ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de junho de 2017

Linhas 4-Amarela e 15-Prata terão operação diferenciada no próximo domingo (02)

No próximo domingo (02), duas linhas de metrô terão operação diferenciada. Na Linha 4-Amarela (Butantã-Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro, para a execução de obras na futura estação Oscar Freire, a circulação dos trens entre as estações Paulista e Fradique Coutinho, em ambos os sentidos, ficará interrompida durante todo o dia. Neste trecho, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Na estação Paulista e na estação Fradique Coutinho, ao desembarcar, o passageiro receberá uma senha para prosseguir viagem de ônibus até a estação seguinte.

Já no trecho entre as estações Butantã e Fradique Coutinho, bem como entre as estações Paulista e Luz, a circulação dos trens será normal e os usuários poderão realizar transferências gratuitas para as demais linhas metroviárias nas estações Consolação (Linha 2-Verde), República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul).

Testes alteram horário de abertura da Linha 15-Prata

Na Linha 15-Prata do Monotrilho (Oratório - Vila Prudente), para continuidade dos testes programados do novo sistema de controle dos trens, as estações Vila Prudente e Oratório ficarão fechadas das 4h40 às 16 h. Nesse período, os usuários também serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE, que circularão no trecho entre as duas estações até o início da operação.

Para informar sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações das linhas envolvidas e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h30 às 23h30, e a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100), que atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 8h às 18 horas.

29 de junho de 2017

Sindicatos anunciam que não vão fazer paralisação de Metrô, CPTM e ônibus nesta sexta em SP

Metroviários fizeram assembleia nesta quinta-feira e maioria disse 'não à greve'.Os sindicatos dos metroviários, dos ferroviários e dos motoristas de ônibus de São Paulo decidiram que não vão aderir à paralisação nesta sexta-feira (30).                                                                        
Os metroviários fizeram uma assembleia na noite desta quinta-feira (29) e a maioria votou pela suspensão da paralisação. Mais cedo, os ferroviários das linhas 7 e 10 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também decidiram não parar.

Na noite desta quarta-feira (28), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo determinou que o Metrô mantivesse 80% do quadro de funcionários trabalhando no horário de pico e 60% nos demais horários caso a categoria decidisse aderir à paralisação. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Metroviários seria multado em R$ 100 mil.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio de veículos está mantido e carros com finais de placa 9 e 0 não podem circular pelo centro expandido no horário de pico.

Os motoristas de ônibus já haviam definido que não iam aderir à paralisação. O Sindicato dos Motoristas disse que representantes da categoria irão participar de ato político convocado pelas centrais a partir das 11h da Praça Ramos de Azevedo, no Centro de São Paulo.

G1

Governo de SP altera edital e adia concessão de linhas 5 e 17 do Metrô

O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira na Imprensa Oficial paulista alterações na minuta do contrato e no edital da concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô e determinou o adiamento da abertura dos envelopes em cerca de três meses do dia 5 de julho para 28 de setembro.

As mudanças dizem respeito à contratação, pela concessionária vencedora, de terceiros que tenham sido licitantes no processo e acabaram desabilitados, desclassificados ou perdendo a disputa. No lugar de proibir esse tipo de contratação, a nova redação do contrato prevê a necessidade de passar o contrato por anuência do poder concedente, que deverá decidir se aprova ou não.

Além disso, foi complementado o item do contrato que determina que não pode haver subcontratação da prestação dos serviços de operação das linhas e de segurança operacional, para dizer que a subcontratação de acionista direto da SPE com experiência comprovada nos serviços de operação não se encaixa na vedação ? desde que atendida pelo operador a exigência prevista no edital.


https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2017/06/29/governo-de-sp-altera-edital-e-adia-concessao-de-linhas-5-e-17-do-metro.htm

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste final de semana, dias 1º e 2 de julho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prossegue com o programa de obras em cinco linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato.

Das 4h às 21h, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Piqueri e, por isso, os trens que seguirem sentido Luz não irão parar para desembarque e embarque na Estação Piqueri. Quem quiser desembarcar nessa estação deverá descer na Estação Lapa e pegar o trem sentido Francisco Morato. Quem quiser embarcar na Estação Piqueri, sentido Luz, deverá pegar o trem sentido Francisco Morato, desembarcar na Estação Pirituba e voltar sentido Luz.

Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 24 minutos no trecho entre as estações Luz e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Barueri e Jardim Belval. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 20h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi. O intervalo médio dos trens será de:

Das 8h às 20h: 16 minutos entre Júlio Prestes e Carapicuíba e 32 minutos entre Carapicuíba e Itapevi
Das 4h às 8h e das 20h à meia-noite: 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Capuava e Mauá. O intervalo médio dos trens será de 26 minutos em toda a linha.

​Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão das obras de implantação da Linha 13-Jade entre as estações Eng. Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade entre as estações Eng. Goulart e Comendador Ermelino. Também serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Itaquaquecetuba e Aracaré. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.
 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Linha 4-Amarela terá interdição entre estações Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, dia 2

Para completar o percurso haverá serviço complementar por ônibus da operação Paese

Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, dia 2, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.

No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.

Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h00, sábado e domingo, das 8h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Funcionários do Metrô decidem adesão à greve geral nesta quinta-feira

A previsão é que seis sindicatos participem sexta-feira, na capital, paralisação geral convocada para todo o país, contra as reformas trabalhista e da Previdência. No entanto, categorias do setor de transportes ainda não confirmaram adesão.

Metroviários e ferroviários realizarão assembleias hoje para definir se entrarão em greve –os primeiros já deram indicação de que vão participar. Já os motoristas de ônibus “seguirão suas atividades normalmente”, segundo o sindicato.

O SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores Públicos na Saúde do Estado de São Paulo) disse que fará assembleias amanhã, em hospitais e unidades de saúde, para deliberar sobre a greve.

Até o momento, confirmaram adesão à greve os bancários, petroleiros e professores das redes estadual e municipal de ensino.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região determinou ontem, a pedido do Metrô, que 80% dos funcionários trabalhem em horário de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h), e 60% nos demais períodos. Caso descumpra, a categoria terá de pagar R$ 100 mil em multa.

Os sindicatos e a CUT (Central única dos Trabalhadores) se manifestarão às 16h de amanhã, no vão livre do Masp, na avenida Paulista (centro).  


https://www.metrojornal.com.br/foco/2017/06/29/funcionarios-do-metro-decidem-adesao-a-greve-geral-nesta-quinta-feira.html

Ônibus de SP não aderem à greve; metrô e CPTM fazem assembleias

O sindicato dos metroviários vai decidir hoje em assembleia se mantém apoio à greve; CPTM tem três sindicatos, e dois não vão participar

O sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo informou na noite desta quarta-feira (28) que não vão aderir à greve geral convocada para esta sexta, dia 30.

Eles informaram que a categoria decidiu não fazer greve, mas que representantes do sindicato vão participar do ato convocado para as 11h da manhã, na praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade.

Os trabalhadores do metrô marcaram uma assembleia para as 18h30 para confirmar se participam da paralisação. Na última quinta-feira (22), eles já tinham decidido aderir.

O sindicato Central do Brasil, que representa os funcionários das linhas 11 e 12 da CPTM, informou que não vai aderir à greve; o das linhas 7 e 10, Sindicato dos Ferroviários, ainda vai ter assembleia às 18h; e sindicato Sorocabana, das linhas 8 e 9, informou que não convoca assembleias sobre questões políticas, mas que os trabalhadores são livres para aderir à paralisação individualmente.

Outras categorias, como a dos bancários e alguns sindicatos de professores, já anunciaram adesão à greve.

Nove centrais sindicais assinaram a nota de convocação da greve, em protesto contra a reforma trabalhista.

Na noite desta quarta, a CUT divulgou uma nova lista atualizada das categorias que vão parar em cada estado do Brasil. Veja:

Acre

Bancários
SINTEAC
Urbanitários
 Correios
 ADUFAC
 SINDACS
 SINPOSPETRO
 SINTEST
 Auditores fiscais
 Vigilantes
Às 8h, ato em frente à escadaria do Palácio do Governo do Estado, em Rio Branco.

Alagoas

Bancários
Às 8h, ato na Praça dos Martírios, centro de Maceió

Amapá

Às 8h, ato na Praça da Bandeira, em Macapá

Bahia

 Ferroviários
Petroleiros
Químicos
Servidores públicos federais; estaduais e municipais; previdenciários;
 Correios;
 Vigilantes;
 Metalúrgicos;
 Comerciários;
 Professores;
 Sentir;
 Sindiferro;
 Sindicato dos profissionais em pesquisa;
 Sindiborracha;
 Sindicatos da agricultura familiar
Sintercoba
Sindalimentação
Às 6h30, manifestação no Iguatemi

Às 15h, manifestação em Campo Grande, em Salvador

Ceará

Transporte (Conlutas)
Educação
 Comércio e Serviço
 Metalúrgicos
 Servidores Públicos
 Bancários
 Rurais (CUT) vão reforçar os atos
Às 09h, concentração para o ato na Praça da Bandeira, em Fortaleza.

Distrito Federal

Metroviários vão parar 24 horas
Rodoviários
Urbanitários
Trabalhadores em telecomunicação
Bancários
Professores
Correios
Comerciários
Saúde
UnB
Judiciário
MPU
Serão realizados atos descentralizados em várias cidades do entorno:

6h- Ato nas empresas Eletro Norte e Furnas / Setor Comercial Norte Q 6 Blocos B/C – Asa Norte

6h – Furnas, na Av. Noroeste Qn 431 Conjunto A C D, 214 – Samambaia Sul

8h – Ato frente ao Prédio da Oi, na SCS. Q. 2 Edifício Brasil Telecom Estação Telefônica Centro

8h – Ato em Formosa, concentração será na Praça Anisio Lobo

8h – Ato em Brazlândia, concentração Estacionamento do BRB (Quadra 3, Bloco B Lotes 6/10

9h – Ato no Paranoá, concentração será no Terminal Rodoviário

9h – Ato em Defesa da Educação, na Praça do Relógio – Taguatinga

Espírito Santo

Metroviários
 Metalúrgicos
 Professores
 Construção civil
 Eletricitários
Comerciários
Às 12h, ato na Assembleia Legislativa, em Vitória.

Goiás

Às 8h, ato na Praça Cívica, em Goiânia.

Maranhão

 Urbanitários
Servidores Federais
Servidores Estaduais
Professores das redes Estadual, municipal e Universidades
Às 6h30, concentração em frente ao Porto de Itaqui e ato político na sequência

Minas Gerais

Educação
Saúde
Bancários
Aeroviários
Urbanitários
Metroviários
Às 9h, ato na Praça da Estação, na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte.

Às 9h, tem ato também na Praça da Estação, em Juiz de Fora.

Mato Grosso

Bancários
Educação
Servidores Federais
Rodoviários
Às 15h, tem ato na Praça Ipiranga, centro de Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Educação
Bancários
Construção Civil
Servidores Públicos Estaduais e Federais
Às 9h, ato na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande

Pará

Às 11h, ato na Praça da República, com caminhada para o bairro São Brás;

Às 8h, em Altamira, concentração para o ato no Mercado Municipal

Em Santarém, a paralisação será puxada pelo Fórum Sindical e Popular, que congrega 27 entidades. A concentração do ato será em frente à Praça São Sebastião. De lá, os manifestantes devem seguir até a Câmara Municipal.

Às 7h30, em Marabá, tem concentração em frente ao estádio Zinho Oliveira, de onde partirão em caminhada até o bairro Cidade Nova.

Às 7h, em Marituba, região metropolitana de Belém, os manifestantes se concentrarão às 7h na entrada da Alça Viária.

Pernambuco

Bancários
Metroviários
Metalúrgicos
Às 15h, ato Político-Cultural, Arraiá da Greve Geral, na Praça da Democracia, no Derby, em Recife.

Piauí

Às 8h tem inicio a concentração para o ato na Praça Rio Branco, em Teresina.

Paraná

Motoristas e cobradores de ônibus
Correios
Garis
Servidores municipais
Bancários
Petroleiros
Técnicos da Saúde
Servidores da Justiça Federal
Vigilantes
Metalúrgicos
Professores e pessoal da Educação
Em Curitiba, a CUT, demais centrais e movimentos sociais promoverão atividades durante todo o dia com suas bases. Às 12h, grande concentração na Boca Maldita.

Veja também

28 de junho de 2017

Metroviários ameaçam parar na sexta contra reformas do governo federal

Os metroviários de São Paulo ameaçam fazer uma paralisação na próxima sexta-feira (30) contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas do governo federal. Se confirmada, essa será a terceira vez no ano que os funcionários do Metrô paulista param de trabalhar.

O indicativo de greve foi aprovado pela categoria em assembleia realizada na última quinta-feira (22). Uma nova reunião será realizada nesta quinta (29) para confirmar a decisão e definir se será uma paralisação de uma ou de 24 horas. Nas últimas vezes, a paralisação foi de um dia.

O Metrô paulista tem cerca de 9.200 funcionários, sendo que dois terços deles estão diretamente envolvidos na operação dos trens e estações, e transporta cerca de 4 milhões de pessoas (média mensal de 2016) pelas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha, 5-lilás e 15-prata.

Apenas a linha 4-amarela, que liga a Luz ao Butantã e é administrada pela empresa ViaQuatro, deverá continuar a operar normalmente em caso de paralisação da categoria.

Os metroviários já realizaram duas paralisações em 2017: uma no dia 15 de março e em 28 de abril. Em ambas, os funcionários do Metrô apoiaram greve geral convocada por centrais e movimentos sociais contra as reformas da Previdência e das leis trabalhistas.

Diferente dos protestos anteriores, os ônibus e a trens não deverão ser afetados pela paralisação desta sexta. O Sindmotoristas (sindicatos dos motoristas e cobradores de ônibus) e os sindicatos Sorocabana e Central do Brasil (que representam funcionários das linhas 8, 9, 11 e 12 da CPTM) dizem que não devem parar.

Apenas o Sindicato dos Ferroviários de SP, que representa funcionários que atuam nas linhas 7 e 10 da CPTM devem realizar ainda uma assembleia para definir se vão aderir ou não à paralisação. A reunião está prevista para a noite desta quinta (29).

EDUCAÇÃO

A Apeoesp (sindicato dos professores estaduais) também convocou os professores de todo o Estado para aderir a paralisação desta sexta.

Segundo o próprio sindicato, por ser final de semestre, já são pouco os professores que estão com aluno nas salas de aula, mas a recomendação foi feita para que os docentes parem e participem dos protestos previstos para o dia. Na capital paulista, a Apeoesp deve participar do protesto programado para as 14h na avenida Paulista.


Folha http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/06/1896732-metroviarios-ameacam-parar-na-sexta-contra-reformas-do-governo-federal.shtml

Estação Tatuapé será palco de espetáculo de dança

Com um trabalho que mistura elementos tradicionais do hip hop e sonoridades brasileiras, uma nova geração de dançarinos do grupo Fragmento Urbano chegará à Estação Tatuapé, das linhas 11-Coral e 12-Safira, para apresentar o espetáculo “Encruzilhada”, nesta quinta-feira (29), às 19h. O show de dança será gratuito para os usuários da CPTM.

Com objetivo de sensibilizar e mudar a rotina de quem utiliza o transporte público através de uma intervenção de dança, caixas de som serão instaladas no mezanino da estação para aquecer e preparar os ouvidos de quem chegar para curtir o show.

Quando o espetáculo de 50 minutos se inicia, os dançarinos avançam em direção aos espectadores com passos furiosos, intensos e cheios de emoção, representando a resistência da população negra da periferia e dos grandes nomes da cultura popular e do hip hop.

Com uma linguagem jovem e moderna, “Encruzilhada” passeia pelo frevo-funk e ritmos africanos, ligando crítica social às dificuldades das ruas e traz à tona uma discussão sobre os espaços urbanos e as relações sociais que os permeiam.

Fragmento Urbano – O grupo Fragmento Urbano foi criado em 2008 na Zona Leste de São Paulo do encontro de estudantes de dança de um mesmo projeto social, vindos da periferia e com as danças urbanas como repertório. Com a chegada de outros artistas ao grupo o campo de pesquisa se ampliou, gerando novos repertórios que unem danças urbanas, com danças brasileiras.

Serviço

Espetáculo de dança “Encruzilhada”
Local: Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Data: 29/06
Hora: 19h
Grátis – área paga

26 de junho de 2017

Trem da CPTM recebe peça teatral sobre imigrantes

Coletivo Estopô Balaio apresenta novo projeto nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral

Os usuários que passarem pelas estações nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral, nos dias 27 e 28 de junho, poderão conferir o lançamento da primeira temporada do novo projeto do Coletivo Estopô Balaio.  Trata-se da peça “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”, inspirada nas histórias de usuários da própria CPTM.

Durante 24 meses, os artistas do grupo teatral ouviram os relatos dos usuários que, devido à distância, sentiam falta de familiares e amigos. Sem saber ler e escrever, esses usuários recorriam aos atores que se disponibilizavam nas estações para escrever cartas voluntariamente aos entes queridos, amenizando assim a saudade. A conversa se estendia além dos textos das cartas, normalmente carregada de lembranças às vezes boas, às vezes ruins, mas sempre cheia de emoções. Essas histórias foram transformadas em arte e poesia pelo Coletivo Estopô Balaio, que agora devolvem em forma de peça teatral ao público inspirador.

A peça se inicia na Estação Brás da CPTM, às 13h30, e para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail reservas@coletivoestopobalaio.com.br.

Coletivo Estopô Balaio: com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o grupo tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias desta comunidade da zona leste. O coletivo é vencedor do Prêmio Rumos, do Itaú Cultural, entre outros prêmios.

O projeto de Escrita de Cartas passou por 4 estações da CPTM e mais de mil cartas foram escritas. Desde 2015, a Linha 12-Safira recebe o Espetáculo “Cidade dos Rios Invisíveis” inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan.

Serviço
Coletivo Estopô Balaio- “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”
Local: Linhas 10-Turquesa, 11-Coral
Datas: 27 e 28/6
Horários: 13h30 no Centro Cultural da Estação Brás

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

24 de junho de 2017

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste final de semana, dias 24 e 25 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prossegue com o programa de obras em cinco linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. Também serão realizados serviços, das 4h às 21h, no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Piqueri. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos, de Caieiras a Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 7h às 18h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Várzea Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)  

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea na região da Estação Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Jardim Belval e Jardim Silveira e de serviços no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Imperatriz Leopoldina, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha.


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)  

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, devido às intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 20h, os trabalhos serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Pinheiros e Hebraica-Rebouças. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Prefeito Celso Daniel -Santo André e Capuava. O intervalo médio dos trens será de 26 minutos em toda a linha.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, em razão das obras de implantação da Linha 13-Jade entre as estações Eng. Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de implantação da Linha 13-Jade entre as estações Eng. Goulart e Comendador Ermelino. Também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente e sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré. A circulação será feita em dois trechos: entre Brás e Engenheiro Manoel Feio e entre Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana. Quem desejar seguir viagem em outro sentido deverá trocar de composição. O intervalo médio dos trens será de 35 minutos.


Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

22 de junho de 2017

Linha 4-Amarela terá interdição entre estações Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, dia 25

Para completar o percurso haverá serviço complementar por ônibus da operação Paese

Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, dia 25, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.

No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.

Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h00, sábado e domingo, das 8h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Metrô de SP lança aplicativo para receber denúncias de passageiros

O Metrô de São Paulo lançou um aplicativo gratuito para os passageiros comunicarem problemas operacionais e crimes durante as viagens no sistema. Disponível para Android e iOS, o app Metrô Conecta permite o envio de textos e fotos diretamente ao CCO (Centro de Controle Operacional) da companhia.
Segundo o Metrô, os usuários da rede devem enviar informações principalmente de ocorrências que exijam atuação imediata e afetem a viagem. "As demandas são direcionadas, de forma automática, à equipe responsável para pronto atendimento", informou a companhia, em nota.
Em alguns casos, as equipes da companhia poderão abrir um chat com o usuário para obter mais detalhes.


O atendimento aos passageiros pelos demais canais do Metrô continua normalmente (central de informações, SMS-denúncia, redes sociais, ouvidoria, etc.).

21 de junho de 2017

Estação Osasco recebe apresentações de forró e danças típicas para celebrar a Festa Junina

Evento do projeto “Arte na Rua” acontecerá nesta sexta-feira, 23, a partir das 17h30

Para amenizar o frio do inverno e entrar no clima quente das festas juninas, a Estação Osasco, nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, receberá, nesta sexta-feira (23), apresentações musicais de forró e danças, das 17h30 às 19h. O evento faz parte do projeto “Arte na Rua- Festas Juninas”, uma iniciativa da Globo, com parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Com o objetivo de aproximar a cultura popular típica do mês de junho da população paulista, uma estrutura decorada com bandeirinhas foi montada no mezanino da estação no estilo “Pocket Show” – que são apresentações curtas –, para acomodar os usuários que chegarem à folia.

A partir das 17h30, o trio Rafa e Os Forrozeiros abrirá o arraiá com músicas de xote, forró, arrasta-pé, baiana e baião homenageando grandes nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Mestre Zinho, Jorge Altinho entre outros.
                                                             
A dança tradicional na região nordeste brasileiro Coco de Roda trará uma sonoridade indígena e africana para a festa. Caracterizada pelo sapateado dos tamancos – que são usados para imitar o barulho do coco sendo quebrado – e pelas saias rodadas, quando a cantoria inicia as coreografias são executadas em pares, fileiras ou círculos. O Balé Folclórico Abaçaí representará essa folia típica, às 18h.

Encerrando as comemorações, a partir das 18h30, o grupo Quadrilha Asa Branca mostrará coreografias modernas, mas que mantém suas raízes da roça, e distribuirá sorrisos, convidando os usuários a entrarem na dança mais famosa das festas juninas: a Quadrilha.

Arte na Rua – Festas Juninas é uma iniciativa da Globo, em parceria com a CPTM. O projeto musical leva às estações da CPTM diversas atrações populares nesta semana, visando mostrar parte da cultura junina das comunidades tradicionais em todo o país.

Serviço
Arte na Rua – Festas Juninas
Local: Estação Osasco, na Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda
Apresentações:
Trio de Forró, das 17h30 às 17h50
Coco de Roda, das 18h às 18h20
Quadrilha Asa Branca, das 18h30 às 19h
                             

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

ViaQuatro abre vagas de estágio para estudantes de cursos técnicos

Oportunidades são nas áreas de Eletrônica, Eletrotécnica,
Mecânica e Edificações

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, abre processo seletivo para preencher vagas de estágio direcionadas a estudantes de cursos técnicos nas áreas de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Edificações. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail trabalheconosco@viaquatro.com.br. Os currículos passarão por uma etapa de triagem e, na sequência, serão encaminhados para o processo seletivo.

 Confira requisitos e horários:
 
Estagiário Curso Técnico em Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecânica – 03 vagas
Idade: A partir de 18 anos.
Cursando a partir do 1º semestre dos cursos mencionados.
Bolsa auxílio: R$ 1.000,00
Assistência médica e odontológica, vale transporte, vale refeição e seguro de vida.
Atividades: Atuação com relatórios, processos, rotinas de oficina e laboratório, auxílio em reparos e manutenção de equipamentos da área.
Disponibilidade para atuar 6 horas dia, escala de segunda a sexta-feira.


Estagiário Curso Técnico em Edificações – 01 vaga
Idade: A partir de 18 anos.
Cursando a partir do 1º semestre.
Bolsa auxílio: R$ 1.000,00.
Benefícios: Assistência médica e odontológica, vale transporte, vale refeição e seguro de vida.
Atividades: Atuação com relatórios, processos, acompanhamento de manutenção, auxílio em rotinas administrativas da área.
Disponibilidade para atuar 6 horas dia, escala de segunda a sexta-feira.

16 de junho de 2017

​​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste final de semana, a CPTM intensificará o programa de obras nas seis linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)


Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre Franco da Rocha e Baltazar Fidélis. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre as estações Caieiras e Francisco Morato.

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 7h às 18h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Jundiaí. 


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)    

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente no trecho entre Lapa e Domingos de Moraes. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.  

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Jardim Belval e Jardim Silveira, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi.  

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)    

Domingo: das 4h à meia noite, os trabalhos serão realizados no sistema de rede aérea no trecho entre Cidade Universitária e Berrini. Das 8h às 20h, também ocorrerão serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da estação Autódromo e o intervalo médio dos trens será de 30 minutos em toda a linha. Nos demais horários, o intervalo será de 25 minutos.  


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, prosseguirão as intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra.  


Linha 11-Coral – Expresso Leste (Luz – Guaianases)


Domingo: das 4h à meia-noite, devido a serviços de manutenção, os trens do serviço Expresso Leste vão circular entre as estações Luz e Suzano. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos no trecho entre Luz e Suzano.  


Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)


Domingo: das 4h à meia-noite, em razão de obras no sistema de rede aérea na região da estação Brás Cubas, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Suzano e Estudantes.  



Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão retomadas as obras de implantação da Linha 13-Jade nas imediações da estação Eng. Goulart e o intervalo médio dos trens também será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h às 8h, as obras de implantação da Linha 13-Jade prosseguirão no entorno da estação Eng. Goulart. Das 8h à meia-noite, também serão executados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

  
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

15 de junho de 2017

ViaQuatro é a melhor operadora metroviária do país

Concessionária foi destaque da 28ª edição do Prêmio Revista Ferroviária

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, foi escolhida a melhor operadora metroviária do país no 28º Prêmio Revista Ferroviária, uma das mais importantes premiações do setor metroferroviário no Brasil.premio_revista_ferroviaria.png

Todos os anos, a Revista Ferroviária homenageia os melhores do setor metroferroviário. O prêmio é concedido desde 1989, quando a publicação completou 50 anos de circulação. Nesta edição foram contempladas 23 categorias setoriais.

Modelo de negócio bem-sucedido, a ViaQuatro é primeira Parceria Público-Privada (PPP) assinada no Brasil. Ao longo de 30 anos de concessão, a previsão de investimento total é de US$ 2 bilhões. Nesses quatro anos de operação, US$ 450 milhões já foram investidos.

Por todos esses fatores, a Linha 4-Amarela é uma referência em mobilidade urbana e tem o reconhecimento dos mais de 700 mil passageiros transportados por dia útil pela Linha 4.

ViaQuatro

13 de junho de 2017

Linha 7-Rubi recebe mais dois novos trens

A frota dessa linha, que é a maior da CPTM, será totalmente renovada

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, entregaram mais dois trens novos para a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), nesta terça-feira (13/6). Trata-se da 1ª composição da série 9.500, fabricada pela Hyundai Rotem, e a 12ª da série 8.500, fornecida pela CAF.

“Nós queremos, até o final deste ano, completar a entrega dos 65 trens que adquirimos em 2013”, disse o secretário. “Vamos aposentar os trens antigos, melhorar a operação e oferecer mais conforto aos usuários, com trens com ar condicionado, novos bancos e vagões interligados”.

Os dois trens integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendados à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem, que para fornecê-los inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araraquara, interior paulista. Atualmente, dos 13 trens já entregues, dois operam no Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).

A chegada das composições do novo lote marca o início do processo de padronização da frota que atende a Linha 7-Rubi, que é formada por 19 trens. Já são 11 composições novas em circulação e as demais serão substituídas ao longo dos próximos meses, concluindo o programa de renovação dessa frota.

A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, ao longo de 60,5 quilômetros de extensão. O trecho principal tem 39 km e transporta em média 410 mil usuários por dia útil, entre as estações Luz e Francisco Morato. Incluindo-se a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí, são 440 mil passageiros atendidos diariamente.

Novos trens

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha. 


   
CPTM  Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

9 de junho de 2017

Linha 4 terá interdição entre Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, 11 de junho

Para completar o percurso haverá serviço complementar por ônibus da operação Paese

Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, 11 de junho, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.

No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.

Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

ViaQuatro

​​Obras alteram circulação dos trens neste fim de semana

Neste final de semana (10 e 11/6), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. Confira a programação e planeje sua viagem:​
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea e intervenções nos equipamentos de via permanente no trecho entre Perus e Caieiras. O intervalo médio dos trens será de 17 minutos entre as estações Luz e Pirituba e 34 minutos de Pirituba a Francisco Morato.


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingos de Moraes. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.  

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão de obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Jardim Belval e jardim Silveira, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.  


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 4h à meia noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Ceasa e Pinheiros. Das 8h às 20h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente no trecho entre Cidade Jardim e Vila Olímpia. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.  


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.  


Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre as estações Brás e Guaianases.  

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá intervenções no sistema de rede aérea no trecho entre Jundiapeba e Brás Cubas. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.  


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: a partir das 20h de sábado e durante toda a operação de domingo, devido às obras de implantação da Linha 13-Jade no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.
  ​
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm