A bilheteria localizada em frente às catracas da Estação São Joaquim, na Linha 1-Azul, será desativada a partir desta quinta-feira, 11 de dezembro, para permitir o avanço das obras de ampliação e reforma da estação, que futuramente terá integração com a Linha 6-Laranja.
Mesmo com o fechamento da bilheteria, a compra de bilhetes QRCode continuará disponível nas máquinas de autoatendimento e nos pontos de venda credenciados da rede. Os bilhetes digitais seguem disponíveis no aplicativo TOP, no WhatsApp 11 3888-2200 e na Carteira Google.
O fechamento já estava previsto dentro do cronograma de obras que também inclui a desativação do Acesso Leste, na Rua São Joaquim, em fevereiro de 2026. Esse acesso será ampliado em quatro vezes o tamanho atual para atender à demanda crescente da Linha 1-Azul e da futura integração com a Linha 6-Laranja, atualmente em implantação pela concessionária Linha Uni (Acciona).
Durante esse período, o Acesso Oeste, na Rua Vergueiro, permanecerá funcionando até a conclusão da ampliação do Acesso Leste. Depois disso, ele também será fechado para a construção do poço de ventilação e da saída de emergência.
Com a reforma, a Estação São Joaquim ganhará mais 3,23 mil metros quadrados de área útil, beneficiando mais de 200 mil passageiros por dia. As intervenções incluem a construção de um novo mezanino sobre as plataformas, outro para a futura interligação com a Linha 6-Laranja, remodelação completa dos acessos, instalação de 12 novas escadas rolantes e 6 elevadores, ampliação das extremidades das plataformas e um novo edifício técnico operacional.