Bem-vindos ao Diário da CPTM
17 de dezembro de 2020
Governador João Doria anuncia retomada das obras daLinha 17-Ouro do Metrô
16 de dezembro de 2020
Estacionamento de guindaste muda itinerários na região do Itaim Bibi no fim de semana
14 de dezembro de 2020
SPTrans desvia dez itinerários de linhas durante obras na região do Jabaquara
11 de dezembro de 2020
CET altera circulação da Rua Dra. Neyde de Apparecida Sollitto na Vila Clementino
CET altera circulação em vias da Chácara Santo Antônio
CET altera circulação em vias na região de Americanópolis
Rodízio Municipal de Veículos segue em vigor neste fim de ano e em janeiro
CPTM e Metrô passam a oferecer bilhete unitário com tecnologia digital QR Code
Estacionamento de guindaste desvia itinerários na região do Itaim Bibi
CET altera circulação em vias da Vila Formosa
Espírito de Natal ilumina trens e ônibus na capital regiões metropolitanas de São Paulo
Ônibus metropolitanos iluminam o Natal na Grande São Paulo, em Campinas e Sorocaba
5 dicas para acalmar e dar segurança aos pets durante os fogos nas festas de final de ano
10 de dezembro de 2020
MetrôRio inicia Operação Verão neste fim de semana
Metrô Rio |
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, iniciou no último sábado (05/12) a Operação Verão com reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços da concessionária. O planejamento funcionará durante todo o período mais quente do ano. Os horários, no entanto, serão mantidos: aos sábados, das 5h até meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Como já acontece normalmente nos fins de semana, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.
A empresa também reforçou as ações de fiscalização e orientação quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do sistema, iniciativa adotada desde o início da pandemia. Além dos avisos sonoros e placas informativas nas estações e nos trens, haverá colaboradores com megafone próximo às catracas de algumas estações e plataformas para conscientizar os clientes sobre a importância da proteção facial para diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. A fiscalização é realizada nas estações e dentro dos trens por agentes de segurança.
Os técnicos do MetrôRio também já intensificaram a revisão dos sistemas de ar-condicionado das composições com objetivo de garantir o conforto dos clientes em dias de temperatura elevada. Além disso, os equipamentos de refrigeração passam por inspeções diárias e, caso seja constatada alguma irregularidade, o carro é encaminhado imediatamente ao Centro de Manutenção.
A concessionária ressalta ainda as recomendações sobre a higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas e lembra que segue, desde março, rigorosos protocolos de sanitização de todas as composições e das 41 estações do sistema.
Regras para embarque
Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser transportadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.
Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor. Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica.
Cartão Giro e pagamento por aproximação
O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.
Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.
Linha 8013/41 Jd. Britânia - Jd. Paineiras tem seu itinerário prolongado na região do Morro Doce
Linha 8013/41 Jd. Britânia - Jd. Paineiras tem seu itinerário prolongado na região do Morro Doce
A SPTrans informa que a partir de 12 de dezembro, sábado, a linha 8013/41 Jd. Britânia - Jd. Paineiras terá seu itinerário prolongado na Rua Recife, até a esquina com a Rua Potiguara, na região do Morro Doce.
Acompanhe o itinerário da linha:
8013/41 Term. Jd. Britânia – Jd. Paineiras
Sentido único: normal até a Estr. de Pirapora, Rua Recife (até a esquina com a Rua Potiguara), Rua Recife, Estr. de Pirapora, prosseguindo normal.
EDP assina memorando de intenções para acelerar adoção de ônibus elétricos nas cidades
Parceria da C40 Cities e ICCT, a Aceleradora do Desenvolvimento de Veículos de Zero Emissão (Zebra) reúne empresas e entidades governamentais e financeiras. EDP já investiu mais de R$ 11 milhões no desenvolvimento desses veículos no Brasil
A EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, assinou um memorando de intenções com a Zebra (sigla em inglês para Aceleradora do Desenvolvimento de Veículos de Zero Emissão). A iniciativa é uma parceria da C40 Cities, rede que conecta 96 das principais cidades do mundo comprometidas em promover ações climáticas arrojadas para criar um futuro mais saudável e sustentável, e do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), organização independente, sem fins lucrativos, fundada para oferecer aos governos e reguladores ambientais pesquisas e análises técnicas imparciais.
A parceria tem o objetivo de acelerar a adoção dos ônibus elétricos nas cidades, articulando conversas com entidades governamentais, financeiras, operadores e empresas interessadas em investir nesse mercado. As ações convergem com projetos que a EDP já executa no Brasil, que, juntos, somam mais de R$ 11 milhões em iniciativas voltadas ao mercado de ônibus elétricos.
No Espírito Santo, a Companhia vem tocando um projeto-piloto de mobilidade em parceria com a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca, para desenvolver um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo. O projeto recebe um investimento da R$ 6,6 milhões e foi contemplado na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. Os primeiros testes com o ônibus elétrico foram iniciados ao final de outubro de 2020.
Já no Ceará, a EDP colocou em circulação o primeiro ônibus elétrico brasileiro totalmente movido a energia solar. Idealizado na UTE Pecém, o modelo conta com um banco de baterias capaz de garantir autonomia de 300 quilômetros ao veículo, que já está sendo utilizado para fazer o transporte de colaboradores entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a unidade da EDP. Com um investimento de R$ 4,85 milhões, o projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A recarga é feita no estacionamento da empresa, utilizando um carport montado com placas solares.
"A mobilidade elétrica é um dos pilares de nossa estratégia para a mobilidade elétrica. Enxergamos nela a possibilidade real de contribuir para termos cidades mais sustentáveis, com menos emissões de CO2, e que ajudem a controlar a temperatura do planeta. Esse memorando de intenções reforça nosso compromisso em liderar a transição energética, além de ampliar o espaço dos ônibus elétricos nas metrópoles", afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Negócios B2C da EDP no Brasil.
Mobilidade elétrica e compromissos ESG
Em nível global, a EDP tem o compromisso de eletrificar 100% de sua frota até 2030, assim como o de desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética. No ano passado, a Companhia aprovou em Chamada Pública da Aneel sobre o tema Mobilidade Elétrica Eficiente projetos que representam um investimento de cerca de R$ 50 milhões, via Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento, recursos próprios e de parceiros. Entre eles, está o projeto-piloto de mobilidade do ônibus elétrico no Espírito Santo e a Plug&Go, maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, com a instalação de 30 novas estações de recarga ultrarrápida para automóveis elétricos.
Em novembro, a EDP firmou parceria com a Embraer para a pesquisa do avião elétrico. Por meio da divisão EDP Smart, a Companhia anunciou um aporte financeiro para a aquisição da solução de tecnologia de armazenamento de energia e recarga do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica, que utiliza um EMB-203 Ipanema como plataforma de testes. O protótipo que já está em desenvolvimento tem o primeiro voo previsto para 2021.
O investimento em mobilidade elétrica reflete o empenho da Companhia em estimular a transição energética brasileira com vistas a contribuir para o controle do aquecimento do global. Em 2021, pela 15ª vez consecutiva, a EDP figurará entre as empresas mais sustentáveis da bolsa de valores brasileira no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A Companhia obteve notas acima da média em todas as dimensões do questionário e sendo considerada benchmark em cinco das sete dimensões (Geral, Social, Ambiental, Econômica e Natureza do Produto).
Em junho, a EDP no Brasil submeteu à Organização das Nações Unidas (ONU) o compromisso de reduzir suas emissões para garantir que o aquecimento global não exceda 1,5°C, aderindo ao Business Ambition for 1,5ºC - Our Only Future. Para isso, comprometeu-se a garantir que, até 2030, 100% da energia que gera sejam provenientes de fontes renováveis. A Companhia também aderiu ao Recover Better, uma iniciativa global que propõe a governos e empresas de todo o mundo alinhar seus esforços de recuperação e ajuda econômica relacionados à crise da Covid-19 com base nos mais recentes estudos climáticos.
Ainda neste ano, Miguel Setas, presidente da EDP no Brasil, foi anunciado pela Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, como CEO porta-voz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) - Cidades e Comunidades Sustentáveis - na iniciativa Liderança com ImPacto.
Além disso, a Companhia subscreve o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, iniciativa do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) que endossa o comprometimento da EDP com a prevenção, mitigação e compensação de impactos sobre a diversidade, além da geração de compartilhamento de informações sobre o tema.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
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Estação Pinheiros terá oito novas escadas rolantes
Obras começam em 19/12; capacidade de movimentação dos passageiros na CPTM e ViaQuatro irá aumentar em 50%
A partir de 19 de dezembro a Estação Pinheiros, que atende as linhas 9-Esmeralda da CPTM e a Linha 4-Amarela de metrô - administrada pela ViaQuatro - começará a receber oito novas escadas rolantes que irão aumentar em 50% a capacidade de movimentação de passageiros, oferecendo mais conforto, segurança e agilidade para quem utiliza o local, importante ligação entre a zona sul e a região central da capital paulista.
As novas escadas rolantes irão se somar às 24 já existentes, o que amplia a capacidade da estação de 14,4 mil passageiros por hora para 21,6 mil passageiros por hora. Cada escada rolante transporta até 7,2 mil passageiros por hora.
"Fizemos diversos estudos de fluxo na Estação Pinheiros e concluímos que as novas escadas rolantes serão fundamentais para evitar aglomerações - mesmo após o final da pandemia - e reduzir o tempo de transferência entre as duas linhas. Pinheiros está entre as estações mais movimentadas tanto da CPTM quanto da ViaQuatro e queremos oferecer mais conforto a todas essas pessoas", afirma Alexandre Baldy, Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Os equipamentos vão oferecer duas novas rotas de deslocamento de passageiros entre a superfície, plataforma e transferência entre as duas linhas. Elas serão instaladas nos mezaninos inferior e superior e nos níveis intermediário 1 e superfície. A previsão é que a instalação de todas as oito novas escadas rolantes seja concluída até a primeira quinzena de junho de 2021.
Das oito novas escadas, duas estarão em área administrada pela CPTM e as seis restantes, pela ViaQuatro. De acordo com o Metrô, responsável pela instalação das escadas, três desses equipamentos já foram inspecionados, e os outros cinco passarão pelo processo já na segunda quinzena de dezembro.
As atividades ocorrerão sempre durante a madrugada, com o objetivo de trazer impacto mínimo para os passageiros. Entretanto, durante todo o período de obras, os passageiros observarão tapumes nos locais onde as escadas serão instaladas e em áreas reservadas para o correto armazenamento de materiais, de modo a garantir a segurança de quem passa por esses locais.
Além disso, haverá alteração nas catracas tanto da CPTM quanto da ViaQuatro, com a devida sinalização por parte das duas empresas, e algumas lojas deverão ser temporariamente realocadas dentro das estações.
Para se ter uma ideia da importância da Estação Pinheiros para a mobilidade urbana da capital paulista, antes da pandemia 126 mil passageiros passavam em média pelo local em dias úteis.
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9 de dezembro de 2020
Rua Heitor dos Prazeres na Vila Sônia é liberada para o tráfego
ViaQuatro e ViaMobilidade, em parceria com Cartoon Network, realizam campanha de arrecadação de brinquedos até 14 de dezembro
Caixa coletoras estão disponíveis nas 27 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás com os personagens de DC Super Hero Girls e Os Jovens Titãs em Ação
Mulher-Maravilha, Supergirl, Robin, Ciborgue e outros personagens de DC Super Hero Girls e Os Jovens Titãs em Ação estão preparados e unidos para uma grande missão: arrecadar brinquedos para doação neste Natal! E avisam que o prazo para ser um verdadeiro super herói nesse Natal está chegando ao final. As doações podem ser feitas até segunda-feira, dia 14 de dezembro.
A campanha Natal Solidário é uma parceria entre a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, com o Cartoon Network, canal líder entre crianças (4-11) na TV Paga.
Com o mote "Compartilhar é unir forças", a iniciativa abrange as 27 estações das linhas e conta com caixas coletoras com os personagens do Cartoon Network estrategicamente instaladas pelas estações, próximas às linhas de bloqueio, para que todos possam fazer sua doação. É importante reforçar que é necessário que os brinquedos doados estejam em boas condições de uso.
"Com o espírito natalino cada vez mais próximo, essa é uma excelente oportunidade dos passageiros que circulam pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás demonstrarem a força do compartilhar e como é possível se unir para que o Natal de uma criança seja mais feliz", diz Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade das concessionárias.
Para engajar o público nesta ação, os personagens de DC Super Hero Girls e Os Jovens Titãs em Ação estão também em painéis e vídeos espalhados pelas plataformas, além dos monitores dos trens, enquanto colaboradores das concessionárias centralizarão os processos do recolhimento, triagem, armazenamento e empacotamento dos brinquedos doados.
"Estamos muito felizes por unir os esforços com a ViaQuatro e a ViaMobilidade novamente. Sabemos o poder que esses personagens tão queridos do canal têm para uma campanha tão importante como essa. Estamos com as crianças onde quer que elas estejam!", comenta Adriana Alcântara, head do Cartoon Network.
Os itens arrecadados serão encaminhados a organizações sociais que atendem a população em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo. Em 2020, a campanha Natal Solidário chega à sua quinta edição com um histórico bemsucedido de apoio a diversas ONG’s da capital paulista.
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Trens da ViaQuatro e da ViaMobilidade passam a ser nebulizados por névoa seca, uma medida a mais de proteção contra o coronavírus
Aprovada pela Anvisa, tecnologia se diferencia de outros tipos de higienização por atingir locais no transporte que a limpeza manual não alcança, como pontos nas alças pega-mão
A ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô, respectivamente, intensificaram os protocolos de higiene nos trens, visando garantir mais segurança e proteção aos clientes.
Além da limpeza manual, os trens agora passam, internamente, por um processo de nebulização de névoa seca, capaz de eliminar do ambiente partículas suspensas, gotículas de saliva e poeira.
O produto sanitizante aplicado conta com aprovação da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, comprovadamente, não oferece risco à saúde humana nem ao meio ambiente. Foi desenvolvido especificamente para eliminar fungos, bactérias, germes e vírus, incluindo o novo coronavírus. Sua eficácia é atestada pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Uma vez lançado no ar, se mantém por até 72 horas atuando contra os microrganismos, embora sua névoa se dissipe em 6 minutos no máximo. Para maior segurança dos clientes, o produto é aplicado uma vez ao dia em todos os trens disponíveis de cada linha. O procedimento é feito após o recolhimento do trem ao pátio ou na plataforma não operacional de uma das estações terminais.
A rapidez e eficiência na sua utilização, além do fato de atingir locais que uma limpeza manual não alcança, como vãos e alguns pontos das alças pega-mão, são as principais vantagens do novo sistema de sanitização. Ele vem se juntar a outras medidas de prevenção no combate ao coronavírus e não elimina o uso de máscaras, obrigatório nos transportes públicos.
Campanha do Laço Branco nos terminais Jabaquara e Diadema da EMTU/SP lembra o crescimento da violência doméstica
Obras de arte do Metrô relembram a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Instaladas nas estações Luz e Marechal Deodoro, as composições reforçam a importância do documento que completa 72 anos nesta quinta-feira (10)
Liberdade, saúde, educação, lazer e trabalho são algumas das garantias estabelecidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Em celebração aos 72 anos da assinatura desse documento tão importante, o Metrô de São Paulo relembra suas obras de arte do acervo permanente, que expressam os direitos humanos e podem ser visitadas nas estações Marechal Deodoro e Luz.
Produzidos pelo artista plástico brasileiro Gontran Guanaes Netto, sete painéis colorem a estação Marechal Deodoro, da Linha 3-Vermelha, desde 1990. As pinturas podem ser apreciadas em diversos pontos da estação: no jardim externo, em frente ao acesso sul (Aspectos da População Brasileira I e II) e ao mezanino (Aspectos da População Brasileira III); no acesso à plataforma (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão); no acesso sudoeste do mezanino (Traços da População Brasileira); e na plataforma (Marianne I e II).
Gontran era descendente de trabalhadores rurais e dedicou sua obra a questões políticas e sociais. Neste conjunto proposto por ele ao Metrô pelo bicentenário da Revolução Francesa, concentrou-se nos brasileiros, na liberdade e nos direitos humanos como temáticas. No quarto painel, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, o artista eternizou o rosto de pessoas que posaram para ele no ateliê da Praça Marechal Deodoro.
Já na estação Luz, da Linha 1-Azul, é impossível caminhar pelo mezanino sem notar as pinturas nos azulejos da obra Inscrever os Direitos Humanos na Estação Luz do Metrô, da artista visual e arquiteta belga Françoise Schein. Além de uma equipe com outros artistas, o trabalho contou com a participação de crianças e jovens de escolas públicas, que produziram um desenho para cada artigo da DUDH. O projeto incentivou os alunos a projetarem suas vidas no contexto de cada tópico para assim educá-los sobre os direitos fundamentais.
Além dos direitos humanos, o painel também retrata diversas passagens da história da cidade de São Paulo. As obras de Françoise Schein divulgam os direitos humanos no Metrô de São Paulo, mas também em estações dos metrôs de Paris, Bruxelas – cidade natal da artista –, Lisboa, Estocolmo, Haifa, Berlim e do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Inscrever os Direitos Humanos na Estação Luz do Metrô, de Françoise Schein
Local: mezanino da Estação Luz, Linha 1-Azul
Aspectos da População Brasileira I e II, de Gontran Guanaes Netto
Local: jardim externo, em frente ao acesso sul da Estação Marechal Deodoro, Linha 3-Vermelha
Aspectos da População Brasileira III, de Gontran Guanaes Netto
Local: jardim externo, em frente ao mezanino da Estação Marechal Deodoro, Linha 3-Vermelha
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de Gontran Guanaes Netto
Local: acesso à plataforma da Estação Marechal Deodoro, Linha 3-Vermelha
Traços da População Brasileira, de Gontran Guanaes Netto
Local: acesso sudoeste do mezanino da Estação Marechal Deodoro, Linha 3-Vermelha
Marianne I e II, de Gontran Guanaes Netto
Local: plataforma da Estação Marechal Deodoro, Linha 3-Vermelha
8 de dezembro de 2020
MP pede esclarecimentos ao Metrô de SP por derrubada de 100 árvores em obra da Linha 2-Verde;
MP pede esclarecimentos ao Metrô de SP por derrubada de 100 árvores em obra da Linha 2-Verde; Cetesb diz que lei não proíbe corte
Área na Vila Formosa, Zona Leste, foi escolhida pela companhia para canteiro de obras de prolongamento da Linha Verde. Via deveria estar pronta com 27 estações em 2013, mas segue com 14.
CPTM ilumina trem com luzes de Natal
Crédito da foto: Rodrigo Cayque |
Composição circulará nas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, simbolizando o início das comemorações natalinas
Com a aproximação das festas de final de ano, a CPTM manteve a tradição e iluminou um trem com luzes natalinas. Desta vez, a composição que circulará pelas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade será iluminada também durante o dia, promovendo alegria para os passageiros em qualquer horário.
O trem irá circular em uma das três linhas, de acordo com a estratégia operacional da companhia. “Sabemos que este foi um ano atípico e, para muitos, difícil. Desta forma, queremos ajudar nossos passageiros a lembrar que este é um período festivo e que aguardamos por um novo ano muito melhor”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
A ação também simboliza o desejo da CPTM por um 2021 excelente para todos.
Novo Expresso Aeroporto da CPTM entra em operação
Novo serviço já está em operação, confira abaixo todas as
informações;
Os trens partem de hora em hora da estação Luz e da Estação
Aeroporto e a tarifa é no valor de R$ 4,40.
Luz Aeroporto-Guarulhos Luz -> Guarulhos-Cecap -> Aeroporto-Guarulhos | |||||
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Todos dias, inclusive finais de semana e feriados | 5h | 6h | 7h | 8h | 9h | 10h | 11h | 12h | 13h | 14h | 15h | 16h | 17h | 18h | 19h | 20h | 21h | 22h | 23h | 0h | ||||
Aeroporto-Guarulhos -> Guarulhos-Cecap -> Brás -> Luz | |||||
Todos dias, inclusive finais de semana e feriados | 5h | 6h | 7h | 8h | 9h | 10h | 11h | 12h | 13h | 14h | 15h | 16h | 17h | 18h | 19h | 20h | 21h | 22h | 23h | 0h | ||||
Informações complementares estão disponíveis no site da CPTM