ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de agosto de 2017

Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 3

Os passageiros devem ficar atentos a mudanças na operação da Linha 4-Amarela neste domingo, dia 3 de setembro. As estações Luz e República estarão fechadas para embarque e desembarque durante toda a operação comercial (4h40 à meia-noite).

A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Caso os serviços terminem antes do programado, a operação normal será retomada.

Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde do Metrô. 

Na estação Luz, os passageiros devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente. A operação será normal nas demais estações da Linha 4-Amarela no trecho entre as estações Paulista-Butantã.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco

CPTM fica distante dos perfis colaborativos e seguranças reprimem pessoas de tirarem fotos nas estações

Companhia vem ficando em silêncio nas redes sociais e não respondem perfis colaborativos. Nas estações, Companhia diz que não é possível autorizar sessões fotográficas.

Os perfis colaborativos foram criados para facilitar nas informações para os passageiros. São informações que são passadas de passageiros comuns sobre as situações do transporte coletivo em tempo real.  E isso serve como apoio para as Companhias de transportes em São Paulo.  Alguns perfis vieram antes das criações das redes sociais oficias.

“- Tinha uma falha na estação Jaraguá, ninguém dava nenhuma informação, e como a CPTM não tinha nenhum perfil nas redes sociais, eu mesmo criei, para informar outros passageiros.” Disse Ricardo Guimarães, que criou o Diário da CPTM em 2010. “- As informações são em tempo real, e de passageiro para passageiro, para que você fique bem informado sobre a situação das linhas.” É o que conta Igor Roberto, criador do CPTM Noticiando em 2012. Existem outros perfis que também foram criados ao longo dos anos, mesmo após a criação dos perfis oficiais das Companhias: Usuários Metrô SP, criado por Adilson no Twitter em 2011, CPTM da Depressão, criado por Mavyn Munhoz em 2012, Mobilidade Sampa, criado pelo Eduardo Paulino em 2014, SAC Noticias, criado por Denis Castro em 2015, Olhares do trecho criado recentemente, em 2017, por Lucas Mendes, entre outros perfis. Todos com o intuito de informar e colaborar para que passageiros saiba tudo.

Só que de um tempo para cá, o relacionamento com a CPTM vem ficando cada vez mais complicado. A Companhia vem ocultando muitas informações, principalmente de falhas. Aquilo que ela informa nas redes sociais, muitas vezes acaba não refletindo a realidade. Emissoras de telejornais já informaram que o aplicativo não condiz com a realidade. A Companhia, tem se afastado nas interações com os perfis colaborativos. Nas redes sócias, somente os perfis pessoais e de passageiros eles respondem, e mesmo assim, com respostas padronizadas, e torna uma Censura aos perfis colaborativos. 

Como não bastasse ter se afastado no relacionamento com os perfis colaborativo, a CPTM vem coibindo de tirar fotos das plataformas e também dos trens.  “- Fui tirar uma foto na estação Brás na Linha 11-Coral sentido Guaianases, na grade onde divide para o embarque preferencial e os seguranças disseram que não podia tirar foto, e questionei, e eles disseram que não pode porque é lei e tem que ter autorização.” é o que relata Willian Moreira, um dos mediadores do Diário da CPTM. “- fui realizar uma transmissão ao vivo com o celular para o CPTM Noticiando na estação Engenheiro Goulart, para informar os passageiros como seria a situação da Linha 12-Safira no final de semana, e após uma locomotiva da manutenção passar pela via na estação e transmitir ela, um segurança veio falar que não podia filmar e questionou se eu tinha autorização para filmar, e eu falei que era dos perfis noticiando, ele disse que tinha ordem para ninguém filmar.” Disse Wiliam Venâncio, que ajuda a administrar o CPTM Noticiando. “- Por duas vezes fui encaminhado à delegacia de Policia em situações onde a companhia teria me expulsado da estação devido a minha insistência em continuar fotografando e acabou sendo obrigada a devolver meu direito de viagem por ordem dos delegados, sendo um deles da DELPOM alegando exatamente o fato da sobreposição das normas da CPTM com as leis constitucionais.” conta Denis Castro, administrador do SAC Notícias.

E até aqueles que são amantes de tirar fotos de trens, a segurança vem informando que não é permitido. Mesmo que a pessoa utilize o seu celular para fazer um registro de uma composição, em uma área segura da plataforma e não atrapalhando os passageiros, os seguranças informam que tem ordens expressas para não deixar tirarem fotos, ou até mesmo gravar vídeos. Nas estações e nos regulamentos da Companhia, não tem nenhuma informação que proíba pessoas de tirarem fotos ou gravar vídeos.

Em nota, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), informou que as áreas externas e públicas das estações da CPTM podem ser fotografadas mesmo sem autorização expressa da Companhia, desde que o objetivo não seja comercial. Quanto às áreas operacionais, por motivo de segurança, não é possível autorizar sessões fotográficas. Também não podem ser utilizados equipamentos com tripés, suportes ou que necessitem de auxílio para transporte e posicionamento. Caso tenha respeitado todas essas orientações e ainda assim tenha sido impedido de tirar fotos, sem fins comerciais e sem câmeras profissionais, a Companhia orienta que entre em contato com a Central de Atendimento (0800 055 0121) informando o ocorrido, a localização e as características dos empregados que impediram a realização das fotos, para que seja verificado.

Além disso, a CPTM não tem realizado mais reuniões com os perfis colaborativos, como em algumas gestões anteriores  ao Paulo Magalhães, que é o atual presidente da Companhia. Na gestão de Sérgio Avelleda, ocorriam reuniões com os perfis e havia uma interação com os mesmos, ouvindo críticas, opiniões, elogios, ideias, etc., sobre o que poderia melhorar ou acrescentar no trabalho da Companhia. Paulo Magalhães, desde que assumiu a presidência da empresa até a atualidade, não fez nenhuma reunião para conversar e ouvir os perfis. E ele havia informado que iria realizar reuniões trimestrais com todos os perfis, mas não ocorreu. Somente uma equipe do marketing da empresa realizaram poucas reuniões, com os perfis separados e em dias diferentes, o que não resultou para que melhorasse o atendimento da empresa para com os passageiros e com os perfis. Queremos de volta as reuniões com o Presidente da Companhia, assim como era realizado na gestão anterior, e assim discutir ideias, opiniões, etc., para assim contribuir para uma CPTM melhor para os passageiros.

Homem que ejaculou em passageira de ônibus em São Paulo é solto

A Justiça de São Paulo soltou o homem preso em flagrante na última terça-feira (29), após ejacular em uma passageira dentro de um ônibus na avenida Paulista. Diego Ferreira de Novais, que já tinha cinco passagens na polícia por estupro, agora vai responder em liberdade por “importunar alguém em público”, de acordo com o artigo 61 a Lei das Contravenções Penais, descrito na sentença do juiz.
O Ministério Público se manifestou pela liberação do acusado durante audiência de custódia realizada nesta quarta-feira. De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz José Eugênio do Amaral Souza Neto, do Fórum da Barra Funda, determinou a soltura porque o delegado da Polícia Civil que registrou o flagrante não pediu a prisão preventiva de Novais, mantido em prisão por menos de 24 horas.
O juiz entendeu também que não houve “constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça”, como prevê o artigo 213 do Código Penal ao qualificar o ato de estupro, apesar de considerar grave o ato praticado. De acordo com Souza Neto, o histórico de Novais torna necessário tratamento psicológico e psiquiátrico.
“O crime de estupro tem como núcleo típico constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Na espécie, entendo que não houve o constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco de ônibus,quando foi surpreendida pela ejaculação do Indiciado. O ato praticado pelo indiciado é bastante grave, já que se masturbou e ejaculou em um ônibus cheio, em cima de uma passageira, que ficou, logicamente, bastante nervosa e traumatizada”, aponta a decisão judicial.
No dia do ocorrido, a vítima foi acolhida chorando e em estado de choque por outras mulheres que estavam no coletivo. O agressor foi mantido no ônibus pelo motorista até ser retirado por PMs e levado para a delegacia. Ele chegou a ser ameaçado pelas pessoas, que tentaram agredi-lo; a situação foi contida pelo cobrador.
O caso coincidiu com uma campanha lançada para coibir os abusos nos transportes de São Paulo. O objetivo é ter a cooperação de instituições públicas e privadas para combater a violência em ônibus da SPTrans e trens do Metrô e da CPTM. A campanha propõe uma mudança de cultura capaz de inibir futuras agressões.

30 de agosto de 2017

Metrô descumpre novo prazo e prevê novas estações da Linha 5-Lilás apenas em setembro

Linha chegou a ser prometida para 2015. Depois, estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato foram programadas para julho e agosto de 2017, mas não devem ficar prontas.


O Metrô de São Paulo vai descumprir mais uma vez o prazo de inauguração de estações. Desta vez, não serão abertas ainda em agosto as estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato. A informação foi dada pelo presidente da companhia, Paulo Menezes, ao Bom Dia São Paulo nesta quarta-feira (30).

A linha 15-Lilás ligará o Capão Redondo às Estações Santa Cruz, da linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. No caminho, passa por bairros como Santo Amaro e Brooklin.

A linha foi prevista pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para 2015. Atrasou e ficou para 2016 e depois para julho de 2017. Vendo que não conseguiria cumprir o prazo, o governo alterou o prazo para agosto, e agora, afirma que a operação de novas estações começa em setembro.

“Os ajustes finais continuam. Nós estamos finalizando os testes de equipamentos de via. A obra civil, em 24, 48 horas termina. Acredito que fica difícil entregar até amanhã, mas é questão de dias”, diz Menezes.

Segundo o presidente do Metrô, ainda são analisados resultados de testes para que seja liberada a operação com passageiros. “Todos os protocolos de segurança foram cumpridos. Nós aguardamos a liberação dos fabricantes para poder utilizar os trens e os equipamentos de via com o usuário”, afirma.

As estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato começarão a funcionar em horário parcial, fora dos picos, e com entrada gratuita para os passageiros.

Prazos

Menezes disse ainda que, desde que assumiu a presidência do Metrô, em março de 2015, o prazo de conclusão dado pela empresa foi julho de 2017. “Considero 30 dias de atraso numa obra do porte de um metrô, perfeitamente possível”.

A companhia mantém para dezembro a previsão de entrega de outras seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.


G1  http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/metro-descumpre-novo-prazo-e-preve-novas-estacoes-da-linha-5-lilas-apenas-em-setembro.ghtml

Outra mulher é vítima de assédio sexual em ônibus na Avenida Paulista

Este é o segundo caso em menos de 24 horas. Vítima diz que agressor passou a mão em seus seios. Ele foi detido pela PM.


Pelo segundo dia consecutivo uma mulher foi vítima de assédio sexual dentro de um ônibus que passava pela Avenida Paulista, na região central de São Paulo. A vítima relatou que o agressor passou a mão em seus seios. O motorista fechou a porta e chamou a polícia, que deteve o agressor.

"Ele passou a mão em mim e quis parecer que eu estava louca", relatou Juliana de Deus, de 25 anos. "Estava sentada ao lado dele. Ele começou a passar a mão no meio seio e eu comecei a me ligar. 'Sai de perto, sai de perto!' As mulheres ao redor também começaram a se revoltar", disse a vítima, que é cantora.

Uma passageira que não quis se identificar viu toda a cena ."Ele estava virado para o lado dela toda hora. Ela [a vítima] levantou e disse pra mim 'toma cuidado com ele'", contou a mulher que foi levada como testemunha. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial (DP), nos Jardins, mesma delegacia onde o crime de terça é investigado.

O ônibus da linha 875H-Lapa - Vila Mariana ficou parado na Avenida Paulista em frente ao escritório da Presidência, onde havia um protesto de indíos com a presença de muitos policiais.


A vítima do abuso disse que não sabia que outra mulher havia sido vítima de assédio sexual em um ônibus na terça-feira (29). Um homem que ejaculou em uma mulher dentro de um ônibus na Avenida Paulista, em São Paulo, havia passado cinco vezes pela polícia por suspeita de estupro, mas nunca havia ido a julgamento, de acordo com SP2.

O último caso ocorreu no início da tarde desta terça-feira, na altura da Alameda Joaquim Eugênio de Lima. A Polícia Militar foi acionada e o homem foi preso em flagrante e levado ao 78º Distrito Policial, no Jardins.

Chorando e em estado de choque, a vítima foi acolhida por outras mulheres. O assediador foi mantido dentro do ônibus até ser retirado por policiais militares e levado para a delegacia. O local rapidamente reuniu dezenas de pessoas. Revoltados, muitos gritavam, xingavam e ameaçavam linchar o agressor.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por estupro. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial e o autor será encaminhado à Justiça para audiência de custódia.

Procurada pelo G1, a SPTrans disse que "lamenta e repudia o ocorrido no início da tarde desta terça-feira em um ônibus do sistema municipal de transportes". A empresa disse ainda que "nos casos de abuso sexual no interior dos ônibus, a SPTrans recomenda que o motorista seja comunicado imediatamente e conduza o veículo até a delegacia de polícia mais próxima. Lá, a vítima poderá registrar um boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais, que tomarão as providências cabíveis".


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por estupro. O caso agora será encaminhado à Justiça para audiência de custódia.
O caso ocorreu no mesmo dia em que 16 entidades, incluindo empresas de transporte público e a Prefeitura, lançaram a campanha "Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual do Transporte", que foi encabeçado pelo Tribunal de Justiça. A mensagem principal é que a vítima não tenha medo de denunciar. Os cartazes da campanha serão espalhados nos ônibus da SPTrans, da EMTU, nos trens e no Metrô.

G1 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/outra-mulher-e-vitima-de-assedio-sexual-em-onibus-na-avenida-paulista.ghtml

Mulher sofre abuso sexual dentro de ônibus na Avenida Paulista

Homem ejaculou no pescoço da vítima e foi preso em flagrante por estupro
 
Uma mulher sofreu abuso sexual dentro de um ônibus que cruzava a Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde desta terça-feira. A vítima estava sentada no banco, quando um homem de 27 anos ejaculou em seu pescoço. Passageiros do veículo acionaram a Polícia Militar e o agressor foi preso em flagrante por estupro.

A viagem foi interrompida e a vítima, em estado de choque, retirada de dentro do ônibus e amparada por outras mulheres. O homem teve de ficar preso dentro do coletivo para evitar que fosse linchado. O vereador Caio Miranda Carneiro passava pelo local e fez uma transmissão ao vivo, mostrando pessoas cercando o veículo.

Flagrante de abuso sexual em ônibus... triste realidade no Brasil, em plena Av. Paulista, durante o dia... rapidamente a PM chegou.

O caso foi registrado no 78º DP, nos Jardins, onde foi descoberto que o homem tem cinco passagens pela polícia por crime sexuais.

Em nota, a São Paulo Transporte (SPtrans), responsável pelas linhas municipais na capital paulista, repudiou o ocorrido. A empresa informou que nos casos de abuso sexual no interior dos ônibus, a recomendação é que o motorista seja comunicado imediatamente e conduza o veículo até uma delegacia para a vítima registrar o boletim de ocorrência e receber o amparo das autoridades.

Coincidentemente, nesta terça-feira, a Sptrans, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM, lançaram juntos a campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes”. A ação, que tem apoio do judiciário, quer estimular vítimas de abuso sexual e pessoas que presenciem algum caso a denunciarem os agressores. A iniciativa inclui cursos de reeducação para abusadores para evitar a reincidência.

O caso ocorreu um dia após a escritora gaúcha Clara Abervuck ter revelado ter sido estuprada por um motorista do Uber na noite de domingo. A empresa baniu o prestador de serviço.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/mulher-sofre-abuso-sexual-dentro-de-onibus-na-avenida-paulista-21762164#ixzz4rEhDnzmC
stest 

29 de agosto de 2017

Estação Grajaú terá distribuição de preservativos nesta quinta-feira, 31

Uma equipe de agentes de saúde do Centro de Promoção e Resgate a Cidadania do Grajaú (Ceprocig), em parceria com a CPTM, distribuirá preservativos e kits informativos nesta quinta-feira (31/08), na Estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, das 10h às 14h. O usuário que passar pela estação também receberá um atendimento especializado sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

O objetivo do evento é esclarecer dúvidas e conscientizar a população sobre a importância da prevenção das DSTs. Serão entregues cerca de 300 kits com material informativo e 20 mil camisinhas masculinas e femininas. Caso seja necessário, a equipe encaminhará o usuário à unidade de saúde mais próxima. 

Embora as DSTs sejam doenças conhecidas, o hábito de realizar exames rotineiros para identificar as enfermidades se apresenta como tabu entre os brasileiros, como mostram dados recentes do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Só para se ter ideia, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV – vírus que pode resultar na Aids – no país, e desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

É importante lembrar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. A camisinha previne doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, a sífilis, a gonorreia e alguns tipos de hepatites em qualquer tipo de relação sexual. Ainda que o preservativo masculino seja o modelo mais conhecido e de uso mais disseminado, as mulheres também têm a opção de utilizar a camisinha feminina.

Serviço:

Campanha de Conscientização sobre DSTs
Dia: quinta-feira, 31/08
Horário: das 10h às 14h 
Local: Estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Trem da Linha 7-Rubi tem superaquecimento e fogo assusta em Jundiaí

Cerca de 10 bombeiros estiveram no local e resfriaram o ferro na parte debaixo da composição. Maquinista passou mal e foi socorrido a um pronto-socorro da cidade.

Um vagão trem da linha 7-Rubi teve um superaquecimento e o fogo que surgiu na parte debaixo, perto da roda, assustou passageiros que estavam dentro e fora da composição na estação de Jundiaí (SP), ontem segunda-feira (28).

Assim que viram as chamas, os usuários fugiram do local no início da tarde. O trem havia saído de Francisco Morato e já estava em Jundiaí quando houve o alerta.

Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e passageiros acionaram o Corpo de Bombeiros.

Cerca de 10 bombeiros estiveram no local e conseguiram controlar as chamas, além de resfriar o ferro perto das rodas para evitar novos incidentes.

A CPTM esclarece que o superaquecimento ocorreu no conjunto de rodeiros. Um maquinista precisou ser socorrido a um pronto-socorro da cidade após passar mal ao chegar perto do local onde os bombeiros atuavam.

Ainda conforme a CPTM, o trem foi removido e outro substituiu a composição para atender os passageiros.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/trem-da-linha-7-rubi-tem-superaquecimento-e-fogo-assusta-em-jundiai.ghtml

Vídeo disponível em t.me/diariodacptm 

25 de agosto de 2017

ViaQuatro estimula colaboradores para ações de voluntariado

Pelo Dia do Voluntariado a ViaQuatro incentiva a prática da solidariedade e da cidadania

“Doe um pouco do seu tempo e seja voluntário”. Movida pelo significado dessa mensagem, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela de metrô, realiza, no dia 26 de agosto, uma ação solidária pelo Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto.

Nesse dia, os participantes dedicarão parte do seu tempo a quem precisa, na Associação Obra do Berço, uma Organização da Sociedade Civil, sem fins econômicos, que oferece por meio de trabalho social e trabalho socioeducativo, proteção social básica a crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias provenientes de comunidades de alta e altíssima privação social da zona sul do Município de São Paulo.

“O objetivo é reforçar a preocupação da ViaQuatro com ações que incentivem a prática do voluntariado e da solidariedade, concentrando esforços em um ação que agrega valor tanto para o voluntário que participa da iniciativa, quanto para a instituição que está o recebendo”, conclui Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da concessionária.

Entre as ações, estão atividades de esporte e lazer, oficinas de arte e artesanato, manutenção e renovação de espaços da instituição, preparo de refeições, além da revitalização da horta. e confraternização com os assistidos.  


ViaQuatro

Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 27

Os passageiros devem ficar atentos a mudanças na operação da Linha 4-Amarela neste domingo, dia 27. As estações Luz e República estarão fechadas para embarque e desembarque durante toda a operação comercial (4h40 à meia-noite).
A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. Caso os serviços terminem antes do programado, a operação normal será retomada.
Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde do Metrô. 
Na estação Luz, os passageiros devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente. A operação será normal nas demais estações da Linha 4-Amarela no trecho entre as estações Paulista-Butantã.
Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana


Neste final de semana, dias 26 e 27 de agosto, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com o programa de obras em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.


Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 20h, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)    

Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Barueri e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 20h, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco) 

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido a intervenções nos equipamentos de via permanente no trecho. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Socorro. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.  

Domingo: das 8h às 20h, prosseguirão os trabalhos entre as estações Presidente Altino e Osasco e, por isso, o trecho ficará interrompido nesse período. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante.   


Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, os trabalhos serão executados no sistema de energia entre as estações Ribeirão Pires-Antonio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, em razão das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio será de 35 minutos em toda a linha. No sábado até as 15h, haverá Paese de apoio (ônibus gratuito) para os seguintes trajetos: Itaim Paulista e Guaianases e Itaim Paulista e Tatuapé. As senhas serão distribuídas nas estações.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.



CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

24 de agosto de 2017

Estação Pirituba terá distribuição de livros

500 exemplares serão disponibilizados para os usuários que, após a leitura, poderão compartilhar com outros passageiros

Neste sábado (26/8), oamantes da leitura que passarem pela estação Pirituba, na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), poderão participar da ação “Adote um livro e transforme-se”. A partir das 10h, os usuários poderão escolher um dos 500 títulos que estarão disponíveis.

 

Entre exemplares novos e usados estarão lançamentos e clássicos da literatura brasileira e internacional, além de obras infantis, infanto-juvenis e de autodesenvolvimento. A proposta é incentivar a leitura e mobilizar as pessoas para que as histórias sejam compartilhadas.  Ou seja, ler e depois doar o livro, a exemplo do projeto Livro Livre, realizado pela CPTM.

Todos os exemplares estarão identificados com a etiqueta “Adote um Livro e Transforme-se”.  Com a obra em mãos e acesso à internet (www.adoteumlivro.com.br), o leitor poderá digitar o código indicado na etiqueta e, a partir dele, escrever no site o motivo pelo qual escolheu a publicação e até mesmo a opinião sobre a história lida.

Adote um livro

O Adote um Livro e Transforme-se é uma iniciativa da bibliotecária Grazielli de Moraes, que com uma equipe de voluntários promove periodicamente a distribuição de exemplares em diversas estações da CPTM. Mais de 17 mil exemplares já foram disponibilizados.

O projeto conta com doações de livros e ação voluntária. A cada edição, são distribuídos clássicos da literatura garimpados junto a colaboradores amigos da leitura. Os livros didáticos não entram no projeto. Informações sobre doações, contato para voluntariado e apoio podem ser obtidas no site www.adoteumlivro.com e pelo e-mail contato@adoteumlivro.com.br .

Projeto Livro Livre 

Inspirada no bookcrossing, desde 2006, a CPTM realiza o projeto Livro Livre, que neste ano chega à sua 12ª edição, promovendo uma corrente de leitura entre os usuários. A iniciativa estimula o hábito da leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes. O evento acontece no final do mês de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Livro. Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. 

Serviço

Ação “Adote um Livro e Transforme-se”
Data:  sábado, 26/08, a partir das 10h
Local: Estação Pirituba, Linha 7-Rubi
Grátis para usuários


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

23 de agosto de 2017

Estação Pinheiros da CPTM recebe oficina de arte e vira mirante de peixe gigante

No lançamento da Virada Sustentável, dia 24, “Pintado”, obra do artista Eduardo Srur, navegará no Rio Pinheiros e fará a primeira parada na estação da CPTM

Para alertar os paulistas sobre a poluição dos rios, a Estação Pinheiros da CPTM, na Linha 9-Esmeralda, será o primeiro ponto de parada das viagens do peixe “Pintado”, uma obra monumental do artista visual Eduardo Srur que navegará pelo Rio Pinheiros por 19 dias.

O lançamento do peixe “Pintado” será às 12h, no dia 24, data de abertura da Virada Sustentável 2017. Na mesma ocasião, a Estação Pinheiros da CPTM receberá a mostra visual intitulada "Peixaria".

A instalação reúne balcões de peixaria com a presença de monitores e educadores que promoverão oficinas interativas direcionadas ao público. A atividade cultural funcionará diariamente, das 10h às 17h. Os usuários poderão criar objetos que remetam a espécies de peixes com variados materiais.

A intervenção do “Pintado”

A obra consiste na representação plástica de um peixe de água doce da espécie Pintado. Com mais de 30 metros de comprimento e 7 metros de altura, ele se deslocará sobre uma plataforma de flutuação ecológica, desenvolvida especialmente para permitir a navegação.

Até o dia 4 de setembro, o peixe percorrerá o canal inferior do Pinheiros entre as pontes Cidade Jardim, Eusébio Matoso e a estação Pinheiros da CPTM, onde ficará exposto durante a noite com iluminação especial.

Simbolizando o fenômeno da Piracema, quando os peixes sobem o rio contra a correnteza d'água para desova, no dia 4 de setembro, o "Pintado" fará a travessia para o canal superior do Pinheiros, através da eclusa da Usina da Traição (próximo ao viaduto da Av. Bandeirantes, na marginal Pinheiros). A obra se deslocará pelas imediações do bairro Morumbi, no trecho entre o Shopping Cidade Jardim, a estação Berrini da CPTM e a ponte Estaiada, até o dia 12.

Para Srur, o conceito da exposição visa provocar a sociedade para um movimento de recuperação do rio Pinheiros e sua bacia hidrográfica. "Serei o primeiro paulistano a pescar no rio Pinheiros no século XXI. O "Pintado" é uma obra de esperança, de futuro, uma obra com as cores e formas perdidas do Pinheiros e de tantos outros rios poluídos no planeta. Quero que as pessoas, principalmente as futuras gerações, saibam que alguém teve a coragem de pescar neste rio contaminado. E que isso sirva de inspiração. Se a nossa realidade é distorcida e as pessoas são incapazes de tomar decisões em favor da vida, o “Pintado” gigante existirá para nos lembrar de que a arte é um caminho possível."

Sobre o artista

Eduardo Srur nasceu em 1974, em São Paulo, onde vive e trabalha. Começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas, entre elas "Caiaques" no rio Pinheiros, em 2006, quando instalou 150 caiaques tripulados por manequins. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.

A cidade é o seu laboratório de pesquisa para a prática de experiências artísticas. O conjunto de trabalhos de Srur é uma crítica conceitual que desperta a consciência e o olhar para uma nova estética e o entendimento das artes visuais. Realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha. Mais informações no site: http://www.eduardosrur.com.br


SERVIÇO:

Lançamento do peixe gigante Pintado
Data:  24/08, quinta-feira
Horário: 12h
Local: Estação Pinheiros da CPTM

Oficina “Peixaria”
De:  24/08 a 12/09
Horário: das 10h às 17h
Local: Estação Pinheiros da CPTM (2ª andar, área paga)
Grátis para usuários


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

22 de agosto de 2017

Homem e mulher são baleados em rampa de acesso de estação da CPTM em Ferraz

Guardas disseram que mesmo disparo atingiu as duas vítimas.

Um homem de 42 anos e uma mulher de 23 anos foram baleados na noite de segunda-feira (21) em uma rampa de acesso para a Estação Antônio Gianetti Neto, da Companhia Paulista de Trens (CPTM), em Ferraz de Vasconcelos. O autor do disparo fugiu. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Regional, na cidade.

Um boletim de ocorrência de tentativa de homicídio foi registrado na delegacia de Ferraz. Guardas da CPTM relataram que as vítimas andavam na rampa de acesso à Avenida Governador Jânio Quadros por volta das 21h30. Eles disseram que a mulher ouviu um barulho de tiro e viu dois homens correndo, um deles aparentando ser menor de idade. De acordo com a polícia, um único disparo atingiu o pescoço do rapaz e a região da virilha da mulher, que estava na frente dele.

Segundo o boletim de ocorrência, o local ficou prejudicado para perícia, mas não há detalhes do motivo.

A Secretaria Estadual de Saúde informou na terça-feira (22) que as duas vítimas estão internadas na enfermaria e o estado de saúde deles é estável.

Nesta terça-feira, quem trabalha perto da estação ficou assustado ao saber dos disparos da noite de segunda-feira.

O vendedor Felipe Florentino da Silva disse que passava pelo local quando aconteceram os disparos. "Eu ia colocar crédito no celular e ouvi o barulho de tiros e a correria. Eu vi os feridos baleados e fiquei muito assustado no momento dos tiros."

Segundo Silva sempre sai briga na rampa da estação, mas desde que trabalha perto do local é a primeira vez que soube de tiros.



Já o vendedor Mário Martins da Silva, que trabalha do lado da rampa da estação há 10 anos, não estava na hora dos disparos no local. "Não é comum esse tipo de violência perto da estação. Eu acredito que foi um problema da pessoa atingida com quem fez disparo."


G1

Apresentação de dança gratuita acontece na Linha 4-Amarela com Núcleo Luz

Grupo surpreende os passageiros com coreografias do espetáculo “O lago de nós”

No dia 30 de agosto, quarta-feira, às 15h30, o Núcleo Luz apresenta na Estação Luz da linha 4-Amarela cenas do espetáculo “O Lago de Nós”, com criação e direção de Chris Belluomini. A série de apresentações mensais segue até novembro e tem patrocínio da concessionária ViaQuatro, operadora da linha 4-Amarela de metrô. O Núcleo Luz é parte do programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.

O espetáculo “O Lago de Nós” trata das relações afetivas, do que nos afeta e é afetado por nós, assim como o que nos conecta e nos desconecta, tanto intimamente quanto na interação com o mundo. A coreografia começa com pequenos grupos que vão se somando até completar o elenco composto por 38 jovens, de 16 a 21 anos.

Além de contribuir para a mobilidade urbana, a concessionária ViaQuatro acredita que promover acesso à cultura reforça seu compromisso com a sustentabilidade do seu negócio e ainda possibilita uma experiência de viagem diferente para os passageiros. Este projeto também conta com o patrocínio da Prodesp, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.



Sobre o Núcleo Luz

Criado em 2007, o Núcleo Luz faz parte do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. O projeto oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de experimentarem a linguagem da dança de forma mais aprofundada. Os aprendizes de 14 a 24 anos vivenciam atividades corporais e socioculturais, como balé clássico, dança contemporânea e afro, capoeira, música e percussão e literatura, entre outras.
O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

ViaQuatro 

21 de agosto de 2017

Manutenção da tarifa da CPTM e do Metrô não aumentou número de passageiros

O congelamento da tarifa básica dos ônibus municipais, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô em R$ 3,80 não trouxe mais passageiros para o transporte público da capital paulista.

De janeiro a julho do ano passado, 2,752 bilhões de pessoas viajaram nos três modais. No mesmo período neste ano – sem  o aumento da tarifa, ao contrário do esperado reajuste –, o volume de passageiros subiu só 0,5%, passando para 2,765  bilhões.

As variações individuais indicam, de acordo com as companhias, que houve estabilidade, já que a queda foi de 1,3% no Metrô e os aumentos de 0,7% na CPTM e de 1,1% nos ônibus.

Mestre em engenharia de transportes pela USP (Universidade de São Paulo), Horácio Figueira afirmou que, na maioria dos casos, aumentos e congelamentos não ‘movimentam’ os dois extremos do público: os que dependem exclusivamente do transporte público continuam viajando nos ônibus e nos trens e os que só utilizam o transportes individual não fazem a migração independentemente do preço.

“Essa estabilidade deve até ser comemorada, pois num cenário de desemprego, o natural era que houvesse queda”, afirmou.

https://www.metrojornal.com.br/foco/2017/08/21/manutencao-da-tarifa-da-cptm-e-do-metro-nao-aumentou-numero-de-passafeiros-no-transporte-publico.html

18 de agosto de 2017

Obras alteram circulação dos trens neste fim de semana

Neste final de semana, dias 19 e 20 de agosto, a CPTM prosseguirá com o programa de obras em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:

 

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. Das 7h às 19h, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Baltazar Fidélis e Francisco Morato. 

Das 4h às 21h, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Piqueri. Por isso, os trens que seguirem sentido Luz não irão parar para desembarque e embarque na Estação Piqueri. Quem quiser desembarcar nessa estação deverá descer na Estação Lapa e pegar o trem sentido Francisco Morato. Quem quiser embarcar na Estação Piqueri, sentido Luz, deverá pegar o trem sentido Francisco Morato, desembarcar na Estação Pirituba e voltar sentido Luz. 

Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)    

Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Barueri e Itapevi. 

Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 20h, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. Nos demais horários (das 4h às 8h e das 20h à meia-noite), o intervalo médio será de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco) 

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Jurubatuba e entre Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.  

Domingo: das 4h à meia-noite, devido aos serviços no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante.    

Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)

Domingo: das 4h até meia-noite, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Excepcionalmente, os trens vão circular entre as estações Luz e Estudantes, sem baldeação na estação Guaianases. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, em razão das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121. 

CPTM

Linha 7-Rubi: Nota atualizada sobre o descarrilamento

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que, por volta das 23h15 desta quinta-feira (17/08), um comboio com cinco locomotivas de carga da empresa MRS descarrilou entre as estações Baltazar Fidelis e Francisco Morato, na linha 7-Rubi (Luz -Jundiaí), interrompendo a circulação de trens entre as duas estações.

Portanto, nesta sexta– feira (18/08), a operação na linha 7-Rubi está sendo realizada somente entre as estações Luz e Baltazar Fidélis e entre Francisco Morato e Jundiaí. A CPTM acionou a operação Paese que disponibilizou 57 ônibus gratuitos para o transporte dos usuários entre as estações Francisco Morato e Franco da Rocha.

Os usuários estão sendo orientados pelo serviço de som das estações e trens e pelas redes sociais.

Equipes de manutenção da CPTM e da MRS estão trabalhando no local para encarrilar todas as locomotivas. A Companhia vai apurar as causas do acidente.

Cabe salientar que o compartilhamento das linhas da CPTM entre trens de passageiros e de carga é determinado pela legislação federal (decreto 1832, de 1996) devido à inexistência de uma via exclusiva para transporte de ferroviário de carga, de responsabilidade da União.

A maior concentração das viagens dos trens de carga, cerca de 60%, ocorre no período noturno e na madrugada dos dias úteis ou aos sábados e domingos, quando o fluxo de passageiros é menor, mas também existem faixas para circulação de trens menores durante o período diurno. A CPTM não permite a circulação de trens de carga durante os horários de pico.

Somente depois que o Governo Federal construir o ferroanel as linhas da CPTM poderão passar a ser usadas exclusivamente para transporte de passageiros, o que vai sanar um gargalo logístico e possibilitar que o serviço aos milhões de cidadãos que usam os trens da Companhia diariamente seja aprimorado.

Vale ressaltar ainda que o Governo de São Paulo está fazendo sua parte para a execução do ferroanel. A Dersa já está finalizando o projeto de engenharia, realizando as audiências públicas para aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e executando as obras comuns do ferroanel nas obras do Rodoanel Norte.

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm