CPTM realiza obras na Estação Luz e altera o trajeto da Linha 10-Turquesa

CPTM realiza obras na Estação Luz e altera o trajeto da Linha 10-Turquesa
A partir deste sábado [06/08], a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] iniciará a segunda etapa das obras de modernização da via férrea, na estação da Luz, que possibilitarão diminuir o intervalo médio entre os trens na Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra]. As intervenções serão realizadas no lado sul da estação, em direção ao Brás, interditando duas das quatro vias existentes entre as duas estações por um período de 60 dias.

Nesse período, a rotina de embarque e desembarque dos usuários da Linha 10-Turquesa será alterada, uma vez que os trens que servem a linha terão como ponto de partida e chegada a estação Brás. Dessa forma, para chegarem à estação da Luz, os usuários procedentes da região do ABC terão de fazer a transferência para os trens do Expresso Leste na Linha 11-Coral [Luz- Estudantes]. 

As obras compreendem a substituição dos aparelhos de mudança de via, conhecidos como AMV, de trilhos, dormentes e britas, além de serviço de terraplenagem, necessárias para a redução dos intervalos entre os trens, dando agilidade ao sistema. 

Executar obras sem deixar de atender aos usuários constitui um grande desafio para a CPTM e exige uma série de medidas como, promover intervenções nos horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e de madrugada. No caso da Luz, diante da complexidade das intervenções exigidas, será necessária atuação continua.

Esquema Operacional

A partir do dia 6, os trens da Linha 10-Turquesa [Luz- Rio Grande da Serra] terão as chegadas à plataforma 1 e as partidas à plataforma 2 da estação Brás. Para seguir viagem rumo à estação da Luz, os usuários terão de fazer transferência para os trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], utilizando a plataforma 3.

Para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM fará campanha informativa com panfletos, cartazes, painéis e totens nas estações das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral. Também serão emitidos avisos sonoros nos trens e estações, e empregados serão posicionados para auxiliarem o público.

Benefícios

As obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas seis linhas da CPTM permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho, resultando na redução do intervalo e no aumento da oferta de lugares. 

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h. Aos sábados, das 6 às 18h.  CPTM 

3 comentários:

Anônimo disse...

Todos os dias vejo gente praticamente se pisoteando na plataforma 4 da estação Luz que é justamente a linha Coral.

Sou usuario da linha Turquesa e ja peguei alagamentos e tumultos enormes, mas essa é a primeira vez que estou preocupado com minha integridade fisica na CPTM.

Questionei a CPTM essa semana passada sobre essa manutenção, mas senti que quem me atendeu não anda de trem em SP.

Não confio na palavra da CPTM no que tange prazos e qualidade de serviço. A manutenção que fizeram na estação Luz entregue ha duas semanas aumentou meu tempo de viagem em 10 minutos.

Da estação Agua Branca até a Luz, após a manutenção, o tempo de viagem é de 30 minutos. Esse é o tempo que levo de Mauá até o Ipiranga (8 estações).

A CPTM NÃO planejou direito esse projeto e temo que acidentes serão causados amanhã devido a isso.

Isa disse...

Não tem condições, ontem levei exatos 35min pra ir da Barra Funda até a Luz!!!!! É isso ou morrer esmagada no metrô até o Brás!
Sempre trabalhei longe de casa mas nunca me importei porque o transporte é ágil, mas do jeito que está fica cada vez mais dificil chegar em casa!
Tem que fazer alguma coisa no trajeto da Barra Funda pra Luz, não somente pra quem embarca na Luz.

Adriana disse...

As estações deveriam ser planejadas para que o desembarque não ocorra na mesma plataforma de embarque.
É confusão na certa, ponta pé, soco, pancadaria mesmo, ninguém respeita o desembarque.

Visitas