Bem-vindos ao Diário da CPTM
28 de fevereiro de 2014
Morre mulher ferida em confusão com seguranças da CPTM
Polícia prende suspeito de empurrar mulher de plataforma do metrô em SP
27 de fevereiro de 2014
Polícia identifica suspeito de empurrar mulher na Estação da Sé
A Polícia Civil identificou o suspeito de empurrar a atendente Maria da Conceição Oliveira na Estação Sé do Metrô, no terça-feira, 25. Segundo o delegado Oswaldo Nico Gonçalves, titular da Divisão de Atendimento ao Turista (Deatur), Alessandro Souza Xavier já tem nove boletins de ocorrência por agressões. O delegado disse que vai pedir a prisão temporária do suspeito.
O irmão e a cunhada de Xavier procuraram a Polícia Militar após identificarem o parente em imagens veiculadas pela imprensa, segundo o delegado. Em depoimento, a família disse que o suspeito sofre de esquizofrenia.
Maria foi empurrada por volta das 7h16 e caiu nos trilhos. Com a queda, teve um braço amputado. Depois de jogá-la nos trilhos, o homem saiu com "um sorriso no rosto". Imagens da câmera de segurança do Metrô mostram o momento em que o rapaz (que estava de camisa branca) empurra a vítima, atravessa a área das catracas e depois foge para a rua.
O namorado de Maria da Conceição Oliveira informou nesta quinta-feira, 27, à polícia que ela quase nunca andava de metrô, mas, como havia perdido o ônibus e era seu aniversário, decidiu optar pelos trilhos. Segundo a Santa Casa, em Santa Cecília, o estado de saúde dela é estável.
Outro caso. A vigilante Nivanilde da Silva Souza, de 38 anos, permanece internada na Santa Casa depois de cair na plataforma ao ser abordada por seguranças na Estação Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), também na terça-feira por volta das 22h. Ela estaria grávida e ao tentar entrar no vagão preferencial foi impedida por um estagiário.
Segundo Oswaldo Nico Gonçalves, que também investiga esse caso, a polícia está aguardando que Nivanilde possa prestar depoimento. "Estamos ouvindo mais testemunhas, mas estamos esperando que ela acorde porque, por enquanto, nós só temos a versão do pessoal do trem", disse.
Ainda segundo o delegado, a polícia ainda não tem as imagens do momento. O caso foi registrado como abuso de autoridade e lesão corporal grave.
Laura Maia de Castro e Marcelo Godoy - O Estado de S. Paulo
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM.
Comitiva holandesa conhece metrô de São Paulo visando a Copa
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26 de fevereiro de 2014
Trem da Linha 3-Vermelha faz trajeto de portas abertas
Empurrada aos trilhos, mulher perde o braço no Metrô Sé
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Polícia investiga seguranças da CPTM por suposta agressão a grávida
Pane no Metrô deixa trens a poucos metros de distância
Suspeito de assalto é agredido e imobilizado por passageiros no metrô
Homem tinha passagens na polícia por furto e foi atacado quando assaltava uma jovem no centro da capital paulista
Eduardo Gonçalves e Heitor Feitosa
Homem é rendido por passageiros de metrô após tentativa de assalto no centro de São Paulo (Heitor Feitosa/Veja.com)
Um grupo de pessoas atacou e imobilizou um suspeito de assalto na porta da estação do metrô Dom Pedro II, no centro de São Paulo, na ultima segunda-feira. O homem foi agredido, imobilizado e colocado contra uma grade até a chegada da Guarda Civil Metropolitana, que o algemou e levou para o 1º Distrito Policial, na Sé, onde está preso. O homem já tem passagens na polícia por furto.
Heitor Feitosa/Veja.com
Por volta das 12 horas, uma mulher caminhava pela passarela que liga o Expresso Tiradentes à estação de metrô Dom Pedro II quando foi abordada pelo suspeito. Na tentativa de roubar um celular, ele a agarrou pelo pescoço e a ameaçou com uma faca. Em seguida, quatro homens o atacaram e o imobilizaram. Rendido, ele foi agredido com chutes por dezenas de pessoas que passavam pelo local.
Os seguranças do metrô não intervieram na situação. A assessoria do Metro informou que o caso não foi registrado.
A Polícia Militar informou que o homem foi detido em flagrante por roubo por homens da GCM.
A ação lembrou a prática adotada por “justiceiros” para aplicar punições à revelia da lei e fazer justiça com as próprias mãos em outros Estados do país. Na última semana, um acusado de assalto foiespancado com uma barra de ferroem São Gonçalo (RJ), e outro foi arremessado em um formigueiro em Teresina (PI)
Fonte: Abril
Cansei de ser sardinha: internautas protestam contra transporte público
Foi lançado este mês o Tumblr colaborativo “Cansei de ser sardinha”. A iniciativa do site Catraca Livre é um protesto contra a má qualidade do transporte público brasileiro. Em menos de um mês de atividade, já foram compartilhada quase 300 imagens, sendo que boa parte delas de São Paulo.
Trens do Metrô e da CPTM lotados são os principais alvos dos internautas que se dizem “enlatados”, como os simpáticos peixes. Por ironia, uma das linhas mais criticadas é a 4-Amarela, justamente a mais moderna do sistema sobre trilhos paulistanos. Por ficarem em áreas de transferência entre linhas, as estações Paulista e Pinheiros registram lotação quase que diariamente.
Outra campeã de reclamação – e não poderia ser diferente – é a estação da Sé, no coração da capital paulista. A conexão mais movimentada de São Paulo já não escapa das lotações diárias e, a qualquer sinal de pane nas linhas 1-Azul ou 3-Vermelha, a situação acaba se tornando caótica.
Estações das zonas leste e central também lideram a lista de reclamações. Pela CPTM, as estações terminais Luz e Guaianazes vivem lotadas e complicando a movimentação da Linha 11-Coral. No Metrô, a estação Brás, que faz ligação com a CPTM, é outra muito criticada pelos internautas.
Ônibus
Quem pensa em evitar o transporte sobre trilhos para utilizar os ônibus coletivos pode ter uma experiência tão desagradável quanto uma estação da Sé lotada às 18h. Algumas linhas da SPTrans também apresentam superlotação e dois fatores podem piorar ainda mais a situação do passageiro: o calor e o trânsito, afinal, a maioria dos ônibus de São Paulo não possui ar-condicionado.
Para não ser injusto, somente uma vez (e nunca mais) entrei em um ônibus com refrigeração. Talvez fosse algo experimental, pois nunca ouvi falar em outros coletivos com tal característica.
E assim o paulistano segue o seu caminho. Enlatado como uma sardinha, disputando espaço com seus semelhantes e sem expectativa de melhora em curto prazo.
Serviço:
Cansei de ser Sardinha
http://canseidesersardinha.tumblr.com/
Fonte: Terra
25 de fevereiro de 2014
Linha-4 Amarela tem problema em circulação de trens nesta terça
Linha 4-amarela do metrô de SP tem 2º problema em uma semana
Trens linha 4-amarela, do metrô, apresentaram um problema operacional às 11h54 e operaram com velocidade reduzida até as 12h22, nesta terça-feira (25). A ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, informou que está apurando o motivo da falha. O sistema já foi normalizado, segundo a empresa.
Dizem em Pinheiros que situação na Amarela está normalizada. #metrosp Azar de quem ficou 20 min parado na Paulista.
— Bruno Winckler (@bwinckler)25 fevereiro 2014
Pelo Twitter, usuários reclamaram da espera nos trens. O internauta Pedro Vengeance disse que chegou quase meia hora atrasado no trabalho. Na rede social, Bruno Wincler falou em 20 minutos de espera nos trens, na região da Paulista.
@UsuariosMetroSP@SardinhaExpresspor nada qse meia hora de atraso no servico
— Pedro Henrique GNR (@PedroVengeance) 25 fevereiro 2014
Este é o segundo problema que afeta a linha 4 em uma semana. Na última terça-feira (17), os trens passaram mais de 30 minutos parados. A primeira interrupção na circulação ocorreu por volta das 9h35. Cerca de 25 minutos depois os trens voltaram a circular, mas em velocidade reduzida.
Os trens pararam mais uma vez por volta das 10h10, só voltando a circular, com velocidade reduzida, cerca de dez minutos depois. Os trens voltaram a trafegar normalmente por volta das 10h25.
Na ocasião, a concessionária informou que um "problema no sistema de sinalização" provocou a primeira paralisação. A segunda foi causada, segundo a ViaQuatro, por um trem que apresentou problema entre as estações Paulista, uma das mais movimentadas da linha, e a Oscar Freire, que ainda não foi inaugurada.
Ainda segundo a concessionária, o trem foi rebocado até a estação Paulista, onde foi evacuado e recolhido para manutenção. A concessionária não soube afirmar o que causou a falha.
Fonte: Uol
Passageiros ficaram presos em trem da CPTM durante quase uma hora
Passageiros ficam presos em trem da CPTM entre as estações Tatuapé e Itaquera
Os usuários da CPTM afirmam que o trem parou por volta das 20h30. Pelo sistema de som os usuários informados que a pane ocorreu por falta de energia.
Procurada, a assessoria de imprensa da CPTM informou que não sabia da ocorrência e que iria checar.
R7
24 de fevereiro de 2014
Semana começa com falhas em três linhas do Metrô paulista
Sistema de avisos de lentidão pela companhia, via SMS tem falhado também
23 de fevereiro de 2014
Metrô funciona de madrugada sim, senhor!
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22 de fevereiro de 2014
Turistas ficam presos por 1h no trem de passeio em Campos do Jordão
Placas do Metrô de São Paulo 'derrapam' em idiomas
Sérgio Castro/Estadão | Placas apresentam erros em francês e italiano |
Italianos e franceses que usarem o metrô de São Paulo podem ter certa dificuldade em compreender o que está escrito nas placas das estações. Os novos painéis de sinalização da rede vêm com erros gramaticais nesses dois idiomas.
No caso da língua de Dante Alighieri, o substantivo "incaricato" (encarregado, funcionário) tem a grafia incorreta na frase "Per informazioni, cerchi un incaricato" (Para informações, procure um funcionário). Nos painéis, o vocábulo aparece escrito como "incariato", palavra que não existe, conforme consulta ao Centro Cultural Brasil Itália, no Paraíso, zona sul da capital paulista.
Em francês, do jeito que está colocada, a frase "Pour renseignements, demandez a un employe" (Para informações, procure um funcionário) não faz sentido nenhum. Falta um acento grave na letra A antes de "un" para diferenciá-lo da conjugação do verbo "avoir" (ter, em português), e o termo "employe" (empregado) precisa de um acento agudo no último E.
Segundo professora da Aliança Francesa que não quis se identificar, no idioma de Honoré de Balzac grafar "para informações" não é correto. "Você teria de dizer ‘para mais informações’ ou algo do tipo. Senão, precisaria colocar um artigo no plural." Dessa forma, ainda de acordo com ela, a frase correta ficaria assim: "Pour tout renseignement, demandez à un employé".
A reportagem encontrou placas com erros nas Estações Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, e Oratório, na 15-Prata, a ser aberta em março. O Metrô informou que a substituição já está sendo providenciada. Além de francês e italiano, há frases em inglês e espanhol, que não têm problemas de grafia.
Fonte: Estadão
Caio do Valle - O Estado de S. Paulo
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21 de fevereiro de 2014
Obras de modernização alteram intervalos da CPTM no fim de semana
Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]:
Sábado: das 15h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras na via permanente entre as estações Piqueri e Pirituba. O intervalo médio será de 8 minutos até às 20h00 e, após esse horário, 12 minutos entre Luz e Francisco Morato. Trens com destino a Francisco Morato não farão parada em Piqueri. Será preciso desembarcar na Estação Pirituba e retornar para Piqueri.
Domingo: das 4h até a meia-noite, haverá intervenções na via permanente entre as estações Piqueri e Pirituba. Trens com destino a Francisco Morato não farão parada em Piqueri. Será preciso desembarcar na Estação Pirituba e retornar para Piqueri. Também haverá serviços na nova Estação Franco da Rocha. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras, e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato.
Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]
Domingo: das 8h às 18h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente e no sistema de sinalização na região da Estação Lapa. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio será de 15 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.
Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]
Domingo: das 8h até a meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para obras de infraestrutura. O usuário deverá usar a Linha 8 para completar viagem. Das 4h até o fim da operação, também serão realizados serviços no sistema de rede área. Assim, das 4h às 8h, o intervalo médio será de 22 minutos entre Osasco e Grajaú, e das 8h à meia-noite, será de 22 minutos entre Presidente Altino e Grajaú.
Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]
Domingo: devido às obras de modernização que serão realizados na Linha 11-Coral, das 4h até a meia-noite, excepcionalmente, os trens da Linha 10 irão circular até a Estação da Luz.
Linha 11-Coral/ Expresso Leste [Luz - Guaianazes]
Domingo: das 4h até a meia-noite, a circulação estará interrompida entre as estações Luz e Brás devido a trabalhos de manutenção da rede área. Os usuários deverão utilizar, excepcionalmente, a Linha 10 para completar viagem. Também serão realizados serviços no sistema de sinalização entre as estações Itaquera e Guaianazes. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Guaianazes e Brás.
Linha 11-Coral/ Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Domingo: durante toda a operação comercial, a circulação de trens estará interrompida no trecho entre as estações Guaianazes e Jundiapeba, em razão dos serviços de infraestrutura, nos equipamentos de via permanente, e no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas nas estações Antônio Gianetti, Calmon Viana e Suzano. As senhas para utilizar os ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 25 minutos entre as estações Jundiapeba e Estudantes.
Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 18h de sábado até o fim da operação comercial, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Comendador Ermelino e Jardim Romano. O intervalo médio será de 35 minutos entre Brás e Calmon Viana.
Domingo: das 4h até a meia-noite, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea entre Comendador Ermelino e Jardim Romano e obras de segregação de via com a MRS no trecho entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio será de 35 minutos entre Brás e Calmon Viana.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.
Projeto quer autorizar animais de estimação em trens e ônibus de SP
Metrô decide manter contrato com a Alstom de sistema que não funciona
20 de fevereiro de 2014
Fotos mostram brasileiros como "sardinhas" em ônibus e metrô
Reprodução/canseidesersardinha.tumblr.com |
O aumento das tarifas do transporte público, estopim das manifestações que começaram no ano passado e se espalharam por todo o país, ainda continua levando pessoas às ruas, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Nesta semana, foi divulgado que andar de metrô, trem e barca ficará mais caro em 2014, ao contrário do que havia sido prometido pelo governo.
Neste contexto geral de insatisfação com as dificuldades para se deslocar em qualquer grande cidade do Brasil, um grupo encontrou uma forma diferente, e bem humorada, de protestar contra a (baixa) qualidade do serviço que é oferecido à população.
a estação-tubo PUC às 22h30 de uma quarta-feira", relata Marcos
Ahãn", ironiza o consultor Nicolas Mori
e Damião, do Metrorec
pela jornalista Carolina
podem ver, eu nem consegui chegar perto da porta" relata Ana Moura
melhores
metrô à meia noite de um domingo".
Marina Pinhoni