ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de maio de 2017

Estação Tatuapé da CPTM recebe Banca da Ciência

De forma simples e instrutiva, monitores farão experimentos científicos


Os passageiros que utilizam a Estação Tatuapé, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, terão a oportunidade de participar do projeto Banca da Ciência. Nesta sexta-feira (2/6), das 11h às 15h, monitores farão experimentos científicos, mostrando de forma simples e instrutiva alguns mistérios do universo científico.

Alunos e docentes da USP farão apresentações interativas de jogos lógicos e modelos robóticos, além de experimentos científicos, como aquele que dá a noção correta dos tamanhos relativos entre os planetas e o sol. Na área de geociência, os usuários poderão conferir a simulação de um vulcão e até a fabricação de robôs de baixo orçamento.

Ao contemplar ações interativas para todas as idades, a Banca da Ciência permite que o público descubra novas formas de diversão.  Os projetos apresentados foram feitos a baixo custo e a ideia é que as pessoas também possam recriá-los em casa, compartilhando o conhecimento com familiares e amigos. 

Promovido pela USP (Universidade de São Paulo), com apoio da CPTM, o projeto tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas para o mundo da ciência, tido por muitos como um “bicho de sete cabeças”.

Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia", cujo significado é conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos.


SERVIÇO

Local: Estação Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)
Atração: Banca da Ciência
Data: Sexta-feira (02/06)
Horário: das 11h às 15h
Grátis para usuários


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

30 de maio de 2017

ViaQuatro adere ao Dia do Desafio e estimula passageiro a trocar escada rolante por fixa

 Em parceria com o Sesc SP, também haverá apresentações de trupe circense na Estação Luz da Linha 4-Amarela, quarta-feira, dia 31

A concessionária ViaQuatro, em parceria com o Sesc São Paulo, adere ao Dia do Desafio, nesta quarta-feira, dia 31. Para estimular os usuários a se exercitar, as escadas fixas das estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho permanecerão adesivadas até 30 de junho com mensagens como “3 lances de escada = 10 minutos de caminhada” ou “Cuide do seu coração: Vá pelas escadas”. Estações e trens também ganharão adesivos e banners. No caminho que leva às escadas, setas no piso trazem mensagens como “Sem tempo para se exercitar? Suba de escadas”.
 
Já na Estação Luz, a trupe circense Irmãos Atadas abordará os usuários de forma divertida perguntando sobre como se exercitam e estimulando a usar as escadas. Também estão programadas apresentações de 30 minutos dos três palhaços com sátiras a esportes clássicos, como futebol e tênis, em um campeonato cheio de trapalhadas. As intervenções ocorrem nesta quarta (31), nos períodos da manhã, às 8h e às 9h, e da tarde, àstrupe.jpg 15h e às 16h.
 
Sobre o Dia do Desafio 
O Dia do Desafio é uma campanha mundial denominada Challenge Day, que visa a promover a saúde e o bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física. Podem participar do evento pessoas de qualquer idade, seja individual ou coletivamente. O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.
 
O evento ocorre tradicionalmente na última quarta-feira do mês de maio e conta com a participação de cidades do mundo inteiro. No Brasil, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc, desde 1995, em parceria com a iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport For All) e apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. As atividades do
 
Dia do Desafio são inteiramente gratuitas à população e não há prêmios, pois o objetivo do programa é promover a atividade física e não estimular a competição.
 
Em 2016, o Dia do Desafio reuniu quase 49 milhões de pessoas em 3.700 cidades inscritas dentre os 20 países participantes no continente americano. A ideia, desde o lançamento da iniciativa, sempre foi promover uma competição entre cidades. Ganhava aquela que contasse com mais participantes. Em São Paulo, em 2016, 18,38% da população realizou alguma atividade física no Dia do Desafio, contabilizando em torno de 2 milhões de pessoas.
 
Sobre o Sesc-SP 

O Sesc (Serviço Social do Comércio) é uma entidade criada pelo empresariado do comércio com viés cultural e educativo, trazendo consigo, desde sua criação, em 1946, a marca da inovação e da transformação social.  Atualmente, o Sesc possui 36 unidades no Estado de São Paulo, em sua maioria centros culturais e desportivos; também há unidades voltadas à educação e pesquisa. Possui uma ampla gama de atividades que envolvem também saúde, educação ambiental e programas especiais para crianças e para terceira idade. Em 2015, o Sesc recebeu mais de 22.041.883 pessoas em suas instalações, sendo 132.216 alunos em cursos de ginástica e iniciação esportiva. Além disso, foram 1.140 seminários e palestras, 855 exposições artísticas, 1.080 espetáculos de dança, 8.977 espetáculos teatrais, 4.016 sessões de cinema, 8.994 oficinas artísticas e 5.503 espetáculos musicais.
 
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
 

26 de maio de 2017

​​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste final de semana (27 e 28 de maio), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. Confira a programação e planeje sua viagem:
​Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea nas imediações da Estação Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Caieiras e de 30 minutos entre Caieiras e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Antonio João. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.  

Domingo: das 4h às 7h, os trabalhos prosseguirão no entorno da Estação Antônio João. Das 6h às 17h, serão executadas obras de modernização da Estação Quitaúna. Das 6h às 18h, também haverá obras de modernização do sistema de rede aérea na região da Estação Jardim Belval e das 8h às 20h, intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingos de Morais. Das 4h às 20h, o intervalo médio dos trens será de 22 minutos entre Júlio Prestes e Itapevi.  

​Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Santo Amaro e Autódromo. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.  

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h à meia-noite, as intervenções serão nos equipamentos de via permanente entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Brás e Guaianases.

Extensão Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das intervenções efetuadas no Expresso Leste, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Brás e Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos em toda a linha.
  

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Cresce número de falhas em pontos de recarga do metrô

Gilberto Yoshinaga e William Cardoso
do Agora
O número de falhas em máquinas de recarga do Bilhete Único disponíveis em estações de metrô cresceu 36,2% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além de colaborar para o aumento de filas nas bilheterias, o problema também sobrecarrega o trabalho dos metroviários, principalmente em horários de pico, acarretando transtornos também para os demais usuários do sistema.
Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
Nos primeiros três meses deste ano foram registradas 323 falhas nos equipamentos.
Em 2016, no mesmo período, foram 237. No ano anterior, 234.
A cabeleireira Sandra Maria da Silva, 32 anos, já presenciou diferentes tipos de falha.
"Às vezes, uma máquina não aceita pagamento com cartão. Às vezes, não aceita dinheiro. Pior é quando a máquina está desligada ou fora de sistema", conta.
"E se a pessoa não conseguir fazer a recarga e estiver sem dinheiro para comprar um bilhete, como faz?"
Resposta
O Metrô afirmou que a quantidade de máquinas de comercialização dos créditos do Bilhete Único aumentou mais de 35% no último ano (entre marços de 2016 e de 2017), o que explicaria o maior número de falhas nesses equipamentos.
A empresa não informou o número absoluto de máquinas.
O Metrô afirmou que não comercializa o Bilhete Único, apenas aluga espaços nas estações para três empresas.
"Quando uma falha acontece em alguma das máquinas, o Metrô contata imediatamente a empresa responsável para que o devido reparo ou substituição seja realizado", diz a companhia em nota.

http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2017/05/1887571-cresce-numero-de-falhas-em-pontos-de-recarga-do-metro.shtml

Linha 4-Amarela terá interdição entre estações Paulista e Fradique Coutinho neste domingo, 28 de maio

Para completar o percurso haverá serviço complementar por ônibus da operação Paese

Os passageiros que forem utilizar a Linha 4-Amarela de metrô neste domingo, 28 de maio, devem ficar atentos às mudanças na operação. O trecho entre as estações Paulista e Fradique Coutinho estará interditado durante o horário operacional (das 4h40 à meia-noite) para a execução de obras na futura Estação Oscar Freire. As obras estão sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

A ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, colocará à disposição dos passageiros serviço de ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para o deslocamento no trecho interditado.

No desembarque, o passageiro receberá uma senha na área paga das estações Paulista ou Fradique Coutinho, próxima aos bloqueios, e deve devolvê-la ao embarcar na próxima estação. A senha garante o acesso dos usuários somente entre essas duas estações da Linha 4-Amarela e vale apenas para este domingo, dia da interdição.

Na Estação Fradique Coutinho, o ponto de ônibus do Paese será em frente ao acesso da rua dos Pinheiros. Já na estação Paulista ficará situado em frente ao acesso no lado par da rua da Consolação, sentido bairro. A operação será normal entre Butantã e Fradique Coutinho e entre Paulista e Luz.

Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h00, sábado e domingo, das 8h00 às 18h00. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

25 de maio de 2017

ViaQuatro apoia ações de conscientização no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Nos trens e estações da Linha 4-Amarela, vídeos orientam passageiros sobre
o que fazer quando alguém desaparece

A partir de hoje, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, a ViaQuatro passa a veicular nos monitores dos trens e plataformas vídeo com a mensagem “Em caso de desaparecimento de uma pessoa: Não esperar 24 ou 48 horas para procurar a polícia. Faça imediatamente! ”. A iniciativa é fruto de parceira com a Comissão Paulista das Crianças Desaparecidas, responsável pelo acompanhamento permanente do programa “São Paulo em busca das crianças e dos adolescentes desaparecidos”. A comissão acaba de lançar a cartilha Alguém desaparece ou é encontrado sem identificação – o que fazer, disponível no link https://goo.gl/oP9N03.

A Imprensa Oficial do Estado realizou gratuitamente a impressão de 1.000 unidades, que serão distribuídas pelos órgãos públicos do Estado de São Paulo. A cartilha apresenta os principais motivos para o desaparecimento de uma pessoa e quais ações podem ser adotadas por cidadãos comuns ou profissionais das áreas de saúde, segurança, entre outras. “Quando um amigo ou familiar desaparece você deve imediatamente registrar um boletim de ocorrência. Já ao encontrar uma pessoa desaparecida, a primeira ação a ser feita é ligar 190 e avisar a polícia”, explica o coordenador da Comissão Paulista das Crianças Desaparecidas, Marco Antonio Castello Branco.

Instituída pelo decreto 58.074 em 25 de maio de 2012, a Comissão vem promovendo ações como a capacitação de agentes públicos, palestras com professores da rede estadual de ensino, anúncio com fotos de desaparecidos no verso das contas de água da Sabesp e dos comprovantes dos pedágios, criando adesivos, folders, participando de comissões na Assembleia Legislativa, elaborando workshops, congressos e programas. Todo esse esforço para facilitar o registro, documentação e identificação de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado de São Paulo.

Desde 2014, o programa conta com um banco de dados exclusivo para as pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo. Somente no ano passado foram registradas 26,4 mil pessoas desaparecidas sendo que 24.139 foram encontradas.

Após um amplo trabalho de compilação de informações, estruturação de dados, centralização do tema e ampliação da divulgação de fotos de pessoas desaparecidas, a Comissão Paulista passará a ter um novo enfoque a partir do segundo semestre de 2017 com a adoção das medidas apontadas pela lei estadual 15.292, de 8 de janeiro de 2014.

“Serão duas mudanças relevantes. A Comissão passará a trabalhar com o foco em pessoas desaparecidas e não apenas em crianças e adolescentes. A outra alteração será no objetivo da Comissão Paulista, além de atuarmos na busca por homens e mulheres que sumiram daremos atenção especial à prevenção ao desaparecimento”, destaca Castello Branco.

A comissão é formada pelos representantes das Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ana Carolina de Siqueira, da Segurança Pública, Maria Helena do Nascimento, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gilka Jorge Figaro Gattas, da Educação, André da Costa Silva, de Desenvolvimento Social, Marcos Freitas de Souza, da Saúde, Maria Inês C. de Mattos, dos Transportes Metropolitanos, Maíra Leite, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Darko Hunter, da ONG Mães em Luta, Vera Lucia Ranu, e do Projeto Caminho de Volta, Claudia Figaro-Garcia, além de representantes da sociedade civil.


25 de maio
Nesse dia é celebrado também o dia internacional das crianças desaparecidas. A data faz referência ao caso Etan Patz, de seis anos, que desapareceu no dia 25 de maio de 1979 a caminho da escola nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, e nunca foi encontrado.

O que fazer ao constatar o desaparecimento
Tão logo perceba o desaparecimento, ligar para o 190 da Polícia Militar, descrevendo as características da criança ou adolescente e o local de onde ela desapareceu;

Na sequência, registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou pela internet;

Levar fotos atualizadas e o maior número de dados sobre a criança desaparecida.

Antes de enviar esta comunicação é importante que você já tenha procurado nos seguintes locais: trabalho, casa de amigos, hospitais, Instituto Médico Legal (IML).

É importante fornecer todos os seus telefones para contato, pois nenhum boletim referente ao desaparecimento de pessoa é emitido sem a entrevista telefônica feita por um policial com o requerente.

O RG do desaparecido, se emitido pelo Estado de São Paulo, será bloqueado.

Em caso de reaparecimento, obrigatoriamente, deve-se comunicar o encontro à Delegacia Eletrônica, na opção "Encontro de Pessoa".

Encaminhar pessoalmente ou pelo e-mail pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br à delegacia de pessoas desaparecidas uma fotografia para publicar no site da polícia civil www.policiacivil.sp.gov.br

Como prevenir
Não aceitar presentes nem caronas de estranhos ou de pessoas que elas não conheçam bem;

Rejeitar doces, dinheiro, presentes e convites de estranhos;

Nunca falar ou responder a quaisquer perguntas que estranhos façam (mesmo se eles souberem seu nome);

Recusar ser levado por uma pessoa que você não conheça muito bem, mesmo se tiver perdido o ônibus ou estiver atrasado para ir ou retornar da escola;

Comunicar o que aconteceu aos pais ou outro adulto de confiança. Tentar lembrar a aparência da pessoa, a cor e, se possível, o número da placa do carro;

Saber seu próprio endereço e número de telefone, incluindo o código de área (prefixo);

Saber, sempre, o endereço e o número de telefone do local onde um dos pais possa ser encontrado, se for possível.

Como orientar adolescentes
Ter em mãos o endereço e telefone da sua casa;

Ter em mãos o endereço e telefone de onde encontrar os pais ou responsáveis;

Ligar imediatamente para o 190 da Polícia Militar em qualquer movimento de pessoas estranhas;

Não manter contato via internet com qualquer pessoa estranha;

Não oferecer informações sobre seu cotidiano, endereço e telefone via internet para estranhos;

Não marcar encontros em locais isolados via internet, sempre em locais públicos.

Estação Júlio Prestes recebe maquete e réplicas de trens

Evento celebra os 25 anos da CPTM criada em 28/05/92

No domingo (28), a CPTM completa 25 anos e a Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, terá uma programação especial neste final de semana para celebrar a data. O público poderá visitar uma exposição composta por maquetes ferroviárias de diversas regiões do Brasil, além de fotos e workshops sobre o tema.

No sábado e domingo, das 10h às 17h, os amantes do ferreomodelismo terão a oportunidade de participar de rodas de bate-papo e workshops sobre o mundo da ferrovia, que neste ano também comemora os 150 anos da SPR – São Paulo Railways, primeira estrada de ferro do País.

A primeira maquete modular construída no Brasil ficará exposta, por meio de uma parceria com o FerreoClube do ABC – proprietário do exemplar. Com seis metros de comprimento e quatro metros de largura, a maquete é formada por modelos confeccionados em escala reduzida de veículos e estruturas ferroviárias como trens, bondes, automotrizes, além de miniaturas de cenários em torno das vias férreas.

Serão 12 módulos, que ao serem unidos criam um ambiente natural, simulando uma viagem de trem pelos trilhos. Algumas das paisagens representadas pelos módulos, de 90 cm de comprimento e 60 cm de largura, são fictícias. Outras reproduzem cenas de áreas urbanas e rurais, entre as quais a Vila de Paranapiacaba, em Santo André. No percurso do trem, é possível visualizar uma escavação arqueológica e a reprodução da Capela de Santa Cruz, em Rio Grande da Serra.

Réplicas de uma locomotiva elétrica, com 2 metros de comprimento, e de um trem unidade Toshiba, com 70 cm, ambos cedidos pelo Museu Ferroviário de Sorocaba por meio de uma parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, estarão expostas. Uma maquete de siderúrgica e um diorama com montanhas, ambos da APFMF (Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária), completam a exposição.

A locomotiva elétrica faz parte da história da Júlio Prestes, pois tracionou trens de passageiros entre o interior e a estação até o fim da década de 1990. Já o Trem Unidade Toshiba encerrou suas operações comerciais na CPTM em 2009.

O Ferreoclube do ABC
Criado em 2008, o grupo é formado por amantes do ferreomodelismo, atividade que consiste na construção de modelos em escada reduzida (1:87) de veículos e estruturas ferroviárias. Com sede em Santo André, cada integrante é responsável pela montagem de seu módulo. Atualmente contam com 30 módulos, que somam mais de 45 metros de trilhos em duas vias e diversos ramais. Para mais informações: http://www.ferreoclubeabc.com/



Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária
Criada em maio de 2015, a associação promove a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico da Estrada de Ferro Sorocabana e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim. Neste final de semana, a associação lançará a campanha “Sorteio Solidário” para arrecadar recursos que serão utilizados no projeto de implantação do Centro de Memória Ferroviária.

APFMF (Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária)
Criada em 2007, em Curitiba, a associação incentiva o ferreomodelismo e a preservação da memória ferroviária, por meio de intercâmbio de informações técnicas e culturais e da divulgação da história das ferrovias no Paraná e no Brasil. Com autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), os integrantes se reúnem em uma área da estação ferroviária de Curitiba.

Serviço:

Evento: 150 Anos de História em miniatura – CPTM 25 Anos
Atrações: Exposição de Maquetes, mostra fotográfica e workshops.
Local: Estação Júlio Prestes (plataforma isolada)
Datas: 27 e 28 de maio (sábado e domingo)
Horário: das 10 às 17h
Grátis

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Convênio entre governo e prefeitura atualizará sistema de bilhetagem

Objetivo da parceria é melhorar a qualidade e a segurança do serviço, além de trazer economia para os cofres públicos

Nesta quarta-feira (24), o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo publicam no Diário Oficial um convênio para elaboração do projeto de concessão à iniciativa privada dos serviços do sistema de bilhetagem eletrônica das redes estadual e municipal de transportes.

Entre a diversificação de serviços aos usuários que a concessão poderá trazer, está a ampliação das formas de pagamento pelos créditos. O objetivo é melhorar a qualidade e a segurança do serviço, além de trazer economia para os cofres públicos – a gestão do sistema de bilhetagem custa cerca de R$ 250 milhões ao ano.

O objetivo é construir conjuntamente uma solução que traga maior eficiência na gestão do sistema de bilhetagem eletrônica, permita a exploração de novas receitas e facilite a adequada atualização tecnológica, evitando fraudes que oneram Estado, município e prejudicam os usuários do transporte público.

Uma das primeiras atividades do grupo de trabalho será o diagnóstico do atual sistema de bilhetagem eletrônica, considerando o levantamento de dados, a análise de experiências similares em outras cidades do Brasil e do mundo, o mapeamento das normas pertinentes, o entendimento do mercado relacionado e as potencialidades dos serviços a serem agregados.

O convênio foi firmado entre as secretarias de Governo e Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, representadas pelos secretários Saulo de Castro Abreu e Clodoaldo Pelissioni, e as secretarias municipais de Desestatização e Parcerias e de Mobilidade e Transportes, dirigidas pelos secretários Wilson Poit e Sergio Avelleda, respectivamente.

Parcerias
O convênio ainda terá como parceiros a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a São Paulo Transportes S.A (SPTrans).

As pastas formarão um grupo de trabalho que será responsável pela condução de todos os processos destinados à estruturação em conjunto do futuro modelo de concessão. Para o secretário Wilson Poit, é o primeiro passo para a concretização de um grande plano para São Paulo.

“É um dos projetos mais importantes da nossa secretaria. O convênio com o Governo do Estado vai deixar ainda mais robusta a modelagem de concessão que, com certeza, agregará muito valor ao Bilhete Único”,  afirmou.

“O Governo do Estado sempre acreditou nas parcerias com a iniciativa privada. Não é por outro motivo que viemos construindo um bem sucedido programa de concessões e PPPs, que se iniciou há cerca de 20 anos e vem ganhando cada vez mais robustez e representatividade. Só no setor de transportes metropolitanos, já temos quatro projetos de PPP e cerca de R$ 23 bilhões de investimentos contratados. Acreditamos que essa iniciativa será mais uma a trazer excelentes frutos, beneficiando, especialmente, o usuário do transporte público metropolitano”, diz Karla Bertocco, subsecretária de Parcerias e Inovação do Governo de São Paulo.

O prazo de vigência do convênio é de um ano, contado a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado de acordo com os parceiros.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-e-prefeitura-assinam-convenio-de-concessao-sistema-de-bilhetagem/

Estudo ambiental do Ferroanel no Alto Tietê está em fase final

LUCAS MELONI

O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Ferroanel está em fase de revisão final o que definirá a relação de datas para audiências públicas nas cidades que receberão o empreendimento federal com apoio da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa).

Segundo a Dersa, há um termo de compromisso firmado entre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a Dersa para a construção deste projeto de transporte. “Ele tem por objetivo a obtenção da Licença Ambiental Prévia e a produção de um Projeto de Engenharia que permita uma estimativa quanto aos custos de implantação do empreendimento Ferroanel Norte – um ramal ferroviário em via dupla e dedicado ao transporte de cargas, com 52,75 km de extensão, que irá conectar as estações Engenheiro Manoel Feio (Itaquaquecetuba) e Perus (São Paulo), servindo como alternativa ao atual compartilhamento de trilhos entre carga e passageiros no interior da Região Metropolitana de São Paulo.

O encerramento do termo de compromisso com a obtenção da licença prévia e a entrega e finalização do projeto está previsto para dezembro de 2017”, informou a Dersa.
A principal etapa, por ora, do projeto do Ferroanel é a de conclusão dos estudos ambientais. Eles estão em fase final de revisão. “As datas das audiências públicas serão definidas pelo Consema após o protocolo do EIA/Rima na Cetesb. A obra do Rodoanel Norte está sendo desenvolvida para conservar a viabilidade da implantação da futura via férrea através de uma estratégia de compartilhamento da mesma faixa de domínio. As plataformas de terraplenagem identificadas ao longo do eixo do Rodoanel Norte que serão aproveitadas pelo Ferroanel Norte já estão sendo implantadas. A implantação conjunta dos empreendimentos, em regime de sinergia e mútua cooperação, implicará na otimização de recursos, redução de impactos ambientais e sociais, além da significativa redução de custos. O Estado assumiu o compromisso de ceder sem qualquer ônus as áreas de sua propriedade necessárias à implantação do Ferroanel. Tendo em vista que o traçado é contíguo ao Rodoanel, isso reduzirá sobremaneira o custo de desapropriações do empreendimento”, acrescentou o Estado.

Há uma estimativa de que o anel ferroviário permita transportar 40 milhões de toneladas de produtos nos próximos anos. Isso representa tirar de circulação cerca de 4,2 mil caminhões por dia das estradas.

A segregação conta com apoio da MRS, empresa compartilhante que usa as linhas férreas destinadas à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por enquanto, não há datas concretas para que este processo de divisão ocorra de forma definitiva. Em contato com a redação, a empresa de logística ressaltou que o trecho elevado entre Suzano e Itaquaquecetuba fora construída por ela e tem como objetivo separar suas locomotivas das vias férreas operadas pela CPTM. Com o Ferroanel, os trens de carga passam a poder circular 24 horas por dia nas linhas segregadas.


http://odiariodemogi.com.br/estudo-ambiental-do-ferroanel-no-alto-tiete-esta-em-fase-final/#!prettyPhoto

24 de maio de 2017

Plano de “privatização” do Bilhete Único avança em São Paulo

Termo, publicado hoje no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.

São Paulo já sinaliza a investidores de forma mais concreta que pretende “privatizar” o Bilhete Único. Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura e o governo do Estado oficializaram uma parceria para elaborar o projeto de concessão do sistema de bilhetagem eletrônica das redes estadual e municipal de transportes.

O termo, publicado no Diário Oficial, prevê a formação de um grupo de trabalho que terá como parceiros o Metrô, a CPTM e a SPTrans.

A concessão deve ser assinada no início de 2018, disse o secretário municipal de desestatizações de São Paulo, Wilson Poit, a EXAME.com. “Pretendemos iniciar no último trimestre deste ano o PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para saber o que o mercado acha.”

Poit, que esteve em Nova York junto ao prefeito de São Paulo, João Doria, na semana passada, afirmou que há empresas da Europa e do Japão que já demonstram interesse.  “São Paulo tem um potencial enorme para essas empresas. São 15 milhões de bilhetes únicos”. A bilhetagem nesse modelo, frisa o secretário, existe em cidades como Hong Kong e Paris, e já está sendo implantada em Bogotá.

A ideia é que o grupo de trabalho comece fazendo uma pesquisa justamente sobre experiências semelhantes em outras cidades do Brasil e do mundo, e verifique a viabilidade econômica e financeira do projeto. Além disso, Poit espera que estado e município alinhem suas expectativas sobre o modelo jurídico a ser seguido. Segundo a Prefeitura, a concessão “não mudará a forma de utilização dos bilhetes pelos usuários de trens, metrô e dos ônibus”. Os subsídios direcionados a algumas categorias, como estudantes e idosos, também continuam.

“É uma forma de sinalizar ao mercado que vamos trabalhar juntos”, esclarece a subsecretária de Parcerias e Inovação do governo do estado, Karla Bertocco. Segundo ela, o convênio serve também para estabelecer deveres e responsabilidades.  “Nenhuma empresa privada vai fazer parceria só com o estado ou só com a Prefeitura”, diz ela. “O sistema de bilhetagem é conjunto”.

Hoje, a gestão do sistema do Bilhete Único em São Paulo custa cerca de R$ 250 milhões ao ano para os cofres da Prefeitura. “Esse valor pode ser economizado sem impactos na arrecadação”, explica Poit.

O secretário diz que a empresa responsável pela gestão do sistema de bilhetagem pagaria ao governo um valor pela outorga – que significa a transferência de um serviço da pessoa política para a administrativa – além de pagamentos mensais, “que podem ser uma porcentagem do valor agregado ao serviço”.

Os bilhetes atualmente servem só para pagar passagens, mas poderiam servir para dezenas de outras coisas na visão de Poit. “Uma empresa financeira, por exemplo, poderia adicionar as funções de um cartão de débito no Bilhete Único ou para pagar refeições”. O secretário vislumbra até a conversão dos cartões em aplicativos de smartphones.

http://exame.abril.com.br/brasil/plano-de-privatizacao-do-bilhete-unico-avanca-em-sao-paulo/

23 de maio de 2017

Estado deve divulgar projeto do ferroanel no Alto Tietê no próximo semestre

LUCAS MELONI

Tido como projeto mais viável para facilitar o escoamento das produções industriais na Região Metropolitana de São Paulo e desobstruir as linhas férreas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Ferroanel – idealizado pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) -, que passará por cidades do Alto Tietê, aguarda há anos para sair do papel. O Governo do Estado chegou a anunciar a primeira data de início de obras do projeto para 2014, contudo, nada aconteceu. A nova expectativa é de que, pelo menos, o projeto seja divulgado no segundo semestre. A construção pode ultrapassar os R$ 3,9 bilhões.

A partir de julho, a Dersa, em parceria com as prefeituras das cidades que constam no traçado original dos trechos Norte e Sul do Ferroanel (Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano), passa a realizar audiências públicas para detalhamento do projeto. A primeira delas já tem data e ocorre em 13 de julho, a partir das 17 horas, no Clube União (Rua Amazonas, 100, no Centro de Arujá). O Diário questionou as demais cidades. Suzano disse que não foi procurada pela empresa paulista para fechar data para audiência; as demais não responderam.

O Ferroanel é um projeto semelhante ao Rodoanel e tem por objetivo tirar os fluxos das zonas de escoamento tradicionais. No caso do transporte sobre trilhos, a meta é que as empresas ferroviárias de logística deixem de usar os ramais operados pela CPTM. Há um grande impacto, segundo a estatal de transportes, nas linhas 11 – Coral e 12 – Safira por causa da passagem destes trens de carga.

Décadas atrás, quando o compartilhamento fora autorizado, a CPTM transportava 700 mil pessoas por dia. Na atualidade, o volume ultrapassa as três milhões de pessoas.

Em seminário realizado na última sexta-feira, Eduardo Parente, presidente da MRS, empresa compartilhante que usa as linhas férreas da CPTM nesta região, falou em evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre a urgência da criação dos trechos Norte e Sul do Ferroanel. Ele listou alguns benefícios com a implementação da nova rede como a retirada de 32 trens por dia dos trechos compartilhados com a CPTM e a ampliação em 14 milhões de toneladas transportadas (hoje são 30 milhões), o que retira dois mil caminhões por dia da RMSP, como pontos principais.

De acordo com a Empresa de Planejamento e Logística S/A (EPL), o trecho Norte terá 53 km de extensão e ligará as estações Manoel Feio (Itaquaquecetuba) e Perus (em São Paulo). Esta parte do Ferroanel deve passar pelas cidades de Arujá, Itaquá, Poá e Suzano. A parte sul vai completar a outra metade, com 55 km, entre as estações Evangelista de Souza (Mairinque) e Rio Grande da Serra (Grande ABC). Desta forma ficaria estabelecido um anel ferroviário à margem da RMSP.

A estimativa é de que até 2040, o anel ferroviário permitirá o transporte de até 40 milhões de toneladas de carga a ser transportada por contêineres. Os principais produtos escoados pelas linhas férreas serão cimento, granéis vegetais, açúcar, areia, fertilizantes, celulose, entre outras coisas. Um trecho, em Suzano, já foi construído de forma elevada, nas imediações da Sanofi.

Em 2011, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a então presidente da República Dilma Rousseff (PT) assinaram um acordo de financiamento com verba federal. Os dois chegaram a anunciar que os dois trechos seriam entregues em 2014. Isso, como se sabe, não ocorreu.



O Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra ainda é preparado, de acordo com a Dersa. Não há data para conclusão. O Diário questionou a Dersa sobre o projeto. A assessoria de imprensa disse que conseguiria responder a todos os pontos apenas ao final da semana.

22 de maio de 2017

Espetáculo musical alerta sobre obesidade infantil na Estação Brás da CPTM

A importância de ter uma alimentação saudável desde a infância será levada aos pais e pequenos usuários da Estação Brás da CPTM de uma forma lúdica e interativa. No dia 24, quarta-feira, o espetáculo musical “As Aventuras da Turma da Lancheira” desembarcará no Espaço Cultural da estação para duas sessões: às 10h e às 14h. Entre os espectadores também estarão alunos da Escola Estadual Romão Puiggari, que fica no bairro do Brás.

O musical faz parte do projeto “Turma da Lancheira” do Instituto Brasil e a missão é colaborar para a conscientização da alimentação balanceada para o desenvolvimento da criança e da qualidade de vida. A irreverência do espetáculo, que tem 45 minutos, e a interatividade são os destaques da peça, que diverte e ao mesmo tempo estimula a imaginação e a criatividade da plateia.

O projeto sociocultural é idealizado pelo Instituto Brasil do Terceiro Setor e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da empresa Piracanjuba. Como a obesidade infantil pode afetar todas as famílias, visando democratizar o acesso à informação a peça já foi encenada em vários espaços públicos como museus, parques, Fábricas da Cultura e unidades do CEU (Centro Educacional Unificado).


Espetáculo: “As aventuras da Turma da Lancheira”
Dia: 24/05, quarta-feira
Sessões: às 10h e às 14h
Local: Espaço cultural da Estação Brás da CPTM (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
Grátis para usuários


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano

19 de maio de 2017

Obras alteram circulação dos trens neste fim de semana

Estações funcionarão para desembarque na madrugada de sábado para domingo

Neste final de semana (20 e 21 de maio), a CPTM prosseguirá com as obras em suas linhas, que vão operar com intervalo maior entre os trens. Também haverá operação especial devido à realização da Virada Cultural.

Durante a madrugada de sábado para domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos nas seis linhas, com todas as estações abertas para desembarque, exceto aquelas que têm integração com o Metrô, que estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários.

Confira a programação e planeje sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Perus e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)  

Sábado: das 20h à 1h, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Santa Terezinha e Barueri. Das 8h às 20h, os trabalhos ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. Também haverá obras de modernização no sistema de rede área nas imediações da Estação Jardim Belval. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)  

Sábado: das 20h à 4h de domingo, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido a trabalhos nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, os usuários devem utilizar a Linha 8-Diamante.

Domingo: das 8h às 20h, a circulação voltará a ser interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido à retomada dos trabalhos nos equipamentos de via permanente. Para prosseguir viagem, os usuários devem utilizar a Linha 8-Diamante.


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 8h30, serão executados serviços de infraestrutura entre as estações Brás e Mooca. Das 7h às 19h, as intervenções se concentrarão nos equipamentos de via permanente entre as estações São Caetano do Sul-Prefeito Walter Braido e Utinga. O intervalo médio dos trens será de 26 minutos em toda a linha.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h de sábado à 1h, o intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha devido às obras de implantação da Linha 13-Jade.

Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, prosseguirão os trabalhos de implantação da Linha 13-Jade. Das 6h às 14h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação USP-Leste. O intervalo médio dos trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos


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Estações Luz e República da Linha 4-Amarela fecham neste domingo, dia 21

Os passageiros devem ficar atentos a mudanças na operação da Linha 4-Amarela neste domingo, dia 21. As estações Luz e República estarão fechadas para embarque e desembarque durante toda a operação comercial (4h40 à meia-noite). 
A restrição operacional ocorrerá para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie, sob responsabilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.  
Os passageiros poderão utilizar o próprio sistema metroviário para realizar seus trajetos. Os usuários que entrarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar em Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde do Metrô. 
Na estação Luz, os passageiros devem utilizar a integração com a Linha 1-Azul do Metrô. Quem estiver na estação República pode fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô para prosseguir sua viagem pelo sistema. As estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionam normalmente.  
Com a operação diferenciada deste domingo, a orientação aos usuários será reforçada em toda a Linha 4-Amarela com cartazes, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores de TV das estações, plataformas e trens. A equipe de atendimento também está preparada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar os impactos das mudanças e garantir a segurança.

Durante a Virada Cultural, na madrugada de sábado (20) para domingo (21), as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho e Paulista funcionarão sem interrupção durante toda madrugada.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco

Coral anima sexta-feira dos usuários na Estação da Luz

Dentro da programação de comemoração dos 25 anos da CPTM, o Coral Astra de Jundiaí fará uma apresentação nesta sexta-feira (19/05), às 19h, na Estação da Luz, para animar a volta para casa dos usuários e o início do fim de semana.

A apresentação, chamada “Singing in CPTM”, será realizada por 23 coralistas dirigidos pela regente Vastí Atique,mestre em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp).

O repertório englobará canções com letras sobre as locomotivas que ajudaram a construir a história do nosso país. Entre elas Trem do Pantanal”, “Trem das onze”, “Encontros e despedidas” e “Maria Fumaça”. 

Serviço

“Singing na CPTM” – Coral Astra
Local: Estação da Luz, atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral
Data: sexta-feira, 19/05
Horário: às 19h
Grátis


CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

18 de maio de 2017

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​​​​​​​​​​​​CPTM e Metrô funcionam ininterruptamente durante Virada Cultural​ 2017

No próximo fim de semana, o Metrô e a CPTM terão estratégia especial de operação para atender os usuários que irão prestigiar a 13ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade.

Na madrugada do próximo sábado (20) para o domingo (21), com exceção da Linha 15-Prata (Oratório -Vila Prudente), todas as demais linhas operadas pelo Metrô, funcionarão de maneira ininterrupta. A medida também será adotada na Linha 4-Amarela (Butantã –Luz), que é operada pela Concessionária Via Quatro. Por lá, todas as estações, com exceção de Luz e República, também ficarão abertas durante a madrugada para atender o público.

A Linha 15-Prata do monotrilho, para continuidade dos testes do novo sistema de controle dos trens, o encerramento da operação comercial do sábado, como de hábito, ocorrerá à 1 hora da manhã. Durante o período de testes no domingo (21), das 4h40 às 16 horas, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão no trecho entre as duas estações.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, todas as estações permanecerão abertas. Durante a madrugada de sábado para domingo, entre 1h e 4h, o intervalo entre os trens será de 30 minutos nas seis linhas, com todas as estações abertas para desembarque, exceto as estações que têm integração com o Metrô, que estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários.

Já na Linha 4-Amarela, a circulação dos trens ocorrerá normalmente no trecho entre as estações Butantã e Paulista. Os passageiros poderão utilizar a estação Consolação, na Linha 2-Verde, para realizar as integrações com as demais linhas metroviárias. Vale lembrar também, que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

As estações República e Luz da Linha 4-Amarela permanecerão fechadas durante todo o domingo para prosseguimento das obras civis no mezanino metálico da futura estação Higienópolis-Mackenzie.

Bilhetes Antecipados

Para facilitar o acesso às estações, as empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, ou o recarregamento do Bilhete Único. No Metrô, a venda de bilhetes nas bilheteiras e carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações.

Segurança

O Metrô e a CPTM também vão trabalhar de forma conjunta para garantir a segurança no interior do sistema. As duas empresas terão reforço no quadro de agentes que ficarão distribuídos de forma estratégica ao longo das linhas, principalmente nas estações próximas às apresentações, e os centros de Controle de Segurança farão monitoramento contínuo da movimentação do público.

Acesso de ciclistas ao sistema metroviário

Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso poderá ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de quatro bikes por trem e o embarque no último vagão.
Para quem vai conferir as atrações programadas para o Sambódromo, a opção é utilizar a Linha 1-Azul do Metrô, até a estação Portuguesa/Tiete, e seguir viagem em linha de ônibus da SPTrans (tarifada) que partirá do local durante toda a madrugada.
Atendimento ao usuário:

CPTM – SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário): 0800 055 0121 funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h às 22h no sábado e das 6h às 17h de domingo.
Metrô – Central de Informações: 0800 770 7722 funciona diariamente das 5h30 às 23h30;
ViaQuatro – Central de Atendimento da Linha 4-Amarela: 0800 770 7100 de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h,


Atendimento à Imprensa:

STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm