CPTM terá alterações na circulação no fim de semana de 6 e 7 de setembro

Trem em Brás 

A CPTM vai realizar obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea e, por isso, os passageiros devem ficar atentos às mudanças operacionais que acontecem no sábado (06/09) e durante todo o domingo (07/09).

Linha 12-Safira

No sábado (06/09), das 23h à meia-noite, os trens chegam e partem da plataforma 2 na Estação Tatuapé, devido a manutenção preventiva em máquinas de chave.

No domingo (07/09), os trens circulam pela plataforma 2 na estação Aracaré (das 4h às 8h) e nas estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba (das 4h às 20h), para substituições de trilhos e carga de materiais inservíveis.

Linha 7-Rubi

No domingo (07/09), das 8h às 17h30, os trens com destino a Jundiaí não param na Estação Água Branca. Passageiros devem seguir até Lapa e retornar no sentido Palmeiras-Barra Funda. Quem embarca para Jundiaí deve fazer o trajeto inverso. Os trens circulam pela plataforma 2 nas estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca (das 8h às 17h30), e em Botujuru e Campo Limpo (das 8h às 14h).

Linha 10-Turquesa

No domingo (07/09), das 9h às 17h30, os trens encerram a viagem na Estação da Luz, sem seguir até Palmeiras-Barra Funda. Entre 9h e 14h, a circulação ocorre pela plataforma 2 na Estação Capuava. As intervenções incluem instalação de fibra ótica, cabos de baixa tensão, carga e descarga de trilhos e dormentes, além de obras civis em Capuava.

Linha 11-Coral

Durante toda a operação de domingo (07/09), entre 4h e meia-noite, os trens circulam pela plataforma 2 na Estação Antonio Ginanetti Neto.

Expresso Aeroporto

No domingo (07/09), os trens circulam com intervalos de 30 minutos, entre 5h e meia-noite.

As mudanças fazem parte de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea. Passageiros serão informados por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização local. Colaboradores estarão disponíveis para auxiliar.

Governo de São Paulo realiza leilão na B3 para concessão do Lote Paranapanema

Foto Cauê Diniz/B3

O Governo do Estado de São Paulo realizou hoje, na B3, o leilão do Lote Paranapanema, que reúne 285 quilômetros de rodovias no interior paulista. A Infra BR V Missouri Holding III S.A. (Pátria Investimentos) foi a vencedora, oferecendo 11,60% de desconto sobre a contraprestação pública máxima.

A concessão terá 30 anos de duração e prevê R$ 5,8 bilhões em investimentos privados, incluindo:
CCO B3

- Duplicação de 147 km de rodovias
- Construção de 29 passarelas e 84 paradas de ônibus
- Implantação de 56 km de acostamentos, 13 km de vias marginais, 15 dispositivos em desnível e 39 em nível

O Lote Paranapanema inclui trechos da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) entre Ourinhos e Itapetininga, além de rodovias complementares SP-189, SP-278, SPA-204/270, SPA-245/270, SPA-326 e SPA-312.

O governador Tarcísio de Freitas destacou que o desconto de 11,60% representa mais de R\$ 1 bilhão de economia para os cofres do estado e reforçou a importância da infraestrutura paulista para atrair investimentos.

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou que a concessão trará ganho de eficiência, menos tempo de viagem, redução de mortes e de custos logísticos.

O diretor da B3, Rogerio Santana, ressaltou a credibilidade da bolsa para conduzir processos de concessão e conectar projetos a investidores.

Fotos e vídeos do leilão estão disponíveis no site da B3.


Azul amplia voos em Recife a partir de outubro

A320 da Azul

A Azul vai antecipar a expansão da sua malha aérea no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, oferecendo mais voos e assentos para atender à alta temporada. Entre a última semana de outubro e 12 de dezembro, a companhia reforçará rotas para São Paulo/Congonhas, Natal e Petrolina.

A rota Recife–Natal terá 138 voos extras na pré-temporada, com 9,6 mil assentos adicionais. Já a operação Recife–Congonhas terá aumento de 24% nas decolagens semanais, somando 488 voos e mais de 81,2 mil assentos até dezembro. A rota Recife–Petrolina terá mudança para aeronaves Embraer 195-E2, quase dobrando a oferta de assentos para 12,5 mil.

No âmbito internacional, a rota Recife–Porto terá nova frequência semanal a partir de 4 de novembro, totalizando quatro voos por semana e cerca de 8 mil assentos adicionais.

Entre outubro de 2025 e fevereiro de 2026, a Azul terá 13,2 mil voos de/para Recife, oferecendo mais de 2 milhões de assentos para 35 destinos.

Fonte: Azul

The Town e NFL: dicas para aproveitar os eventos com mais segurança usando o Metrô

The Town e NFL: dicas para aproveitar os eventos com mais segurança usando o Metrô
Trem na Estação Brás

Com o Metrô funcionando 24 horas, algumas orientações podem tornar a viagem mais tranquila e segura

O Metrô de São Paulo preparou uma operação especial para atender o público da NFL e do festival The Town. Nessas ocasiões, o transporte público é a melhor opção: rápido, econômico, sustentável e seguro.

Quem usar a rede vai encontrar a campanha “Juntos fazemos o Metrô seguro”, que traz orientações práticas para o bom uso do sistema, reforçando que a segurança começa com atitudes simples dos passageiros.

Dicas importantes:

• Evite correr na plataforma: os trens passam com frequência

• Respeite a faixa amarela: ela existe para sua proteção

• Aguarde o desembarque antes de embarcar: isso agiliza o fluxo

• Não segure as portas: essa prática danifica o sistema e atrasa a viagem

• Use corretamente escadas rolantes e fixas: segure o corrimão e evite distrações

Funcionamento especial:

• NFL (5/9): estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim abertas para embarque e desembarque a madrugada toda. As demais, somente para desembarque, com transferências entre linhas disponíveis

• The Town (6, 7, 12, 13 e 14/9): todas as estações abertas 24h para desembarque. Autódromo e Cidade Dutra terão embarque liberado na madrugada

Além disso, promotores estarão em pontos estratégicos para orientar passageiros, e o Metrô terá um estande no festival com ações educativas sobre mobilidade urbana.

Planeje sua viagem:

• Compre bilhetes antecipadamente pelo app TOP, WhatsApp (11) 3888-2200 ou Carteira Google

• Em caso de dúvidas, ligue 0800 770 7722

• Para denúncias, use o app Metrô Conecta ou envie SMS para (11) 97333-2252

Segurança é prioridade. Com comportamento responsável e apoio da operação especial, o Metrô é a forma mais prática de chegar aos maiores eventos da cidade.

CPTM diminui intervalo do Expresso Aeroporto aos domingos

Trem Expresso Aeroporto 

A partir deste domingo (07/09), a CPTM inicia operação assistida com redução do intervalo do Expresso Aeroporto aos domingos. Entre 5h e meia-noite, os passageiros que seguem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) ou retornam à capital terão trens a cada 30 minutos.

A medida permitirá avaliar a operação e a viabilidade de extensão da redução para feriados, bem como para sábados e dias úteis nos horários de vale, já que a expansão para o pico é limitada pelo impacto nas Linhas 11-Coral e 12-Safira.

A ação integra os esforços da CPTM para melhorar a fluidez da operação e oferecer um serviço mais ágil aos passageiros. Colaboradores estarão à disposição para auxiliar, e informações podem ser acompanhadas nas redes sociais ou pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento 0800 055 0121 e WhatsApp (11) 99767-7030.

Mais melhorias

  • Linha 12-Safira: intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico e circulação direta entre Brás e Calmon Viana.

  • Linha 13-Jade: intervalo médio de 10 minutos nos horários de pico.

  • Expresso Linha 10: intervalo médio de 20 minutos nos horários de pico entre Santo André e Tamanduateí.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos transporta 1,5 milhão de passageiros por dia útil, percorre cerca de 65 mil km diariamente em 1.868 viagens programadas e opera cinco linhas com 196 km de extensão, atendendo 18 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

ViaQuatro e ViaMobilidade realizam operação especial para o The Town com estações abertas 24 horas


Foto: Trem da ViaMobilidade
Todas as estações das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão 24 horas nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, apenas para desembarques e transferências. A exceção é a Estação Autódromo, que também permitirá embarques.

A operação especial atende ao público do festival The Town, que será realizado no Autódromo de Interlagos. Durante os dias do evento, haverá reforço no contingente de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), adição de trens em horários estratégicos — antes do início e próximo ao encerramento do festival —, monitoramento em tempo real, sinalização especial nas estações e comunicação ativa pelos canais oficiais.

Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade (Linhas 8 e 9), afirma: "Temos compromisso em oferecer a melhor experiência para quem optar pelo transporte sobre trilhos. Por isso, planejamos esta operação com muito cuidado, com estações abertas 24 horas, reforço de equipes e mais trens em circulação, garantindo que todos possam aproveitar o festival e retornar com segurança e eficiência".

Trem Expresso The Town 2025

A ViaMobilidade também operará o Trem Expresso The Town, com viagens dedicadas nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro. O bilhete custa R$ 35 (ida e volta) e o serviço terá rotas exclusivas partindo de Barueri, Pinheiros e Morumbi-Claro, com desembarque direto na Estação Cidade Dutra, a 500 metros do Autódromo. Os trens sairão em intervalos de 30 minutos a 1 hora, dependendo da estação de origem, com plataformas exclusivas para embarque.

A Estação Cidade Dutra será reativada temporariamente, com plataforma provisória, rampas de acessibilidade, sanitários, câmeras e agentes de apoio. A operação regular da Linha 9-Esmeralda seguirá pelo desembarque na Estação Autódromo, aberta 24 horas nos dias do festival.

Horários de ida:

• Barueri – Partidas a cada 1 hora

• Sábado (06/09): 12h30, 13h30, 14h30, 15h30
• Sábados e domingos (07, 12, 13 e 14/09): 13h00, 14h00, 15h00, 16h00, 17h00, 18h00

• Pinheiros – Partidas a cada 30 minutos
• Sexta-feira: entre 12h00 e 15h30 (8 partidas)
• Sábados e domingos: entre 12h00 e 18h30 (14 partidas)

• Morumbi-Claro – Partidas a cada 1 hora
• Sexta-feira: 12h12, 13h12, 14h12, 15h12
• Sábados e domingos: 12h12, 13h12, 14h12, 15h12, 16h12, 17h12, 18h12

Horários de volta: 
Estação Cidade Dutra → estações de origem, das 0h às 2h30

Sobre as concessionárias

• ViaMobilidade – Linhas 8 e 9: responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com integração às linhas 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e futura Linha 17-Ouro.
• ViaQuatro: responsável pela operação da Linha 4-Amarela, pioneira na América Latina em operação automática sem condutor (driverless).

• ViaMobilidade – Linha 5 e 17: responsável pela operação das Linhas 5-Lilás e 17-Ouro.
Data da operação especial: 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro de 2025

Bilhete Trem Expresso: R$ 35 (ida e volta)

Venda de ingressos: exclusivamente pelo site oficial


Marcopolo Rail fornecerá trens urbanos Prosper City para sistema de mobilidade de Teresina

Crédito da imagem: Divulgação Marcopolo

A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo especializada em produtos ferroviários, assinou contrato para o fornecimento de três trens urbanos Prosper City para a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP). Serão duas composições com dois carros e uma com três carros destinadas ao sistema de mobilidade da capital Teresina.

Segundo Petras Amaral, Business Head da Marcopolo Rail, o projeto reforça a estratégia da empresa em ampliar sua atuação no transporte urbano: "Acreditamos fortemente no potencial do segmento metroferroviário brasileiro, que tem totais condições de atender deslocamentos de alta capacidade com eficiência, conforto e custo-benefício favorável no médio prazo".

O Prosper City é um trem leve desenvolvido no Brasil, com embarque em plataforma elevada de 1,10m. Com capacidade para até 560 passageiros na versão de três carros, oferece portas amplas para embarque e desembarque mais ágeis, além de layout interno flexível e áreas envidraçadas para melhor experiência do passageiro. O modelo atende normas internacionais e é voltado para cidades de médio e grande porte.

O fornecimento para Teresina se soma a outros projetos da Marcopolo Rail, como a entrega de trens à estatal chilena EFE Trenes de Chile, e reforça o papel da empresa na modernização da mobilidade no Brasil e na América do Sul.

Região de Curitiba vai ganhar novo transporte: Bonde Digital Urbano



A região metropolitana de Curitiba está prestes a receber uma inovação no transporte público: o
Bonde Digital Urbano (BUD), um veículo elétrico e autônomo que utiliza tecnologia de ponta para circular sem trilhos físicos ou motorista. O projeto, apresentado pelo governador Ratinho Junior nesta quinta-feira (04) no antigo Autódromo de Pinhais, faz parte de um projeto-piloto da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

Tecnologia inovadora

O BUD opera com a tecnologia Digital Rail Transit (DRT), que utiliza indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, funcionando como um "metrô de superfície". Sensores enterrados no pavimento criam trilhos virtuais, eliminando a necessidade de infraestrutura de trilhos tradicionais, o que reduz custos e facilita a implementação.

Trajeto inicial

O bonde digital será testado em um trajeto de 10 quilômetros, conectando o Terminal de Pinhais ao Terminal de São Roque, em Piraquara. A escolha do percurso considerou o tráfego moderado, o perfil urbano e a geografia compatível com a operação experimental. A fase de testes está prevista para começar nos próximos 30 dias e terá duração de aproximadamente seis meses.

Declarações do governador

Durante a apresentação, o governador Ratinho Junior destacou a importância de modernizar o transporte público:

"Curitiba e região metropolitana vêm estudando novas soluções para o transporte público. A ideia não é substituir nenhum modal, mas buscar tecnologias que se adequem às nossas necessidades e possibilidades financeiras. Hoje, a receita das passagens não cobre os custos do transporte em nenhum lugar do mundo."

Ratinho também enfatizou que o BUD será um complemento aos modais existentes, reforçando o pioneirismo de Curitiba em mobilidade urbana.

Características do BUD

  • 100% elétrico e autônomo: Não depende de motorista, sendo guiado por sensores.

  • Sustentável: Reduz emissões ao utilizar energia elétrica.

  • Flexível: A ausência de trilhos físicos permite maior adaptabilidade a diferentes trajetos.

Próximos passos

Nos próximos 30 dias, o BUD começará a operar em fase de testes, permitindo que a população experimente o novo modal e avalie seu desempenho no trânsito. Após o período de testes, o governo planeja expandir o projeto com novas linhas, dependendo da aceitação e viabilidade.

Essa iniciativa reforça o compromisso de Curitiba e sua região metropolitana com a inovação e a sustentabilidade no transporte público, mantendo a cidade como referência nacional no setor.

Fonte: Tribuna do Paraná

Prisão de homem por conduta indevida em trem da CPTM

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante por importunação na tarde de 2 de setembro de 2025, na estação Corinthians-Itaquera, zona leste de São Paulo. O caso ocorreu dentro de um vagão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), quando o indivíduo teve comportamento inapropriado em relação a uma mulher, gerando revolta entre os passageiros. Após ser contido por populares, ele foi detido por seguranças da CPTM por volta das 17h30.

A vítima recebeu apoio e acolhimento no Espaço Acolher da estação Corinthians-Itaquera. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado na 7ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e o homem permaneceu à disposição da Justiça. Em nota, a CPTM lamentou o ocorrido, informou que presta o atendimento necessário à vítima e destacou suas ações para combater crimes de cunho sexual, incluindo campanhas de conscientização e treinamentos para colaboradores.

O incidente reforça a necessidade de maior segurança nos transportes públicos e medidas firmes contra comportamentos inadequados.

Fonte: Metrópoles https://www.metropoles.com/sao-paulo/homem-ejacula-em-mulher-dentro-de-trem-e-agredido-e-acaba-preso-em-sp

Os segredos dos túneis subterrâneos de São Paulo

Plataforma construída nos anos 1970 na Estação D. Pedro 2° que nunca foi usada
Nas profundezas da Estação Dom Pedro II, no coração de São Paulo, existe uma plataforma de metrô esquecida, construída nos anos 1970 para uma linha que ligaria Pinheiros ao Ipiranga, mas nunca saiu do papel. Essa "estação fantasma", a 20 metros abaixo dos trilhos, foi deixada de lado quando o crescimento da cidade tomou outros rumos. Desde 2022, o local ganhou nova vida: em noites de frio intenso, transforma-se em abrigo para até 150 pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo camas, cobertores, comida e, algo raro, espaço para animais de estimação. “Muitos não abandonam seus pets, e aqui eles são bem-vindos”, diz um representante da Defesa Civil, que gerencia a iniciativa.

Além dessa plataforma, São Paulo esconde outros túneis subterrâneos. Na Estação São Bento, túneis com até 32 metros de profundidade ajudam a conter o rio Anhangabaú, garantindo a estabilidade da estrutura. Outros, como os da Linha Azul, servem para manobras de trens ou drenagem do lençol freático. Esses espaços, frutos de planos ambiciosos do passado, mostram como a engenharia antiga ainda pode ser adaptada para novas necessidades, trazendo utilidade e até acolhimento em meio ao concreto esquecido.

Bilheterias das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela Motiva, terão novo horário de funcionamento

Estação Paulista

A partir de 15 de setembro, os guichês de venda de 24 estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás passarão a funcionar das 6h às 22h, enquanto três estações terão atendimento das 4h40 às 22h. A mudança será implementada pelo Metrô, responsável pelas bilheterias dessas linhas operadas pela Motiva, e busca estimular a compra de bilhetes por meios digitais, como máquinas de autoatendimento e celular.

Ao todo, essas linhas possuem 28 estações com 27 bilheterias próprias. As estações República e Chácara Klabin utilizam guichês das Linhas 3-Vermelha e 2-Verde. As estações Vila Sônia e Butantã (Linha 4-Amarela) e Capão Redondo (Linha 5-Lilás), que apresentam maior volume de vendas no início da operação, terão bilheterias das 4h40 às 22h.

Além das bilheterias, passageiros poderão adquirir QRCodes nas máquinas de autoatendimento, pelo aplicativo TOP, via WhatsApp ou na rede credenciada. Toda a rede contará com comunicação visual e sonora informando os novos horários.

Estações com bilheteria das 6h às 22h – a partir de 15/09

Linha 4-Amarela: Luz, Higienópolis-Mackenzie, Paulista Pernambucanas, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e São Paulo-Morumbi

Linha 5-Lilás: Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin

Estações com bilheteria das 4h40 às 22h – a partir de 15/09

Linha 4-Amarela: Vila Sônia e Butantã

Linha 5-Lilás: Capão Redondo


Opções de compra de bilhete

• Aplicativo TOP (Android e iOS)

• WhatsApp 11 3888-2200 (Pagamento via Pix)

• Máquinas de autoatendimento/Débito (disponível em todas as estações do Metrô)

• Rede credenciada https://www.boradetop.com.br/compra-qr-code  


Por: Metrô 

Linha 6-Laranja renova certificações internacionais e reforça compromisso com qualidade, sustentabilidade e segurança

Estação Santa Marina, Linha 6-Laranja 

A concessionária responsável pela Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo anunciou a renovação de quatro certificações internacionais: ISO 9001, ISO 14001, ISO 37001 e ISO 45001, todas emitidas pela Rina Brasil. Essas certificações reforçam o compromisso da Linha Uni com padrões de qualidade, sustentabilidade, integridade e segurança em suas operações.

A validade é de três anos, mas a manutenção depende de auditorias anuais que asseguram a conformidade com normas globais e a busca contínua por melhorias. Com esse reconhecimento, a Linha Uni se junta a um grupo restrito de empresas no Brasil que alcançaram esse nível de excelência em gestão.

Cada norma possui um foco específico:

• A ISO 9001 é voltada à gestão da qualidade e à capacidade de entregar serviços consistentes e em conformidade com exigências de clientes e reguladores.

• A ISO 14001 orienta práticas ligadas à gestão ambiental, fundamentais para um projeto de grande porte como a Linha 6-Laranja.

• A ISO 37001 estabelece critérios de prevenção, detecção e combate ao suborno, reforçando a ética, a transparência e a governança.

• Já a ISO 45001 define requisitos para sistemas de saúde e segurança ocupacional, visando prevenir acidentes e promover ambientes de trabalho mais seguros.

Sobre o projeto, a Linha 6-Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, conectando Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no centro. O tempo de viagem cairá de cerca de uma hora e meia de ônibus para apenas 23 minutos de metrô. A previsão é que o sistema transporte aproximadamente 630 mil passageiros por dia.

Considerada a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina, o empreendimento é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Universidade. A construção, conduzida pela Acciona, já gerou mais de 10 mil empregos. Após a conclusão, a operação ficará sob responsabilidade da concessionária por 19 anos.

Fonte: Linha Uni 

Atrasos no People Mover de Guarulhos: ANAC aponta descumprimento contratual e inicia processo de multa

Trem do People Mover em Guarulhos
Trem do People Mover em Guarulhos / Diário da CPTM

Por Diário da CPTM e Mobilidade – 04 de setembro de 2025

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), o mais movimentado do Brasil, continua sem o prometido sistema de transporte automatizado People Mover (também conhecido como Aeromóvel), que deveria conectar os terminais de passageiros ao estacionamento e à estação de trem. De acordo com uma resposta recente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a um pedido de informação via Lei de Acesso à Informação (LAI), a concessionária GRU Airport falhou em cumprir o prazo de 31 de agosto de 2025, e agora não há data definida para o início das operações. A agência reguladora já abriu um processo administrativo sancionador que pode resultar em multas diárias de até R$ 33.640.

People Mover de Guarulhos:

O pedido de esclarecimentos, protocolado por um cidadão e disponível publicamente no portal Busca LAI da Controladoria-Geral da União (CGU), questionava detalhes sobre prazos, motivos de adiamentos, certificações, testes e fiscalizações. A resposta da ANAC, datada de setembro de 2025, revela um quadro de atrasos persistentes nas fases finais do projeto, com ênfase em problemas de automação e certificações de segurança. “No momento, não há prazo definido para a conclusão do investimento”, afirma a agência, destacando que uma visita técnica em 1º de setembro confirmou a “continuidade do descumprimento contratual”.

Motivos dos adiamentos e pendências técnicas

Os sucessivos adiamentos, segundo a ANAC, decorrem de atrasos nas etapas de automação, controle e certificação do sistema. Em uma inspeção anterior, realizada em fevereiro de 2025, as obras civis estavam praticamente concluídas, com apenas pendências pontuais como a escada e o elevador da Estação TPS2. No entanto, o sistema ainda operava em modo provisório, com controle manual dos veículos e ausência de automação em funções críticas como frenagem, aceleração e sonorização.

Entre as certificações pendentes, destaca-se a de segurança SIL4 (Safety Integrity Level 4), que está em andamento pela empresa CERTIFER, uma certificadora independente especializada em sistemas de transporte. Além disso, a acreditação do projeto executivo por um Organismo de Inspeção do Tipo A – exigida pelo Plano de Exploração Aeroportuária – e a portaria do INMETRO também permanecem incompletas. A ANAC indica que essas aprovações só devem ser finalizadas após o início efetivo das operações, o que cria um ciclo de dependências que agrava os atrasos.

Testes realizados e resultados

A concessionária, em parceria com o consórcio responsável, tem conduzido testes parciais. De acordo com a ANAC, incluem-se deslocamentos entre estações com controle manual, ativação parcial de sistemas embarcados e o início do comissionamento integrado. Há previsão de uma etapa de pré-operação aos domingos, além de testes específicos de carga, velocidade, operação noturna e circulação simultânea de veículos. No entanto, a resposta não detalha datas exatas dos testes nem resultados específicos, limitando-se a afirmar que problemas foram identificados nas fases de automação, sem especificar falhas graves ou correções aplicadas.

Sanções e processo administrativo

Diante dos atrasos, a ANAC abriu, em maio de 2025, o Processo Administrativo Sancionador (PAS) nº 00058.038419/2024-54, para investigar o descumprimento do contrato de concessão. A concessionária GRU Airport já apresentou defesa e alegações finais, e o processo segue para decisão em primeira instância. Conforme o contrato, a infração pode gerar multa de uma Unidade de Referência da Tarifa Aeroportuária por dia de atraso – valor equivalente a R$ 33.640 em Guarulhos. A ANAC ressalta que esse é o limite máximo, e o montante final considerará fatores agravantes ou atenuantes, respeitando o direito ao contraditório e à ampla defesa, conforme a Resolução ANAC nº 599/2020.

Até o momento, não há menção a multas já aplicadas ou advertências prévias, mas o processo em curso sinaliza uma escalada na fiscalização.

Fiscalização da ANAC e transparência

A agência reguladora afirma acompanhar o projeto por meio de fiscalizações técnicas e administrativas, incluindo visitas in loco, reuniões com a concessionária e o consórcio, e exigência de relatórios periódicos. A visita de 1º de setembro de 2025, por exemplo, foi crucial para constatar o não cumprimento do prazo. O pedido LAI enfatiza a falta de comunicação oficial da GRU Airport à sociedade, o que reforça o papel da ANAC como fiscalizadora.

Especialistas em infraestrutura aeroportuária consultados informalmente apontam que atrasos em projetos como o People Mover não são incomuns no Brasil, mas impactam diretamente os passageiros, que enfrentam longas caminhadas ou dependem de ônibus internos lotados. Com o tráfego anual de Guarulhos superando 40 milhões de passageiros, a ausência do sistema automatizado agrava congestionamentos e reduz a eficiência do aeroporto.

A concessionária GRU Airport não respondeu a pedidos de comentário até o momento desta publicação. A ANAC lembra que respostas a LAI podem ser recorridas em até 10 dias, garantindo transparência conforme a Lei nº 12.527/2011.

Essa revelação via LAI destaca a importância do acesso à informação pública em contratos de concessão, especialmente em infraestrutura crítica como aeroportos. Enquanto o People Mover não entra em operação, os usuários de Guarulhos seguem aguardando uma solução que promete modernizar o maior hub aéreo do país.

Fontes: Resposta da ANAC ao Pedido LAI nº 9509753, disponível no portal Busca LAI da CGU.

https://buscalai.cgu.gov.br/PedidosLai/DetalhePedido?id=9509753


Justiça declara inconstitucional decreto de Nunes que proíbe motos por aplicativo em SP

Em uma decisão marcante, a Justiça de São Paulo considerou inconstitucional o decreto do prefeito Ricardo Nunes que proibia o transporte de passageiros por motocicletas via aplicativos na cidade. A medida, que gerou intensos debates entre motoristas, empresas de aplicativos e usuários, foi suspensa.

A sentença aponta que o decreto violava a liberdade econômica e a competência federal para legislar sobre transporte. Agora, a prefeitura tem 90 dias para regulamentar o serviço, garantindo segurança e conformidade com as leis.

Essa decisão pode transformar o cenário do transporte por aplicativo em São Paulo, impactando milhares de trabalhadores e passageiros. Quer saber mais sobre os desdobramentos e o futuro das motos por app na cidade? Acesse: glo.bo/46juYLL.


Metrô e CPTM vão operar 24h durante o The Town 2025

Estação Palmeiras-Barra Funda

Durante os cinco dias do The Town 2025, o maior festival de música de São Paulo, o Metrô e a CPTM vão funcionar 24 horas por dia para garantir que o público chegue e volte da Cidade da Música com rapidez, economia e segurança. O evento acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

No Metrô, todas as estações ficarão abertas 24h para desembarque, enquanto o embarque será permitido até a meia-noite. Essa operação especial garante que quem sair do festival consiga embarcar a qualquer hora nas estações Autódromo e Cidade Dutra (Linha 9-Esmeralda) — as mais próximas do evento — e seguir viagem por todo o sistema metroferroviário. A tarifa é a mesma de sempre: R$ 5,20.

Na CPTM, todas as cinco linhas poderão ser utilizadas, tanto na ida quanto na volta. A Estação Palmeiras-Barra Funda será a principal porta de embarque e desembarque durante a madrugada, enquanto as demais estações funcionarão apenas para desembarque. As integrações com Metrô, ViaMobilidade e ViaQuatro também permanecerão abertas.

Para quem usa as linhas mais distantes, a CPTM orienta os seguintes caminhos:

  • Linha 10-Turquesa e 11-Coral: seguir até a Luz e integrar na Linha 4-Amarela até Pinheiros, de onde se acessa a Linha 9-Esmeralda para chegar à Autódromo

  • Linha 12-Safira: seguir até o Tatuapé e integrar na Linha 11-Coral

  • Linha 13-Jade: fazer a integração com a Linha 12-Safira em Engenheiro Goulart

  • Linha 7-Rubi: seguir até Palmeiras-Barra Funda e integrar na Linha 10-Turquesa


Os intervalos entre trens serão ajustados conforme a demanda.

Apoio ao passageiro

O Metrô terá promotores em cinco estações estratégicas (Santa Cruz, Chácara Klabin, Consolação, República e Luz) para orientar o público. Dentro do festival, haverá um estande interativo que simula uma estação e um trem, com experiências imersivas, vídeos e distribuição de fones de ouvido em uma ação educativa: "Dentro do metrô, os fones de ouvido não incomodam o jogo".

Durante os dias de evento, avisos sonoros gravados pelas artistas Iza e Luísa Sonza também vão reforçar a operação especial e convidar o público a escolher o transporte sobre trilhos.

Na CPTM, colaboradores estarão disponíveis para auxiliar o público, e os passageiros podem acompanhar informações nas redes sociais ou tirar dúvidas pelos canais de atendimento:

  • 0800 055 0121

  • WhatsApp (11) 99767-7030

Dica importante

Quem for ao The Town pode comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência para evitar filas. A compra pode ser feita pelo App TOP, WhatsApp (11) 3888-2200, Carteira Google, em estabelecimentos credenciados ou nas máquinas de autoatendimento das estações.


Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos transporta em média 1,5 milhão de passageiros por dia útil, percorrendo cerca de 65 mil km diariamente em 1.868 viagens programadas. São 196 km de trilhos em 57 estações, atendendo 18 municípios, incluindo a capital.


Sobre o Metrô

O Metrô de São Paulo opera quatro linhas que somam 71,5 km de extensão, transportando cerca de 3 milhões de passageiros por dia. Foi responsável pela primeira linha de metrô do Brasil e continua como referência em mobilidade urbana.


Acidente trágico no Elevador da Glória em Lisboa: 15 Mortos e 18 Feridos

Foto: Acidente Elevador da Glória

ATUALIZAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, um trágico acidente com o Elevador da Glória, um dos ícones do transporte público de Lisboa, deixou a capital portuguesa em luto. Por volta das 18h05 (14h05 no horário de Brasília), o ascensor, que conecta a Praça dos Restauradores ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, descarrilou durante a descida da Calçada da Glória, resultando em 15 mortes e 18 feridos, sendo 5 em estado grave e 13 com ferimentos leves, incluindo uma criança, segundo informações confirmadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP). O que aconteceu?
De acordo com relatos preliminares, o acidente foi causado pelo rompimento de um cabo de tração, fazendo com que o elevador perdesse o controle e deslizasse desenfreado pela encosta. O ascensor colidiu com "força brutal" contra um prédio ao final da Calçada da Glória, próximo à Avenida da Liberdade, ficando completamente destruído. Testemunhas descreveram cenas de caos: "Foi horrível, o elevador veio abaixo como se não tivesse freios e explodiu contra o prédio. As pessoas gritavam e corriam para se proteger", relatou Teresa d'Avó, que estava na área no momento do impacto. Resposta de Emergência
As autoridades foram acionadas imediatamente, com o alerta recebido às 18h08. Equipes de socorro, incluindo 62 operacionais e 22 viaturas (entre bombeiros sapadores, INEM e PSP), chegaram ao local às 18h11. O trabalho de resgate foi intenso, com todas as vítimas presas nos destroços retiradas até as 20h30. Os feridos foram distribuídos entre hospitais da região: o Hospital São José recebeu 9 pacientes (incluindo os 5 em estado grave), o Hospital Santa Maria atendeu 2, o Hospital São Francisco Xavier acolheu 3, e o Hospital de Cascais tratou os demais. Investigação em Curso
A Carris, empresa pública responsável pela operação do Elevador da Glória, emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informou que está colaborando plenamente com as autoridades para apurar as causas do acidente. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) confirmou que turistas estrangeiros estão entre as vítimas, mas as identidades ainda não foram divulgadas, com as famílias sendo notificadas pelas embaixadas. A PSP interditou a Calçada da Glória e a área ao redor da Praça dos restauradores para perícia, que deve determinar se houve falha mecânica, erro operacional ou outros fatores, como o alegado desgaste do cabo de tração. Impacto em Lisboa
O Elevador da Glória, inaugurado em 1885 e classificado como Monumento Nacional desde 2002, é um dos símbolos de Lisboa, transportando milhares de moradores e turistas anualmente. O acidente, o mais grave da história do ascensor, levantou debates sobre a segurança de equipamentos históricos no transporte público. A Carris anunciou a suspensão temporária da operação do elevador até a conclusão das investigações, e outras linhas de transporte, como os bondes e o Elevador de Santa Justa, passarão por inspeções adicionais. Solidariedade e Apoio
A Câmara Municipal de Lisboa e o Governo português expressaram condolências às vítimas e suas famílias, prometendo apoio psicológico e logístico. Um centro de atendimento foi montado próximo ao local para assisting as famílias e testemunhas. A população lisboeta também demonstrou solidariedade, com homenagens espontâneas na Praça dos Restauradores. Orientações
As autoridades recomendam que os cidadãos evitem a área da Calçada da Glória devido às investigações em curso. Para quem depende do transporte na região, linhas alternativas de ônibus e metrô estão disponíveis, com reforço anunciado pela Carris. Informações atualizadas podem ser obtidas pelo site oficial da empresa (www.carris.pt) ou pelo número de emergência 112. O Diário da CPTM seguirá acompanhando os desdobramentos desta tragédia e reforça sua solidariedade às vítimas e seus familiares.

Estação Expresso LATAM ganha identidade visual da LATAM em parceria com a ViaMobilidade

O acesso ao The Town 2025 ganhará um toque especial de mobilidade e experiência. A LATAM, companhia aérea oficial do festival, uniu forças com a ViaMobilidade – concessionária das Linhas 8-Diamante e 9–Esmeralda – para transformar a estação que será o destino final do Trem Expresso.  Localizada a apenas 500 metros do portão G do Autódromo de Interlagos, a nova Estação Expresso LATAM funcionará exclusivamente para embarque e desembarque dos passageiros do serviço expresso, garantindo mais fluidez e conforto no trajeto até o festival.
Estação Cidade Dutra, reativada exclusivamente para o festival, proporciona melhor experiência ao público. Crédito: Samuel Chaves/S4 PHOTOPRESS

O acesso ao The Town 2025 ganhará um toque especial de mobilidade e experiência. A LATAM, companhia aérea oficial do festival, uniu forças com a ViaMobilidade – concessionária das Linhas 8-Diamante e 9–Esmeralda – para transformar a estação que será o destino final do Trem Expresso.

Localizada a apenas 500 metros do portão G do Autódromo de Interlagos, a nova Estação Expresso LATAM funcionará exclusivamente para embarque e desembarque dos passageiros do serviço expresso, garantindo mais fluidez e conforto no trajeto até o festival.

Uma estação com a cara da LATAM

Crédito: Samuel Chaves/S4 PHOTOPRESS

Como patrocinadora oficial, a LATAM vai levar sua identidade visual para dentro da estação com envelopamento completo de colunas, paredes e escadarias. Além disso, o público encontrará sinalização provisória nas estações de embarque e na saída do evento. Dois trens adesivados com a marca LATAM também farão parte da frota especial que conecta os fãs diretamente ao festival.

Mariana Karrer, Head de Marketing da LATAM Brasil, reforça o objetivo da parceria:

“Na LATAM, nosso propósito é conectar pessoas aos seus destinos com mais fluidez e conforto. Ao lado da ViaMobilidade, conseguimos ir além do transporte aéreo e oferecer uma jornada completa até o The Town, facilitando o acesso e elevando a experiência de quem escolhe viver esse momento único com a gente.”

Já João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva, destaca o impacto da iniciativa:

“A Estação Expresso LATAM é um exemplo de como o transporte pode se tornar uma extensão da experiência do cliente. É uma oportunidade de transformar deslocamento em experiência memorável.”

Operação diferenciada

A Estação Expresso LATAM será exclusiva para o Trem Expresso The Town 2025, sem interferir na operação regular da Linha 9–Esmeralda. A Estação Autódromo continuará atendendo normalmente, com funcionamento 24 horas nos dias do festival, oferecendo alternativa contínua de transporte.

Trem Expresso The Town 2025 – detalhes

Com passagens a R$ 35 (ida e volta), o serviço terá duas rotas exclusivas:

  • Rota 1: Pinheiros → Morumbi-Claro → Estação Cidade Dutra

  • Rota 2: Barueri → Pinheiros → Estação Cidade Dutra

As partidas acontecem a cada 1 hora em Barueri e Morumbi-Claro, e a cada 30 minutos em Pinheiros, ponto de conexão entre as rotas. O retorno será realizado entre 0h e 2h30, partindo da Estação Cidade Dutra. 

Serviço – Trem Expresso The Town 2025

  • Datas: 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro

  • Valor: R$ 35 (ida e volta)

Barueri – partidas a cada 1 hora

  • Sexta-feira (06/09): 12h30, 13h30, 14h30, 15h30

  • Sábados e domingos: 13h00, 14h00, 15h00, 16h00, 17h00, 18h00

Pinheiros – partidas a cada 30 minutos

  • Sexta-feira (06/09): entre 12h00 e 15h30 (8 partidas)

  • Sábados e domingos: entre 12h00 e 18h30 (14 partidas)

Morumbi-Claro – partidas a cada 1 hora

  • Sexta-feira (06/09): 12h12, 13h12, 14h12, 15h12

  • Sábados e domingos: 12h12, 13h12, 14h12, 15h12, 16h12, 17h12, 18h12

Horários de volta: entre 0h e 2h30, da Estação Cidade Dutra para as estações de origem

Venda de ingressos: exclusivamente pelo site link

Linha 17-Ouro: mais de 140 profissionais da ViaMobilidade serão treinados para manutenção do monotrilho

Equipe da ViaMobilidade durante o início do treinamento de manutenção da Linha 17-Ouro


A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 17-Ouro de monotrilho, deu início ao treinamento das equipes que vão atuar na manutenção do novo sistema. A primeira etapa começou no fim de julho com um grupo de 20 instrutores, formado por técnicos e engenheiros das áreas de manutenção, operação e engenharia.

O treinamento é ministrado pelo Metrô de São Paulo e tem como objetivo preparar esses instrutores para, depois, capacitarem mais de 140 profissionais que serão responsáveis pela manutenção da linha. A iniciativa faz parte do plano de preparação para a operação assistida, prevista para março de 2026.

Foto: ViaMobilidade 

O primeiro curso, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, abordou o sistema de baixa tensão (Grupo 1). Foram dois dias de aulas teóricas no pátio Capão Redondo e um dia de prática na estação Vereador José Diniz. Esse é apenas o início de uma série de capacitações que estão divididas em três grupos e cobrem todos os sistemas do monotrilho.

Segundo Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade Linha 17-Ouro, "a equipe que participa deste ciclo recebe o conhecimento técnico diretamente do Metrô e será responsável por repassar essas informações aos futuros colaboradores. No total, mais de 140 profissionais estarão dedicados exclusivamente à manutenção da nova linha".

Novos treinamentos estão programados até a abertura da operação assistida, abrangendo desde a operação dos trens até os procedimentos para resolução de falhas críticas, garantindo que as equipes estejam prontas para atender o público

Por; ViaMobilidade 

NFL: Metrô e CPTM terão operação 24h para atender torcedores na Neo Química Arena

O funcionamento será ininterrupto durante a madrugada de sexta para sábado (6)

O Metrô e a CPTM realizarão uma operação especial para atender os torcedores que irão acompanhar a partida da NFL entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, marcada para sexta-feira (5), na Neo Química Arena, em Itaquera.

O funcionamento será ininterrupto durante a madrugada de sexta para sábado (6). As estações Corinthians-Itaquera (Linhas 3-Vermelha e 11-Coral) e Artur Alvim permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais estações da rede metroferroviária estarão abertas apenas para desembarque, com todas as transferências entre linhas também liberadas.

A operação contará com frota reforçada a partir do início da tarde, para facilitar a chegada ao estádio. Haverá ainda aumento do efetivo operacional e de segurança nas estações próximas ao evento. O acesso sul da estação Corinthians-Itaquera (passarela para o estádio) será aberto às 14h, enquanto a transferência entre as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral estará disponível a partir das 10h.

As estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim darão acesso a setores diferentes da arena. Comunicados informativos estarão disponíveis para orientar o público sobre o melhor ponto de desembarque.

O Metrô recomenda a compra antecipada de bilhetes e reforça que dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Informações, no 0800-770-7722 (diariamente, das 5h à meia-noite). Situações suspeitas podem ser registradas pelo aplicativo Metrô Conecta, via SMS (97333-2252) ou diretamente a funcionários.

Na CPTM, colaboradores estarão disponíveis para auxiliar os passageiros. Informações adicionais podem ser consultadas nas redes sociais ou pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento (0800 055 0121) e WhatsApp (11) 99767-7030.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos transporta cerca de 1,5 milhão de passageiros por dia útil, percorrendo 65 mil km diários em 1.868 viagens programadas. Suas cinco linhas somam 196 km de extensão, sendo 95 km na capital paulista, que também concentra 26 das 57 estações. A empresa atende a capital e outros 17 municípios da Região Metropolitana.

Sobre o Metrô

A Companhia do Metropolitano de São Paulo é responsável pelo planejamento da rede metroviária e pela operação de quatro linhas, que somam 71,5 km de extensão. Transporta em média 3 milhões de pessoas por dia e é responsável pela operação da primeira linha de metrô do Brasil.


Por: Metrô

Metrô inicia descida da roda de corte da tuneladora “Cora Coralina” na Estação Penha

Nesta segunda-feira (1/9), o Metrô iniciou a descida da roda de corte da tuneladora “Cora Coralina” no canteiro da Estação Penha, em mais um passo decisivo para a segunda fase de escavações da expansão da Linha 2–Verde.

Com 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas, a peça foi movimentada por um guindaste de 750 toneladas, em uma operação que contou com cerca de 30 profissionais.

Após concluir o primeiro trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, passando por estações como Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato, a tuneladora agora iniciará a escavação no sentido Penha–Vila Prudente.


Com a descida da roda de corte e a finalização da montagem, a “Cora Coralina” deve começar ainda em 2025 a escavar o Trecho 2, avançando da Estação Penha até o Complexo Rapadura, onde se conectará ao túnel já construído. Essa etapa é fundamental para a continuidade da expansão da Linha 2–Verde.

Fonte: Metrô 






Nos bastidores do transporte oficial para o The Town: operação especial garante fluxo de passageiros

Estação Vila Olímpia, Linha 9-Esmeralda

Mais de 600 colaboradores atuam para oferecer conforto, agilidade e segurança aos milhares de passageiros nos finais de semana do festival

Durante dois finais de semana consecutivos, o público que segue para o The Town conta com uma operação especial que mobiliza centenas de colaboradores da ViaQuatro e da ViaMobilidade. O objetivo é assegurar que trens e estações funcionem de forma contínua, com foco em segurança, conforto e agilidade — inclusive durante a madrugada.

Na Linha 4-Amarela, a ViaQuatro reforça estratégias de controle e direcionamento do fluxo de passageiros, além de ampliar o efetivo em estações estratégicas, como Pinheiros, ponto de integração com a Linha 9-Esmeralda. Colaboradores treinados estão dedicados ao fornecimento de informações e ao apoio direto ao público, enquanto equipes de manutenção trabalham para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos. Antes do início da operação, reuniões prévias alinham os detalhes junto às equipes envolvidas.

Nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, o destaque é o Serviço Expresso, que reduz o tempo de deslocamento até a Estação Cidade Dutra, próxima ao Autódromo de Interlagos. Neste ano, além das estações Barueri e Pinheiros, o embarque expresso passou a ser oferecido também na Estação Morumbi, ampliando as opções de acesso. A operação envolve mais de 600 colaboradores por dia e conta com treinamentos específicos para validar passagens expressas via tablet e orientar os passageiros nas estações.

No retorno, a Estação Autódromo recebe reforço nas bilheterias, pórticos externos para separar os fluxos de passageiros que já possuem bilhete daqueles que ainda precisam adquirir, além de equipes responsáveis pelo controle na área externa, garantindo segurança e fluidez. O Centro de Controle Operacional do Autódromo acompanha todas as etapas do deslocamento e compartilha informações em tempo real com as equipes em campo.

Por trás dessa estrutura, há histórias que revelam o empenho da operação — desde colaboradores que participam de todas as edições do evento até passageiros que fazem do trajeto parte da experiência do festival.


Azul amplia oferta de voos para 34 destinos no verão 2025/2026

Foto: Azul


Com mais de 520 mil assentos adicionais, a companhia aérea espera atender ao crescimento da demanda durante a alta temporada

A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, anunciou a ampliação de sua malha aérea para o verão 2025/2026. No período de 13 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, a companhia vai operar 3,6 mil voos extras, somando mais de 520 mil assentos adicionais em 34 destinos.

Reforço no Nordeste

O Nordeste será o grande destaque da temporada. Recife terá 532 voos extras, com cerca de 60 mil assentos adicionais. Maceió contará com 412 voos extras, totalizando 64 mil assentos, enquanto Salvador terá 432 voos adicionais, somando 64,9 mil assentos.

Outros destinos da região também terão reforço: Natal (258 voos extras e 32,6 mil assentos), João Pessoa (230 voos extras e 35,1 mil assentos), Ilhéus (148 voos extras e 20,1 mil assentos) e Aracaju (128 voos extras e 17,4 mil assentos).

Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, o aumento busca atender à forte demanda da estação:

“O Nordeste costuma ser a região mais procurada no verão, com destinos que oferecem lazer, cultura, belezas naturais e gastronomia. Montamos uma operação especial para atender esse público e, pela primeira vez, teremos uma atuação diferenciada em Congonhas, que pode se tornar recorrente”, afirmou.

Operação inédita em Congonhas

Em São Paulo, a Azul vai converter 45% dos voos corporativos de Congonhas para destinos de lazer. Entre os reforços, estão João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), com aumentos expressivos de até 600% nas decolagens.

Além disso, a companhia lançará novas rotas a partir do aeroporto paulistano para Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Ilhéus (BA) e Salvador (BA). Também haverá voos diários para Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Destinos contemplados

Os voos extras da alta temporada atenderão aos aeroportos de Aracaju, Bauru, Belém, Cascavel, Confins, Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Galeão, Goiânia, Guarulhos, Ilhéus, Jericoacoara, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Londrina, Maceió, Natal, Navegantes, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santos Dumont, São José do Rio Preto, Teresina, Uberlândia, Viracopos e Vitória.

Fonte: Azul

Cobertura 4G nas estradas brasileiras ainda enfrenta desafios e impacta setores estratégicos

Mapa Interativo

Apesar dos avanços na conectividade 4G nas rodovias brasileiras, a cobertura ainda está longe de ser completa, especialmente em regiões mais remotas. O Brasil possui cerca de 388,9 mil quilômetros de estradas (federais e estaduais), mas apenas 214,8 mil quilômetros (55%) contam com cobertura 4G. Isso deixa quase metade da malha rodoviária nacional em áreas de sombra digital, sem acesso estável à conectividade móvel.

Para apoiar os setores de transporte, logística e seguros nesse cenário de transição tecnológica, a Links Field, segunda maior MVNO de IoT no Brasil (utilizando a rede Vivo), lançou o Mapa Interativo de Cobertura 4G nas Rodovias Brasileiras. Essa ferramenta inédita detalha a cobertura em rodovias federais e estaduais, ajudando empresas a planejar operações com base no desligamento gradual das redes 2G e 3G, previsto pela Anatel até 2028.

Cobertura por tipo de rodovia

- Rodovias federais: Dos 122,2 mil km, apenas 66 mil km (54%) têm cobertura 4G, deixando 46% sem sinal.

- Rodovias estaduais: Dos 266,7 mil km, 148,8 mil km (55,8%) possuem cobertura, enquanto 44,2% permanecem descobertos.

Segundo Marcos Betiolo Romero, CTO da Links Field Brasil, o desligamento do 2G e 3G é uma mudança estrutural que exige planejamento. “O Mapa Interativo foi criado para trazer clareza e agilidade na tomada de decisão, especialmente para empresas que operam em áreas remotas. Ele é essencial para apoiar a migração de dispositivos para tecnologias 4G, com base em dados inéditos da Anatel”, destaca.

Funcionalidades do Mapa Interativo

- Ranking por operadora e estado: Compara a cobertura 4G entre provedores em diferentes regiões.

- Identificação de trechos: Mostra áreas com cobertura plena, fraca ou inexistente, facilitando o planejamento de rotas.

- Base de dados confiável: Informações da Anatel e do DNIT, atualizadas continuamente.

A falta de cobertura impacta diretamente o rastreamento de veículos, o monitoramento de cargas e a telemetria, aumentando riscos de roubo, atrasos e custos operacionais. No setor de seguros, a ausência de sinal dificulta o monitoramento em tempo real, encarecendo apólices devido ao maior risco.

Impactos e soluções

Para Thiago Paulino Rodrigues, CEO da Links Field Brasil, a ferramenta chega em um momento crucial. “O desligamento das redes legadas já afeta empresas de logística, que precisam investir na migração para tecnologias modernas. Nosso mapa interativo e suporte técnico ajudam o ecossistema de transporte a se preparar para o futuro da conectividade”, afirma.

O Mapa Interativo está disponível gratuitamente no eBook “Soluções Técnicas da Transição de Tecnologia 2G/4G no Brasil”, que inclui comparativos entre tecnologias como NB-IoT, CAT-M1 e CAT-1, além de estratégias para migração de dispositivos. A Links Field também disponibiliza outros dois volumes sobre infraestrutura 2G/4G e o impacto econômico dessa transição.

Acesso gratuito

- Mapa Interativo de Cobertura 4G: Link

- Estudo Soluções Técnicas 2G/4G: Link

- Impacto Econômico do Desligamento 2G/3G: Link

- Guia da Transição 2G/4G: Link


Comparativo por operadora

- Links Field (Vivo): 51,8 mil km em federais (42,4%) e 115,8 mil km em estaduais (43,4%).

- TIM: 49,6 mil km em federais (40,6%) e 110,2 mil km em estaduais (41,3%).

- Claro: 48,9 mil km em federais (40,1%) e 102,2 mil km em estaduais (38,3%).

Observação: A soma das coberturas ultrapassa 100% devido a áreas sobrepostas.


Análise por região

- Sudeste: São Paulo lidera com 87,8% de cobertura em estaduais, mas Minas Gerais tem apenas 61,8%.

- Sul: Paraná destaca-se com 79,7% em federais, enquanto Santa Catarina tem apenas 49,3%.

- Centro-Oeste: Goiás alcança 51,1% em federais, mas Mato Grosso do Sul registra apenas 22,5%.

- Nordeste: Paraíba e Rio Grande do Norte superam 72% em federais, mas Maranhão e Piauí têm menos de 38% em estaduais.

- Norte: Tocantins tem 67,3% em federais, mas Acre e Amapá não passam de 10-21%.


Impactos nos setores

- Logística e transporte: A falta de conectividade compromete rastreamento, aumenta riscos de roubo e reduz a eficiência.

- Seguros: Áreas sem cobertura dificultam o monitoramento, elevando custos de apólices.


Sobre a Links Field

A Links Field é a segunda maior MVNO de IoT no Brasil, utilizando a infraestrutura da Vivo. Especializada em soluções M2M e IoT, atende setores como rastreamento veicular, máquinas de pagamento, Indústria 4.0, agronegócio e cidades inteligentes. Fundada em 2017 em Hong Kong, a empresa opera globalmente com 12 escritórios e é líder em conectividade IoT, oferecendo tecnologias como SoftSIM e eSIM SM-DP+.

Fonte: Links Field

Linha 5-Lilás da ViaMobilidade registra 1 bilhão de passageiros transportados

Estação Campo Limpo

Mais de 600 mil pessoas utilizam a Linha 5-Lilás todos os dias úteis; concessionária informa novos aportes em tecnologia, segurança e conforto

A Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, atingiu recentemente a marca de 1 bilhão de passageiros transportados desde que a concessionária assumiu a gestão, em 2018. Esse número reflete a rotina de pessoas que dependem do metrô para se deslocar pela Zona Sul de São Paulo.

Desde o início da concessão, cerca de R$ 600 milhões foram investidos em melhorias operacionais e de infraestrutura. Em 2025, estão previstos novos aportes de R$ 102 milhões, e até o fim da concessão, o total investido deve chegar a R$ 915 milhões.

Entre as ações realizadas estão a modernização do Centro de Controle Operacional, ampliação da frota de trens para reduzir intervalos, reforço do sistema de sinalização e melhorias na acessibilidade das estações. Também foram implementadas atualizações em iluminação, climatização, comunicação e segurança, com equipes preparadas para atender emergências e dar suporte a passageiros com mobilidade reduzida.

Para se ter uma ideia da dimensão do resultado, 1 bilhão de passageiros equivalem a:

- Encher 14 mil estádios do Maracanã com capacidade máxima

- Mais de 4,6 vezes a população total do Brasil

- Cerca de 125 anos de viagens contínuas em trens no horário de pico

Hoje, a Linha 5-Lilás transporta cerca de 600 mil passageiros por dia útil, conectando regiões importantes da cidade e oferecendo integração com outras linhas de metrô, como a 1-Azul, 2-Verde e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, além de futura conexão com o monotrilho 17-Ouro, que ainda está em construção e não opera.

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor da Linha 5-Lilás, “este marco reflete o trabalho de centenas de colaboradores que atuam para oferecer um transporte seguro e eficiente”.


Fonte: ViaMobilidade