Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
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Turquesa
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Vermelha
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Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
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Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
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15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
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Horário: Em Construção
Laranja
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Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
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Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
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Expresso Aeroporto
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Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Após 10 anos, trecho Norte do Rodoanel Mário Covas será inaugurado em 22 de dezembro de 2025

Após mais de uma década de atrasos, paralisações e revisões, o Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) está prestes a ganhar sua primeira etapa operacional. O governo de São Paulo confirmou que a inauguração oficial ocorrerá no dia 22 de dezembro de 2025, com presença do governador Tarcísio de Freitas. A liberação para o tráfego de veículos deve acontecer na manhã do dia seguinte, 23 de dezembro.

Essa primeira etapa, com aproximadamente 24 a 26 km de extensão, conecta a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) à Rodovia Fernão Dias (BR-381), passando pelos municípios de Arujá e Guarulhos. O trecho inclui túneis duplos, viadutos, acessos e sistema de pedágio eletrônico (free flow), sem cabines de parada.

A obra, iniciada em 2013 e originalmente prevista para 2016, enfrentou interrupções graves — incluindo desabamentos em túneis e disputas contratuais —, ficando totalmente paralisada entre 2018 e 2024. Retomada pela concessionária Via Appia (Grupo Via SP Serra) em parceria público-privada, o investimento total no Trecho Norte supera R$ 3,4 bilhões.

Com essa entrega parcial, espera-se uma redução inicial no tráfego pesado na Região Metropolitana, desviando parte dos caminhões que hoje passam pelas Marginais Tietê e Pinheiros ou pela Via Dutra. A previsão é retirar até 18 mil caminhões por dia da capital apenas com essa etapa, com fluxo estimado de 65 mil veículos diários no novo trecho.

A segunda etapa, que ligará a Fernão Dias à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (conexão com o Trecho Oeste), tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. Somente então o Rodoanel formará o anel viário completo de cerca de 177 km, interligando as dez principais rodovias de acesso a São Paulo.

Essa inauguração marca um avanço significativo para a logística do estado, reduzindo congestionamentos, tempo de viagem e emissões de poluentes na Grande São Paulo. Após anos de espera, o Rodoanel Mário Covas caminha para sua conclusão total, beneficiando motoristas, transportadoras e a população da região metropolitana.