Bem-vindos ao Diário da CPTM
31 de agosto de 2017
Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 3
CPTM fica distante dos perfis colaborativos e seguranças reprimem pessoas de tirarem fotos nas estações
Homem que ejaculou em passageira de ônibus em São Paulo é solto
“O crime de estupro tem como núcleo típico constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Na espécie, entendo que não houve o constrangimento, tampouco violência ou grave ameaça, pois a vítima estava sentada em um banco de ônibus,quando foi surpreendida pela ejaculação do Indiciado. O ato praticado pelo indiciado é bastante grave, já que se masturbou e ejaculou em um ônibus cheio, em cima de uma passageira, que ficou, logicamente, bastante nervosa e traumatizada”, aponta a decisão judicial.
Uma mulher foi vítima de violência sexual dentro de um ônibus, ontem à tarde, em São Paulo. pic.twitter.com/ZcyFZzB3rc— BandNews TV (@TvBandnews) 30 de agosto de 2017
30 de agosto de 2017
Metrô descumpre novo prazo e prevê novas estações da Linha 5-Lilás apenas em setembro
O Metrô de São Paulo vai descumprir mais uma vez o prazo de inauguração de estações. Desta vez, não serão abertas ainda em agosto as estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato. A informação foi dada pelo presidente da companhia, Paulo Menezes, ao Bom Dia São Paulo nesta quarta-feira (30).
A linha 15-Lilás ligará o Capão Redondo às Estações Santa Cruz, da linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde. No caminho, passa por bairros como Santo Amaro e Brooklin.
A linha foi prevista pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para 2015. Atrasou e ficou para 2016 e depois para julho de 2017. Vendo que não conseguiria cumprir o prazo, o governo alterou o prazo para agosto, e agora, afirma que a operação de novas estações começa em setembro.
“Os ajustes finais continuam. Nós estamos finalizando os testes de equipamentos de via. A obra civil, em 24, 48 horas termina. Acredito que fica difícil entregar até amanhã, mas é questão de dias”, diz Menezes.
Segundo o presidente do Metrô, ainda são analisados resultados de testes para que seja liberada a operação com passageiros. “Todos os protocolos de segurança foram cumpridos. Nós aguardamos a liberação dos fabricantes para poder utilizar os trens e os equipamentos de via com o usuário”, afirma.
As estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato começarão a funcionar em horário parcial, fora dos picos, e com entrada gratuita para os passageiros.
Prazos
Menezes disse ainda que, desde que assumiu a presidência do Metrô, em março de 2015, o prazo de conclusão dado pela empresa foi julho de 2017. “Considero 30 dias de atraso numa obra do porte de um metrô, perfeitamente possível”.
A companhia mantém para dezembro a previsão de entrega de outras seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.
G1 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/metro-descumpre-novo-prazo-e-preve-novas-estacoes-da-linha-5-lilas-apenas-em-setembro.ghtml
Outra mulher é vítima de assédio sexual em ônibus na Avenida Paulista
Pelo segundo dia consecutivo uma mulher foi vítima de assédio sexual dentro de um ônibus que passava pela Avenida Paulista, na região central de São Paulo. A vítima relatou que o agressor passou a mão em seus seios. O motorista fechou a porta e chamou a polícia, que deteve o agressor.
"Ele passou a mão em mim e quis parecer que eu estava louca", relatou Juliana de Deus, de 25 anos. "Estava sentada ao lado dele. Ele começou a passar a mão no meio seio e eu comecei a me ligar. 'Sai de perto, sai de perto!' As mulheres ao redor também começaram a se revoltar", disse a vítima, que é cantora.
Uma passageira que não quis se identificar viu toda a cena ."Ele estava virado para o lado dela toda hora. Ela [a vítima] levantou e disse pra mim 'toma cuidado com ele'", contou a mulher que foi levada como testemunha. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial (DP), nos Jardins, mesma delegacia onde o crime de terça é investigado.
O ônibus da linha 875H-Lapa - Vila Mariana ficou parado na Avenida Paulista em frente ao escritório da Presidência, onde havia um protesto de indíos com a presença de muitos policiais.
A vítima do abuso disse que não sabia que outra mulher havia sido vítima de assédio sexual em um ônibus na terça-feira (29). Um homem que ejaculou em uma mulher dentro de um ônibus na Avenida Paulista, em São Paulo, havia passado cinco vezes pela polícia por suspeita de estupro, mas nunca havia ido a julgamento, de acordo com SP2.
O último caso ocorreu no início da tarde desta terça-feira, na altura da Alameda Joaquim Eugênio de Lima. A Polícia Militar foi acionada e o homem foi preso em flagrante e levado ao 78º Distrito Policial, no Jardins.
Chorando e em estado de choque, a vítima foi acolhida por outras mulheres. O assediador foi mantido dentro do ônibus até ser retirado por policiais militares e levado para a delegacia. O local rapidamente reuniu dezenas de pessoas. Revoltados, muitos gritavam, xingavam e ameaçavam linchar o agressor.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por estupro. O caso foi registrado no 78º Distrito Policial e o autor será encaminhado à Justiça para audiência de custódia.
Procurada pelo G1, a SPTrans disse que "lamenta e repudia o ocorrido no início da tarde desta terça-feira em um ônibus do sistema municipal de transportes". A empresa disse ainda que "nos casos de abuso sexual no interior dos ônibus, a SPTrans recomenda que o motorista seja comunicado imediatamente e conduza o veículo até a delegacia de polícia mais próxima. Lá, a vítima poderá registrar um boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais, que tomarão as providências cabíveis".
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por estupro. O caso agora será encaminhado à Justiça para audiência de custódia.
O caso ocorreu no mesmo dia em que 16 entidades, incluindo empresas de transporte público e a Prefeitura, lançaram a campanha "Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual do Transporte", que foi encabeçado pelo Tribunal de Justiça. A mensagem principal é que a vítima não tenha medo de denunciar. Os cartazes da campanha serão espalhados nos ônibus da SPTrans, da EMTU, nos trens e no Metrô.
Mulher sofre abuso sexual dentro de ônibus na Avenida Paulista
Uma mulher sofreu abuso sexual dentro de um ônibus que cruzava a Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde desta terça-feira. A vítima estava sentada no banco, quando um homem de 27 anos ejaculou em seu pescoço. Passageiros do veículo acionaram a Polícia Militar e o agressor foi preso em flagrante por estupro.
A viagem foi interrompida e a vítima, em estado de choque, retirada de dentro do ônibus e amparada por outras mulheres. O homem teve de ficar preso dentro do coletivo para evitar que fosse linchado. O vereador Caio Miranda Carneiro passava pelo local e fez uma transmissão ao vivo, mostrando pessoas cercando o veículo.
Flagrante de abuso sexual em ônibus... triste realidade no Brasil, em plena Av. Paulista, durante o dia... rapidamente a PM chegou.
O caso foi registrado no 78º DP, nos Jardins, onde foi descoberto que o homem tem cinco passagens pela polícia por crime sexuais.
Em nota, a São Paulo Transporte (SPtrans), responsável pelas linhas municipais na capital paulista, repudiou o ocorrido. A empresa informou que nos casos de abuso sexual no interior dos ônibus, a recomendação é que o motorista seja comunicado imediatamente e conduza o veículo até uma delegacia para a vítima registrar o boletim de ocorrência e receber o amparo das autoridades.
Coincidentemente, nesta terça-feira, a Sptrans, Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM, lançaram juntos a campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes”. A ação, que tem apoio do judiciário, quer estimular vítimas de abuso sexual e pessoas que presenciem algum caso a denunciarem os agressores. A iniciativa inclui cursos de reeducação para abusadores para evitar a reincidência.
O caso ocorreu um dia após a escritora gaúcha Clara Abervuck ter revelado ter sido estuprada por um motorista do Uber na noite de domingo. A empresa baniu o prestador de serviço.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/mulher-sofre-abuso-sexual-dentro-de-onibus-na-avenida-paulista-21762164#ixzz4rEhDnzmC
stest
29 de agosto de 2017
Estação Grajaú terá distribuição de preservativos nesta quinta-feira, 31
Trem da Linha 7-Rubi tem superaquecimento e fogo assusta em Jundiaí
Um vagão trem da linha 7-Rubi teve um superaquecimento e o fogo que surgiu na parte debaixo, perto da roda, assustou passageiros que estavam dentro e fora da composição na estação de Jundiaí (SP), ontem segunda-feira (28).
Assim que viram as chamas, os usuários fugiram do local no início da tarde. O trem havia saído de Francisco Morato e já estava em Jundiaí quando houve o alerta.
Funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e passageiros acionaram o Corpo de Bombeiros.
Cerca de 10 bombeiros estiveram no local e conseguiram controlar as chamas, além de resfriar o ferro perto das rodas para evitar novos incidentes.
A CPTM esclarece que o superaquecimento ocorreu no conjunto de rodeiros. Um maquinista precisou ser socorrido a um pronto-socorro da cidade após passar mal ao chegar perto do local onde os bombeiros atuavam.
Ainda conforme a CPTM, o trem foi removido e outro substituiu a composição para atender os passageiros.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/trem-da-linha-7-rubi-tem-superaquecimento-e-fogo-assusta-em-jundiai.ghtml
Vídeo disponível em t.me/diariodacptm
25 de agosto de 2017
ViaQuatro estimula colaboradores para ações de voluntariado
Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 27
Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana
24 de agosto de 2017
Estação Pirituba terá distribuição de livros
Neste sábado (26/8), os amantes da leitura que passarem pela estação Pirituba, na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato), poderão participar da ação “Adote um livro e transforme-se”. A partir das 10h, os usuários poderão escolher um dos 500 títulos que estarão disponíveis.
Serviço
23 de agosto de 2017
Estação Pinheiros da CPTM recebe oficina de arte e vira mirante de peixe gigante
Para alertar os paulistas sobre a poluição dos rios, a Estação Pinheiros da CPTM, na Linha 9-Esmeralda, será o primeiro ponto de parada das viagens do peixe “Pintado”, uma obra monumental do artista visual Eduardo Srur que navegará pelo Rio Pinheiros por 19 dias.
O lançamento do peixe “Pintado” será às 12h, no dia 24, data de abertura da Virada Sustentável 2017. Na mesma ocasião, a Estação Pinheiros da CPTM receberá a mostra visual intitulada "Peixaria".
A instalação reúne balcões de peixaria com a presença de monitores e educadores que promoverão oficinas interativas direcionadas ao público. A atividade cultural funcionará diariamente, das 10h às 17h. Os usuários poderão criar objetos que remetam a espécies de peixes com variados materiais.
A intervenção do “Pintado”
A obra consiste na representação plástica de um peixe de água doce da espécie Pintado. Com mais de 30 metros de comprimento e 7 metros de altura, ele se deslocará sobre uma plataforma de flutuação ecológica, desenvolvida especialmente para permitir a navegação.
Até o dia 4 de setembro, o peixe percorrerá o canal inferior do Pinheiros entre as pontes Cidade Jardim, Eusébio Matoso e a estação Pinheiros da CPTM, onde ficará exposto durante a noite com iluminação especial.
Simbolizando o fenômeno da Piracema, quando os peixes sobem o rio contra a correnteza d'água para desova, no dia 4 de setembro, o "Pintado" fará a travessia para o canal superior do Pinheiros, através da eclusa da Usina da Traição (próximo ao viaduto da Av. Bandeirantes, na marginal Pinheiros). A obra se deslocará pelas imediações do bairro Morumbi, no trecho entre o Shopping Cidade Jardim, a estação Berrini da CPTM e a ponte Estaiada, até o dia 12.
Para Srur, o conceito da exposição visa provocar a sociedade para um movimento de recuperação do rio Pinheiros e sua bacia hidrográfica. "Serei o primeiro paulistano a pescar no rio Pinheiros no século XXI. O "Pintado" é uma obra de esperança, de futuro, uma obra com as cores e formas perdidas do Pinheiros e de tantos outros rios poluídos no planeta. Quero que as pessoas, principalmente as futuras gerações, saibam que alguém teve a coragem de pescar neste rio contaminado. E que isso sirva de inspiração. Se a nossa realidade é distorcida e as pessoas são incapazes de tomar decisões em favor da vida, o “Pintado” gigante existirá para nos lembrar de que a arte é um caminho possível."
Sobre o artista
Eduardo Srur nasceu em 1974, em São Paulo, onde vive e trabalha. Começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas, entre elas "Caiaques" no rio Pinheiros, em 2006, quando instalou 150 caiaques tripulados por manequins. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.
A cidade é o seu laboratório de pesquisa para a prática de experiências artísticas. O conjunto de trabalhos de Srur é uma crítica conceitual que desperta a consciência e o olhar para uma nova estética e o entendimento das artes visuais. Realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha. Mais informações no site: http://www.eduardosrur.com.br
SERVIÇO:
Lançamento do peixe gigante Pintado
Data: 24/08, quinta-feira
Horário: 12h
Local: Estação Pinheiros da CPTM
Oficina “Peixaria”
De: 24/08 a 12/09
Horário: das 10h às 17h
Local: Estação Pinheiros da CPTM (2ª andar, área paga)
Grátis para usuários
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
22 de agosto de 2017
Homem e mulher são baleados em rampa de acesso de estação da CPTM em Ferraz
Um homem de 42 anos e uma mulher de 23 anos foram baleados na noite de segunda-feira (21) em uma rampa de acesso para a Estação Antônio Gianetti Neto, da Companhia Paulista de Trens (CPTM), em Ferraz de Vasconcelos. O autor do disparo fugiu. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Regional, na cidade.
Um boletim de ocorrência de tentativa de homicídio foi registrado na delegacia de Ferraz. Guardas da CPTM relataram que as vítimas andavam na rampa de acesso à Avenida Governador Jânio Quadros por volta das 21h30. Eles disseram que a mulher ouviu um barulho de tiro e viu dois homens correndo, um deles aparentando ser menor de idade. De acordo com a polícia, um único disparo atingiu o pescoço do rapaz e a região da virilha da mulher, que estava na frente dele.
Segundo o boletim de ocorrência, o local ficou prejudicado para perícia, mas não há detalhes do motivo.
A Secretaria Estadual de Saúde informou na terça-feira (22) que as duas vítimas estão internadas na enfermaria e o estado de saúde deles é estável.
Nesta terça-feira, quem trabalha perto da estação ficou assustado ao saber dos disparos da noite de segunda-feira.
O vendedor Felipe Florentino da Silva disse que passava pelo local quando aconteceram os disparos. "Eu ia colocar crédito no celular e ouvi o barulho de tiros e a correria. Eu vi os feridos baleados e fiquei muito assustado no momento dos tiros."
Segundo Silva sempre sai briga na rampa da estação, mas desde que trabalha perto do local é a primeira vez que soube de tiros.
Já o vendedor Mário Martins da Silva, que trabalha do lado da rampa da estação há 10 anos, não estava na hora dos disparos no local. "Não é comum esse tipo de violência perto da estação. Eu acredito que foi um problema da pessoa atingida com quem fez disparo."
G1
Apresentação de dança gratuita acontece na Linha 4-Amarela com Núcleo Luz
No dia 30 de agosto, quarta-feira, às 15h30, o Núcleo Luz apresenta na Estação Luz da linha 4-Amarela cenas do espetáculo “O Lago de Nós”, com criação e direção de Chris Belluomini. A série de apresentações mensais segue até novembro e tem patrocínio da concessionária ViaQuatro, operadora da linha 4-Amarela de metrô. O Núcleo Luz é parte do programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.
O espetáculo “O Lago de Nós” trata das relações afetivas, do que nos afeta e é afetado por nós, assim como o que nos conecta e nos desconecta, tanto intimamente quanto na interação com o mundo. A coreografia começa com pequenos grupos que vão se somando até completar o elenco composto por 38 jovens, de 16 a 21 anos.
Além de contribuir para a mobilidade urbana, a concessionária ViaQuatro acredita que promover acesso à cultura reforça seu compromisso com a sustentabilidade do seu negócio e ainda possibilita uma experiência de viagem diferente para os passageiros. Este projeto também conta com o patrocínio da Prodesp, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre o Núcleo Luz
Criado em 2007, o Núcleo Luz faz parte do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. O projeto oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de experimentarem a linguagem da dança de forma mais aprofundada. Os aprendizes de 14 a 24 anos vivenciam atividades corporais e socioculturais, como balé clássico, dança contemporânea e afro, capoeira, música e percussão e literatura, entre outras.
O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.
ViaQuatro
21 de agosto de 2017
Manutenção da tarifa da CPTM e do Metrô não aumentou número de passageiros
De janeiro a julho do ano passado, 2,752 bilhões de pessoas viajaram nos três modais. No mesmo período neste ano – sem o aumento da tarifa, ao contrário do esperado reajuste –, o volume de passageiros subiu só 0,5%, passando para 2,765 bilhões.
As variações individuais indicam, de acordo com as companhias, que houve estabilidade, já que a queda foi de 1,3% no Metrô e os aumentos de 0,7% na CPTM e de 1,1% nos ônibus.
Mestre em engenharia de transportes pela USP (Universidade de São Paulo), Horácio Figueira afirmou que, na maioria dos casos, aumentos e congelamentos não ‘movimentam’ os dois extremos do público: os que dependem exclusivamente do transporte público continuam viajando nos ônibus e nos trens e os que só utilizam o transportes individual não fazem a migração independentemente do preço.
“Essa estabilidade deve até ser comemorada, pois num cenário de desemprego, o natural era que houvesse queda”, afirmou.
https://www.metrojornal.com.br/foco/2017/08/21/manutencao-da-tarifa-da-cptm-e-do-metro-nao-aumentou-numero-de-passafeiros-no-transporte-publico.html
18 de agosto de 2017
Obras alteram circulação dos trens neste fim de semana
Neste final de semana, dias 19 e 20 de agosto, a CPTM prosseguirá com o programa de obras em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maior intervalo em trechos e horários específicos. Confira a programação e planeje sua viagem:
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato. Das 7h às 19h, também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Baltazar Fidélis e Francisco Morato.
Das 4h às 21h, os trabalhos serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Piqueri. Por isso, os trens que seguirem sentido Luz não irão parar para desembarque e embarque na Estação Piqueri. Quem quiser desembarcar nessa estação deverá descer na Estação Lapa e pegar o trem sentido Francisco Morato. Quem quiser embarcar na Estação Piqueri, sentido Luz, deverá pegar o trem sentido Francisco Morato, desembarcar na Estação Pirituba e voltar sentido Luz.
Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Barueri e Itapevi.
Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 8h às 20h, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Presidente Altino e Osasco. Neste período, o intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. Nos demais horários (das 4h às 8h e das 20h à meia-noite), o intervalo médio será de 20 minutos entre Carapicuíba e Itapevi.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Sábado: das 20h até o final da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Jurubatuba e entre Ceasa e Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.
Domingo: das 4h à meia-noite, devido aos serviços no sistema de rede aérea, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante.
Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)
Domingo: das 4h até meia-noite, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Excepcionalmente, os trens vão circular entre as estações Luz e Estudantes, sem baldeação na estação Guaianases. O intervalo médio será de 20 minutos em toda a linha.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, em razão das obras de implantação da Linha 13-Jade, no trecho entre Eng. Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.
CPTM