ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado nas linhas 11 e 12

Confira a programação e planeje a sua viagem


No feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, a CPTM realizará obras de modernização em algumas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Quarta-feira: das 4h à meia-noite, devido às obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Tatuapé, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Luz e Estudantes. 

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quarta-feira: das 4h até a meia-noite, serão realizados serviços de poda de árvore em toda a linha.  O intervalo médio entre os trens será de 18 minutos de Brás a Calmon Viana. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.  

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM

Defeito em escada rolante causa transtornos no Metrô



Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela ficou travada com grande fluxo de pessoas

Uma pane em escada rolante na estação Pinheiros da Linha 4-Amarela, causou atrasos no deslocamento das pessoas pelo local. Segundo relatos de usuários, os funcionários tentavam organizar o fluxo direcionando pelas escadas fixas, mas com a alta quantidade de pessoas no horário, ficou difícil de se locomover e como a foto mostra, o tempo para sair ou entrar na estação passando por este trecho ficou muito mais demorado.

Segundo a Via Quatro, concessionária que administra a operação da linha, às 8h06 uma escada rolante apresentou problemas e por medida de segurança a escada precisou ser interditada e passar por manutenção.

Perto das 9 horas da manhã, o reparo foi concluído e a circulação foi se normalizando dentro da estação. A operação de trens apesar do grande fluxo de pessoas, não sofreu alterações.

A Via Quatro por meio de nota comentou o ocorrido:

"A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, informa que uma escada rolante da Estação Pinheiros apresentou falha e foi interditada, das 8h06 às 8h50 desta terça-feira. Após inspeção da equipe de manutenção, o equipamento foi liberado como escada fixa para dar vazão ao fluxo de passageiros.

A ViaQuatro esclarece que a circulação de trens não foi afetada e que a Linha 4-Amarela opera normalmente."

Por Willian Moreira
Foto: Nanda Silva

28 de abril de 2019

Confusão na estação Sé na sexta deixou pelo menos três feridos



Uma segurança, um passageiro e um morador de rua seriam as vítimas. Metrô confirma apenas duas.

Na tarde da última sexta (26), uma confusão na estação Sé do Metrô deixou um pelo menos três pessoas feridas, segundo apuração do Diário da CPTM. As três vítimas seriam uma segurança da companhia que teria uma fratura na perna, um passageiro e um morador de rua, que segundo vídeo publicado no Facebook do advogado Alan Éder, o homem estava pedindo dinheiro e teria sido retirado da estação com truculência. O vídeo publicado por ele, mostra o senhor com um machucado no rosto e sangrando.

A agressão que teria motivado um grupo de pessoas que vivem no entorno da estação e estão em situação de vulnerabilidade, a iniciar o quebra quebra que deixou bilheterias, catracas e quase todos os terminais de recarga do bilhete único danificados.

O metrô na noite do mesmo dia, emitiu uma nota oficial sobre o caso, confira abaixo:

"Na tarde desta sexta-feira (26), na estação Sé, ocorreu um conflito entre um grupo de moradores de rua que consumiam drogas e agentes de segurança do Metrô. A situação só foi totalmente controlada com a chegada da PM. Um agente de segurança e um passageiro foram feridos durante o conflito e levados para hospitais da região. Houve dano ao patrimônio público, com a quebra de catracas e vidros das bilheterias. Um dos vândalos foi detido e está sendo encaminhado para a DELPOM (Delegacia de Polícia do Metropolitano), onde a ocorrência será registrada."

Na nota não consta o relatado pelo advogado no qual seria a origem da briga que ocorreu minutos depois como forma de retaliação, e também não foi divulgada fotos ou a identidade do detido pelos seguranças. A confusão só foi controlada após reforço do efetivo do Metrô e chegada da Polícia Militar.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

27 de abril de 2019

​Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

 Confira a programação e antecipe a sua viagem


  • Neste fim de semana, dias 27 e 28 de abril, a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz- Francisco Morato)

Domingo: das 7h às 18h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Perus e Caieiras. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Domingo: das 7h até meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Santo Amaro e Morumbi. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h às 19h, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida para a realização de obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea. Os passageiros que quiserem seguir viagem deverão utilizar a Linha 8-Diamante. Também serão realizadas obras entre as estações Socorro e Santo Amaro. Das 6h até meia-noite, os serviços de modernização se concentrarão entre as estações Grajaú e Jurubatuba. O intervalo médio dos trens será de:
Das 6h às 8h e das 19h à meia-noite: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Das 8h às 19h:  de 20 minutos de Grajaú a Presidente Altino

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 4h às 14h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente entre as estações Juventus-Mooca e Ipiranga. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido às obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases, o intervalo médio dos trens será de e 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h até a meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e entre Engenheiro Manoel Feio e Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

26 de abril de 2019

Tumulto na estação Sé deixa pelo menos uma pessoa ferida



Uma briga entre moradores de rua e seguranças da estação, deixou os usuários com medo

Por volta das 16h15  naestação Sé do Metrô, um grupo de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, entrou na estação com paus e pedras e começou a depredar a estação e ameaçar quem passava pelo local. Seguranças do Metrô na estação e de outras estações foram acionados para conter o tumulto o que acabou com pelo menos uma pessoa ferida. Corrimões, catracas e validadores de recarga foram os principais alvos do grupo.



Pessoas que estavam no local relataram os momentos de tensão:

"gente, acabei de passar pela estação Sé e esta acontecendo alguma coisa! Existiam gritos, uma correria que os próprios guardas e funcionários da estação estavam correndo! CUIDADO se vão passar por esta estação a coisa estava MUITO intensa!" comentou um usuário.

"Confusão na estação Sé. Usuários e guardas feridos. Gente pulando a catraca e depredando a estação." disse outro passageiro.

O Doario esteve no local e apurou com uma fonte, que uma segurança do Metrô ficou ferida com uma fratura de uma das pernas e foi prontamente socorrida ao hospital.

O Metrô por meio de nota breve no Twitter informou que a situação foi rapidamente controlada, mas não confirmou se houve feridos ou detidos, diferente da informação que recebemos.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

25 de abril de 2019

Metrô entrará em greve na próxima terça (30)



O sindicato da categoria em assembleia decidiu pela greve que começará a meia noite do dia 30, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata

O Sindicato dos Metroviários em assembleia realizada na noite desta quinta (25), por uma paralisação de 24 horas que será realizada na próxima terça-feira dia 30/4. A categoria alega a falta de acordo com o Metrô referente as propostas apresentadas pelo sindicato para atender as demandas de trabalho dos funcionários.

O sindicato reintera que a  empresa propôs apenas a reposição de inflação pelo índice IPC-Fipe nos salários e no Vale Alimentação e Refeição, mas sem um aumento real.

A paralisação afetará quatro das seis linhas do Metrô com a Linha 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata não operando no dia 30. A Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás operadas respectivamente pela Via Quatro e Via Mobilidade, não devem aderir a paralisação, operando normalmente.

No dia 29/4, o Sindicato realizará uma nova assembléia às 18h30, para definir a organização da greve. O Diário da CPTM estará acompanhando a assembleia e trará informações atualizadas.

Por Willian Moreira
Foto: Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Obras de modernização alteram operação na Linha 3-Vermelha no domingo

Neste domingo (28), o Metrô dará sequência às obras de modernização que vem realizando na Linha 3-Vermelha, no trecho entre as estações Corinthians/Itaquera e Patriarca. Em razão disso, as estações Artur Alvim e Corinthians/Itaquera (inclusive a área de transferência para a CPTM) ficarão fechadas durante todo o dia. A circulação dos trens nesse dia acontecerá entre as estações Palmeiras/Barra Funda e Patriarca.

O Metrô contará com ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) como apoio à operação entre as duas estações. Os coletivos circularão ininterruptamente, até o horário de encerramento da operação do Metrô, gratuitamente.

A recomendação do Metrô é que, no domingo, os passageiros utilizem a transferência gratuita para a Linha 11-Coral da CPTM na estação Tatuapé como alternativa em direção a Corinthians/Itaquera.

Para informar os usuários sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

Estação Luz recebe apresentação de hip-hop neste sábado (27)

Show do Grupo Hip Hop no Vagão celebra o Dia Internacional da Dança 

A estação Luz, da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, receberá no próximo sábado (27), o grupo de dança Hip Hop no Vagão para uma apresentação da modalidade breaking (estilo que une improvisação e competição) em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril. Além do show, o grupo promoverá aulas de coreografias, workshop sobre a cultura hip-hop e roda de conversa com os dançarinos. A programação terá início às 13h e se estende até as 17h.

O projeto, formado em 2018 por dez artistas praticantes do estilo de dança breaking, tem o objetivo de contribuir para a ocupação de espaços públicos promovendo o desenvolvimento das culturas periféricas com atividades artísticas. O conjunto, que reúne integrantes reconhecidos dentro e fora do país, já se apresentou na Câmara Municipal de São Paulo, em escolas públicas do município e em estações de metrô.

"Além de celebrar o Dia Internacional da Dança, o objetivo da ação, bem como das inúmeras iniciativas promovidas nas estações da Linha 4-Amarela, é divulgar a arte e a cultura em todas as suas formas de linguagem", diz Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaQuatro.


Serviço – projeto Hip Hop no Vagão

Estação Luz – 27 de abril

Das 13h às 14h30 - Recepção

Das 14h30 às 16h – Workshop e aula de breaking (introdução a cultura, a dança e seus fundamentos)

Das 16h às 17h - Apresentação do grupo Hip Hop no Vagão e roda de conversa

Falta de troco em bilheterias do Metrô baixa o valor da tarifa



Em várias estações a passagem está sendo cobrada no valor de 4 reais

A falta de troco, principalmente de moedas atinge todo o comércio e também afeta o Metrô. Desde a semana passada, várias estações estão cobrando valores abaixo dos R$ 4,30 atuais.

O Diário da CPTM circulou por algumas estações e verificou que nas estações São Joaquim, Luz e República, o valor cobrando é quatro reais. Na estação Tucuruvi da Linha 1-Azul o valor cobrando na segunda-feira era de R$ 4,25 para compra do bilhete.

Em contato com o Metrô o, a companhia informou que desde o começo do ano vem solicitando ao Banco Central o aumento da cota de distribuição de moedas e que realizada campanhas solicitando aos usuários que utilizem moedas na compra de passagens. Por outro lado o Metrô o reforça que garantir o direito de viagem é uma das premissas da companhia e que por isto faz o arredondamento para baixo do valor da tarifa, afim de não causar maiores transtornos ao passageiro.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

24 de abril de 2019

Segurança do Metrô fica ferida após agressão



A equipe realizava uma abordagem a um suspeito de assédio quando ele deu socos na agente

Uma segurança do Metrô ficou ferida após uma abordagem a um suspeito na estação São Joaquim da Linha 1-Azul, na noite desta última terça (23). Segundo publicação em rede social, algumas mulheres solicitaram a ajuda dos agentes de segurança identificando um homem que estaria praticando assédio dentro de um trem. No momento da abordagem o suspeito deu socos na agente quebrando seu óculos e cortando seu rosto abaixo do olho esquerdo. Diante da situação o agora agressor foi algemado para ser conduzido a delegacia, quando um grupo de passageiros que não sabia o ocorrido, tentou soltar o agressor detido e novamente a equipe dos seguranças se tornou alvo de tentativa de agressões.

Na sequência outros agentes do Metrô chegaram a estação e assim o homem foi levado para a DELPOM (Delegacia de Polícia do Metropolitano) para que fosse elaborado um boletim de ocorrência. As vítimas também foram a delegacia representar contra o suspeito.

O Diário da CPTM procurou o Metrô para maiores informações e saber sobre o estado de saúde da funcionária, entretanto até o fechamento desta matéria, o Metrô não retornou nossos contatos.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução Redes Sociais

23 de abril de 2019

Vidro de trem do metrô é quebrado por drone



O aparelho estava voando perto da via e teria atingido uma das janelas trem, causando uma trinca.

Um drone atingiu um trem da Linha 1-Azul no final da manhã desta terça (23), causando danos em uma das janelas do trem (foto da matéria), e por sorte ninguém ficou ferido.



O drone estaria sobrevoando as proximidades da estação Armênia, quando ainda sem saber o motivo, entrou na via, se chocando com o trem.

Um passageiro comentou no Twitter:

"Agora pouco caiu um drone na linha do metro e assustou todo mundo!"
Disse um passageiro

Apesar do forte impacto, ninguém ficou ferido e a circulação não foi afetada. Até o momento o Metrô não se manifestou sobre o ocorrido, e ninguém se identificou como proprietário do drone.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução Redes Sociais

Dia Mundial do Livro: Metrô lança estante de livros gratuitos



Os livros ficam em duas estantes e qualquer passageiro pode não só pegar um livro, mas também deixar para que outros possam ler

Nesta terça (23) é comemorado o Dia Mundial do Livro e por este motivo, o Metrô lança o projeto #achadosnaleitura que é composto por estantes itinerantes que nos primeiros 60 dias, permanecem na estação Brigadeiro da Linha 2-Verde. As estantes são alimentadas com livros do Achados e Perdidos do Metrô, que conta com centenas de livros esquecidos nos trens e estações, que seus donos não foram buscar.

A ação não só incentiva a cultura, mas também coloca livros novamente em circulação que estavam parados, possibilitando que a leitura alcance mais pessoas. Todos os passageiros também podem participar indo até a estação e deixando um livro que já tenha lido ou deseje passar para frente, trocando por outro, ou apenas repondo as prateleiras que a cada semana recebem novos livros.

Se você pegou um livro do projeto e também deixou, use a #achadosnaleitura e ajude a espalhar a cultura e incentivar o hábito da leitura para mais pessoas.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

17 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste feriado de Páscoa

 Confira a programação e planeje sua viagem

Neste feriado de Páscoa, de 19 a 21 de abril, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato – Jundiaí)

De sexta a domingo: os trens circularão até a Estação Brás devido às obras na Linha 11-Coral.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sexta: das 4h até meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Jandira e Itapevi. Das 8h às 17h, também haverá serviços de telecomunicações entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. O intervalo médio entre os trens será:
- Das 8h às 17h: de 25 minutos em toda a linha
- Nos demais horários: de 20 minutos entre Barueri e Itapevi

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados no sistema de sinalização entre as estações Barueri e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea entre as estações Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sexta: das 8h às 17h, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida devido a serviços de telecomunicações. Os passageiros que quiserem seguir viagem deverão utilizar a Linha 8-Diamante.

Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação entre Presidente Altino e Osasco ficará interrompida para a continuidade dos serviços de telecomunicações. Os passageiros que quiserem seguir viagem deverão utilizar a Linha 8-Diamante. Das 6h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização do sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente ocorrerão entre as estações Autódromo e Grajaú. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Sexta, Sábado e Domingo: das 4h de sexta até meia-noite de domingo, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Tatuapé devido à realização de obras de modernização nos equipamentos de via permanente, no sistema de rede aérea e de sinalização. Para utilizar o trecho entre Brás e Luz, o passageiro deve utilizar a Linha 7-Rubi. Já quem precisa embarcar ou desembarcar entre Brás e Tatuapé deve utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à dispos

Roubos em ônibus de São Paulo aumentaram em 2018



Relatório da SPTrans mostra que no ano de 2018 foram 318 roubos, 27 casos a mais em comparação ao ano anterior.

A SPTrans divulgou um relatório resultado de registro de roubos dentro de ônibus coletivo que circulam na cidade de São Paulo. Neste documento, o número de casos aumentou em comparação com 2017. Ano passo foram registrados 318 casos e a Zona Sul lidera o índice com 88 assaltos.

Somente nos três primeiros meses deste ano, 45 assaltos foram registrados e a Zona Sul continua na liderança desta marca negativa. A região de Santo Amaro e linhas que passam pela Marginal Pinheiros são os maiores alvos. Nesta semana a Polícia Civil prendeu alguns assaltantes em uma operação e recuperou mais de 500 aparelhos de telefone.

A SPTrans ainda esclarece que mantém contato constante com a Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana para que possam atuar de maneira conjunta e não só informar os roubos, mas em parceria para diminuir estas ocorrências.

Por Willian Moreira
Foto: Diário do Transporte

16 de abril de 2019

Expresso Turístico Jundiaí da CPTM completa 10 anos de operação



Neste período, o serviço transportou 66 mil turistas em mais de 450 viagens. Para quem quiser aproveitar o feriado para fazer o passeio, ainda, há vagas para este sábado (20/4)

O Expresso Turístico Jundiaí completa dez anos de operação nesta quinta-feira (18/4). Criado em 2009, o serviço já transportou 66 mil turistas em 452 viagens com destino ao município, atendido pela Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).  O passeio é uma ótima oportunidade para entender mais sobre a ferrovia e conhecer um pouco da cidade popularmente conhecida como a terra da uva. Para quem quiser aproveitar o feriado e fazer o passeio, ainda, há vagas para este sábado (20). A outra opção é realizar a viagem no dia 27.

O trem percorre um trajeto de 60 quilômetros entre a capital e Jundiaí. O charmoso passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva, da CPTM, e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram restaurados pela CPTM sem perder o estilo. Esse trem, originalmente, pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara que foi construída e aberta em 1898.

Jundiaí conta com diversas atrações turísticas, como, por exemplo, o Museu da Companhia Paulista, que apresenta a história das ferrovias da região de Jundiaí. Lá também é possível fazer trilhas e caminhadas na Serra do Japi, que tem 354 km² de área e é uma das poucas regiões remanescentes da Mata Atlântica. Há também o chamado “circuito das frutas”, roteiro que proporciona uma imersão pelas fazendas da região produtoras de uva, caqui e morango entre outras frutas.

Atualmente a CPTM oferece três roteiros no serviço Expresso Turístico: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. A tarifa unitária é de R$ 50,00, exceto para os embarques na Estação Santo André, com destino a Paranapiacaba, que saem por R$ 44,00. No entanto, os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Santo André. Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos destinos escolhidos. Roteiros complementares, podem ser consultados nos sites dos municípios visitados.

O embarque para qualquer um dos três roteiros ocorre às 8h30 da plataforma 4 da Estação da Luz e o retorno das cidades visitadas, às 16h30. No caso de Paranapiacaba, o trem faz uma pausa para embarque na Estação Santo André. Os percursos têm duração de aproximadamente 1h30.

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Os interessados podem obter mais informações e conferir as datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx

Com informações da CPTM
Foto: Rodrigo Lopes

15 de abril de 2019

Estações da Linha 7-Rubi recebem campanha contra febre amarela



Confira a programação e vacina-se gratuitamente

Quem passar por algumas estações da Linha 7-Rubi da CPTM, terá a oportunidade de se vacinar gratuitamente contra a febre amarela, nesta terça-feira (16). Desde o fim do ano, a campanha vem somando resultados positivos por cada estação que passa.

Em Pirituba e Vila Aurora, a ação será das 9h às 16h. Já na Estação Piqueri, as doses serão ministradas as 10h às 15h30. É necessário apresentar documento de identificação e, se houver, caderneta de vacinação atualizada.

A febre amarela é uma doença infecciosa e a transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti. Dentre os sintomas estão o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza. Nos casos mais graves, a pessoa pode desenvolver hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.

Campanha de vacinação gratuita contra a Febre Amarela

Linha 7-Rubi
Data: terça-feira (16)

Estações Pirituba e Vila Aurora
Horário: das 9h às 16h

Estação Piqueri
Horário: 10h às 15h30

Com informações da CPTM
Foto: Diário da CPTM

12 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens da CPTM neste fim de semana

Neste fim de semana, dias 13 e 14 abril, a CPTM realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato – Jundiaí)

Domingo: das 4h às 22h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado:  das 21h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Carapicuíba e Antonio João. O intervalo médio entre os trens será de 26 minutos em toda a linha.

Domingo: das 8h30 às 19h30, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingo de Moraes. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, entre as estações Socorro e Autódromo. Também haverá intervenções nos equipamentos de via permanente, entre Berrini e Morumbi. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização do sistema de rede aérea ocorrerão nas proximidades da Estação Villa Lobos-Jaguaré. O intervalo médio dos trens será de 22 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 18h, os serviços serão executados nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 10 minutos de Brás a Mauá e de 20 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Domingo: das 4h à meia-noite, devido as obras de modernização nos equipamentos de via permanente e no sistema de rede aérea, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, neste trecho.

Até às 9h, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre as estações Luz e Tatuapé e de 30 minutos de Corinthians-Itaquera a Estudantes. A partir das 9h, o intervalo será de 15 minutos de Luz a Tatuapé e de 15 minutos de Corinthians-Itaquera a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado e domingo: das 20h de sábado até a meia-noite de domingo, em razão das obras de modernização do sistema de rede aérea, entre as estações Engenheiro Goulart e USP-Leste, o intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.


CPTM

Metroviários entram em estado de greve



Em assembleia realizada no último dia 11, a categoria optou pelo protesto, após negociação sem avanço com o Metrô

O Sindicato dos Metroviários publicou ontem a noite, um comunicado que informa o começo do estado greve, quando os funcionários colocam adesivos em forma de protesto e usam coletes com frases sobre suas reinvidicações.

O motivo de descontentamento da categoria se deve a duas reuniões com o Metrô, no qual não houve avanços nas negociações de reajuste salarial e o fim do plano de Saúde do Metrus.

No próximo dia 17 de Abril, quarta-feira que vem, os sindicalistas se reúnem para uma nova rodada de negociação com o Metrô que dependendo do que for decidido, resultar em um paralisação.

O Diário da CPTM vai acompanhar a mobilização da categoria e trazer as informações atualizadas do movimento.

Confira abaixo, parte do comunicado do Sindicato, disponibilizado em sua página no Facebook.

"Após duas reuniões de negociação, o Metrô insiste em reajuste zero, retirada de vários direitos do Acordo Coletivo e fim do Plano de Saúde do Metrus. Em assembleia realizada na noite de 11/4, os metroviários decretaram Estado de Greve a partir de 12/4 e as seguintes deliberações:

– 15/4: Uso do colete (Estação e Tráfego) e adesivo (Segurança, Administração e Manutenção).

– 15/4: Café com usuário na estação Tatuapé, às 17h e campanha com abaixo-assinado contra a reforma da Previdência

– 16/4: Café com usuário na estação Jabaquara, às 17h e campanha com abaixo-assinado contra a reforma da Previdência

– 17/4: Reunião de negociação com a empresa e assembleia na sede do Sindicato na noite do mesmo dia."

Por Willian Moreira
Foto: Paulo Iannone/Sindicato dos Metroviários

Metrô assina contratos para retomar obras e ampliar a Linha 15-Prata



O Metrô deu dois importantes passos para a ampliação da Linha 15-Prata até o extremo leste de São Paulo. No último dia 2/4, foram assinados os contratos para a retomada das obras de acabamento das quatro estações do trecho até São Mateus e outro para o início da construção da estação Jardim Colonial.

Para a continuidade das obras das estações, a empresa STER Engenharia foi selecionada por meio de licitação e recebeu do Metrô no último dia 4/4 a Ordem de Serviço, podendo assim iniciar os preparativos nos canteiros para começar os trabalhos em breve. A empresa ficou responsável pelo serviço de acabamento das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, além da continuação da implantação da ciclovia e paisagismo sob o traçado do monotrilho.

A meta é até o final do ano concluir essas obras que já estão com 90% dos serviços executados, possibilitando o funcionamento da Linha 15-Prata de Vila Prudente a São Mateus, em 13 km de extensão com 10 estações.

A contratação da nova empresa que vai concluir as obras foi necessária, em função do abandono dos trabalhos pela construtora Azevedo & Travassos em setembro de 2018. O Metrô precisou rescindir o contrato e aplicar multas que chegam a mais de R$ 7 milhões.

Outro importante avanço foi a assinatura do contrato com a empresa Somague Engenharia, que venceu a concorrência para a construção da estação Jardim Colonial. A Ordem de Serviço foi emitida pelo Metrô no dia 8/4 e agora a construtora começa a mobilização para montagem do canteiro e início da obra.

A conclusão está prevista para 2021.
A abertura da Jardim Colonial vai permitir a ampliação da Linha 15 em mais 2 km, concluindo a segunda etapa do monotrilho que passará a funcionar em 15,3 km com 11 estações, conectando a região leste e sudeste à malha metroferroviária de São Paulo.

Com informações do Metrô de São Paulo
Foto: Diário da CPTM

11 de abril de 2019

Placa de sinalização no metrô causa polêmica



Divulgada em redes sociais a placa informa manutenção de piso tátil que é utilizado por deficientes visuais como guia de caminho seguro para se deslocar

Uma placa informando a manutenção de um piso tátil na estação Paraíso da Linha 1-Azul do Metrô, gerou comentários diversos uma publicação realizada no Instagram do perfil São Paulo da Depressão, na tarde desta quinta (11). Comentários como: "trágico" e "que absurdo ! Quanta falta de lógica..." eram encontrados na publicação.

O Diário da CPTM também recebeu a informação de um seguidor e foi ao local verificar. A placa esta no acesso da estação na Rua Eduardo Amaro e algumas pessoas que passavam, olhavam sem entender o porquê do aviso. Nossa equipe entrou em contato com o Metrô para saber sobre o procedimento e o porquê do aviso, que claramente é direcionado a pessoas que tem a visão e podem ler o comunicado, como acompanhantes de um deficiente visual.

As 19h quando nossa equipe foi ao local, o totem/placa ainda estava no local, porém em nota enviada as 20h, o Metrô informou que o "pirulito" que sinalizava a manutenção feita no local, foi removido por representar risco para algumas pessoas.

Confira a nota do Metrô sobre:

"Trata-se de manutenção no piso tátil com substituição de algumas lajotas que se encontravam danificadas. O serviço foi realizado pela equipe de zeladoria da manutenção do Metrô. O recado foi para as pessoas videntes entenderem a intervenção. A colocação dos suportes - carinhosamente chamados de pirulitos - também auxiliou a proteger o serviço em um primeiro momento. O obstáculo já foi removido."

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

9 de abril de 2019

João Dória anuncia estudos para ampliar Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela



Durante a entrega da estação Campo Belo na manhã de ontem (08), o Governador reforçou uma de suas promessas de campanha.

A estação Campo Belo entregue ontem pelo Governo do Estado, completou a expansão da Linha 5-Lilás do Largo Treze até a Chácara Klabin, deixando a linha operada pela Via Mobilidade com 17 estações.

Em seu discurso no ato, João Dória afirmou que os estudos de uma nova expansão da linha foi iniciado e desta forma, a região do Jardim Ângela seria a beneficiada. O trecho em estudo tem quase 4 quilômetros e ganhará três novas estações. O Metrô ao Jardim Ângela é um pedido antigo da população do bairro, desde quando a Linha 5 foi inaugurada e segundo o governador, será atendida essa demanda.

"Hoje anunciamos formalmente o início dos estudos para ampliação da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela. Essa é uma demanda antiga dos moradores da região e vamos tirar esse projeto do papel." disse o Governador em sua conta oficial no Twitter.

Por Willian Moreira
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

7 de abril de 2019

Estação Campo Belo será inaugurada nesta segunda



A última estação da Linha 5-Lilás que ainda não havia sido entregue, será aberta ao público às 11h

Amanhã dia 8, a Linha 5-Lilás operada pela concessionária Via Mobilidade ganhará mais uma estação. A estação Campo Belo fica localizada no cruzamento das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Santo Amaro na zona sul será aberta as 11h em cerimônia oficial. É a última parada que faltava ser entregue no plano de expansão da linha que iniciou suas obras em 2009.

Com Campo Belo, a Linha 5 passa a ter o total de 17 estações conectando o bairro do Capão Redondo até a região de Chácara Klabin, com integrações as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, além da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A operação da estação Campo Belo será inicialmente das 10h às 15h com cobrança de tarifa.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

6 de abril de 2019

Expresso Leste inicia terça, viagens diretas entre Luz e Mogi



A operação será durante todo o dia e no horário de pico com um trem para Guaianases e outro para Estudantes.

A CPTM finalizou os testes e estudos para ampliar o serviço de trens diretos no Expresso Leste da Linha 11-Coral a partir da próxima terça-feira (09). A mudança atende o pedido das prefeituras e população de Suzano e Mogi das Cruzes.

O serviço funcionará durante todo o dia, tanto nos horários de pico da manhã e tarde, como no horário de vale, onde a demanda é menor. Para a operação em horário de pico não prejudicar quem mora em Guaianases, os trens vão operar de forma alternada. Um trem vai ser direto de Luz a Estudantes e vice versa e outro até Guaianases somente, para não impactar na falta de oferta de lugares.

A Linha 11 tem uma frota de trens mais atualizada com modelos da Série 8500 e 9000 em operação neste trecho.

Por Willian Moreira
Foto: Diário da CPTM

5 de abril de 2019

Obras alteram circulação dos trens em três linhas da CPTM neste fim de semana

 Confira a programação e antecipe a sua viagem


Neste fim de semana, 6 e 7 abril, a CPTM realizará obras de modernização em três linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:


Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato-Jundiaí)

Domingo: das 4h às 14h, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente entre as estações Água Branca e Lapa. Das 6h às 19h, também haverá intervenções de via permanente nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os serviços serão realizados nos equipamentos de via permanente entre as estações Lapa e Domingos de Moraes. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos ocorrerão no sistema de rede aérea entre as estações Lapa e Imperatriz Leopoldina. Das 8h às 19h, também serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e no sistema de rede aérea entre as estações Aracaré e Itaquaquecetuba. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos em toda a linha.

CPTM 

Linha 4-Amarela opera em horário normal durante o Lollapalooza

Passageiros devem ter atenção ao horário para realizar transferências

A ViaQuatro informa que a Linha 4-Amarela terá horário normal de funcionamento neste fim de semana (5 a 7 de abril), quando ocorre o Festival Lollapalooza. A linha funciona de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 à 1h.

O usuário que for utilizar a Linha 4-Amarela no retorno do festival deverá se programar para chegar com meia hora de antecedência às estações de transferência.

A Linha 4-Amarela faz integração com seis linhas metroferroviárias. A estação Paulista permite a integração com a Linha 2-Verde do Metrô; a estação Pinheiros integra com a Linha 9-Esmeralda da CPTM; a Estação República, com a Linha 3-Vermelha do Metrô; e a Estação Luz, com as Linhas 1-Azul do Metrô, 7-Rubi e 11-Coral da CPTM.

Para evitar filas nas bilheterias das estações, a concessionária orienta comprar antecipadamente os bilhetes de metrô. Outra dica é proteger os bilhetes de papel para não danificar ou molhar, pois isso impede a leitura nos bloqueios. É importante lembrar que é proibido consumir bebida alcóolica nos trens e estações.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h ou pelo Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/ fale-conosco.

ViaQuatro 

Linha 5-Lilás tem operação em horário normal durante o Lollapalooza

Passageiros deverão ter atenção para as transferências durante o período

 A ViaMobilidade informa que a Linha 5-Lilás opera em horário normal durante este fim de semana (5 a 7 de abril), quando ocorre o Festival Lollapalooza. A linha funciona de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 à 1h.

O usuário que for utilizar a Linha 5-Lilás no retorno do festival deverá se programar para chegar a tempo à estação de transferência desejada. Na sexta-feira e no domingo, por exemplo, as estações de metrô e da CPTM funcionarão até meia-noite. Dessa forma, a concessionária recomenda acessar as transferências entre as linhas até 23h30. No sábado, quando a operação do sistema metroferroviário é até a 1h, a orientação é utilizar as transferências entre as linhas até 0h30.

A Linha 5-Lilás faz integração com três linhas metroferroviárias. A estação Chácara Klabin permite a transferência para a Linha 2-Verde do Metrô; a estação Santa Cruz integra com a Linha 1-Azul do Metrô; e a estação Santo Amaro, com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Para evitar filas nas bilheterias das estações, a concessionária orienta as pessoas a comprarem antecipadamente os bilhetes de metrô. Outra dica é proteger os bilhetes de papel para não danificar ou molhar, pois isso impede a leitura nos bloqueios. É importante lembrar que é proibido consumir bebida alcóolica nos trens e estações.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7106), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h ou com o Fale Conosco http://www.viamobilidade.com.br/fale-conosco.

ViaMobilidade

4 de abril de 2019

Obras de modernização alteram operação na Linha 3-Vermelha no domingo

Trem da Linha 3-Vermelha
Neste domingo (7), obras de modernização alteram a circulação dos trens na Linha 3-Vermelha entre as estações Corinthians/Itaquera e Patriarca. Neste trecho, os trens circularão por uma única via (via singela) e maior intervalo. Já entre as estações Patriarca e Palmeiras/Barra Funda, a circulação dos trens acontecerá normalmente, por ambas as vias.

 A recomendação do Metrô é que os passageiros utilizem a Linha 11-Coral da CPTM como alternativa em direção a Corinthians/Itaquera.

Para informar os usuários sobre as mudanças programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.


Metrô / Diário da CPTM

CPTM lança trem expresso aos sábados entre Santo André e Luz, na Linha 10-Turquesa



Novo serviço Expresso Linha 10+ começa no dia 6/04 em homenagem ao aniversário da cidade de Santo André; confira os horários

A partir deste sábado (6/04), os moradores da região do ABC serão beneficiados com novo serviço de trem expresso que funcionará aos sábados, no trajeto entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Luz. O expresso terá paradas nas estações intermediárias: São Caetano, Tamanduateí e Brás. 

O novo serviço, chamado Expresso Linha 10+, partirá da Estação Santo André às 7h, 8h e 9h. Já as partidas da Estação da Luz, com destino a Santo André, ocorrerão às 12h, 13h e 14h.  Sempre aos sábados.

O lançamento do trem expresso se dá neste mês em homenagem ao aniversário da cidade de Santo André, comemorado no dia 8/04. O serviço atenderá os passageiros que trabalham ou realizam atividades de compras e lazer no centro de São Paulo aos sábados. O percurso será feito por um trem de oito carros, com capacidade para até duas mil pessoas.

Expresso Linha 10: de segunda a sexta-feira

Durante a semana, o Expresso Linha 10 continuará com as viagens diretas, nos horários de pico, no trecho entre as estações Santo André, São Caetano e Tamanduateí. As viagens ocorrem em vias exclusivas, sem interferir no tráfego da Linha 10-Turquesa, que opera com intervalo regular entre Brás e Rio Grande da Serra.

Ao todo, são realizadas 16 viagens por dia, que duram cerca de oito minutos, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. Nas viagens da manhã, no horário de pico das 6h às 9h30, a média de passageiros por trem é de 1.568, enquanto no horário de pico à tarde, das 16h às 19h30, a média é de 1.475 usuários.

No período da manhã, o serviço parte da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, parando na Estação São Caetano e encerra a viagem na Estação Tamanduateí, onde a integração com a Linha 2-Verde do Metrô pode ser feita de forma gratuita.

Já durante a tarde, o funcionamento é das 16h às 19h30. Os trens partem de Tamanduateí, finalizando o trajeto na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Com informações da CPTM
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Estação Capão Redondo recebe testagem de HIV nesta quinta-feira das 11h às 16h


A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo, oferece aos passageiros da linha testagem rápida para HIV, realizada pela saliva. A ação, uma parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde, acontece nesta quinta-feira, 4, das 11h às 16h, na Estação Capão Redondo. 

Um trailer será instalado na entrada da estação e o acesso ao local deve ser feito pela Av. Carlos Caldeira Filho, 4261. Além de ofertar a testagem, a iniciativa também contará com a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Serviço:
Campanha Testagem de HIV 
4/4 - Das 11h às 16h – entrada da estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás - Av. Carlos Caldeira Filho, 4261

Diário da CPTM

CPTM faz operação especial para atender público do Festival Lollapalooza



Trens da Linha 9-Esmeralda vão operar com intervalos menores entre as estações Pinheiros e Grajaú

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá operação especial de sexta (5) até domingo (7) para levar o público com mais comodidade e segurança ao Festival Lollapalooza. A estação mais próxima do evento é Autódromo, na Linha 9-Esmeralda (Osasco–Grajaú), que fica a cerca de 800 metros (15 minutos) do portão K9.

Nesta sexta, entre 15h e meia-noite, a circulação de trens será realizada com intervalos de 5 minutos, entre as estações Pinheiros e Grajaú. No sábado, este intervalo será adotado das 21h30 à 1h, e no domingo, das 20h30 até meia-noite. Trens extras também estarão posicionados em locais estratégicos para serem utilizados em caso de aumento da demanda.

Além disso, as estações de maior movimento terão empregados bilíngues, avisos sonoros, cartazes e banners em português e inglês. Para agilizar o embarque na volta, a recomendação é para que usuários comprem antecipadamente os bilhetes de viagem da CPTM, preferencialmente, levando o dinheiro trocado.

Ao sair do festival, o público deve estar atento aos horários de funcionamento dos trens, para realizar as transferências em tempo hábil. Para quem for utilizar outras linhas da CPTM ou do Metrô, é preciso se programar para chegar em tempo à estação de transferência desejada. Sexta e domingo, por exemplo, os usuários que desejarem fazer a transferência entre as linhas devem embarcar na estação Autódromo até 23h20. No sábado, quando a operação é estendida até a 1 da manhã, o embarque em Autódromo deverá ocorrer até 0h20.

Com informações da CPTM
Foto: Gustavo Bonfate

3 de abril de 2019

Obras da Linha 15-Prata são retomadas e estações devem ser entregues ainda em 2019



Nesta terça (02) o Metrô e Governo do Estado assinaram os novos contratos com duas empresas para conclusão de obras das estações da Linha 15-Prata na Zona Leste. Quatro estacoes devem ser entregues ainda este ano.

As estações Jardim Planalto, Fazenda da Juta, São Mateus e Sapopemba. Jardim Planalto que está com obras mais adiantadas, tem prazo estimado para entrega em Outubro. Já as outras 3 estações no final do ano em Dezembro. Com isto o monotrilho chegará em São Mateus, possibilitando nova alternativa de percurso a população da região e desafogando um pouco as linhas de ônibus do entorno e ao longo da Av Anhaia Mello até a Vila Prudente. Cerca de 300 mil pessoas vão ser beneficiadas com a expansão da linha.

A estação Jardim Colonial que será a seguinte após São Mateus, também teve contrato assinado, mas esta com entrega para 2021.

Por Willian Moreira
Foto: Divulgação Metrô de São Paulo

2 de abril de 2019

Estação da Luz recebe teste grátis de HIV e Sífilis



A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde, oferecerá aos passageiros nesta quarta-feira, dia 3,  testagem rápida para HIV e Sifilis, realizada pela punção digital, o procedimento consiste em uma simples picada no dedo.

A ação estará instalada em um trailer na praça ao lado da estação e além de ofertar aos usuários a testagem, também terá a distribuição de preservativos masculinos e femininos, com gel lubrificante.
Serviço:

Campanha Testagem de HIV e Sifilis

3/4 - Das 11h às 16h – entrada da estação Luz da Linha 4-Amarela

Com informações da Via Quatro
Foto: Via Quatro (imagem meramente ilustrativa)

Bicicletários da Linha 5-Lilás entram em funcionamento a partir de 2 de abril



A partir de 2 de abril, os passageiros da Linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária Via Mobilidade, podem utilizar os serviços de bicicletários nas estações Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos, Moema, Hospital São Paulo e Santa Cruz.

No total, os sete bicicletários das estações oferecem 484 vagas e o horário de funcionamento é das 6h às 22h, diariamente.

Para utilizar o local, os passageiros devem fazer um cadastro com apresentação de um documento com foto e assinar um termo aceitando as condições de uso do espaço. A guarda da bicicleta deve ser feita com correntes e cadeados, sob responsabilidade do proprietário. As bikes poderão ficar estacionadas no espaço por até quatro dias, no máximo. Após esse período, elas serão retiradas do bicicletário e ficarão guardadas por 60 dias em local estabelecido pela Via Mobilidade.

Confira número de vagas em cada estação:

* Alto da Boa Vista: 100
* Borga Gato: 84
* Brooklin: 30
* Eucaliptos: 92
* Moema: 68
* Hospital São Paulo: 30
* Santa Cruz: 80

Vale lembrar que também é possível o embarque de bicicletas nos trens, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Aos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro. Para garantir uma viagem segura, os ciclistas devem se atentar a algumas orientações de segurança dentro das estações e dos trens. O regulamento completo está disponível no site www.viamobilidade.com.br.

Com informações da Via Mobilidade

  • Foto: Bicicletário da estação Santa Cruz/Diário da CPTM

1 de abril de 2019

Governo Estadual planeja investir mais de 40 bilhões no transporte público



Relatório de planejamento obtido pelo Diário da CPTM, mostra um plano de melhorias em vários setores do transporte

O Governo do Estado buscará investir pouco mais de 43 bilhões de reais até 2022. A informação vem de um relatório do governo ao qual o Diário da CPTM teve acesso.

No relatório, investimentos em sistemas de sinalização e energia, acessibilidade nas estações, melhoria nos corredores de ônibus intermunicipais e ampliações de linhas de metrô e trem, além de privatizações, estão no planejamento.

No caso da CPTM a intenção é transformar a CPTM com padrão de metrô, reduzindo em horários de pico, o intervalo para em média 3 minutos e com isto, aumentar a oferta de lugares nas viagens. Também há a intenção de privatizar a Linha 8 e 9 ainda este ano, além de construir e colocar em operação o TIC (Trem Intercidades) saindo da estação Palmeiras-Barra Funda e chegando em Campinas. Também é prevista a aquisição de novos trens para substituir os trens mais antigos o que certamente contempla a Linha 10-Turquesa.

No Metrô, a gestão de João Dória, planeja concluir as obras já em andamento das linhas 4, 5, 15 e 17 e posteriormente expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos na região da Dutra.

Na EMTU é preparado um sistema de concessão para modernizar a frota de ônibus e melhorar os corredores, além de concluir as obras do corredor intermunicipal entre Itapevi e Osasco. No litoral já está em fase de início de obras, uma parte da expansão do VLT na região de Santos no entorno da Conselheiro Nébias até Vialongo, além de até 2023 levar o VLT a cidade de Praia Grande, no bairro Rio Branco.

Em nota a Secretaria de Transportes Metropolitanos diz desconhecer tal relatório. Confira a nota abaixo:

"A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades."

O Diário da CPTM vai ao longo da semana, realizar matérias mais detalhada sobre cada tema, para melhor compreensão e mostrar as novidades que devem chegar nos próximos anos.

Por Willian Moreira
Foto: Reprodução

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm