Um marco importante para a mobilidade de São Paulo acaba de acontecer: a Alstom entregou oficialmente o primeiro trem da futura Linha 6-Laranja do metrô. Produzido na fábrica da empresa em Taubaté (SP), esse é o primeiro de um total de 22 trens que vão circular no novo ramal, conectando a zona norte ao centro da cidade.
Cada composição tem seis carros, estrutura em aço inoxidável e capacidade para transportar até 2.044 passageiros. Além disso, os trens foram pensados para serem mais leves, consumirem menos energia elétrica e oferecerem mais conforto aos passageiros. A expectativa é que a linha atenda cerca de 630 mil pessoas por dia.
Tecnologia a favor do passageiro
O projeto foi desenvolvido com o apoio do Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual onde tudo é simulado antes mesmo da fabricação. Isso permitiu ajustes finos no design dos assentos, altura de barras de apoio, itens de segurança e até na posição dos motores. Resultado: trens mais modernos, eficientes e com vida útil estimada em mais de 40 anos.
Segundo Suely Sola, diretora-geral da Alstom Brasil, esse é um projeto que reforça o compromisso da empresa com o Estado e com o país:
"A Alstom é líder em mobilidade ferroviária no Brasil há 70 anos e este projeto comprova que continuamos investindo e inovando neste mercado vital. Estamos muito orgulhosos de ter a Linha 6-Laranja em nosso portfólio. Esse projeto é um marco na mobilidade urbana da América Latina e reforça nosso compromisso com o Estado de São Paulo e com o Brasil. Seguimos dedicados a oferecer soluções de transporte público que sejam eficientes, seguras e de alta qualidade."
Linha das universidades
Apelidada de linha das universidades, a Linha 6-Laranja vai conectar pelo menos sete instituições de ensino superior da capital, além de várias escolas na região da Avenida Paulista. Uma pesquisa do Governo do Estado mostrou que mais de 40% dos passageiros previstos são estudantes entre 18 e 24 anos.
Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a linha vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, até a estação São Joaquim, no centro. Um trajeto que hoje leva até uma hora e meia de ônibus será feito em apenas 23 minutos de metrô.
O projeto é a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina e está sendo realizado em formato de parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade. A obra está a cargo da Acciona e, quando finalizada, a linha será operada pela concessionária por 19 anos. Mais de 10 mil empregos estão sendo gerados com a construção.
Taubaté no mapa da mobilidade global
A fábrica da Alstom em Taubaté tem ganhado cada vez mais relevância internacional. Inaugurada em 2015, ela já fabricou os trens do VLT do Rio de Janeiro para as Olimpíadas, produziu trens para o metrô de Santiago (Chile) e, mais recentemente, passou por uma ampliação após um investimento de 100 milhões de reais.
Hoje, a unidade é responsável por fabricar mais de 170 trens (mais de 940 carros) que estão sendo enviados para São Paulo, Santiago, Taipei e Bucareste. A planta é referência global em trens com estrutura em aço inoxidável e está localizada em um ponto estratégico, entre duas importantes rodovias e próxima ao Porto de Santos.
Presença forte no Brasil
Com mais de 70 anos de atuação no Brasil, a Alstom está presente em diversos projetos de mobilidade urbana no país, com sistemas de transporte operando em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Brasília. A empresa também é a maior fornecedora de sistemas de sinalização da América Latina, com mais de 6.000 km de linhas sinalizadas.
A chegada do primeiro trem da Linha 6-Laranja é só o começo. Aos poucos, a cidade vai ganhando mais opções de transporte rápido, eficiente e acessível — e quem depende do metrô para estudar, trabalhar e viver, agradece.
Quer saber mais sobre o projeto e a fábrica da Alstom? Acesse: [www.alstom.com](http://www.alstom.com)
Por: Alstom
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