira abaixo as informações sobre a oferta de ônibus na região:

 Rua Boa Vista - 10 Linhas


2002/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Bandeira

408A/10 - Machado de Assis - Cardoso de Almeida

4112/10 - Sta. Margarida Maria - Pça. da República

4113/10 - Gentil de Moura - Pça. da República

508L/10 - Term. Princ. Isabel - Aclimação

7411/10 - Cid. Universitária - Pça. da Sé

8615/10 - Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II

908T/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Butantã

930P/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Pinheiros

CT01/1 - Circular Turismo


Rua Líbero Badaró - 13 linhas


2002/10 - Term. Pq. D. Pedro II -Term. Bandeira

408A/10 - Machado de Assis - Cardoso de Almeida

4112/10 - Sta. Margarida Maria - Pça. da República

4113/10 - Gentil de Moura - Pça. da República

508L/10 - Term. Princ. Isabel - Aclimação

702C/10 - Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém

702U/10 - Cid. Universitária - Term. Pq. D. Pedro II

7411/10 - Cid. Universitária - Pça. da Sé

8615/10 - Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II

908T/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Butantã

909T/10 - Term. Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II

930P/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Pinheiros

CT01/1 - Circular Turismo


Viaduto do Chá - 13 linhas

 2002/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Bandeira

408A/10 - Machado de Assis - Cardoso de Almeida

4112/10 - Sta. Margarida Maria - Pça. da República

4113/10 - Gentil de Moura - Pça. da República

508L/10 - Term. Princ. Isabel - Aclimação

702C/10 - Jd. Bonfiglioli - Metrô Belém

702U/10 - Cid. Universitária - Term. Pq. D. Pedro II

7411/10 - Cid. Universitária - Pça. Da Sé

8615/10 - Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II

908T/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Butantã

909T/10 - Term. Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II

930P/10 - Term. Pq. D. Pedro II - Term. Pinheiros

CT01/1 - Circular Turismo


Técnicos da SPTrans estarão acompanhando e monitorando a operação dos ônibus na região. Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br.


SPTrans

27 de junho de 2018

SPTrans prorroga prazo para estudantes de baixa renda atualizarem seu cadastro

Novo prazo passa a ser 31 de julho e estudantes poderão aproveitar as férias para agendar sua entrevista do CADÚnico. Alunos que não preencherem o cadastro terão o benefício suspenso.

A SPTrans prorrogou para 31 de julho o prazo para os alunos com Bilhete Único Estudante gratuito informem o seu Número de Identificação Social (NIS) à empresa para manter o benefício.

Com a alteração, estudantes que preencheram autodeclaração de baixa renda no site da SPTrans, para solicitar o benefício da gratuidade tarifária, passam a ter mais um mês para informar o NIS no site da SPTrans (estudante.sptrans.com.br) e manter seu direito ao benefício.

O prazo, originalmente dia 30 de junho, foi prorrogado para permitir que os estudantes que ainda não possuem o seu número do NIS possam obtê-lo durante o período de férias e, então, comecem o semestre letivo com sua documentação regularizada junto à SPTrans.

Após esse prazo, o estudante que não tiver comprovado baixa renda terá o benefício suspenso já a partir de agosto e deverá regularizar sua situação para voltar a receber suas cotas gratuitas.

Vale destacar que estudantes cujo benefício gratuito for suspenso não perdem o direito à compra de cotas de meia-tarifa.

Estudantes de nível superior que possuem a gratuidade por serem participantes de programas como ProUni, Fies, Cotas Sociais e Bolsa Universidade já tem direito ao benefício e não precisam comparecer aos postos. Estudantes da rede pública dos ensinos Fundamental, Médio e técnico profissionalizante também estão isentos.

Como fazer

Para a manutenção da gratuidade, o estudante, ou alguém que more com ele, com mais 16 anos, deve levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:

 · RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;


· Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;


· Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).


Em São Paulo, as entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para consultar os endereços acesse sptrans.com.br/cras ou entre em contato através da Central 156.

Após a entrevista, o CRAS fornecerá o número do NIS, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans para manter o benefício da gratuidade no transporte público.

Divulgação

As informações foram publicadas no Jornal do Ônibus que circulou entre os dias 24 e 30 de abril e novamente na atual edição, entre 12 e 26 de junho. Nas redes sociais da SPTrans foram realizados 102 posts, desde janeiro, chamando os estudantes a comparecerem a uma unidade do Cras e regularizarem sua situação.

Além disso, em junho, a SPTrans enviou mensagens de texto (SMS) a 130 mil estudantes que ainda não tinham preenchido seu número do NIS no site da SPTrans.

Quem deve fazer a autodeclaração

Desde 2015, estudantes de nível superior ou técnico/profissionalizante não vinculados ao Prouni, Fies, Escola da Família ou Cota Social, e que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (por pessoa da família), devem fazer sua autodeclaração de baixa renda.

O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem o objetivo de assegurar o benefício aos estudantes de baixa renda que têm direito.

Quem reside fora da capital também precisa enviar o comprovante de comparecimento e folha resumo do CADÚnico.

SPTrans

26 de junho de 2018

Linha 4-Amarela recebe exposição que retrata a mulher e sua busca por conhecimento

Passageiras participaram de ação em rede social que resultou na exposição com curadoria do designer e escritor Angelo Asson


A Linha 4-Amarela de metrô recebe, a partir do dia 2 de julho, a exposição "Diva no Vagão". Durante todo o mês, a mostra estará em exibição na Estação Oscar Freire e, após esse período, entre os dias 1º e 31 de agosto, na Estação Fradique Coutinho. Idealizada pelo escritor e designer Angelo Asson, a iniciativa valoriza o papel da mulher na sociedade e o conhecimento adquirido através do hábito da leitura.

A ação, realizada via Instagram, solicitou às participantes que registrassem imagens ambientadas em qualquer estação da Linha 4-Amarela. As fotografias têm o objetivo de ilustrar a procura por novas informações por meio da leitura de livros, jornais ou celular, aproveitando o tempo da viagem.

Para a completar o conteúdo, as participantes deveriam criar uma frase com o tema empoderamento feminino. Asson assina a curadoria das 20 imagens e textos que integram a exposição.

ViaQuatro

22 de junho de 2018

Testes programados alteram horário de operação das linhas 5-Lilás e 15-Prata no fim de semana

Neste fim de semana o horário de operação das linhas 5-Lilás e 15-Prata do monotrilho será diferenciado em razão de testes programados no novo sistema de controle dos trens. No sábado (23), o horário de funcionamento das estações Vila Prudente e Oratório será das 4h40 às 12h. Após esse horário, ambas as estações serão fechadas e os usuários passarão a ser atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho interditado. No domingo (24), as estações da Linha 15-Prata deverão permanecer fechadas durante todo o dia e os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE.

Já na Linha 5-Lilás, os testes programados acontecerão somente no domingo (24), das 4h40 às 12h. Nesse período, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Eucaliptos até a abertura das estações. Os usuários da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. As linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro. Vale lembrar que a operação assistida entre as estações Eucaliptos e Moema ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 9h às 16 horas.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Metrô

Secretaria dos Transportes Metropolitanos adia leilão de concessão da Linha 15-Prata

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) informa que adiou para 31 de julho o leilão de concessão da linha 15-Prata de monotrilho que seria realizado inicialmente no dia 26 deste mês. A prorrogação se deve ao volume de questionamentos sobre o edital que a secretaria recebeu das empresas interessadas na concorrência. Na avaliação da pasta, como se trata de um novo modal, é natural suscitar dúvidas.

O objetivo é conceder à iniciativa privada a operação e manutenção da linha 15 pelo período de 20 anos. O valor do contrato é estimado em R$ 4,5 bilhões. O edital da licitação está disponível no portal www.stm.sp.gov.br. O leilão será realizado na sede da B3 (antiga BM&FBOVESPA), no centro da capital. O lance mínimo para outorga é de R$ 153,3 milhões. O critério de julgamento será o de maior valor oferecido, em moeda corrente nacional, pela outorga fixa da concessão.

Para ampliar a concorrência a licitação é feita na modalidade internacional. Todos os integrantes dos consórcios que formam as Sociedades para Propósitos Específicos (SPEs) que atuam na área metroviária são dotadas de competência para participar.

Com tecnologia de monotrilho, a linha 15-Prata, funciona desde agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, ao longo de 2,9 km, contando com o pátio de manobra. Em abril foram entregues mais 5,5 quilômetros com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Em julho será aberta a estação Jardim Planalto e em setembro devem ser inauguradas as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. A última estação será a Jardim Colonial, prevista para março de 2021. Ao todo, o Governo do Estado investe R$ 5,2 bilhões.

Metrô SP

21 de junho de 2018

Hoje (21) tem Banda dos Seguranças do Metrô na Estação Brás

Apresentação acontece nesta quinta-feira (21), às 18h, na parada da Linha 3-Vermelha; repertório inclui clássicos nacionais e internacionais

Formada por nove agentes de segurança, a banda integra o projeto cultural da Companhia do Metrô, que tem a proposta de levar entretenimento aos usuários por meio da música.

Fundada no dia 2 de dezembro de 2011 no evento “Segurança na Copa do Mundo”, em que foram discutidas estratégias de segurança para o Mundial no Brasil em 2014, o grupo permanece junto e fazendo cada vez mais sucesso.

A BSM se apresenta todos os meses em estações do Metrô, sempre acompanhada por muitos fãs. O repertório inclui clássicos nacionais e internacionais de artistas como Michael Jackson, Beatles, Michael Bolton, além de Alceu Valença, Gustavo Lima, legião Urbana e muitos outros.

Para acompanhar outras atrações culturais do metrô visite o site: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/index.aspx.

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana

Neste fim de semana, 23 e 24 de junho, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)

Domingo: das 7h às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Perus. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato. 



Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Antonio João e Barueri. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Carapicuíba a Itapevi. 

Domingo: das 6h às 14h, os serviços serão executados nos equipamentos de sinalização entre as estações Jandira e Itapevi. Das 8h às 22h, as intervenções ocorrerão nas estações Jardim Belval e Jardim Silveira.  O intervalo médio será: 

-Das 6h às 9h: 20 minutos entre Barueri e Itapevi

-Das 9h às 14h: 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi

-Das 14h às 22h: 20 minutos entre Barueri e Itapevi



Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Cidade Universitária e Cidade Jardim. Das 8h às 19h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Santo Amaro. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.  



Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de modernização da Estação Suzano, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases a Estudantes.  



Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 16h até o fim da operação comercial, haverá intervenções programadas na Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será:

- Das 16h às 21h: 15 minutos

- Das 21h até o fim da operação: 30 minutos

Domingo: das 4h à meia-noite, devido às obras programadas na Linha 13-Jade, a circulação ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino. Para seguir viagem no trecho, os usuários poderão utilizar ônibus gratuito, com distribuição de senhas nas estações.  O intervalo médios dos trens será de 15 minutos entre as estações Brás e Tatuapé e de 15 minutos entre Comendador Ermelino e Calmon Viana.  

CPTM

Linha 4-Amarela recebe fotografias sobre biologia marinha

Exposição é homenagem aos 60 anos do CEBIMar, instituto da Universidade de São Paulo


São Paulo, junho de 2018 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, apresenta a seus passageiros fascinantes imagens do fundo do mar. De julho a setembro, estará em cartaz nas estações Faria Lima, Luz e Paulista a exposição CEBIMar 60 anos, que tem como propósito despertar o interesse pela ciência e pela vida marinha.

O CEBIMar (Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo) é um instituto dedicado ao estudo da biologia marinha. Com o objetivo de promover o conhecimento sobre o tema, o centro expõe imagens clicadas por cientistas e amantes da natureza, mostrando a beleza e a estética de seres muitas vezes desconhecidos pelo público leigo.

Serviço
Exposição CEBIMar 60 anos
De 2 a 31 de julho – Estação Faria Lima
De 1º a 31 de agosto – Estação Luz
De 3 a 28 de setembro – Estação Paulista


ViaQuatro

20 de junho de 2018

CPTM recebe exposição sobre história da ferrovia paulista

Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa) terá fotografias que contam a história da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Em 2018, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro completa 150 anos. Pensando nisso, a fim de celebrar a data, a Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa) da CPTM recebe uma exposição sobre a história da ferrovia a partir desta quarta-feira (20).

Grande parte do desenvolvimento do Estado de São Paulo coube a essas estradas, que foram fundamentais para o escoamento da produção agrícola do interior para os portos. A Companhia será retratada em oito painéis fotográficos de 1,20m X 0,85m de extensão.

A empresa, também denominada Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público e, sobretudo, à sua pontualidade. Na época, dizia-se que as pessoas acertavam os ponteiros dos relógios com a chegada dos trens.

A iniciativa é promovida pela ONG Amigos do Museu Ferroviário Paulista, entidade que tem como objetivo a preservação das ferrovias e dos trens antigos e aposentados. Além disso, a parceria com a CPTM foi fundamental para que os usuários pudessem conhecer de perto um pouco do descobrimento e expansão do interior paulista por meio da Companhia.

Serviço

Companhia Paulista de Estradas de Ferro – 150 anos da mais paulista das ferrovias

Local: Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa)
Data: de 20/6 a 20/7

Gratuito para usuários

CET libera circulação de ônibus nas imediações do Largo do Paissandu

A Companhia de Engenharia de Tráfego liberou na última terça-feira (19/06), a pedido da Defesa Civil, a circulação de ônibus na Avenida Rio Branco, no sentido do Centro, no trecho entre a Avenida Ipiranga e o Largo do Paissandu.

A liberação parcial do tráfego pela Avenida Rio Branco permitirá que os ônibus possam circular pelo entorno do Largo do Paissandu para chegar à Rua Capitão Salomão ou seguir pela Avenida São João.

O cruzamento da Avenida Ipiranga com a Rua do Boticário também foi liberado. Portanto, os veículos que estiverem na Rua do Boticário poderão virar à esquerda e acessar a Rua Capitão Salomão ou seguir rumo à Avenida São João.


É importante destacar que a passagem de veículos no sentido do bairro da Avenida Rio Branco permanecerá interditada para que os órgãos responsáveis possam dar continuidade aos trabalhos na Rua Antônio de Godói.

Com a liberação parcial do viário, a SPTrans informa que 20 linhas seguirão novos itinerários. As linhas cujos pontos finais foram alterados no início da interdição, continuam operando temporariamente na Rua dos Timbiras e na Praça do Correio, conforme abaixo.


129F-41 Conexão Petrônio Portela - Pça. Do Correio

8538-10 Freguesia Do Ó - Pça. Do Correio

8544-10 Cid. D’abril 3ª Gleba - Pça. Do Correio

9301-10 Term. Casa Verde - Pça. Do Correio

9500-10 Term. Cachoeirinha - Pça. Do Correio

9653-10 Pedra Branca - Pça. Do Correio

Ida: normal até a Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu, R. Cap. Salomão,

Pça. do Correio.

Volta: sem alteração.



8215-10 Jd. Paulistano - Pça. Do Correio

Ida: normal até o Lgo. do Arouche, R. Vitória, Av. Rio Branco, Lgo. do

Paissandu, R. Cap. Salomão, Pça. do Correio.

Volta: sem alteração.



8528-10 Jd. Guarani - Pça. Do Correio

8542-10 Brasilândia - Pça. Do Correio

8549-10 Taipas - Pça. Do Correio

Ida: normal até o Lgo. do Arouche, Av. Duque de Caxias, Av. Rio Branco,

Lgo. do Paissandu, R. Cap. Salomão, Pça. do Correio.

Volta: sem alteração.



8600-10 Term. Pirituba - Lgo. Do Paissandú

8600-22 Vl. Iório - Lgo. Do Paissandú

Obs.: Deverão operar com ponto final na Pça. do Correio (lado

esquerdo)

Ida: normal até a Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu, R. Cap. Salomão,

Pça. do Correio (lado esquerdo).

Volta: Pça. do Correio, R. Brig. Tobias, R. Riskallah Jorge, Av. Prestes

Maia, Pça. Pedro Lessa, retorno Sobre Túnel Papa João Paulo II, Av.

Prestes Maia, Av. Sen. Queiros, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Av. Rio

Branco, prosseguindo normal.



8677-10 Jd. Líbano - Lgo. Do Paissandú

8686-10 Mangalot - Lgo. Do Paissandú

Obs.: Deverão operar com ponto terminal na R. dos Timbiras.

Ida: normal até a Av. São João, Lgo. do Arouche, Av. Duque de Caxias, Av.

Rio Branco, Av. Ipiranga, Av. São João e R. dos Timbiras.

Volta: R. dos Timbiras, Pça. da Republica, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Lgo.

do Arouche, Av. Duque de Caxias, Av. São João, prosseguindo normal.



9501-10 Term. Cachoeirinha - Lgo. do Paissandú

Ida: normal até a Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu.

Volta: Lgo. do Paissandu, Av. São João, Pça. Julio Mesquita, Al. Barão de

Limeira, Al. Glete, Av. Rio Branco, prosseguindo normal.



N101-11 Term. Lapa - Term. Pq. D. Pedro Ii

Ida: normal até a Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu, R. Cap. Salomão,

Pça. Pedro Lessa, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.



107T-10 Metrô Tucuruvi - Term. Pinheiros

701A-10 Pq. Edú Chaves - Metrô Vl. Madalena

701U-10 Metrô Santana - Cid. Universitária

Ida: normal até a R Cons. Crispiniano, Av. São João, contorno no Lgo. do

Paissandu, R. Cap. Salomão, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração



9354-10 Term. Cachoeirinha - Pça. Do Correio

Ida: normal até a Av. Rio Branco, Lgo. do Paissandu, R. Cap. Salomão,

Pça. do Correio.

Volta: sem alteração.

SPTrans

Escada rolante na CPTM está parada mais de 35 dias


Escada na estação Brás está parada à mais de um mês.

Dois usuários da Linha 10-Turquesa da CPTM informaram a falta de manutenção em escadas rolantes da estação Brás da CPTM.

Na plataforma 1 da estação, duas escadas rolantes estão sem funcionar. Uma cerca de 40 dias e outra completando hoje 15 dias.

Isto reflete os problemas de manutenção, não só nas escadas, bem como outros serviços disponíveis nas dependências da companhia.

Procurada pelo Diário, a CPTM informou que "a equipe técnica trabalha para reestabelecer o funcionamento das escadas mais breve possível". Ou seja, não souberam precisar uma data para o conserto, e quem sofre são os usuários.

Diário da CPTM 

19 de junho de 2018

Linha 4-Amarela tem apresentação do Coral Jovem Cênico do Mackenzie



Pocket show faz parte da programação das Quartas Musicais


São Paulo, junho de 2018 – No próximo dia 20, a Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô recebe o Coral Jovem Cênico do Mackenzie. Programada para às 19h15, a apresentação permitirá aos passageiros um embarque e desembarque com acompanhamento musical. O concerto faz parte do projeto Quartas Musicais, realizado em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha.

Formado por 30 cantores, alunos e antigos alunos de diversos cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o coral apresentará o repertório intitulado "O coro pede passagem", com clássicos de Lenine e Bráulio Tavares (Lavadeira do Rio), Chico Buarque (Homenagem ao Malandro), Ary Barroso (Isso aqui o que é), John Lennon e Paul McCartney (Blackbird), entre outros. O Coral Jovem Cênico do Mackenzie tem como objetivo integrar a comunidade universitária, por meio do diálogo musical com a sociedade, e difundir a cultura brasileira de forma artística ao maior número de pessoas possível.

O Coral Jovem Cênico do Mackenzie surgiu no ano 2000, com uma proposta diferenciada da prática de coral convencional, procurando desenvolver um repertório eclético e popular (MPB, rock, pop), sempre em busca de novos desafios. Além disso, o grupo também reserva um tempo para aulas de técnica vocal e práticas de teatro, procurando integrar o repertório num contexto cênico moderno e cheio de significado.

Projeto Quartas Musicais

As apresentações do Coral Jovem Cênico do Mackenzie acontecem uma vez ao mês na Estação Higienópolis-Mackenzie, com repertório variado. Elas estão programadas para a última quarta-feira do mês, sempre às 19h15, mas, em junho, acontecem excepcionalmente no dia 20.

Serviço

Projetos Quartas Musicais - 20 de junho de 2018, às 19h15

Pocket show do Coral Jovem Cênico do Mackenzie

Estação Higienópolis-Mackenzie

18 de junho de 2018

Em clima de Copa do Mundo, passageiros da #L4 são convidados a testar pontaria em brincadeira de chute a gol


Ação interativa acontece em dias úteis, até dia 22, na Estação Higienópolis-Mackenzie

De 18 a 22 de junho, quem passar pela Estação Higienópolis-Mackenzie será convidado a participar de ação para celebrar a Copa do Mundo. A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie promovem a interação "Chute a Gol", que desafia a habilidade dos passageiros na cobrança de pênaltis. A forma de participação é simples. Basta o passageiro provar que é bom de mira e acertar um dos três alvos em um gol montado na estação.
Com a ação, a Universidade Mackenzie divulga a campanha "O Maior Grito de Gol", na qual convida os passageiros a gravar um vídeo de dez segundos gritando gol. Essa mídia será editada para integrar um grande vídeo com todos os participantes que enviaram suas interações. A ideia é criar o maior grito de gol do mundo durante a Copa da Rússia. Mais informações sobre a campanha no site http://www.omaiorgritodegol.com.br/goooooooooool/.
Serviço "Chute a Gol"De 18 a 22 de junhoDas 11h às 14h e das 16h às 19hEstação Higienópolis-Mackenzie

16 de junho de 2018

​​​​CPTM tem recorde de passageiros


 Na sexta (08/06), mais de 3 milhões de usuários foram transportados

A CPTM bateu recorde histórico de passageiros transportados no dia 8 de junho (sexta-feira). Foram registrados 3.096.035 usuários no sistema. O recorde anterior era de 28 de novembro de 2014, quando foram transportados 3.094.737 usuários. 
Assim, a média dia útil de junho registrou um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2017. 
Média Dia Útil por linha*​

LinhasEm junho de 2018Em junho de 2017Aumento
7-Rubi454.200431.6726,8 %
8-Diamante489.638474.7886 %
9-Esmeralda597.238582.3055,2 %
10-Turquesa372.289356.6457,5 %
11-Coral734.600704.1555,4 %
12-Safira266.145252.8116,1 %
13-Jade7.048--
CPTM2.921.1582.802.3766,3%
*considerando até 8/06

Já a Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto-Guarulhos) começou a operar comercialmente (das 4h até meia-noite) com intervalo entre os trens de 30 minutos no dia 4 de junho e, na primeira semana, registrou circulação de 131 mil usuários. 

CPTM

​CPTM reduz intervalo e aumenta número de trens nos dias de jogo do Brasil


 

A Copa do Mundo FIFA 2018 começa na quinta-feira (14/6), e a CPTM adotará estratégias diferenciadas nos dias úteis em que haverá jogo do Brasil em todas as linhas.  
No dia 22 (sexta-feira), a seleção entrará em campo às 9h e para facilitar o deslocamento dos usuários após a partida, o intervalo entre os trens irá variar de 4 a 6 minutos, até as 13h.  Já no dia 27 (quarta-feira), a disputa será às 15h, e o reforço na operação da CPTM será antes do início do jogo, a partir das 12h. 
  
Serviço:

CPTM – Ampliação horário de pico (intervalo menor entre os trens):
22/06, sexta-feira: das 11h às 13h
27/06, quarta-feira: das 12h às 15h

Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana

Confira a programação e planeje sua viagem:

Neste fim de semana, 16 e 17 de junho, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Palmeiras-Barra Funda. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Júlio Prestes a Itapevi. 

Domingo: das 6h às 14h, os serviços serão executados nos equipamentos de sinalização entre as estações Jandira e Itapevi. Das 8h às 19h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio será de 20 minutos de Júlio Prestes a Itapevi. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente, entre as estações Vila Olímpia e Berrini. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Neste período, também serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.  

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido às intervenções programadas na Estação da Luz, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Guaianases.  

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização da Estação Suzano. Das 6h às 21h, também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre Calmon Viana e Jundiapeba. O intervalo médio será de 30 minutos de Guaianases a Estudantes.  

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão das intervenções programadas na Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização da rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar​ as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

CPTM 

14 de junho de 2018

Diário lança serviço de WhatsApp

Novo meio de contato é mais uma alternativa para ajudar os usuários.

A partir desta sexta-feira (15), o Diário da CPTM coloca em operação um telefone whatsapp para receber e passar informações aos usuários seguidores da página. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira das 06h até às 22h e aos sábados das 06h até às 18h.

Por meio dele, os usuários podem enviar e relatar informações sobre os trens da CPTM e Metrô, e também enviar perguntas, onde estando ao alcance dos Adms, será respondida. Caso não pudermos ajudar, informaremos os canais oficiais para comunicação como já fazemos.

O serviço contará com regras de utilização, que caso não sejam cumpridas, será passível de bloqueio do contato.

Confira abaixo as regras:

- meio de contato para envio de informações, fotos e vídeos. Também pode se obter informações sobre o transporte;

- NÃO atenderemos ligações sejam por telefone convencional ou ligações pelo próprio WhatsApp;

- ofensas, correntes, e ou mensagens ofensivas ou desnecessárias não serão respondidas e o contato bloqueado.

Lembramos que somos um perfil colaborativo feito por usuários sem ligação com a CPTM, portanto não temos como auxiliar em ações dentro do sistema, mas podemos e vamos orientar em tudo que estiver ao nosso alcance.

Número: 11 98661-0999


Nossas contas oficiais 

facebook.com/oficialdiariodacptm (temos apenas essa página no Facebook) 

Twitter @DiariodaCPTM

Instagram @DiariodaCPTM

Telegram t.me/diariodacptm

Blog: www.diariodacptm.blogspot.com.br

WhatsApp 11 98661-0999


CPTM divulga nota sobre o caso da cobra


Novas informações indicam que a cobra não entrou em Guaianases, como informado anteriormente.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou uma nota no começo da tarde desta Quinta-feira (14), sobre o caso da cobra vista tanto no Metrô como na CPTM, na noite desta quarta-feira, onde em nenhum momento houve atuação das equipes de segurança.

No texto, a companhia informa que diferente do que foi informado por alguns usuários, a cobra entrou não na estação Guaianases da Linha 11-Coral, mas sim na estação da Luz, vindo da transferência do Metrô da Linha 1-Azul, transportada de forma escondida dentro de uma sacola em um carrinho.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota Oficial da CPTM:

Na noite de ontem, quarta-feira, 13, a equipe de Segurança da CPTM recebeu denúncia sobre usuários viajando na Linha 11-Coral com uma cobra. Uma equipe foi destacada para verificar a ocorrência e tomar as providências, porém os usuários desembarcaram na Estação Tatuapé e saíram do sistema antes de serem abordados pelos agentes.

De acordo com as imagens do circuito interno, os usuários acessaram a Estação da Luz pela área de integração gratuita com um bolsa, onde provavelmente o animal estava escondido.

O Decreto Estadual nº 15.012, de 7 de abril de 1978,  proíbe o transporte de animais no Metrô e na CPTM. A exceção diz respeito à liberação dos cães-guias de pessoas com deficiência visual parcial ou total, condicionada à apresentação de documentação específica.

Por Willian Moreira

📸 Reprodução Twitter/@leandrods2018

Cobra é vista sendo transportada em estação do Metrô

Uma cobra Píton, era transportada por 3 pessoas na estação Tatuapé, na noite desta quarta-feira (13/06).

Ontem por volta das 22h na estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha, uma cobra que aparenta ser da espécie Piton de cerca de 2 metros de comprimento, foi vista sendo transportada de forma totalmente inadequada por três pessoas. Por ser um animal deste porte, é necessário ter um cuidado especializado no transporte.

Segundo informações de usuários, o trio entrou no transporte na estação Guaianases da Linha 11-Coral, onde vieram com a cobra dentro do trem até a estação Tatuapé. Nesta estação, uma dupla de seguranças da empresa contratada pela companhia, se deslocou em direção ao trio, para questionar sobre o animal. Na sequência eles passaram pela transferência com o Metrô (momento em que foi tirada a foto) e em seguida saíram da estação com a cobra enrolada em um pano.

O Metrô e a CPTM não se manifestaram sobre o caso. Ao que aparenta, tanto no Metrô como na CPTM, você pode fazer tudo que é errado que está tudo certo, ninguém faz nada. Mas quando quer agir da forma correta transportando seu animal, com caixa de transporte adequada, documentos e pagando passagem, em muitos casos você é até repreendido de forma mais enérgica, deixando entender que o certo é errado.

De acordo com a CPTM, o transporte de animais na CPTM mesmo que em caixas de transporte, salvo os cães guia, não é permitido, devido a questões de segurança e saúde pública.

O Metrô de São Paulo não comentou o caso.

Por Willian Moreira

📷 Anderson
Marques


12 de junho de 2018

No Dia dos Namorados, Estação República promove serestas

Ação nesta terça-feira (12), às 12h, é mais uma das atividades programadas para marcar os 50 anos da Companhia do Metropolitano paulista

Nesta terça-feira (12), em homenagem ao Dia dos Namorados, os usuários do Metrô que passarem pela estação República, da Linha 3- Vermelha, poderão curtir serestas cantadas por um grupo de 45 idosos do Centro de Referência do Idoso (CRECI).

Com início às 12h e duração de trinta minutos, a ação é mais uma das atividades programadas para marcar os 50 anos da Companhia do Metropolitano, fundada em 24 de abril de 1968.

A performance musical do grupo de idosos terá regência de Giuliano Del Sole, artista responsável por oficinas culturais no CRECI. Diana, Filme Triste, Cabecinha no Ombro e Beijinho Doce são alguns dos sucessos românticos do repertório musical do grupo.

Governo de São Paulo

8 de junho de 2018

Testes programados alteram horário de funcionamento das #L5 e #L15 no fim de semana

Neste fim de semana, em razão da realização de testes programados no novo sistema de controle dos trens, o horário de funcionamento das linhas 5-Lilás e 15-Prata do monotrilho será diferenciado. Na Linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório deverão permanecer fechadas ao público no sábado (9) e no domingo (10), das 4h40 às 14 horas. Nos dois dias, durante o período de interdição, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Já na Linha 5-Lilás, os testes ocorrerão somente no domingo (10), das 4h40 às 17 horas. Nesse intervalo, os passageiros também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão entre as estações Capão Redondo e Eucaliptos até a abertura das estações. Os usuários da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na estação Santo Amaro, também serão atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) serão remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a estação Santo Amaro. Vale lembrar que a operação assistida entre as estações Eucaliptos e Moema ocorre gratuitamente, de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 9h às 16 horas.

Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.


Metro SP

​Obras de modernização alteram circulação dos trens neste fim de semana

Neste fim de semana, 9 e 10 de junho, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barueri e de 32 minutos entre Barueri e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações General Miguel Costa e Antonio João. Das 8h às 22h, os trabalhos estarão concentrados nas estações Jardim Silveira e Jardim Belval. Das 8h às 19h, também haverá de obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. Das 8h30 às 16h30, as obras de modernização ocorrerão no sistema de sinalização nas imediações da Estação Palmeiras-Barra Funda. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 8h às 19h, em razão de serviços programados nos equipamentos de via permanente, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. Para prosseguir viagem, o usuário deverá utilizar a Linha 8-Diamante.
Das 5h às 20h, também haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Morumbi e Granja Julieta.  Nesse período, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú. 

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 20h, serão executados serviços no sistema de sinalização entre as estações Brás e Mooca. O intervalo médio entre os trens será de 26 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos se concentrarão nos equipamentos de via permanente entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Luz e Guaianases. 

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido as obras de modernização da Estação Suzano, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até o final da operação de domingo, em razão das intervenções programadas na Linha 13-Jade, no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM

5 de junho de 2018

Metrô abre loja oficial de venda de produtos

Inaugurada no aniversário da companhia, empreendimento tem sido um sucesso.

O Diário da CPTM, esteve dias atrás conhecendo a nova loja do Metrô. Na verdade é uma espécie de quiosque, localizado na estação Sé do Metrô, que recebe mais de 750 mil usuários por dia e atende a Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha.

Localizada no mezanino da estação (piso de entrada e saída pelas catracas), vende produtos de diferentes gêneros (confira nas fotos abaixo) desde canetas, blocos de anotações, canecas, garrafas que conservam a temperatura, dentre outros. Nós compramos alguns itens, por nos despertar o interesse de compra, além de que necessários para as fotografias.

O atendimento é de qualquer loja, mas ressaltamos que os funcionários são super cordiais e receptivos, atendendo muito bem os clientes, o que infelizmente deveria ser algo comum, em muitos comércios não ocorre o mesmo.  

Luiz Sales, gerente de negócios do Metrô, nos recebeu e em uma breve entrevista, relatou que a ideia é expandir o negócio, porém sempre antenado ao feedback do mercado, atualizando preços caso for notável um custo elevado ou discrepante, como também a ideia de no futuro haver mais quiosques em outras estações e adição de novos produtos, inclusive conforme os pedidos de usuários e clientes que passem pelo local.

"O empreendimento te sido um sucesso, muitas pessoas vem compras um produto com a marca do Metrô, especialmente para ter como lembrancinha ou dar de presente".








Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm