ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de setembro de 2018

Governo do Estado entrega três novas estações do Metrô

Estação Santa Cruz / Metrô 
Estações compõe a Linha 5-Lilás e passam a funcionar todos os dias.

Na última sexta-feira (28) em cerimônia realizada na estação Santa Cruz do Metrô, o Governo do Estado de São Paulo representado pelo Clodoaldo Pelissioni (Secretário dos Transportes do Estado) realizou a entrega de três novas estações para a Linha 5-Lilás.

As estações Hospital São Paulo, Santa Cruz que faz integração com a Linha 1-Azul e Chácara Klabin (integração com Linha 2-Verde) foram entregues após várias datas adiadas, em uma obra marcada por atrasos. A operação destas estações finalmente permite que a Linha 5-Lilás tenha integração com outras linhas do Metrô de forma gratuita. As estações vão funcionar inicialmente em operação reduzida, funcionando todos os dias das 10h até às 15h. O horário de funcionamento será ampliado de forma gradual até chegar ao horário de operação plena (das 4h40 até meia-noite).

A Linha 5-Lilás passa agora a ter 16 estações, faltando apenas a entrega da estação Campo Belo que será entregue até dezembro deste ano. As novas estações da linha possuem uma arquitetura que valoriza a iluminação natural, o que colabora com a economia de energia, além de facilitar o acesso da população do extremo da Zona Sul a região mais próxima da Av Paulista e imediações, bem como hospitais que passam perto da linha.

Por Willian Moreira

28 de setembro de 2018

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste fim de semana, 29 e 30 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato)


Domingo: das 4h à meia-noite, excepcionalmente, os trens seguirão até a Estação Brás devido a serviços que serão realizados no Expresso Leste, na Linha 11-Coral.

Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)


Domingo: das 4h à 20h, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)


Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos se concentrarão no sistema de sinalização entre as estações Comandante Sampaio e General Miguel Costa. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos de Júlio Prestes a Itapevi.

Extensão da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)


Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Santa Rita e Amador Bueno. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos de Itapevi a Amador Bueno.


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)


Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para realização de obras no sistema de rede aérea. Os usuários que desejarem prosseguir viagem devem utilizar a Linha 8-Diamante. Também haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Presidente Altino e Grajaú.

Domingo: das 8h às 19h, prosseguirão os trabalhos nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)


Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços ocorrerão no sistema de sinalização entre as estações Brás e Luz. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz- Guaianases)


Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera para a execução de obras de modernização nos sistemas de rede aérea, sinalização e equipamentos de via permanente. Os usuários deverão utilizar a Linha 7-Rubi e a Linha 3-Vermelha do Metrô. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Corinthians-Itaquera e Estudantes.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases - Estudantes)


Domingo: das 4h à meia-noite, os trens seguirão direto de Corinthians-Itaquera até Estudantes, sem necessidade de baldeação na Estação Guaianases, com intervalo médio entre os trens de 15 minutos.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)


Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente e sinalização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos em toda a linha.


Diário da CPTM

Novas estações da Linha 5-Lilás ligam Capão Redondo à Vila Mariana

Estação Santa Cruz / Diário da CPTM 
Operada pela ViaMobilidade, linha ganha estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, passando a fazer interligação com Linha 1-Azul e Linha 2-Verde

São Paulo, setembro de 2018 – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho, iniciou, em 28 de setembro, a operação das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. A demanda diária de passageiros prevista é de 19.630 na Estação Hospital São Paulo, 138.430 na Estação Santa Cruz e 85.310 na Estação Chácara Klabin.

Nas primeiras semanas, as novas estações funcionam diariamente, das 10h às 15h. A operação reduzida acontece durante a fase de maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações, permitindo o aperfeiçoamento dos métodos de funcionamento da estação.

Com localização estratégica, as estações estão situadas próximo a importantes hospitais, museus e centros comerciais.

Situada na Vila Clementino, a Estação Hospital São Paulo dá fácil acesso ao centro de saúde ligado à Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Considerado o principal hospital universitário do país, o Hospital São Paulo atende diariamente mais de 4.500 pacientes em seu ambulatório e 1.200 em seu pronto-socorro, em diversas especialidades. Na mesma região estão o Amparo Maternal, maternidade pública municipal, e a sede da APAE São Paulo, com atendimento a pacientes.

Próximo à Estação Santa Cruz se encontram vários pontos de interesse. No entorno da av. Domingos de Morais, no bairro da Vila Mariana, existem opções de comércio de rua e shopping center. A região também conta com o Museu Lasar Segall, com parque e centro cultural, além da Igreja Nossa Senhora da Saúde e da Fundação Dorina Nowill.

Já pela Estação Chácara Klabin é possível acessar a Casa Modernista, projeto arquitetônico idealizado pela família Klabin, nos anos 1920. Considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil, o local foi tombado pelos órgãos responsáveis nas esferas municipal, estadual e federal. Hoje o local é aberto para a visitação do público e se destaca também por seu jardim de espécies tropicais.

Para mais informações, a ViaMobilidade, concessionária que opera a Linha 5-Lilás, coloca à disposição de seus usuários a Central de Atendimento (0800 770 7106), de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 22h00, e aos sábados e domingos, das 08h00 às 18h00. Os usuários também podem fazer contato com a Ouvidoria (ouvidoria@viamobilidade.com.br) ou o Fale Conosco http://www.viamobilidade.com.br/fale-conosco. 

Diário da CPTM

SPTrans altera 27 linhas durante show do tenor Andrea Bocelli no Allianz Parque neste fim de semana

A SPTrans informa que neste fim de semana, dias 29 e 30 de setembro, 27 linhas terão alterações em seus itinerários por conta do show do tenor Andrea Bocelli no Allianz Parque, localizado na Av. Francisco Matarazzo, nº 1705.  Juntas, as linhas transportam cerca de 130 mil passageiros aos sábados e domingos.

No sábado o show será realizado às 21h e no domingo às 19h. 


Para a realização do evento, as seguintes vias serão interditadas:


-          R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia será interditada, a partir das 15h.


-          R. Diana, R. Caraíbas e R. Cayowaá, entre as ruas Venâncio Aires e Palestra Itália.


-      R. Pe. Antonio Tomás e R. Teixeira poderão ser bloqueadas temporariamente, em razão da movimentação do efetivo da Polícia Militar.


-          Av. Francisco Matarazzo, sentido bairro/centro, entre a Av. Pompéia e R. Br. de Tefé, poderá ser interditada após às 23h do sábado e após às 20h, no domingo, ambas por 30 minutos para preservar a saída do público do evento.

As linhas deverão operar conforme segue:

1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo                                  
8000/10 Term. Lapa - Pça. Ramos de Azevedo                            
8000/1 Term. Lapa - Pça. Ramos de Azevedo                              
8400/10 Term. Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo                      
8542/10 Brasilândia - Pça. do Correio                                             
8549/10 Taipas - Pça. do Correio                                                   
8594/10 Cid. D'Abril - Pça. Ramos de Azevedo                            
8622/10 Morro Doce - Pça. Ramos de Azevedo                           
8677/10 Jd. Líbano – Lgo. do Paissandu                                           
8686/10 Mangalot – Lgo. do Paissandu                                           
938C/10 COHAB Taipas - Term. Princ. Isabel                                  
978J/10 Voith – Term. Princesa Isabel                                         
Ida: normal até R. Clélia, Viad. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Boer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Viad. Pacaembu, Av. Pacaembu Av. Auro Soares de Moura Andrade, R. Mário de Andrade. Av. Gen. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

129F/10 Conexão Petrônio Portela – Metrô Barra Funda            
8055/51 Perus – Metrô Barra Funda                                              
948A/10 Vl. Zatt - Metrô Barra Funda                                           
Ida: normal até R. Clélia, Viad. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Boer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Viad. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: sem alteração.

8545/10 Penteado - Metrô Barra Funda                                       
Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

938P/10 Jd. Tereza - Metrô Barra Funda                                        
938V/10 Jd. Vista Alegre - Metrô Barra Funda                              
978T/10 Jd. Guarani - Metrô Barra Funda                                     
Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

178A/10 Metrô Santana – Lapa                                                     
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Faustolo, R. Crasso, R. Coriolano, R. Venâncio Aires, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, R. Pedro Machado, Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

874T/10 Ipiranga – Lapa                                                                 
Ida: normal até Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus,  Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

748R/10 Jd. Joao XXIII - Metrô Barra Funda                               
Ida: normal até R. Clélia, Viad. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Boer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Viad. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: sem alteração.

 809U/21 Metrô Barra Funda – Metrô Vl. Madalena                      
Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Júnior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompéia, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

856R/10 Lapa – Socorro                                                               
Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Venâncio Aires, R. Cayowaá, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

8615/10 Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II                               
Ida: normal até R. Clélia, Viad. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Boer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Viad. Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, R. Mário de Andrade, Av. Gen. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

875H/10 Term.  Lapa - Metrô Vl. Mariana                                     
Ida: sem alteração.
Volta: normal até Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.


877T/10 Vl. Anastácio - Metrô Paraíso                                         
Ida: normal até R. Clélia, Viad. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Boer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Viad. Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, R. Mário de Andrade. Av. Gen. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.

Volta: sem alteração.


Para informações sobre itinerários ligue 156.

27 de setembro de 2018

Mulheres são agredidas no Metrô


Torcedoras do Palmeiras, foram agredidas por torcedores rivais na última terça-feira.

Vídeos que começaram a circular nas redes sociais nesta quarta-feira (26), mostram duas mulheres torcedoras do Palmeiras, recebendo chutes, ameaças e jogadas para fora do trem aos empurrões, por torcedores do Corinthians.

O caso se passou na Linha 3-Vermelha na noite da última terça-feira, após o treino aberto do Corinthians para a partida contra o Flamengo pela Copa do Brasil.

As duas mulheres estavam com a camisa do clube rival retornando para casa. Em certo momento dentro do trem lotado de torcedores do outro time, a torcida rival começou a hostilizar as mulheres e um homem chuta uma delas. Elas foram colocadas para fora do trem na estação Brás e durante todo o trajeto, nenhum segurança do Metrô foi visto.

Em comentários e questionamentos de outros usuários do Twitter, o Metrô se manifestou por meio de nota sobre o ocorrido.

"O Metrô lamenta o ocorrido e informa que a usuária citada pela reportagem não procurou nenhum funcionário do Metrô para o registro da ocorrência. Em casos como este, o Metrô recomenda que os usuários procurem os funcionários da estação para que a ocorrência seja registrada junto às autoridades policiais. O Metrô conta com mais de três mil agentes de segurança e de estação preparados para acolher usuários vítimas em situações como esta e deter os agressores As denúncias também podem ser feitas pelo serviço telefônico SMS (11 9 7333-2252) e pelo aplicativo de celular METRÔ CONECTA que ajudam na identificação dos agressores e garantem total anonimato aos denunciantes".

Informou por meio de comunicado ao site UOL.

Por
Willian Moreira

Metroviários declaram greve para o dia 24 de outubro

A paralisação seria uma forma de protesto contra as privatizações do Metrô.

No último dia 19 de setembro, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo que representam os funcionários do Metrô Paulista, concordaram em assembleia para realizar uma greve de 24 horas no dia 24 de outubro, uma quarta-feira.

Segundo a categoria, é uma forma de se manifestar contra o desmonte do Metrô, terceirização de serviços e para impedir o leilão de privatização da Linha 15-Prata (monotrilho), além da revogação das privatizações da Linha 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro que está em construção. Abaixo uma parte da nota publicada:

´´O Metrô tem praticado uma série de medidas que visam retirar os direitos e conquistas da categoria. Terceirização de bilheterias e de postos na manutenção, transferências compulsórias e movimentações, tentativas de acabar com a escala-base para todos da Operação´´

Até o dia 24 de outubro, haverá nova assembleia para determinar os rumos da paralisação, e também outras ações como reuniões, distribuição de panfletos e carta aberta a população.

Por Willian Moreira

Estações da Linha 4-Amarela estarão fechadas neste domingo (30/9) até às 16h

Consulte alternativas para chegar ao seu compromisso; previsão de abertura às 16h

Os passageiros que forem usar a Linha 4-Amarela para seus compromissos ou para chegar a locais de prova de concurso público neste domingo, dia 30, devem ficar atentos à mudança na operação. Todas as estações da Linha 4-Amarela estarão fechadas, em razão de obras na futura Estação São Paulo-Morumbi, sob responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo. A previsão de abertura é às 16h com operação normal. Durante o período, ônibus do sistema Paese percorrerão o trajeto da linha. Caso a execução dos serviços termine mais cedo, as estações serão reabertas antes das 16h.

Concursos públicos - Os candidatos que farão concurso público neste domingo devem se informar sobre as rotas da Operação Paese, assim como recalcular seu tempo de deslocamento até os locais de prova. Neste dia, acontecerão dois concursos públicos, Concurso Interno para o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar de São Paulo, no período da manhã, e Analista Jurídico do Ministério Público de São Paulo, no período da tarde.

Os candidatos ao concurso para Analista Jurídico do Ministério Público de São Paulo, que farão seu exame no Campus Pinheiros da Unip, devem prestar atenção especial, pois o local de prova é próximo às estações Faria Lima e Pinheiros da Linha 4-Amarela.

Operação Paese - Os ônibus do Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) estarão em operação das 4h40 às 16h, percorrendo os trajetos entre as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie e República. Na Estação República, os passageiros poderão seguir viagem usando as alternativas da Linha 3-Vermelha do Metrô.

Com o fechamento de todas as estações, até o horário estimado de 16h, os usuários que precisarem fazer a transferência para as linhas 9-Esmeralda, na Estação Pinheiros da CPTM, 2-Verde, na Estação Consolação do Metrô, e 3-Vermelha, na Estação República do Metrô devem retirar senhas nas áreas pagas, próximas aos bloqueios das estações Pinheiros, Paulista e República da Linha 4-Amarela. Para todos os outros casos, os passageiros poderão embarcar e desembarcar dos ônibus do Paese sem apresentar senha.

Além das mensagens sonoras, a orientação aos passageiros será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners e vídeos nos monitores de estações e trens. A equipe de atendimento também será ampliada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar o impacto da mudança e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.


Diário da CPTM

26 de setembro de 2018

Linha 5-Lilás ganha três novas estações nesta sexta-feira

As estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin abrem dia 28 para o público. Segundo informações da Via Mobilidade, empresa concessionária que administra a Linha 5-Lilás, na próxima sexta-feira (28) a linha vai inaugurar as últimas 3 das 4 novas estações que restam. Com a inauguração de Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, a linha passa a fazer integração com a Linha 1-Azul e 2-Verde do Metrô, o que devem em pouco tempo, amenizar o grande fluxo de pessoas que utilizam a estação Pinheiros para conseguir chegar a Linha 9-Esmeralda. A expectativa é que Campo Belo, a única estação que não será inaugurada nesta semana, deve ser entregue no mês de dezembro. Assim completando toda a expansão da linha que até então era rotulada como "isolada" pois não se integrava com outras linhas do sistema do Metrô. Inicialmente as estações serão abertas em fase de testes (Operação Reduzida), das 10h da manhã até as 15h todos os dias e com cobrança de tarifa. E de forma gradual o horário de funcionamento será ampliado. Por Willian Moreira

Jogo na Arena Corinthians muda o itinerário de 18 linhas

A SPTrans irá alterar nesta quarta-feira, dia 26 de setembro,  das 19h à 0h30, o itinerário de 18 linhas durante o jogo entre Corinthians x Flamengo na Arena Corinthians, às 21h45.

Vias interditadas: 

Das 19h à 0h30
Pista local da R. Dr. Luiz Ayres (C/B), após o viaduto pertencente ao Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, liberado apenas o acesso ao estacionamento do subsolo da Arena; Av. Miguel Ignácio Curi ambos os sentidos, entre Av. Prof. Eng. Ardevan Machado e o Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah.

A partir das 23h15
Av. Prof. Eng. Ardevan Machado (C/B), entre R. Dr. Luiz Ayres (C/B) e Av. Miguel Ignácio Curi.


Confira os itinerários:

A partir das 19h
3795/10 Jd. São Carlos – Metrô Itaquera
Ida: normal até Av. Miguel Ignácio Curi, Av. Jean Khoury Farah, acesso, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, R. Dr. Luiz Ayres, acesso, Term. Metrô Itaquera.
Volta: Term. Metrô Itaquera, saída 02, R. Eng. Sidney A. de Moraes, acesso, Av. José Pinheiro Borges, acesso, Complexo Viário Areta Calfat Khoury Farah, acesso, Av. Jean Khoury Farah, Av. Miguel Ignácio Curi, prosseguindo normal.

4019/10 Metrô Itaquera – Circular
Sentido único: Term. Metrô Itaquera, saída 02, R. Eng. Sidney A. de Moraes, acesso, Av. José Pinheiro Borges, acesso, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, acesso, Av. Jean Khoury Farah, Av. Miguel Ignácio Curi, Av. Jean Khoury Farah, acesso, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, R. Dr. Luiz Ayres, acesso, Term. Metrô Itaquera.

A partir das 23h15

3749/10 Guaianazes – Term. Vl. Carrão
N402/11 Metrô Itaquera – Term. Vl. Carrão
Ida:  normal até R. Dr. Luiz Ayres, acesso, Av. Miguel Ignácio Curi, Av. Itaquera, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.


3756/10 Barro Branco – Metrô Itaquera
4085/10 COHAB Fazenda do Carmo – Metrô Itaquera
3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
407H/10 Jd. São Francisco – Metrô Itaquera
3031/10 Jd. Alto Paulistano – Metrô Itaquera
3739/10 Recanto Verde Sol – Metrô Itaquera
373L/10 Jd. Limoeiro – Metrô Itaquera
3741/10 CPTM D. Bosco – Metrô Itaquera
3743/10 São Mateus – Metrô Itaquera
3785/10 COHAB Barro Branco – Metrô Itaquera
3787/10 Cid. Tiradentes – Metrô Itaquera
3789/10 Cid. Tiradentes – Metrô Itaquera
3796/10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera
N405/11 Term. Vl. Carrão – Metrô Itaquera

Ida: sem alteração.

Volta: normal até R. Dr. Luiz Ayres, acesso, Av. Miguel Ignácio Curi, Av. Itaquera, prosseguindo normal.



Para informações sobre itinerários ligue 156.

25 de setembro de 2018

Assédio sexual no transporte público vira crime


Lei sancionada na última segunda-feira, 24/09 estipula pela de até cinco anos de prisão. Entrou em vigor a Lei 13.718 de 2018, que torna crime a importunação sexual dentro dos trens urbanos, Metrô, ônibus e em qualquer espaço público em todo país. 

A medida vem em resposta aos crescentes casos de abuso ocorrido no transporte público em todo país, em especial nos grandes centros, Rio de Janeiro e São Paulo. 

A pena estipulada é de 1 a 5 anos de prisão em casos onde não há o estupro consumado, mas deixa de ser uma simples contravenção, casos de encoxada dentro dos trens ou quando o agressor ejacula na vítima, por exemplo, entram nesta lei. 

Outros tipos de importunação como ficar próximo para ter vantagens ou cantadas de baixo calão como chamar de "gostosa, bundão, delícia".. ou outros termos onde a mulher se ofenda, caracterizam o crime.


A lei também pune com aumento de pena para estupro de vulnerável e divulgação de pornografia. Se o compartilhamento ou divulgação for feito por um ex cônjuge ou alguém que tenha um histórico de relacionamento, a pena será aumentada em até dois terços da pena. 

Por Willian Moreira 

Linha 5-Lilás recebe campanha de rastreamento precoce de hepatite

Passageiros terão acesso a informações e poderão fazer testes de detecção da doença

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô e da Linha 17-Ouro de monotrilho de São Paulo, promove, no mês de outubro, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH), ação para conscientizar seus passageiros sobre a hepatite e realizar o rastreamento precoce da doença. A campanha acontece nas estações Largo Treze e Santo Amaro.

O atendimento aos passageiros consiste na realização de testes rápidos e gratuitos, além de levar a todos informações sobre prevenção e cuidados. O exame é realizado por meio de picada no dedo para retirada de uma gota de sangue, com diagnóstico instantâneo. A ação é parte do Projeto Mundial Hepatite Zero, realizado com apoio do Rotary Club, que tem como objetivo identificar os portadores do vírus, oferecer tratamento e dar suporte clínico e psicológico.

"Esse tipo de campanha é importante, pois proporciona a milhares de pessoas, que passam diariamente pelas estações da Linha 5-Lilás, a oportunidade de realizar o exame gratuitamente, de maneira rápida e eficiente", afirma Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaMobilidade.

A hepatite atinge hoje no Brasil cerca de 3 milhões de infectados com os vírus B e C, número de indivíduos suficiente para encher 50 estádios do Maracanã, de acordo com a ABPH. Entretanto, a grande maioria dos pacientes desconhece que está doente. No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C, e apenas 5% dos casos estão diagnosticados. "A hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura", afirma o dr. Rogério Alves, especialista da ABPH.

 Serviço
Campanha de rastreamento precoce da hepatite, sempre das 10h às 16h
Estação Largo Treze – 1 a 3 de outubro
Estação Santo Amaro – 8 a 10 de outubro

ViaQuatro realiza ação para conscientizar sobre Alzheimer

No mês de esclarecimento mundial sobre Doença de Alzheimer, Estação Higienópolis-Mackenzie recebe atividade para informar sobre sintomas e tratamentos

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, promove, em parceria com a Abraz São Paulo (Associação Brasileira de Alzheimer Regional São Paulo), intervenção na Estação Higienópolis-Mackenzie em comemoração ao mês do Alzheimer. No dia 28 de setembro, os passageiros que se interessarem poderão fazer um teste de memória direcionado por profissionais da área da saúde.

Na ocasião, o público poderá, ainda, conversar com médicos neurologista e geriatra para sanarem dúvidas sobre a doença de Alzheimer, sintomas, tratamentos disponíveis e métodos de prevenção. No local serão distribuídos folhetos com informações sobre a doença e com a lista dos grupos de apoio a familiares.

"É importante que as pessoas recebam informações sobre o Alzheimer e entendam que os pacientes têm direitos e precisam de apoio e atenção. Da mesma maneira os familiares. As ações em parceria com a ViaQuatro nos permitem expandir os canais de informação, levando conhecimento a um público ainda maior", afirma Lina Menezes, diretora de Comunicação da Abraz Regional São Paulo.

"Ações como esta são fundamentais, pois proporcionam aos passageiros da Linha 4-Amarela, a oportunidade de realizarem testes gratuitamente, de maneira rápida e eficiente. Além disso, a iniciativa colabora com a transmissão de informações essenciais sobre a doença", afirma Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaQuatro.

Serviço
Dia Mundial de Combate ao Alzheimer
Estação Higienópolis-Mackenzie – 28 de setembro
Das 10h às 16h

24 de setembro de 2018

ViaQuatro apoia a "Semana Move", ação que incentiva prática de atividades físicas

Ações gratuitas vão levar aos passageiros da Linha 4-Amarela de metrô, opções esportivas, informações, oficinas e muito mais

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, participa da 6ª edição da "Semana Move", ação realizada pelo SESC São Paulo, que oferecerá uma programação especial aos passageiros que passarem pela Estação da Luz entre os dias 27 e 28 de setembro. A iniciativa, promovida em parceria com a Unidade 24 de Maio do SESC São Paulo, tem como objetivo incentivar a prática de esportes e atividades físicas em todo o território nacional.

A "Semana Move" apresentará aos passageiros da linha o Corhnole ou Tóss, esporte praticado nos Estados Unidos, de fácil organização e que pode ser disputado em qualquer terreno, por pessoas de todas as idades simultaneamente. Trata-se de um jogo recreativo com regras que estipulam que o intuito é acertar o alvo do oponente (uma placa de madeira com um buraco em uma das extremidades) com pequenos sacos (chamados de bags, saquinhos de milho com aproximadamente 100 gramas). Cada vez em que se acerta o alvo é contabilizado uma quantidade de pontos e ganha quem fizer 21 pontos após uma determinada rodada de arremessos.

As atividades serão abertas ao público e gratuitas, buscando levar aos passageiros conhecimento sobre a prática regular de esportes, permitindo que identifiquem qual modalidade mais se encaixa em seu modo de vida.

A ação faz parte da "Semana Move Brasil", que acontece entre os dias 22 e 30 de setembro, e conta com uma programação diversificada, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos e outras opções, distribuídas por várias unidades do SESC do país.

Serviço
Estação Luz
Dias 27 e 28 setembro, das 10h às 16h

Estação Moema da Linha 5-Lilás tem atendimento com especialistas do Sebrae-SP

Consultores estarão a postos para esclarecer dúvidas do público sobre empreendedorismo 

A Estação Moema da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo recebe, de 24 a 28 de setembro, uma ação especial para quem quer saber mais sobre como empreender no Brasil. A iniciativa é uma parceria entre a ViaMobilidade, concessionária responsável pela manutenção e operação das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho de São Paulo, com o Sebrae-SP.

O Sebrae Móvel é um escritório sobre rodas que oferece atendimento presencial personalizado, levando conhecimento a futuros empreendedores e a quem pretende tornar sua empresa mais competitiva. O objetivo é orientar quanto a questões do dia a dia da pequena empresa e incentivar melhorias nos resultados dos empreendimentos.

Durante o atendimento, o passageiro também terá acesso a informativos sobre finanças, marketing, administração, inovação, empreendedorismo, planejamento e a agenda mensal das ações do Sebrae-SP. Para conversar com o consultor não é necessário fazer inscrição antecipada, basta apresentar CNPJ da empresa ou documentação pessoal, para quem ainda não tem empresa aberta.

A ação em parceria com o Sebrae-SP circula nas estações da Linha 5-Lilás até dezembro. Em setembro, a Estação Moema recebe o atendimento. Em outubro, o Sebrae Móvel estará na Estação Vila das Belezas. No mês de novembro, os passageiros das estações Santo Amaro e Brooklin poderão conversar com os consultores de empreendedorismo. A iniciativa se encerra em dezembro, com o posto do Sebrae Móvel na Estação Largo Treze.

Serviço – Atendimento Sebrae Móvel (os atendimentos acontecem sempre das 10h às 16h)

24 a 28 de setembro – Estação Moema
22 a 26 de outubro – Estação Vila das Belezas
29 de outubro a 2 de novembro – Estação Santo Amaro
19 a 23 de novembro – Estação Brooklin
3 a 7 de dezembro – Estação Largo Treze 

21 de setembro de 2018

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Estação Perus / Diário da CPTM
Neste fim de semana, 22 e 23 de setembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)
Domingo: das 4h à 20h, haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. 

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Domingo:  das 8h às 22h, as obras programadas ocorrerão na Estação Jardim Belval. Das 8h às 19h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. Neste período, o intervalo médio entre os trens será de 21 minutos em toda a linha. Das 19h às 22h, o intervalo será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Sábado:  das 20h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Socorro e Jurubatuba. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.
Domingo:  das 7h à meia-noite, as obras de modernização estarão concentradas no sistema de rede aérea entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim e entre Autódromo e Grajaú. O intervalo médio entre os trens será de 22 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Domingo: das 7h às 19h, os serviços ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires-Antonio Bespalec. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos de Brás a Mauá e de 30 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases – Estudantes)
Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Suzano e Braz Cubas. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.  

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Sábado e domingo:  das 20h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, em razão das intervenções programadas na Linha 13-Jade, no trecho entre Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, o intervalo médio dos trens será de 35 minutos em toda a linha.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


Diário da CPTM

Atenção: No Facebook temos apenas uma única página www.facebook.com/oficialdiariodacptm

Estações da Linha 4-Amarela estarão fechadas neste domingo, 23 de setembro, com previsão de abertura até as 16h

Haverá serviço de ônibus do sistema Paese entre estações Butantã e República durante o período de interdição. Na Estação República, os passageiros poderão seguir viagem pela Linha 3-Vermelha do Metrô

Os passageiros que forem usar a Linha 4-Amarela neste domingo, dia 23 de setembro, devem ficar atentos à mudança na operação. Todas as estações da Linha 4-Amarela estarão fechadas, com estimativa de retorno da operação normal até as 16h. Caso a execução dos serviços termine mais cedo, as estações serão reabertas antes das 16h, com a operação normal.

A interdição ocorre em razão de obras na futura Estação São Paulo-Morumbi, sob a responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.

Os ônibus do Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) estarão em operação das 4h40 às 16h, percorrendo os trajetos entre as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie e República. Na Estação República, os passageiros poderão seguir viagem usando as alternativas da Linha 3-Vermelha do Metrô.

Com o fechamento de todas as estações, até o horário estimado de 16h, os usuários que precisarem fazer a transferência para as linhas 9-Esmeralda na Estação Pinheiros da CPTM, 2-Verde na Estação Consolação do Metrô e 3-Vermelha na Estação República do Metrô devem retirar senhas nas áreas pagas, próximas aos bloqueios das estações Pinheiros, Paulista e República da Linha 4-Amarela. Para todos os outros casos, os passageiros poderão embarcar e desembarcar dos ônibus do Paese sem apresentar senha.

Além das mensagens sonoras, a orientação aos passageiros será reforçada em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners e vídeos nos monitores de estações e trens. A equipe de atendimento também será ampliada para auxiliar os usuários nos deslocamentos, minimizar o impacto da mudança e garantir a segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, sábado e domingo, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.

Diário da CPTM

20 de setembro de 2018

SPTrans altera dez linhas durante 84º aniversário de Perus neste domingo

A SPTrans informa que neste domingo, 23, entre 6h e 23h59, dez linhas que circulam pela Zona Norte da cidade serão alteradas por conta da comemoração do 84º aniversário de Perus. A Avenida Doutor Sylvio de Campos, entre as Ruas Águas Claras e Antônio Maia ficará interditada até o fim do evento.

Confira as mudanças nas linhas envolvidas:

1017/10 Perus – Conexão 
Vl. Iório8194/10 Perus – Term. Cachoeirinha
848L/10 Recanto dos Humildes – Term. Pirituba
8010/10 Perus – Lapa
Ida – normal até a Rua Mogeiro, Rua Carlos Santos Xavier de Moraes, Rua Ylídio Figueiredo, Vd. Dona Mora Guimarães, prosseguindo normal.
Volta – sem alteração.

1020/10 Perus – Conexão Vl. Iório
Ida – normal até a Av. Dr. Sylvio de Campos, Rua Mogeiro, Rua Carlos Santos Xavier de Moraes, Rua Ylídio Figueiredo, Vd. Dona Mora Guimarães, prosseguindo normal.
Volta – normal até o Vd. Dep. Ulysses Guimarães, Rua Antõnio Maia, Rua Pe. Manuel  Campello, Rua Mogeiro, Av. Dr. Sylvio de Campos, prosseguindo normal.

8015/10 Cem. de Perus – Term. Pirituba
Ida – normal até a Pça Inácio Dias, Rua Bernardo José de Lorena, Rua João Batista Fanton, Rua Eng. Augusto Durante, Rua Fiorelli Peccicacco, prosseguindo normal.
Volta – sem alteração.

8014/10 Morro Doce - Perus
Sentido Único - normal até a Av. Dr. Sylvio de Campos, Rua Mogeiro, Rua Carlos Santos Xavier de Moraes, Rua Ylidio Figueiredo, Vd. Dona Mora Guimarães, prosseguindo normal até o Vd. Dep. Ulysses Guimarães, Rua Antonio Maia, Rua Pe. Manuel  Campello, Rua Mogeiro, Av. Dr. Sylvio de Campos, prosseguindo normal.

888P/10 Perus – COHAB Taipas
8055/51 Perus – Metrô Barra Funda
Ida - sem alteração.
Volta – normal até a Rua Mogeiro, Rua Carlos Santos Xavier de Moraes, Rua Ylídio Figueiredo, Vd. Dona Mora Guimarães, prosseguindo normal.

8055/10 Perus – Lapa
Ida – normal até o Viaduto Dep. Ulisses Guimarães, Rua Antônio Maia, Rua Pe. Manuel  Campello, Rua Mogeiro, Av. Dr. Sylvio de Campos, prosseguindo normal.
Volta – normal até a Av. Dr. Sylvio de Campos, Rua Mogeiro, Rua Carlos Santos Xavier de Moraes, Rua Ylídio Figueiredo, Vd. Dona Mora Guimarães, prosseguindo normal.

Para informações sobre itinerários ligue 156.

18 de setembro de 2018

Linha 4-Amarela recebe campanha de rastreamento precoce de hepatite

Passageiros terão acesso a informações e poderão fazer testes de detecção da doença 

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, promove, nos meses de setembro e outubro, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH), ação para conscientizar seus passageiros sobre a hepatite e realizar o rastreamento precoce da doença. A campanha acontece nas estações Butantã, Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie e Paulista.

O atendimento aos passageiros consiste na realização de testes rápidos e gratuitos, além de levar a todos informações sobre prevenção e cuidados. O exame é realizado por meio de picada no dedo para retirada de uma gota de sangue, com diagnóstico instantâneo. A ação é parte do Projeto Mundial Hepatite Zero, realizado com apoio do Rotary Club, que tem como objetivo identificar os portadores do vírus, oferecer tratamento e dar suporte clínico e psicológico.

"Esse tipo de campanha é importante, pois proporciona a milhares de pessoas, que passam diariamente pelas estações da Linha 4-Amarela, a oportunidade de realizar o exame gratuitamente, de maneira rápida e eficiente", afirma Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaQuatro.

A hepatite atinge hoje no Brasil cerca de 3 milhões de infectados com os vírus B e C, número de indivíduos suficiente para encher 50 estádios do Maracanã, de acordo com a ABPH. Entretanto, a grande maioria dos pacientes desconhece que está doente.  No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C, e apenas 5% dos casos estão diagnosticados. "A hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura", afirma o dr. Rogério Alves, especialista da ABPH.


Serviço

Campanha de rastreamento precoce da hepatite, sempre das 10h às 16h

Estação Butantã – 18 a 20 de setembro

Estação Fradique Coutinho – 24 a 26 de setembro

Estação Higienópolis-Mackenzie – 15 a 17 de outubro

Estação Paulista – 18 a 19 de outubro

Diário da CPTM

Linha 4-Amarela tem atividades para lembrar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Programação inclui apresentações culturais e esportiva

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, oferece uma programação especial para conscientizar seus passageiros sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. De 18 a 21 de setembro, as estações da Linha recebem atrações culturais e esportivas em parceria com importantes instituições de saúde e ensino para pessoas com deficiência, como AACD, Instituto Olga Kos, Instituto de Medicina Física e Reabilitação e Instituto Santa Teresinha, além do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, foi oficializado pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data já era comemorada pelos movimentos sociais, desde o início dos anos 1980, coincidindo com o Dia da Árvore, simbolizando o nascimento das reinvidicações em prol da cidadania e da participação em igualdade de condições.

É importante destacar que, segundo o Censo de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência.

"As ações promovidas pela ViaQuatro oferecem atividades de integração para as comunidades do entorno das estações, mostrando a importância da valorização das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade", explica Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaQuatro.

Confira a programação por estação:

Estação Luz

Dia 18 de setembro, às 13h – apresentação da peça teatral "Eficiência", com pacientes da Rede Lucy Montoro


Estação Higienópolis-Mackenzie

Dia 20 de setembro, às 13h30 – performance dos alunos dos cursos de música e dança do Instituto Olga Kos

Dia 21 de setembro, às 10h – demonstração de karatê com os alunos do Instituto Olga Kos

Dia 21 de setembro, às 13h30 – apresentação do Coral da AACD

Até dia 31 de setembro – exposição "Grandes Nomes do Esporte Paralímpico"


Estação Butantã

Dias 19 e 20 de setembro, das 10h às 14h – desafio de embaixadinhas em parceria com a AACD

Dia 21 de setembro, às 11h – apresentação musical com alunos do Instituto Santa Teresinha


Diário da CPTM

Linha 7-Rubi opera com problemas desde o começo da manhã

Furto de cabos na região de Perus, teria sido a causa.

Desde as 7h30 da manhã desta terça-feira, os usuários da Linha 7-Rubi da CPTM encontram dificuldades para chegar ao seu destino.

Um trem acabou rompendo os cabos de alimentação elétrica dos trens, devido uma tentativa de furto.

Segundo informações preliminares, dois homens foram presos quando estavam na tentativa de serrar os cabos de energia, e isto provocou o problema quando um trem que circulava sentido Luz, passou pelo local arrebentando a fiação.

Foto G1


Foto G1
O sistema PAESE com ônibus gratuitos foi acionado para auxiliar os usuários entre as estações Pirituba e Caieiras, entretanto, os veículos eram em número bem menor que o necessário para atender a todos. Filas enormes se formaram e deixaram os usuários revoltados com a falta de organização e informações por parte da companhia.

Até o fechamento desta matéria às 12h40, a circulação não havia sido normalizada.

Em nota a CPTM informou que os dois homens presos foram encaminhados a delegacia e que a previsão de normalização da circulação dos trens tem a estimativa das 14 horas.


Por Willian Moreira

Vá de ônibus: utilize a linha 605A/10 para chegar ao São Paulo Expo

A SPTrans informa que a linha 605A/10  Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara está disponível aos visitantes da Feira Equipotel São Paulo 2018, que ocorre entre os dias 18 a 21 de setembro, das 13h às 21h, no São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, s/n – Km 11,5 - Água Funda.

Confira o itinerário da linha:

605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara

Ida: Centro Paralímpico, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e rotatória, Viaduto Matheus Torloni, Rua Getúlio Vargas Filho, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. Dácio Pires Correia, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda, Rua Nelson Fernandes e Estação do Metrô Jabaquara.

Volta: Estação do Metrô Jabaquara, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Rua Nelson Fernandes, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça, José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Rua Getúlio Vargas Filho, Viaduto Matheus Torloni, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e Centro Paralímpico.



Para informações sobre itinerários ligue 156.

17 de setembro de 2018

SPTrans traz ações interativas e virtuais na Semana da Mobilidade 2018

Na Semana da Mobilidade de 2018, entre os dias 18 e 25 de setembro, a SPTrans trará atividades que mostram a importância do transporte público para uma metrópole do tamanho de São Paulo e aproximam as pessoas do serviço de ônibus na cidade. O tema deste ano será “Todos Somos Pedestres”. O slogan reforça que em algum momento do dia toda pessoa que se desloca pela cidade será um pedestre, ainda que esteja a caminho do ponto de ônibus.

A programação da SPTrans inclui o contato de crianças com o sistema de ônibus, ao participar de uma viagem monitorada; apresentações teatrais interativas; entrega de ônibus novos e de um terminal revitalizado à população; distribuição gratuita de livros nos terminais municipais; e até um quiz nas redes sociais da empresa.

Os Terminais de ônibus serão palco das ações e os passageiros poderão tirar fotos, interagir com artistas teatrais, compartilhar livros e registrar tudo em suas redes sociais.

Confira abaixo a programação completa da SPTrans na Semana da Mobilidade 2018

Sebrae Móvel: a van itinerante do Sebrae estará no Terminal Vila Nova Cachoeirinha, onde analistas da entidade prestarão consultoria gratuita e orientação sobre empreendimento, finanças, marketing, administração, inovação e planejamento. Entre os dias 17 e 21.
Atende recebe premiação: o Serviço Atende+, que realiza o transporte de pessoas com deficiência de alto grau de dependência, receberá o Prêmio Marca Brasil como melhor serviço deste tipo no país. Dia 18.
Cenário interativo: os terminais Sacomã, A.E. Carvalho e Capelinha receberão um cenário interativo, nos quais as pessoas podem colocar o rosto para tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais, incentivando o uso do transporte público. Entre os dias 18 e 25.
Teatro interativo: atores farão apresentações nas plataformas de três terminais municipais, um por dia, levando mensagens sobre o respeito a passageiros especiais, idosos e pessoas com deficiência de uma forma lúdica e bem-humorada. Terminais Bandeira, Lapa e Cidade Tiradentes, respectivamente nos dias 18, 19 e 20.

Andar de Ônibus em SP:  o sistema municipal de transporte público será apresentado aos “passageiros do futuro”, estudantes de três escolas públicas com idades entre 10 e 13 anos, que farão uma viagem até o Expresso Tiradentes. No local as crianças recebem informações sobre cidadania no transporte, como funciona o sistema e fazem uma viagem de ônibus monitorada entre o Term. Mercado e o Term. Sacomã. A ação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Dias 18, 20 e 25.
Quiz online: será disponibilizado um quiz com perguntas sobre a Semana da Mobilidade e o transporte público para os internautas jogarem em seus smartphones durante a viagem. Após as perguntas, o usuário poderá verificar em que posição ele ficou em um ranking. Entre os dias 19 e 25.


Unidade Móvel de Cidadania LGBTI: a van itinerante da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania estará nos terminais Vila Carrão e Penha, passando informações sobre cidadania e direitos. Dias 21 e 27, respectivamente.

Encontro com influenciadores: no sábado, Dia Mundial Sem Carro, a SPTrans receberá influenciadores digitais da área de mobilidade e transportes públicos para uma conversa sobre o sistema de transporte. Dia 22.

Livro na Faixa: os 19 terminais de ônibus que participam do programa de compartilhamento gratuito de livros terão suas estantes abastecidas simultaneamente, com um total de 2 mil exemplares. Dia 24.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm