Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

CPTM realiza mudanças na operação neste fim de semana (25 e 26 de outubro)


A CPTM vai realizar alterações na circulação dos trens no sábado (25) e no domingo (26) para a execução de obras de modernização e manutenção em diferentes trechos da malha ferroviária

Na Linha 10-Turquesa, durante todo o domingo, o trecho entre Mauá e Rio Grande da Serra ficará interrompido para trabalhos de montagem de travessão, ajustes geométricos, soldas e limpeza da via. O sistema Paese será acionado para atender os passageiros, com ônibus operando entre as estações Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba e Mauá. O tempo médio estimado de viagem é de 40 minutos

Ainda na Linha 10, entre 4h e 8h, os trens no sentido Palmeiras-Barra Funda não atenderão a estação Ipiranga. Nesse período, os passageiros poderão seguir até a Mooca e retornar. Também haverá circulação por uma única plataforma em Tamanduateí, Mooca e Brás ao longo do dia. Das 8h às 17h, os trens com destino a Palmeiras-Barra Funda terão como terminal a Luz, com opção de integração à Linha 11-Coral para seguir viagem

Na Linha 7-Rubi, no domingo, das 8h às 17h, os trens que seguem sentido Jundiaí não realizarão parada na estação Água Branca. Durante todo o dia, os trens utilizarão apenas a plataforma 1 em Perus e Caieiras para serviços de poda e revisão da rede aérea

A Linha 11-Coral terá circulação alternada entre plataformas em várias estações. No sábado à noite, entre 23h e o fim da operação, haverá ajustes nas plataformas de Estudantes, Mogi das Cruzes e Braz Cubas para manutenção de equipamentos de via. No domingo, os trens circularão pela plataforma 3 de Suzano e plataforma 1 de Calmon Viana, e entre 21h e 24h, pela plataforma 1 do Tatuapé, em razão de obras na rede aérea

Na Linha 12-Safira, haverá circulação por plataformas alternadas em Engenheiro Manoel Feio, Itaquaquecetuba e Aracaré em diferentes horários, para intervenções de via permanente e substituição de piso. Já na Linha 13-Jade, os trens circularão pela plataforma 1 de Engenheiro Goulart durante toda a operação comercial

As alterações serão informadas aos passageiros por meio de avisos sonoros, painéis eletrônicos e equipes de apoio nas estações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030

TIC Trens reforça estrutura de manutenção da Linha 7-Rubi com novos veículos


A TIC Trens, concessionária que será responsável pela operação da Linha 7-Rubi e pela implantação dos serviços Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM), recebeu novos equipamentos para reforçar as atividades de manutenção do projeto TIC Eixo Norte. A medida faz parte da preparação para o início da operação comercial da Linha 7-Rubi, previsto para 26 de novembro.

A frota foi ampliada com a chegada de um auto de linha e dois rebocadores rodoferroviários. Esses veículos serão utilizados em manobras de composições, inspeções de via e transporte de materiais, além de receberem em breve a identidade visual da concessionária.

Outro equipamento incorporado recentemente foi a esmerilhadora, utilizada em serviços de manutenção da via férrea. Ela atua na correção de irregularidades e desgaste nos trilhos, contribuindo para a durabilidade da infraestrutura e para a melhoria do conforto e da segurança nas viagens.

O projeto do Trem Intercidades Eixo Norte prevê a ligação entre São Paulo e Campinas, com velocidade máxima de 140 km/h e capacidade para até 860 passageiros. O Trem Intermetropolitano (TIM) fará o trajeto entre Jundiaí e Campinas, percorrendo 44 quilômetros em cerca de 33 minutos. Além disso, a TIC Trens será responsável pela modernização e manutenção da Linha 7-Rubi, integrando a nova estrutura ferroviária à malha metropolitana.


CPTM lança licitação para reconstrução da Estação Ipiranga


A CPTM abriu o processo de licitação para a reconstrução completa da Estação Ipiranga, na Linha 10-Turquesa. O novo projeto prevê integração direta com a futura Estação Ipiranga da Linha 15–Prata do Metrô, atualmente em obras, criando mais uma conexão entre trem e monotrilho e ampliando as opções de deslocamento na zona sudeste de São Paulo.

A nova estação será totalmente acessível e construída conforme as normas atuais de segurança e acessibilidade. O projeto inclui duas plataformas de embarque e desembarque, quatro elevadores e dez escadas rolantes, além de rota tátil, sinalização em braile e corrimãos adaptados.

Entre os sistemas previstos estão equipamentos de combate a incêndio, hidrantes, sistema de alarme e proteção contra descargas atmosféricas. O espaço também contará com painéis solares para geração de energia, que serão usados para compensar o consumo elétrico em outras estações da rede.

A abertura das propostas está marcada para 7 de janeiro de 2026, e o prazo estimado para a conclusão das obras é de 36 meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

Com o novo projeto, a CPTM reforça o plano de modernização de suas estações, oferecendo ambientes mais confortáveis, seguros e conectados à malha de transporte metropolitano.

Linha 15-Prata terá operação alterada no fim de semana para manutenção programada

No sábado (25), o funcionamento será interrompido a partir das 18h, e no domingo (26) todas as estações permanecerão fechadas durante todo o dia.

Os trabalhos vão envolver intervenções nos dispositivos de mudança de via (Track Switches), localizados entre as estações Oratório e São Lucas, e também entre Fazenda da Juta e São Mateus. A operação regular da Linha 15-Prata será retomada na segunda-feira (27), a partir das 4h40.

Durante o período de interdição, os passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema PAESE, que vão percorrer todo o trajeto entre Vila Prudente e Jardim Colonial.

Primova leva recarga do Bilhete Único para o Moovit em São Paulo

A partir de agora, usuários do Moovit em São Paulo podem comprar créditos do Bilhete Único diretamente no aplicativo, graças à integração da solução Primova Pay. O pagamento é feito via PIX, e as modalidades disponíveis incluem Avulso, Diário e Mensal.

A tecnologia da Primova conecta os sistemas da SPTrans à plataforma global do Moovit, permitindo que os passageiros planejem suas viagens e adquiram créditos em um único lugar. Após a compra, os créditos podem ser usados nos ônibus municipais, no Metrô e na CPTM.

Rodrigo Mestres, diretor da Primova Pay, destaca que a integração facilita a mobilidade urbana ao reduzir barreiras entre planejamento e pagamento. Nir Bezalel, CEO do Moovit, afirma que a colaboração permite oferecer uma experiência mais completa para os usuários na capital paulista.

A Primova atua em mais de 350 municípios brasileiros e em seis países, oferecendo soluções tecnológicas para melhorar a mobilidade urbana. Já o Moovit é o aplicativo de transporte mais usado no mundo, disponível em mais de 3.500 cidades e 112 países.

Novas passarelas melhoram o acesso na Estação Presidente Altino

A Estação Presidente Altino, ponto de integração entre as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, ganhou duas novas passarelas que facilitam a vida de quem passa por lá todos os dias. As estruturas foram abertas ao público em 6 de outubro e estão localizadas nas extremidades das plataformas, permitindo a travessia direta entre os lados da estação.

Com 17,7 metros de extensão, as passarelas ajudam a distribuir melhor o fluxo de passageiros e reduzem o tempo de deslocamento até o mezanino central. A mudança beneficia mais de 10 mil pessoas que utilizam a estação em dias úteis, oferecendo mais agilidade no embarque, desembarque e nas conexões entre as duas linhas operadas pela ViaMobilidade.

Sessões de cinema gratuitas e experiências de realidade virtual começaram ontem no Metrô


A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega também ao Metrô, que além de ser o transporte oficial do evento, oferece aos passageiros a chance de vivenciar a Mostra dentro das estações, com exibições gratuitas e experiências imersivas em realidade virtual.

Mostrinha na República

Nesta terça-feira (21), a Estação República (Linha 3-Vermelha) recebe sessões de cinema voltadas ao público infantil, com exibições gratuitas das animações Wallace & Grommit, Timmy e Seus Amigos e Shaun, o Carneiro. As sessões acontecem das 14h às 19h.

Realidade Virtual

Entre os dias 22 e 23 de outubro, na Estação Luz (Linha 1-Azul), e 27 e 28 de outubro, na Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha), o público poderá mergulhar em experiências de realidade virtual com curtas-metragens da 49ª Mostra Internacional de Cinema. As exibições acontecem das 12h30 às 20h30.

Com a tecnologia de realidade virtual, os participantes poderão explorar mundos em 360 graus e viver histórias imersivas. Entre os filmes exibidos estão Os Gatos às 8 da Noite, que aborda o luto através da imaginação e dos sonhos; O Grande Cubo, uma reflexão visual sobre o espaço físico e interior; e Golfinhos, uma viagem sensorial ao universo marinho.

Serviço

Ação: Mostrinha

Data: 21/10, das 14h às 19h

Local: Estação República (Linha 3-Vermelha)

Ação: Realidade Virtual

Datas: 22 e 23/10, das 12h30 às 20h30 – Estação Luz (Linha 1-Azul)

27 e 28/10, das 12h30 às 20h30 – Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha)

Metrô de São Paulo lança linha oficial de produtos com sua marca

O Metrô de São Paulo passou a vender, a partir desta segunda-feira (20), produtos licenciados com sua marca e elementos visuais reconhecidos pelos passageiros, como o mapa do sistema e o tradicional logotipo azul. Os itens estão disponíveis no site metromania.com.br, que marca o início do projeto "Metrômania".

Para apresentar a novidade ao público, uma vitrine foi instalada na estação Trianon-MASP, da Linha 2-Verde, exibindo parte da coleção que inclui bonés, camisetas, cadernos, canetas, copos e porta-cartões.

A primeira loja física do projeto será uma pop-up store — espaço montável e temporário — na estação Japão-Liberdade, da Linha 1-Azul, com inauguração prevista para novembro. Outras estações, como Paraíso e Sé, também receberão lojas a partir do início de 2026.

Criada em parceria com a empresa 4Takes, especializada em licenciamento, a iniciativa busca aproximar ainda mais o público da identidade visual do Metrô e gerar receita adicional por meio da venda de produtos oficiais.

Com o "Metrômania", o Metrô de São Paulo aposta na força de sua marca e no vínculo afetivo com os "metrofãs", transformando símbolos da rotina paulistana em peças de design e expressão urbana.

VLI prorroga inscrições para o Programa de Trainee 2026

A VLI, empresa que atua com soluções logísticas integrando ferrovias, portos e terminais, ampliou o prazo de inscrições para o seu Programa de Trainee de Operações 2026. Agora, os interessados têm até o dia 24 de outubro para participar do processo seletivo.

O programa é voltado à formação de profissionais com perfil de liderança e atuação direta em áreas operacionais. São 15 vagas distribuídas entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão. Pessoas de outras regiões também podem se candidatar, desde que tenham disponibilidade para mudança.

Para participar, é necessário ter concluído a graduação entre julho de 2020 e julho de 2025 nos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Automação ou Civil. A experiência em logística ou indústria é desejável, e atividades como estágios ou programas de aprendizagem também são consideradas. Além disso, a empresa busca candidatos com inglês intermediário, boa comunicação, capacidade de adaptação e interesse por desafios práticos do ambiente operacional.

Segundo a diretora-executiva de Gente, Serviços e Sustentabilidade da VLI, Rute Melo Araújo, o perfil ideal para o programa é o de pessoas que gostam de resolver problemas, propor melhorias e aplicar seus conhecimentos técnicos de forma prática, contribuindo para o desenvolvimento da operação e da cadeia logística da empresa.

O programa tem duração de um ano e oferece aos trainees uma pós-graduação reconhecida pelo MEC, realizada em parceria com a universidade corporativa da VLI. A remuneração é compatível com o mercado e inclui benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, transporte ou fretado, assistência médica e odontológica, previdência privada, participação nos lucros, acesso ao Wellhub, auxílio-creche ou babá, além de descontos em estabelecimentos parceiros.

As inscrições estão abertas pelo site www.vli-logistica.com.br/trainee-2026/.

GOLLOG apresenta seu primeiro cargueiro próprio e amplia operações logísticas

A GOLLOG, divisão logística da GOL Linhas Aéreas, anunciou a chegada de seu primeiro avião cargueiro com a marca própria — um passo importante para ampliar a capacidade de transporte e abrir espaço para novos negócios. O modelo, de prefixo PS-GFI, é o nono cargueiro da frota e representa um reforço significativo tanto em volume quanto em peso transportado.

O novo avião atua como suporte para os oito cargueiros que já operam em parceria com o Mercado Livre, especialmente durante o horário de maior demanda — das 4h às 7h, conhecido como prime hour. Fora desse período, a aeronave ficará disponível para novas operações, como fretes dedicados e contratos charter, abrindo caminho para uma nova frente de negócios da empresa.

Segundo Patrícia Bello, diretora-geral da GOLLOG, o momento simboliza o amadurecimento da área de cargas da companhia:

"A chegada da nona aeronave reforça nossa liderança e amplia as possibilidades de expansão. Temos uma estrutura capaz de conectar negócios e consumidores em longas distâncias com agilidade e eficiência."

A GOLLOG também utiliza os porões das mais de 130 aeronaves de passageiros da GOL para transportar cargas diversas — desde entregas urgentes até produtos perecíveis e itens hospitalares. Com o novo cargueiro, a capacidade de transporte ganha um acréscimo de 23 toneladas, o que equivale a cerca de doze vezes o espaço disponível nas aeronaves de passageiros. A pintura da nova aeronave foi feita na GOL Aerotech, centro de manutenção da empresa localizado em Confins (MG).

Além de reforçar as operações já existentes, o cargueiro próprio permitirá que a GOLLOG atue em novas frentes, como o transporte especializado para os setores automotivo e farmacêutico. Também poderá ser usado em rotas de longa distância, ampliando o alcance da empresa para regiões como Norte e Nordeste — atendendo bases em cidades como Porto Velho, Rio Branco, Santarém e Macapá.

Desde 2022, a parceria entre a GOLLOG e o Mercado Livre consolidou a maior operação aérea de carga regular do país. Só em 2024, foram 2,9 milhões de envios, totalizando 131,5 mil toneladas transportadas e mais de R$ 1 bilhão em faturamento.

Com a ampliação da frota, a GOLLOG se prepara para atender uma demanda logística cada vez maior e fortalecer seu papel como elo essencial entre empresas e consumidores em todo o Brasil.

Linha 15-Prata terá operação especial neste sábado para testes com novo trem


A Linha 15-Prata vai encerrar a operação mais cedo neste sábado (18), às 19h, para a realização de testes com um trem da nova frota. A partir desse horário, os passageiros contarão com ônibus gratuitos do sistema Paese, que farão o trajeto entre Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim da operação. No domingo (19), o funcionamento da linha será retomado normalmente a partir das 4h40.

Os testes fazem parte do processo de verificação dos sistemas de sinalização e instrumentação dos novos trens, além de simulações de falhas e checagens de aceleração e frenagem.

O Governo do Estado adquiriu 19 novos trens para ampliar a capacidade de transporte da Linha 15-Prata, que atende cerca de 150 mil pessoas por dia. Do total, 12 já foram entregues e estão no Pátio Oratório, onde passam por ajustes e testes técnicos.

Fabricadas na China pela joint-venture PATS (formada pela Alstom e CRRC), as novas composições — conhecidas como Frota S — operam no sistema automatizado UTO (Unattended Train Operation), que permite operação sem condutor, com mais segurança e eficiência. Os trens contam com câmeras de monitoramento, iluminação em LED e sistema inteligente de energia, proporcionando mais conforto aos passageiros.

A previsão é que todas as 19 composições sejam entregues até 2026, acompanhando a expansão da Linha 15-Prata até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego.

TIC Trens promove primeira edição da Jornada da Inovação

Colaboradores participam de palestras, painéis, oficinas e experiências imersivas voltadas à criatividade e à busca por soluções para o futuro da mobilidade

A TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação da Linha 7-Rubi, implantação do Trem Intercidades (TIC) e do Trem Intermetropolitano (TIM), encerra nesta sexta-feira (17) a primeira edição da Jornada da Inovação, evento voltado aos colaboradores e realizado nos dias 16 e 17 de outubro.

Com uma programação diversificada, o encontro teve como objetivo incentivar o pensamento inovador e o trabalho colaborativo, reunindo palestras, painéis e atividades práticas que abordaram desafios e oportunidades do setor ferroviário.

Durante um dos debates, o diretor-presidente da TIC Trens, Pedro Moro, destacou que a inovação está diretamente ligada à melhoria do transporte público. "O Trem Intercidades representa um marco para o Brasil, ao trazer o modelo de média velocidade de volta ao país. Esse avanço é essencial para impulsionar o desenvolvimento urbano e construir o futuro da mobilidade", afirmou.

Para Sarah de Sá Fernandes, coordenadora de Inteligência de Dados e Inovação da empresa, a iniciativa busca fortalecer a cultura interna de criatividade e propósito. "Inovar começa nas pequenas ações do dia a dia. A Jornada foi pensada para aproximar pessoas, tecnologia e propósito, estimulando novas ideias que tragam valor real à sociedade", disse.

Entre as experiências apresentadas, os participantes puderam explorar um modelo em BIM da futura Estação Água Branca em realidade virtual, além de conhecer o gibi As Viagens do Ticolino, produzido em parceria com a Audible. A publicação e sua versão em áudio têm foco na educação ferroviária de estudantes da rede pública.

O evento contou ainda com a presença de representantes de instituições e empresas do setor, como a ANPTrilhos, CPTM, Prefeitura de São Paulo e parceiros tecnológicos, além de especialistas e professores convidados de universidades e centros de pesquisa.

Linha 4-Amarela ultrapassa 2,5 bilhões de viagens e completa 15 anos de operação

Estação Luz

A ViaQuatro celebra neste mês um marco importante na história da Linha 4-Amarela, que ultrapassou 2,5 bilhões de viagens desde o início da operação comercial, em maio de 2010. O número reforça o papel essencial da linha na mobilidade da capital paulista e a confiança de milhões de passageiros que a utilizam todos os dias.

Ao longo desses 15 anos, os trens da Linha 4-Amarela realizaram mais de 3,2 milhões de viagens, percorrendo cerca de 36 milhões de quilômetros — distância equivalente a cruzar o Brasil milhares de vezes. Além da operação regular, a concessionária registrou 74 mil atendimentos de primeiros socorros e mais de 260 mil apoios a pessoas com deficiência, evidenciando o compromisso com a acessibilidade e o cuidado com os usuários.

A qualidade do serviço prestado é reconhecida pelos passageiros. Em 2024, a linha atingiu 94% de satisfação e, na pesquisa mais recente, de abril deste ano, obteve 92,2% de aprovação. Esses índices refletem o trabalho contínuo da ViaQuatro em aprimorar o atendimento e garantir uma operação segura e eficiente.

O Centro de Controle Operacional, responsável por monitorar toda a circulação dos trens e estações, funciona ininterruptamente desde 2010 e é considerado o "cérebro" da linha. Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro, cada passageiro e cada quilômetro percorrido representam o resultado do empenho coletivo de centenas de profissionais dedicados à qualidade e segurança do transporte sobre trilhos.

Com foco em inovação e sustentabilidade, a concessionária segue investindo em melhorias tecnológicas e operacionais para continuar conectando pessoas e histórias por meio de um serviço eficiente e confiável.

CPTM prepara nova ligação ferroviária entre Santos e Cajati


Nova linha de 223 km vai integrar Baixada Santista e Vale do Ribeira, com trem híbrido e conexão ao VLT e ao futuro Trem Intercidades Santos–São Paulo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está em fase final de elaboração do projeto funcional Santos–Cajati, que prevê uma nova ligação ferroviária de 223,6 quilômetros entre o litoral e o Vale do Ribeira. A iniciativa faz parte das ações do Governo do Estado de São Paulo voltadas à inclusão territorial, mobilidade sustentável e desenvolvimento regional.

O projeto está sendo desenvolvido pela área de Desenvolvimento e Expansão de Transporte da companhia. Atualmente, estão em andamento o levantamento topográfico aerofotogramétrico da região — com conclusão prevista ainda para este ano — e os estudos técnicos que darão base ao anteprojeto de engenharia, programado para começar em dezembro de 2025.

Essa etapa servirá como base para definir a concepção técnica detalhada da linha, suas estruturas e parâmetros operacionais, além de viabilizar a contratação integrada ou uma futura concessão.

O traçado proposto contempla 13 estações: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati. As vias existentes nesse trajeto serão analisadas tecnicamente e poderão ser reaproveitadas, sempre que possível, para otimizar o uso da malha ferroviária já implantada.

O tempo estimado de percurso no serviço expresso será de cerca de 2 horas e 20 minutos (136 minutos). Haverá ainda dois serviços paradores: Santos–Peruíbe, com tempo médio de 48 minutos, e Peruíbe–Cajati, com 114 minutos. A previsão é de atender até 32 mil passageiros por dia e transportar aproximadamente 600 contêineres diariamente.

O custo total do empreendimento é estimado entre R$ 19 e 21 bilhões, valor que será detalhado na fase de anteprojeto de engenharia. O trem será híbrido, combinando energia elétrica e combustão, o que proporciona maior eficiência energética e menor impacto ambiental.

Além disso, o novo sistema será integrado ao VLT da Baixada Santista e ao futuro Trem Intercidades Santos–São Paulo, formando um corredor ferroviário contínuo entre o litoral e a capital.

A Linha Santos–Cajati promete trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais significativos, como a redução de congestionamentos e emissões de poluentes, o estímulo ao turismo e o fortalecimento do desenvolvimento urbano sustentável, ampliando a inclusão e a mobilidade regional no Estado de São Paulo.

Uber muda regras das categorias Comfort e Black e preocupa motoristas

A Uber vai endurecer as regras das categorias Comfort e Black a partir de 2026, impondo critérios mais rigorosos sobre modelo, cor e avaliação mínima dos motoristas, que deverá ser de 4,85 estrelas. As novas exigências, porém, têm causado insatisfação entre condutores que investiram recentemente em veículos que agora serão excluídos dessas modalidades.

Segundo a Uber, as mudanças foram baseadas em pesquisas com usuários e em análises do mercado automotivo, buscando atender às preferências dos passageiros em relação a conforto, aparência e confiabilidade dos carros. No Uber Black, por exemplo, serão exigidos veículos de determinadas cores e padrões de fabricação, além de um mínimo de 100 viagens concluídas. Modelos como Renault Kardian, Citroën Basalt, Chery Tiggo 3X e Hyundai Kona Hybrid deixarão de ser aceitos.

No Uber Comfort, as exigências variam conforme o modelo do veículo, mas alguns, como o Renault Logan, sairão completamente da categoria até meados de 2026. A mudança tem gerado críticas entre motoristas, que apontam falhas na comunicação e impactos financeiros diretos, especialmente para quem adquiriu recentemente um carro para se enquadrar nas categorias premium.

Para especialistas em mobilidade urbana, atualizações periódicas são naturais nesse tipo de serviço, mas é essencial garantir clareza e tempo de adaptação aos motoristas. Embora o objetivo seja elevar o padrão de qualidade e segurança das corridas, o desafio está em não comprometer a renda dos profissionais que dependem da plataforma.

Um levantamento do GigU mostra que motoristas que faturam entre R$ 77 mil e R$ 103 mil por ano — trabalhando cerca de 50 a 60 horas semanais — têm lucro líquido estimado entre R$ 28 mil e R$ 51 mil após os custos com combustível, manutenção, impostos e seguro. Ou seja, mesmo com ganhos brutos expressivos, a margem real continua apertada.

Para Luiz Gustavo Neves, cofundador e CEO da fintech, o cenário reforça a necessidade de políticas públicas que acompanhem o avanço das plataformas digitais. "A flexibilidade, embora atraente, muitas vezes vem acompanhada da ausência de benefícios formais, estabilidade e proteção previdenciária. É preciso equilíbrio entre inovação, geração de renda e proteção ao trabalhador", afirma.

O ponto central das mudanças está justamente em conciliar a expectativa de um serviço mais sofisticado com a viabilidade financeira de quem o oferece — sem transformar o aprimoramento da experiência do passageiro em um prejuízo para o motorista.



Disposição de assentos em trens e metrôs de SP: Normas Técnicas e variações por linha


Por Vitor Queiroz, para o Não Surto

Baseado em reportagem do Estadão Mobilidade

A diversidade na configuração dos assentos nos vagões de trem e metrô da capital paulista reflete não apenas preferências das operadoras, mas também normas técnicas rigorosas que priorizam conforto mínimo e acessibilidade. De arranjos mistos a opções totalmente longitudinais, as diferenças visíveis em linhas como as da CPTM, Metrô e ViaQuatro atendem a projetos específicos, sempre alinhados à legislação nacional.

A reportagem consultou concessionárias e especialistas para desvendar o que rege essas decisões. "Tudo isso é guiado pelo projeto de cada empresa, mas o final deve obedecer a uma norma para oferecer o mínimo de conforto", explica o contexto geral das configurações.

Normas ABNT: O pilar do design

Central nessa equação está a ABNT NBR 14183, norma de 2015 que estabelece parâmetros para projetos de transportes metroviários em todo o Brasil. Ela exige que pelo menos 15% da capacidade total de passageiros por vagão seja ocupada por assentos. Para ilustrar, em um carro que acomoda 200 pessoas, ao menos 30 devem ter lugar sentado.

Complementando, a ABNT NBR 14021 impõe restrições ainda mais estritas no campo da acessibilidade. "Algumas normas de piso, padronização de portas e espaços vazios para que cadeiras de pessoas com deficiência possam girar no mínimo 180º são mais rígidas que as normas de conforto gerais", afirma Luis Kolle, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô de São Paulo (AEAMESP).

Essas regras não só garantem equidade, mas também influenciam o fluxo de passageiros em horários de pico.

Configurações por operadora: Um panorama

As variações são evidentes ao comparar as linhas:

  • CPTM: Trens médios contam com cerca de 350 assentos no total, distribuídos em aproximadamente 43 por vagão. O modelo predominante é misto, com assentos laterais e transversais, deixando o centro livre e áreas próximas às portas desobstruídas para maior agilidade no embarque.

  • Linha 4-Amarela (ViaQuatro): Similar à CPTM, adota uma mistura de transversais e laterais. São 306 assentos ao todo – 52 nos vagões padrão e 49 nas extremidades –, otimizados para o alto tráfego da linha.

  • Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha (Metrô SP): Aqui, a configuração é puramente transversal, com pares de assentos frente a frente em relação ao movimento do trem. Os assentos laterais, isolados e próximos às portas, são reservados para pessoas com mobilidade reduzida.

Essas diferenças destacam como cada operadora adapta o espaço ao perfil de sua rede.

Linha 6-Laranja: aposta em espaço livre

Em breve, a Linha 6-Laranja trará uma inovação: trens fabricados pela Alstom com assentos exclusivamente laterais, maximizando o espaço central para circulação. "Os trens respeitarão a norma de 15% de assentos mínimos da capacidade do carro", assegura Rafael Zaneti, gerente de engenharia da Alstom Brasil.

A capacidade é calculada com densidade de 6 a 8 passageiros por metro quadrado – um patamar já considerado desconfortável pela ABNT NBR 14183. Nos novos composições, serão 38 assentos nos carros de extremidade e 44 nos intermediários, totalizando 252.

Zaneti enfatiza o fator tempo de percurso como chave no design: "No Brasil, prevalecem trajetos de curta distância, nos quais a configuração pode ser longitudinal (ao longo das paredes laterais), transversal (similar aos ônibus) ou mista". Essa abordagem promete aliviar a superlotação em uma linha projetada para conectar bairros periféricos ao centro.

Para mais sobre inovações, leia: Novos trens da Linha 6-Laranja com energia regenerativa.

Impacto no cotidiano Paulistano

Com o transporte público respondendo por milhões de deslocamentos diários em São Paulo, essas configurações não são meros detalhes técnicos: elas afetam diretamente o bem-estar dos usuários. Enquanto linhas mais antigas priorizam o clássico transversal, projetos futuros como a Linha 6 apostam em fluxos mais dinâmicos.

O Não Surto busca esclarecer esses mecanismos para que você navegue melhor pela cidade. Qual configuração você prefere? Compartilhe nos comentários.

Reportagem adaptada de "O que define a disposição dos assentos das linhas de trem e metrô de São Paulo", por Vitor Queiroz, Estadão Mobilidade, 13/10/2025.

https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/o-que-define-a-disposicao-dos-assentos-nos-vagoes/



Rumo usa Starlink em locomotivas e melhora comunicação nos trilhos


A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, se tornou a primeira empresa do país a instalar a tecnologia Starlink, da SpaceX, em suas locomotivas. A novidade garante comunicação estável entre os trens e o Centro de Controle, mesmo em áreas sem cobertura de celular ou satélite tradicional, aumentando a segurança e a eficiência das operações.

O sistema funciona como uma conexão extra, usando antenas especiais que se comunicam com satélites em órbita baixa. Isso permite envio de dados quase em tempo real, com sinal confiável e baixa latência. Testes mostraram mais de 97% de estabilidade, permitindo atualização de softwares, suporte remoto e transmissão de informações sem atrasar a circulação dos trens.

A tecnologia já foi aplicada em regiões de difícil acesso em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Para Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com inovação e operação segura.

A instalação começou em fevereiro e a previsão é que cerca de 400 locomotivas estejam equipadas até o fim de setembro. O projeto mostra como tecnologias avançadas podem modernizar e transformar o transporte ferroviário no Brasil.

ViaMobilidade realiza manutenções programadas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda nesta semana

Estação Júlio Prestes

A ViaMobilidade realiza nesta semana uma série de manutenções programadas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. As intervenções acontecem entre os dias 14 e 19 de outubro, sempre fora dos horários de pico, para reduzir impactos na operação e aprimorar a infraestrutura das duas linhas.

Na Linha 8-Diamante, no sábado (18), os trens vão circular com intervalos médios de 20 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi, utilizando via única entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. No domingo (19), o intervalo de 20 minutos será mantido no mesmo trecho, com via única entre Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina e também entre Barueri e Jandira.

Já na Linha 9-Esmeralda, entre os dias 14 e 17, das 23h à meia-noite, os trens vão operar com intervalos de cerca de 10 minutos entre Osasco e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, e via única entre Grajaú e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal. No sábado (18), o intervalo sobe para 15 minutos, com via única entre Cidade Jardim e Berrini-Casas Bahia. No domingo (19), a operação será em via única entre Autódromo e Jurubatuba-Senac, com intervalos médios de 12 minutos entre Osasco e Bruno Covas/Mendes-Vila Natal.

As ações fazem parte do programa de manutenção contínua da concessionária, que busca garantir mais conforto e segurança aos passageiros da malha ferroviária.

Estação Brás terá ações do Outubro Rosa e Outubro Verde nesta terça-feira (14)

Campanhas vão orientar passageiros sobre prevenção do câncer de mama, de útero e da sífilis congênita

A Estação Brás da CPTM recebe nesta terça-feira (14/10), das 10h às 14h, ações especiais em referência ao Outubro Rosa e ao Outubro Verde.

Em parceria com o Instituto Vida Nova, serão oferecidas orientações sobre prevenção do câncer de mama e de útero, além de informações sobre a sífilis congênita. Os passageiros também poderão retirar kits com gel e preservativos masculinos e femininos.

As atividades fazem parte do programa Ações de Cidadania da CPTM, que disponibiliza espaços em suas estações para iniciativas voltadas ao bem-estar dos passageiros.

Pizza volta ao cardápio de bordo da Azul em voos internacionais

A Azul Linhas Aéreas retomará a oferta de pizza no serviço de bordo da classe econômica em voos internacionais com partida do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A partir da segunda quinzena de outubro, serão servidas 75 mil fatias nos sabores marguerita e calabresa, em rotas com destino a Paris, Lisboa, Porto e Madri, na Europa, além de Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

A iniciativa, que terá duração de dois meses, marca a continuidade da parceria entre a companhia aérea e a Pizza Prime, rede brasileira de pizzarias conhecida por sua operação em larga escala.

Na primeira edição da parceria, em maio deste ano, a Azul distribuiu cerca de 48 mil fatias de pizza em voos para Orlando e Fort Lauderdale. Segundo as empresas, a aceitação dos passageiros foi positiva, motivando a ampliação da ação para novos destinos internacionais.

A Azul destaca que a retomada da oferta busca proporcionar uma experiência diferenciada aos passageiros, enquanto a Pizza Prime afirma ver na iniciativa uma oportunidade de fortalecer sua presença de marca junto ao público que viaja ao exterior.

CPTM terá alteração na circulação neste domingo, 12 de outubro


As mudanças na circulação acontecem para execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea

Neste domingo (12/10), diversas linhas da CPTM terão mudanças operacionais por conta de obras de modernização e manutenção.

Na Linha 7-Rubi, das 4h às 15h, o embarque e desembarque dos passageiros será feito na Plataforma 2 nas estações Perus e Caieiras, em ambos os sentidos. Das 15h até o fim da operação comercial, o mesmo ocorrerá nas estações Jaraguá e Vila Aurora. As intervenções acontecem para revisão geral no trecho.

Na Linha 10-Turquesa, do início da operação até 15h, os passageiros devem desembarcar em Mauá para mudança de trem — na Plataforma 3 no sentido Rio Grande da Serra e na Plataforma 2 no sentido Palmeiras-Barra Funda. Das 9h às 13h30, os trens com destino a Rio Grande da Serra não farão parada na Estação Juventus-Mooca; quem precisar embarcar ou desembarcar deve utilizar a Estação Ipiranga e fazer o retorno no sentido oposto. As ações fazem parte da montagem de novo travessão, substituição de dormentes, soldas e outras obras de infraestrutura.

Na Linha 11-Coral, das 8h às 17h, o embarque e desembarque será realizado na Plataforma 3 da Estação da Luz, devido à manutenção preventiva do sistema de ventilação. Para se deslocar entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, os passageiros podem utilizar a Linha 10-Turquesa.

CPTM realiza obras e muda operação das linhas neste fim de semana

A CPTM vai realizar mudanças na operação de algumas linhas neste fim de semana, dias 11 e 12 de outubro, por causa de obras de modernização e manutenção em diferentes trechos da malha ferroviária.

No sábado (11), quem utiliza a Linha 10-Turquesa deve ficar atento: a partir das 18h, o embarque e desembarque nas estações Guapituba e Ribeirão Pires será feito apenas pela Plataforma 2. Os passageiros com destino a Palmeiras-Barra Funda precisarão trocar de trem na Estação Mauá, embarcando na Plataforma 2. Já quem vai no sentido Rio Grande da Serra e desembarca em Mauá deve utilizar a Plataforma 3. Os trabalhos envolvem substituição de dormentes, soldas e outras intervenções de manutenção.

Ainda no sábado, na Linha 12-Safira, entre 23h30 e o fim da operação, as estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano terão embarque e desembarque concentrados na Plataforma 2, devido a serviços de manutenção preventiva.

No domingo (12), a Linha 7-Rubi também terá mudanças. Das 4h às 15h, os trens vão operar pela Plataforma 2 nas estações Perus e Caieiras. Depois, das 15h até o fim da operação, o mesmo esquema será adotado nas estações Jaraguá e Vila Aurora, nos dois sentidos. As intervenções fazem parte de uma revisão geral do trecho.

A Linha 10-Turquesa volta a ter alterações no domingo: desde o início da operação até as 15h, será necessário trocar de trem em Mauá, usando a Plataforma 3 no sentido Rio Grande da Serra e a Plataforma 2 no sentido Palmeiras-Barra Funda. Entre 9h e 13h30, os trens que seguem para Rio Grande da Serra não param na Estação Juventus-Mooca — nesse período, quem precisar desembarcar lá deve ir até Ipiranga e pegar o trem no sentido contrário. As obras incluem a montagem de um novo travessão, substituição de dormentes, soldas e levantamento topográfico.

Já na Linha 11-Coral, entre 8h e 17h, o embarque e desembarque será feito exclusivamente na Plataforma 3 da Estação da Luz, por conta de uma manutenção preventiva no sistema de ventilação. Os passageiros que precisarem se deslocar entre Palmeiras-Barra Funda e Luz podem utilizar a Linha 10-Turquesa como alternativa.

Essas mudanças fazem parte do cronograma de melhorias da CPTM, que realiza manutenções periódicas para garantir mais segurança e qualidade no transporte ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo.

Operação diferenciada na Linha 2-Verde neste fim de semana por causa das obras do novo túnel de ligação com a Linha 4-Amarela

A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo terá operação diferenciada neste fim de semana devido às obras do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela.

Entre as 20h de sábado (11) e o final do domingo (12), os trens vão circular em via única entre as estações Brigadeiro e Consolação. Durante esse período, a operação será feita com velocidade reduzida e maiores intervalos, medida necessária para garantir a segurança durante a continuidade das escavações do túnel.

O Metrô recomenda que os passageiros busquem rotas alternativas para evitar atrasos. Quem utiliza a Linha 4-Amarela pode seguir até a estação República e fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha, ou ainda usar a estação Luz para acessar a Linha 1-Azul. Passageiros da Linha 5-Lilás podem optar pela integração com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. Já aqueles que precisam chegar à Linha 15-Prata deverão necessariamente usar a Linha 2-Verde em parte do trajeto. As demais linhas — 1-Azul, 3-Vermelha e 15-Prata — vão operar normalmente durante o fim de semana.

O novo túnel, com capacidade para até 18 mil passageiros por hora, deve facilitar o deslocamento entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela, reduzindo o tempo de transferência e melhorando o fluxo de passageiros. A escavação utiliza o método austríaco (NATM), indicado para diferentes tipos de solo. A estrutura terá 9,4 metros de comprimento e 6,32 metros de diâmetro, partindo de um poço com 31,5 metros de profundidade localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, esse mesmo ponto também servirá como sistema de ventilação e exaustão do túnel.

Trivia Trens conclui treinamento de multiplicadores do Centro de Controle Operacional


A Trivia Trens concluiu uma etapa importante no processo de preparação para assumir a operação das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, incluindo o Expresso Aeroporto. A empresa finalizou o treinamento dos multiplicadores do Centro de Controle Operacional (CCO), profissionais que terão papel essencial na disseminação do conhecimento e na consolidação de uma operação moderna e eficiente.

O grupo passou por etapas teóricas e práticas, que incluíram o uso de simuladores de trens e uma imersão no Centro de Controle Operacional da CPTM. O objetivo foi garantir que os multiplicadores estejam plenamente capacitados para atuar em um ambiente tecnológico e integrado.

Atualmente, a Trivia Trens segue na fase pré-operacional do contrato, prevista até julho de 2026. Nesse período, as equipes trabalham na estruturação dos planos operacionais e de investimentos que irão nortear a futura gestão das linhas.

Com cerca de 850 mil passageiros transportados por dia em uma malha de 98,2 quilômetros, a concessão avança com foco em inovação, qualidade e melhoria contínua nos serviços prestados à população.

ViaMobilidade doa itens esquecidos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para instituição em Osasco

A ViaMobilidade destinou mais de 1.500 objetos esquecidos nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda ao Lar Jesus entre as Crianças, organização sem fins lucrativos que atua há mais de seis décadas no atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Osasco.

Os itens, que permaneceram guardados por três meses na Central de Achados e Perdidos da estação Osasco, incluem bicicletas, roupas, brinquedos, ferramentas, eletrônicos e livros. Após triagem, eles serão vendidos em um bazar promovido pela instituição, realizado às terças, quintas e um sábado por mês no bairro Rochdale.

De acordo com a diretora técnica voluntária do Lar Jesus entre as Crianças, Elizabeth Marilice, o valor arrecadado com as vendas é revertido para a manutenção das atividades oferecidas a mais de 100 crianças e adolescentes, que recebem alimentação e participam de oficinas de aprendizado, robótica e convivência social.

O diretor da ViaMobilidade, André Costa, destacou o aspecto social da iniciativa, ressaltando que a doação contribui para dar novo destino aos objetos esquecidos, gerando benefícios à comunidade e apoiando quem mais precisa.

A Central de Achados e Perdidos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funciona na estação Osasco, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados). O serviço é gratuito e pode ser acessado pela Praça Antônio Menck, no centro, ou pela Rua Erasmo Braga, no Bonfim. Clientes que esquecerem algum objeto podem acionar os agentes de atendimento e segurança nas estações para verificar a localização do item.

Turistas representam 40% das viagens com pagamento por aproximação no MetrôRio

Metrô Rio 

O MetrôRio registrou que 40% das viagens pagas com cartões Visa por aproximação foram realizadas por turistas entre maio de 2024 e maio de 2025. A tecnologia Near Field Communication (NFC), adotada pela concessionária, tem facilitado o embarque de visitantes nacionais e estrangeiros, com picos de uso durante o carnaval e no mês de abril, quando ocorreu o show da cantora Lady Gaga em Copacabana.

De acordo com dados da VisaNet, entre os turistas internacionais, os norte-americanos lideram o uso dos cartões Visa por aproximação, seguidos por argentinos, franceses, chilenos, alemães, britânicos, portugueses, espanhóis, peruanos e canadenses. Juntos, esses países representam 75% das transações feitas por visitantes estrangeiros.

O MetrôRio foi o primeiro sistema metroviário da América Latina a implementar o pagamento por aproximação. Desde 2019, a tecnologia está disponível nas 41 estações da rede, permitindo o uso de cartões de crédito, débito e dispositivos com NFC, como celulares, relógios e pulseiras. O valor da tarifa é debitado automaticamente, sem taxas adicionais, oferecendo mais rapidez e praticidade no acesso às catracas.

Festival Bike Música acontece na Estação Brás da CPTM entre 9 e 11 de outubro


A Estação Brás da CPTM recebe, de quinta-feira (9) a sábado (11), o Festival Bike Música, evento que une cultura, mobilidade e sustentabilidade. As apresentações acontecem das 12h às 15h.

A iniciativa busca conscientizar o público sobre o uso de fontes renováveis e o consumo responsável de recursos naturais. Durante os shows, o público poderá pedalar bicicletas que geram energia limpa para alimentar os equipamentos de som.

O evento, realizado em parceria com a Saúva Produtora Cultural, contará com o espetáculo musical TUDOQUETOCO, apresentado pelos artistas Fera Neném e Quarteto Quimbará.

Com o tema "Pedais que movem a música. Música que move a cidade", o festival incentiva práticas sustentáveis e a ocupação positiva dos espaços urbanos.

A ação integra o programa de cidadania da CPTM, que apoia iniciativas voltadas ao bem-estar e à conscientização dos passageiros.

Dia das Crianças: passeios acessíveis para curtir com os pequenos usando metrô e trem


Neste Dia das Crianças, vale aproveitar a data de um jeito diferente, sem trânsito ou pressa. Usando as linhas 4-Amarela, 8-Diamante e 9-Esmeralda, é possível montar um roteiro divertido, com opções culturais, interativas e ao ar livre — tudo com fácil acesso pelo transporte sobre trilhos.

Linha 4-Amarela

Parque Jardim da Luz, Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa

Próximos à estação Luz, esses espaços terão uma programação especial no sábado, 11 de outubro. O Festival Dia das Crianças acontece das 10h às 17h, com visita guiada pelo Museu da Língua Portuguesa, oficinas, caça ao tesouro e o animado Cortejo Animado.

Avenida Paulista

Fechada para carros aos domingos, a avenida se transforma em um grande espaço cultural, ideal para passeios em família. É possível visitar locais como o IMS, o MASP e outras atrações ao longo da via, aproveitando o clima festivo e as atividades gratuitas.

Fan Hour

A hamburgueria temática de videogames e cultura geek, próxima à estação Fradique Coutinho, preparou uma programação especial no mês das crianças, com presença de personagens, encontros de fãs e o "Dia da Fantasia" de Halloween.

Linha 8-Diamante

Parque da Água Branca

Perto da estação Palmeiras-Barra Funda, o parque terá atividades gratuitas nos dias 11 e 12 de outubro, como oficinas de slime, origami, pintura facial, brincadeiras tradicionais e contação de histórias.

Sala São Paulo

De 10 a 12 de outubro, a Osesp realiza o Festival da Criança, com apresentações curtas que unem música, dança e narração. Os espetáculos acontecem na Sala São Paulo e na Estação Motiva Cultural, dentro do complexo Júlio Prestes.

Linha 9-Esmeralda

Parque Villa-Lobos

Conectado à estação Villa-Lobos–Jaguaré por uma nova passarela, o parque terá atividades especiais, oficinas, sessões de cinema gratuitas e descontos em serviços. Entre os destaques, estão a Corrida Divertida e o Festival Turma da Mônica.

Ciclovia Rio Pinheiros

Um passeio de bicicleta também é uma ótima pedida para a data. A ciclovia pode ser acessada a partir das estações Vila Olímpia, Jurubatuba-Senac, Santo Amaro e João Dias, oferecendo uma rota segura e agradável.

Parque da Mônica

Localizado próximo à estação Jurubatuba-Senac, o parque é uma imersão completa no universo da Turma da Mônica, com atrações que encantam crianças e adultos.

PopHaus Santo Amaro

Com mais de 4 mil metros quadrados, o espaço reúne brinquedos infláveis e trampolins, garantindo diversão para todas as idades. Fica perto da estação João Dias.

Hello Park – SP Market

No Shopping SP Market, ao lado da estação Jurubatuba-Senac, o Hello Park combina jogos multimídia, projeções coloridas e instalações interativas, criando uma experiência lúdica e imersiva.

Dopamine Land

No Shopping Eldorado, próximo à estação Hebraica-Rebouças, a atração oferece uma experiência sensorial que une tecnologia e arte, com diversas salas temáticas e interativas.

Motiva recebe pela 12ª vez o Selo Ouro do GHG Protocol e reafirma liderança em sustentabilidade


A Motiva, reconhecida como a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do país, conquistou pelo 12º ano seguido o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, principal certificação voltada à transparência na gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O reconhecimento reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade e consolida sua posição de destaque no setor.

A certificação garante que as informações sobre emissões de escopos 1 (diretas), 2 (ligadas ao consumo de energia elétrica) e 3 (indiretas, referentes à cadeia de valor) foram auditadas de forma independente e cumprem os mais altos padrões de qualidade e confiabilidade. O inventário de emissões é voluntário e pode ser consultado no link divulgado pela empresa.

De acordo com Pedro Sutter, vice-presidente de Sustentabilidade, Riscos e Compliance da Motiva, o resultado é fruto de uma gestão orientada pela transparência e pela busca constante por avanços nas metas de redução de emissões. Ele destacou que a companhia vem atuando de forma prática na transição para uma economia de baixo carbono, abrangendo rodovias, trilhos e aeroportos, em sintonia com parâmetros internacionais.

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e aplica uma metodologia internacional adaptada à realidade brasileira. A iniciativa é conduzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o CEBDS, o WBCSD e 27 empresas.

Compromissos e resultados na descarbonização

Em 2023, a Motiva se tornou a primeira empresa do setor de infraestrutura de mobilidade a ter suas metas de redução de emissões reconhecidas pela Science Based Targets initiative (SBTi). O plano prevê diminuir em 59% as emissões dos escopos 1 e 2 até 2033, tomando o ano de 2019 como referência.

Já em 2024, dentro da estratégia Ambição 2035, a companhia estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2035. Para isso, ampliou o uso de energia limpa em suas operações e atingiu, ainda em 2024, a meta de operar 100% com eletricidade de fontes renováveis em rodovias, trens, metrôs, VLT e aeroportos — um ano antes do previsto. O feito foi possível graças a investimentos em geração própria, adesão ao mercado livre de energia e compra de certificados I-RECs.

Entre as ações de destaque está a parceria com a Neoenergia na implantação de três usinas eólicas no Piauí, que compõem o Complexo Otis. Esse é o primeiro projeto de autoprodução por equiparação da Motiva e garante o fornecimento de energia limpa para as operações da Mobilidade Trilhos em São Paulo, incluindo as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Além disso, a empresa vem avançando em outras frentes, como a eletrificação progressiva da frota das concessões rodoviárias, o uso de drones para inspeções — reduzindo deslocamentos e consumo de combustível — e a modernização dos sistemas de climatização com equipamentos mais eficientes e sustentáveis.

GOL anuncia contratação de 30 novos pilotos por mês até o fim de 2025

Nova turma de comandantes da GOL se reúne para a primeira cerimônia de elevação de nível do ano, que contou com 29 novos comandantes.

A GOL Linhas Aéreas anunciou que vai contratar cerca de 30 copilotos por mês até o final de 2025, em um movimento de expansão de suas operações. O plano faz parte do programa estruturado de contratação da companhia, que prevê a entrada de, em média, um novo piloto por dia por meio do banco de talentos da empresa.

Além das novas contratações, a GOL também promoveu 116 copilotos a comandantes desde o início do ano. Atualmente, a companhia conta com aproximadamente 840 copilotos e 900 comandantes em atividade, o que reforça o fortalecimento do chamado "Time de Águias", como são conhecidos os tripulantes da empresa.

O CEO da Companhia, Celso Ferrer, esteve presente na cerimônia de elevação.

O crescimento acompanha a abertura de novas rotas nacionais e internacionais, que resultaram em aumento de 62,1% na oferta internacional e 13,3% no mercado doméstico nos primeiros seis meses de 2025.

Segundo Celso Ferrer, CEO da GOL, as novas contratações acompanham a expansão da operação e a preparação para a maior alta temporada de verão da história da companhia. Ele destacou que as promoções e admissões refletem o valor das pessoas na empresa e a importância de equipes preparadas e comprometidas com o crescimento da GOL.

O processo de elevação de copiloto a comandante inclui avaliações técnicas e comportamentais, cinco dias de aulas teóricas, sete sessões de simulador e avaliações conduzidas por examinadores credenciados pela ANAC. Após a habilitação, o piloto cumpre 100 horas de voo supervisionado e realiza um voo de apresentação acompanhado por um comandante da Diretoria de Operações, quando recebe oficialmente as quatro faixas e assume a função de comandante.

De acordo com Jean Carlo Nogueira, Chief People Officer da GOL, o ingresso de cerca de 30 novos pilotos por mês representa o fortalecimento da operação e a realização de sonhos. Ele ressaltou que cada contratação é um marco importante para os profissionais e suas famílias, que acompanham de perto o esforço envolvido nessa conquista.

Os novos comandantes possuem entre 10 e 12 anos de experiência como copilotos da empresa e estarão aptos a operar em toda a malha aérea, incluindo rotas internacionais, mantendo o compromisso da GOL com eficiência, excelência e segurança.

Sobre a GOL Linhas Aéreas

Fundada em 2001, a GOL faz parte do Grupo Abra e é considerada a companhia aérea mais pontual do Brasil. Com o propósito de "Ser a Primeira para Todos", transporta mais de 30 milhões de clientes por ano e conta com 14 mil profissionais. Sua frota é composta por 142 aeronaves Boeing 737, e a empresa mantém parcerias com a American Airlines e a Air France-KLM, oferecendo mais de 60 acordos de codeshare e interline. A GOL também integra o ecossistema com a Smiles, seu programa de fidelidade, e a GOLLOG, operação de transporte de cargas considerada a maior do país.

Alerta da Defesa Civil: temporais e frente fria aproximam-se de São Paulo a partir de terça-feira (7)


Previsão aponta para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo de terça (7) a sexta-feira (10)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre a chegada de uma frente fria, que trará chuvas intensas, rajadas de vento, raios e episódios isolados de granizo em várias áreas do estado, do dia 7 ao 10 de outubro.

Segundo as projeções meteorológicas, o período pode registrar temporais com volumes significativos de precipitação, com ênfase nas regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, além de Itapeva, Campinas e Sorocaba.

Nas áreas de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Barretos, os volumes de chuva esperados são moderados, com pico de intensidade previsto para quinta (9) e sexta-feira (10).

Leia mais: Risco de incêndios segue elevado em todo o estado de São Paulo, alerta Defesa Civil

Recomendações da defesa civil à população

Dado o potencial para impactos como inundações, deslizamentos de terra e quedas de árvores, a Defesa Civil recomenda maior vigilância. É essencial monitorar os avisos oficiais e adotar precauções para reduzir riscos em áreas urbanas.

As orientações principais incluem:

  • Evitar transitar por áreas inundadas;

  • Não tentar atravessar correntes de água fortes;

  • Aumentar a cautela em zonas com histórico de deslizamentos;

  • Manter distância de janelas durante tempestades;

  • Evitar se proteger sob árvores ou estruturas metálicas em meio a raios e ventos intensos.

Em casos de urgência, contate o Corpo de Bombeiros no 193 ou a Defesa Civil no 199.

Acesse agenciasp.sp.gov.br para atualizações sobre as notícias do Governo de São Paulo.

BYD ultrapassa 170 mil carros eletrificados vendidos no Brasil e reforça liderança no setor

A BYD atingiu a marca de 172 mil veículos eletrificados vendidos no Brasil desde sua chegada em 2022. O feito, alcançado menos de dois meses após a empresa comemorar 150 mil unidades, consolida o rápido crescimento da marca no país e sua liderança no segmento de mobilidade elétrica.

Em setembro, a montadora registrou 9.934 emplacamentos de automóveis de passeio, conquistando a sétima posição no ranking nacional e 5,56% de participação de mercado. Considerando também as vendas diretas, a empresa totalizou 10.024 unidades no mês e 77.198 no acumulado de 2025.

Os modelos mais populares da marca continuam sendo o BYD Dolphin Mini, com 44.945 unidades vendidas, e o híbrido plug-in BYD Song Plus, que já soma 36.213 emplacamentos. No último mês, o Dolphin Mini liderou as vendas de varejo com mais de 3 mil unidades.

A BYD também se destacou regionalmente, ficando entre as marcas mais vendidas em diversas capitais, como Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre, além de liderar o mercado em Porto Velho e Maceió.

No segmento de elétricos puros (BEV), a montadora manteve domínio expressivo, com mais de 70% de participação e os três primeiros lugares no ranking nacional. Entre os híbridos, registrou 4.333 unidades vendidas e mais de 22% do mercado.

Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, o resultado reforça o avanço da marca e o impacto de sua fábrica em Camaçari (BA), onde é produzido o Dolphin Mini — primeiro veículo 100% elétrico fabricado por brasileiros. Ele destaca que a nova unidade industrial representa uma nova etapa para a indústria nacional, unindo tecnologia, eficiência e custo-benefício.

Acciona abre inscrições para o nexTalent, seu programa de estágio 2026


A Acciona, empresa global de soluções sustentáveis em infraestrutura, anunciou a abertura das inscrições para o nexTalent 2026, seu programa de estágio voltado à formação de novos talentos. A iniciativa é destinada a estudantes que desejam iniciar a carreira em uma companhia comprometida com o desenvolvimento sustentável e o crescimento profissional de jovens.

O programa oferece vagas nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e em setores de apoio, para universitários com previsão de formatura entre dezembro de 2026 e dezembro de 2027. As oportunidades estão disponíveis em São Paulo (SP) e Maringá (PR), nas áreas de Projetos e Corporativa.

A Acciona reforça o compromisso com a diversidade e inclusão, especialmente na ampliação da participação feminina no setor de infraestrutura. Além disso, os estagiários terão acesso a uma trilha de desenvolvimento e poderão participar de programas de formação interna, voltados ao aprimoramento de competências e crescimento na carreira.

Benefícios do programa:

  • Estágio de até dois anos, com bolsa compatível com o mercado e benefícios

  • Trilha de desenvolvimento profissional

  • Participação em projetos e atividades práticas

  • Feedbacks regulares de acompanhamento

  • Networking com profissionais de diversas áreas

  • Dinâmicas e workshops com outros estagiários

As inscrições podem ser feitas neste link.

A Acciona é uma empresa global líder em soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Atua nos setores de energia renovável, tratamento e gestão de água, mobilidade ecoeficiente e infraestrutura resiliente. Neutra em carbono desde 2016, registrou 19,19 bilhões de euros em vendas em 2024 e está presente em mais de 40 países.

Aeromóvel de Guarulhos: Vistoria da ANAC revela paralisia em testes iniciais e cronograma em colapso


O ambicioso projeto do Aeromóvel no Aeroporto Internacional de Guarulhos, destinado a conectar o terminal à estação da CPTM, mergulha em uma crise ainda mais profunda do que se suspeitava. Uma inspeção técnica conduzida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 1º de setembro expôs que as etapas mais elementares de teste nem ao menos foram iniciadas, contrariando promessas contratuais da concessionária GRU Airport e do consórcio AeroGRU. Com quatro prazos sucessivos descumpridos desde fevereiro de 2024, o sistema automatizado de transporte – conhecido como People Mover – permanece sem uma data realista para entrar em operação.

A nota técnica da ANAC, divulgada recentemente, pinta um quadro alarmante de desordem gerencial: atrasos crônicos, opacidade nas comunicações e um planejamento que beira o inexistente. "O descumprimento é sistemático", afirma o documento, destacando que a falta de avanços compromete não só o cronograma, mas a viabilidade do empreendimento como um todo.

Etapas técnicas: do básico ao inviável

O ponto mais crítico apontado pela agência refere-se aos testes operacionais, delineados em uma sequência de marcos técnicos (de A a F) submetida em abril deste ano. Nenhum deles foi executado até o momento. O Marco A, a fase inicial e fundamental – batizada de "Operação Automática Manualmente Sincronizada Shuttle Bypass" –, estava agendada para 10 de julho, mas persiste inacabada mesmo após duas meses da vistoria.

Essa etapa serve de base para todos os procedimentos seguintes, como simulações automáticas, sincronização de veículos, validação do centro de controle, aprovações de segurança e, por fim, o transporte de passageiros. Sem ela, o projeto inteiro trava, deixando o Aeromóvel preso em um limbo técnico que questiona sua capacidade de decolagem.

Quatro adiamentos e um vazio de prazos

Lançado com a meta de operação em fevereiro de 2024, conforme o contrato de concessão, o sistema já sofreu quatro revisões de data: primeiro para outubro do mesmo ano, depois fevereiro de 2025 e, mais recentemente, agosto. A mais recente tentativa de ajuste, enviada em 29 de agosto – apenas dias antes de uma data prometida –, não ousou propor um novo horizonte temporal. Para a ANAC, essa evasiva reflete uma gestão deficiente, inadequada para uma obra de tamanha envergadura no principal hub aéreo do Brasil.

Operação parcial: uma ilusão contratual

Durante a inspeção, executivos da GRU Airport sugeriram uma largada em modo assistido, condicionada a uma autorização de segurança preliminar. A ANAC, porém, foi categórica: isso não atende aos termos do acordo. O contrato demanda automação total (nível GoA 4) e certificação de segurança máxima (SIL 4), padrões ainda distantes da realidade. Qualquer operação intermediária seria mera paliativo, sem valor para o cumprimento integral das obrigações.

Infraestrutura pronta, mas o 'cérebro' ausente

Curiosamente, as obras civis avançaram: estações, trilhos e plataformas estão quase concluídas. No entanto, os componentes tecnológicos – automação, integração e controles – seguem engavetados. Problemas recorrentes, como o elevador inoperante no Terminal 2 (flagrado em fiscalizações de 2024 e 2025), ilustram a desconexão entre o visível e o essencial. Três veículos já estão no pátio de manutenção, equipados com a propulsão pneumática desenvolvida pela Aeromovel, mas sem aptidão para uso real.

Sanções à vista: multas, devoluções e possível cancelamento

Diante da ausência de justificativas para mais um adiamento, a ANAC sinaliza ações duras. Multas pesadas, restituição de reajustes financeiros concedidos à concessionária e até a revisão da obrigatoriedade do projeto no contrato estão na mesa, amparadas nas cláusulas 2.15-A.7 e 2.15-A.8. "Os entraves superam o que foi reportado", conclui o relatório, alertando para riscos de inviabilidade sob a atual administração.

Gratuidade e agilidade: um sonho adiado para milhões

Concebido para revolucionar o acesso ao aeroporto, o Aeromóvel prometia ligar a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais em apenas cinco minutos, de forma gratuita, automatizada e sem motoristas – uma bênção para os 18 milhões de passageiros anuais de Guarulhos. Hoje, ônibus improvisados consomem até 20 minutos em meio ao caos viário, expondo a frustração de quem depende do modal.

Mais de um ano e meio após o prazo inicial, o caso vira símbolo de promessas não honradas, erodindo a credibilidade do setor. A ANAC ainda não cronometrou suas decisões finais, mas o sinal é claro: sem correções radicais, o futuro do Aeromóvel pende por um fio. Para os usuários, a espera continua – e o aeroporto, o maior do país, segue refém de um projeto que poderia ter mudado tudo.

Calor extremo toma conta de São Paulo: segunda-feira com temperaturas acima de 40°C em várias regiões


Os moradores do estado de São Paulo se preparam para um dia de calor intenso na segunda-feira (6), com termômetros marcando entre 35°C e 40°C na maior parte das cidades, incluindo a capital e a região metropolitana. A MetSul Meteorologia classifica o cenário como excessivo a extremo, impulsionado por uma massa de ar quente que se fortalece com a aproximação de uma frente fria pelo Sul do país, gerando condições que amplificam o aquecimento.

O domingo já deu um gostinho do que está por vir, com temperaturas elevadas no interior paulista chegando a 40°C em Valparaíso, segundo estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Outras localidades registraram 38,4°C em Dracena, 38,3°C em Presidente Prudente, 38,2°C em José Bonifácio, e 38,1°C em Rancharia e Jales. Na capital, os picos da tarde foram de 34°C no Mirante de Santana, na zona Norte, e 32,2°C em Interlagos, na zona Sul.

Previsão para segunda: anomalias de até 15°C acima do normal

Modelos meteorológicos, como o alemão Icon, indicam que o calor se intensificará ainda mais na segunda-feira, podendo registrar as maiores marcas em meses para diversas cidades. Anomalias de temperatura – desvios em relação à média histórica – devem ser mais pronunciadas no Sul e Leste do estado, com até 15°C acima do normal no Vale do Ribeira. Nessas áreas e no litoral, as máximas variarão de 37°C a 40°C, e em pontos costeiros, onde ventos quentes interagem com o relevo, os valores podem ultrapassar 40°C.

Na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, o dia promete ser sufocante desde a manhã, com tardes atingindo 35°C a 37°C na maioria dos bairros – cerca de 10°C acima da média de outubro, que é de 26,5°C. No interior, especialmente no Oeste, Noroeste, Norte e Centro paulista, o termômetro deve oscilar entre 37°C e 40°C, com possibilidade de 41°C ou 42°C em alguns municípios.

Alívio na terça com frente fria

A boa notícia chega na terça-feira (7), quando a frente fria avança e proporciona uma queda drástica nas temperaturas no Sul e Leste do estado, trazendo ar mais fresco, muitas nuvens e possibilidade de chuva. Na capital paulista, os mais de 35°C da segunda dão lugar a 19°C a 20°C à tarde. Já no Centro e Norte, próximo à divisa com Minas Gerais, o calor persiste com marcas próximas a 40°C.

A MetSul Meteorologia recomenda atenção redobrada à hidratação e ao evitar exposição prolongada ao sol, especialmente em horários de pico. Para atualizações em tempo real, o canal da empresa no WhatsApp oferece alertas e previsões exclusivas.

Reportagem baseada em análise da MetSul Meteorologia. Autor: Estael Sias, meteorologista com mestrado pela USP e sócia-diretora da MetSul.

Serra das Araras na Via Dutra avança: conclusão prevista para 2027 pode reduzir tarifas em centavos


Um dos trechos mais desafiadores da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), a Serra das Araras, entre Rio de Janeiro e São Paulo, está a caminho de uma transformação radical. A concessionária Motiva, antiga CCR, anunciou que as obras de duplicação e reestruturação devem ser finalizadas em março de 2027, antecipando em até dois anos o cronograma original estabelecido no contrato.

O projeto, avaliado em R$ 1,5 bilhão, abrange 8 quilômetros da rodovia, do km 233 ao km 225, e inclui a construção de 24 viadutos – sendo que um deles já foi liberado para uso. Essa infraestrutura visa eliminar as curvas acentuadas que historicamente causam acidentes e lentidão. Ao final das intervenções, a pista de descida (sentido Rio) contará com quatro faixas e acostamento dedicado, enquanto a de subida (sentido São Paulo) será adaptada ao mesmo padrão. Serão incorporadas ainda duas áreas de escape para veículos, passarelas para pedestres e abrigos para embarque em ônibus.

A expectativa é de ganhos significativos na fluidez do tráfego: o tempo de percurso na descida deve cair pela metade, e na subida, em 25%. Além disso, o limite de velocidade passará de 40 km/h atuais para 80 km/h, prometendo maior segurança e eficiência para os motoristas.

"Essa é uma das iniciativas mais marcantes em nosso conjunto de projetos. Originalmente planejada para 52 meses, ela resolve um problema crônico na ligação entre Rio e São Paulo, repleto de colisões e capotamentos", comentou Eduardo de Camargo, CEO da Motiva, destacando o impacto da obra.

Avanços e desafios superados

Atualmente, metade do cronograma já foi executada, graças a um planejamento meticuloso iniciado ainda sob a gestão da NovaDutra, um licenciamento ambiental acelerado no estado do Rio de Janeiro e condições climáticas ideais durante a fase de movimentação de terra. A etapa seguinte foca na ereção dos viadutos restantes, que demandarão precisão técnica em um terreno íngreme.

"É praticamente como erguer uma nova rodovia Bandeirantes no coração da serra", comparou Camargo, ilustrando a complexidade da empreitada.

Inaugurada em 1951, a Dutra recebeu uma concessão renovada em 2021, com validade de 30 anos. Na ocasião, Tarcísio de Freitas, então ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro e atual governador de São Paulo, enfatizou o pacote de melhorias durante sua campanha eleitoral de 2022. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revelam que a via suporta cerca de 390 mil veículos por mês, dos quais 36% são pesados, e responde pelo escoamento de aproximadamente metade do Produto Interno Bruto nacional.

Possível alívio nas tarifas

A aceleração das obras abre espaço para negociações com a ANTT visando um benefício tarifário à Motiva. Embora os cálculos ainda estejam em fase inicial, o reflexo para os usuários seria modesto, na casa dos centavos por pedágio. "Para quem dirige, o efeito é mínimo, mas para a empresa, representa um incentivo relevante. Como o contrato da serra não previa o fator A, estamos explorando mecanismos para compensar o investimento antecipado", explicou o CEO.

O fator A, ferramenta contratual que ajusta os custos financeiros ao tempo, permite remuneração por entregas precoces e multas por atrasos. A Motiva planeja destinar R$ 53 bilhões a investimentos em suas concessões rodoviárias ao longo dos próximos anos, reforçando o compromisso com a modernização da malha.

Essa evolução na Serra das Araras não só promete aliviar um dos gargalos mais notórios do eixo Rio-São Paulo, mas também sinaliza um modelo de gestão que prioriza eficiência e segurança viária em prol de milhões de brasileiros que dependem da Dutra diariamente.

Reportagem baseada em declarações da Motiva e dados da ANTT. Imagens: Divulgação CCR/Motiva.

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