Novas picapes e vans com identidade da TIC Trens já estão no pátio da Lapa

 A TIC Trens começou a receber os veículos rodoviários que vão atender a operação da Linha 7-Rubi. As primeiras picapes e vans com a identidade visual da concessionária já chegaram ao pátio da Lapa. Esses veículos serão usados para deslocar equipes de manutenção entre bases operacionais e o pátio, garantindo mais agilidade no suporte à via permanente.



O uso começa oficialmente em 26 de novembro, data prevista para o início da operação comercial da Linha 7 sob a gestão da TIC Trens. Essa entrega faz parte da preparação da empresa para assumir a operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi, além do futuro Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas e o serviço TIM.

Por: TIC Trens

Alstom entrega o primeiro trem da Linha 6-Laranja em São Paulo



Um marco importante para a mobilidade de São Paulo acaba de acontecer: a Alstom entregou oficialmente o primeiro trem da futura Linha 6-Laranja do metrô. Produzido na fábrica da empresa em Taubaté (SP), esse é o primeiro de um total de 22 trens que vão circular no novo ramal, conectando a zona norte ao centro da cidade.

Cada composição tem seis carros, estrutura em aço inoxidável e capacidade para transportar até 2.044 passageiros. Além disso, os trens foram pensados para serem mais leves, consumirem menos energia elétrica e oferecerem mais conforto aos passageiros. A expectativa é que a linha atenda cerca de 630 mil pessoas por dia.

Tecnologia a favor do passageiro

O projeto foi desenvolvido com o apoio do Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual onde tudo é simulado antes mesmo da fabricação. Isso permitiu ajustes finos no design dos assentos, altura de barras de apoio, itens de segurança e até na posição dos motores. Resultado: trens mais modernos, eficientes e com vida útil estimada em mais de 40 anos.

Segundo Suely Sola, diretora-geral da Alstom Brasil, esse é um projeto que reforça o compromisso da empresa com o Estado e com o país:

"A Alstom é líder em mobilidade ferroviária no Brasil há 70 anos e este projeto comprova que continuamos investindo e inovando neste mercado vital. Estamos muito orgulhosos de ter a Linha 6-Laranja em nosso portfólio. Esse projeto é um marco na mobilidade urbana da América Latina e reforça nosso compromisso com o Estado de São Paulo e com o Brasil. Seguimos dedicados a oferecer soluções de transporte público que sejam eficientes, seguras e de alta qualidade."

Linha das universidades

Apelidada de linha das universidades, a Linha 6-Laranja vai conectar pelo menos sete instituições de ensino superior da capital, além de várias escolas na região da Avenida Paulista. Uma pesquisa do Governo do Estado mostrou que mais de 40% dos passageiros previstos são estudantes entre 18 e 24 anos.

Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a linha vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, até a estação São Joaquim, no centro. Um trajeto que hoje leva até uma hora e meia de ônibus será feito em apenas 23 minutos de metrô.

O projeto é a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina e está sendo realizado em formato de parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade. A obra está a cargo da Acciona e, quando finalizada, a linha será operada pela concessionária por 19 anos. Mais de 10 mil empregos estão sendo gerados com a construção.

 Taubaté no mapa da mobilidade global

A fábrica da Alstom em Taubaté tem ganhado cada vez mais relevância internacional. Inaugurada em 2015, ela já fabricou os trens do VLT do Rio de Janeiro para as Olimpíadas, produziu trens para o metrô de Santiago (Chile) e, mais recentemente, passou por uma ampliação após um investimento de 100 milhões de reais.

Hoje, a unidade é responsável por fabricar mais de 170 trens (mais de 940 carros) que estão sendo enviados para São Paulo, Santiago, Taipei e Bucareste. A planta é referência global em trens com estrutura em aço inoxidável e está localizada em um ponto estratégico, entre duas importantes rodovias e próxima ao Porto de Santos.

Presença forte no Brasil

Com mais de 70 anos de atuação no Brasil, a Alstom está presente em diversos projetos de mobilidade urbana no país, com sistemas de transporte operando em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Brasília. A empresa também é a maior fornecedora de sistemas de sinalização da América Latina, com mais de 6.000 km de linhas sinalizadas.


A chegada do primeiro trem da Linha 6-Laranja é só o começo. Aos poucos, a cidade vai ganhando mais opções de transporte rápido, eficiente e acessível — e quem depende do metrô para estudar, trabalhar e viver, agradece.

Quer saber mais sobre o projeto e a fábrica da Alstom? Acesse: [www.alstom.com](http://www.alstom.com)


Por: Alstom 

Casas Bahia dá nome à Berrini e se torna a primeira varejista com naming rights em uma estação de trem em SP

Esatção Berrini Casas Bahia
Berrini Casas Bahia

Depois de inaugurar sua nova sede administrativa e uma flagship moderna no bairro Cidade Monções, a Casas Bahia anuncia mais um passo para reforçar sua presença na zona sul de São Paulo: a aquisição dos naming rights da estação Berrini, da Linha 9-Esmeralda, operada pela concessionária ViaMobilidade. A estação passa agora a se chamar Berrini Casas Bahia.

Com isso, a marca se torna a primeira e única varejista a dar nome a uma estação de trem na capital paulista. A iniciativa integra a estratégia da empresa para expandir sua presença e se conectar ainda mais com o público em um dos principais polos comerciais da cidade. A nova estação leva o nome da Casas Bahia em uma área de grande fluxo de pessoas e está a apenas 350 metros da recém-inaugurada megaloja da marca.

“Estamos em uma das áreas com maior potencial de tráfego e visibilidade de São Paulo. Queremos ir além da experiência dentro da loja e marcar presença também nos espaços públicos onde nossos clientes circulam todos os dias. O naming rights da estação Berrini é um marco que reforça nosso posicionamento e amplia a conexão com os consumidores”, afirma Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia.

O projeto também prevê melhorias no entorno da estação, como revitalização, paisagismo e nova iluminação externa nas cores da Casas Bahia. Elementos visuais da marca já começaram a ser instalados, e a nova identidade será oficializada no dia 07. Para celebrar, a marca preparou ativações especiais, incluindo uma máquina grua que distribuirá produtos de até R$1.900,00 e brindes escondidos pela estação.

Toda a comunicação visual foi desenvolvida em parceria com a Eletromidia, líder em mídia out-of-home e responsável pela gestão publicitária do local.

“Na Eletromidia, somos parceiros estratégicos de marcas e agências que querem contar histórias relevantes. Nossos ativos, posicionados em pontos-chave das cidades, conectam anunciantes e consumidores no momento ideal. Com as Casas Bahia, contribuímos para transformar a estação Berrini, impactando a jornada urbana de quem passa por lá. É um prazer fazer parte deste novo momento de uma empresa tão próxima do povo brasileiro”, afirma Raphael Jimenez, diretor de publicidade SP da Eletromidia.

Megaloja Casas Bahia Berrini

A nova flagship da Casas Bahia, vizinha à estação, simboliza essa nova fase da marca. Voltada para inovação e experiência, a loja é pet friendly, possui áreas instagramáveis, espaço kids, tecnologia embarcada e experiências exclusivas, como uma cozinha planejada para workshops com chefs e degustações.

Serviço:
Mega loja Casas Bahia Berrini
Endereço: Rua Flórida nº 1970 - Cidade Monções
Horário: 08h às 22h


Sobre o Grupo Casas Bahia

O Grupo Casas Bahia atua no e-commerce e nas lojas físicas das marcas Casas Bahia e Pontofrio, além das vendas online do Extra.com.br, das soluções financeiras do banQi, da fábrica de móveis Bartira e da plataforma logística CBfull. A companhia busca oferecer uma jornada de compras centrada no cliente, com foco em produtos, serviços, soluções financeiras e logística.

Com cerca de 35 mil colaboradores, o grupo está presente em mais de 500 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. São 1.100 lojas físicas, 25 centros de distribuição e hubs de entrega que atendem cerca de 97 milhões de clientes no Brasil.

Sobre a ViaMobilidade – Linhas 8 e 9

A ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes ↔ Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Varginha ↔ Osasco), com conexões para diversas outras linhas da CPTM e do Metrô. Futuramente, a Linha 9-Esmeralda também terá integração com a futura Linha 17-Ouro de monotrilho.

Informações à imprensa: ViaMobilidade


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