Sequer há prazo para o início do funcionamento do trem, anunciada para 2016 e depois para 2019
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e responsável pelos estudos para a instalação do trem, no momento depende do trabalho de outra pasta do governo estadual, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. E é nesta segunda Secretaria que está o Conselho Gestor das Parcerias Públicas Privadas (PPPs), que avalia a viabilidade da proposta apresentada pelo setor privado. Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Conselho Gestor das PPPs trabalha para que seja feita a licitação da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana até o final do ano. Após essa licitação é que iniciará a avaliação de outros quatro trechos, entre eles o de Sorocaba, mas deixa de prever uma data aproximada para iniciar a análise da proposta da linha de Sorocaba, já que existem outros trechos que também dependem de estudos.
O projeto funcional da linha Sorocaba-São Paulo foi concluído ainda em 2012, segundo informou a CPTM durante reunião em Sorocaba no final daquele mesmo ano. Na ocasião foi informado que faltavam os projetos básico e o executivo, que seriam os próximos que precisavam ser contratados. A CPTM explica que naquela mesma época foi apresentada uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) ao Governo Estadual, pelas empresas BTG Pactual e EDLP Estação da Luz Participações.
A MIP, que depende da avaliação do Conselho Gestor das PPPs, propõe a construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante para a operação de uma rede integrada de linhas de trens de 416 km, abrangendo as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, que se conectará a uma estação no centro da cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o Conselho Gestor das PPPs concluiu que há viabilidade para a construção da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana e trabalha para que a licitação do trecho seja feita até o fim do ano.
Conheça a promessa
A CPTM prevê a parada do trem Sorocaba-São Paulo em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final na cidade de São Paulo será a estação Água Branca. Partirá de Sorocaba margeando as proximidades da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e chegará em São Paulo ladeando a rodovia Castelo Branco (SP-280). O intervalo das partidas está previsto para ocorrer a cada 15 minutos e objetivo é que a passagem do trem custe menos do que o valor gasto com o deslocamento com o carro e ainda seja competitivo com o valor do ônibus. A estimativa é de 54 viagens ao dia entre os dois destinos. Inicialmente foi anunciado que a composição gastaria 40 minutos entre Sorocaba e São Paulo, mas depois esse tempo foi elevado para 51 minutos.
Na estação Água Branca, na região da Lapa, zona oeste da Capital, atualmente passam os trens que atendem a linha 7-Rubi da CPTM. Na mesma Água Branca há projetos para ser integrada a futura linha do trem regional para Jundiaí, além da também planejada linha 6-Laranja do Metrô. Há estudos para que aquela mesma estação seja ponto de partida do futuro trem regional São Paulo-Santos. A estação Água Branca fica a dez quilômetros da praça da Sé, a 18 km do Aeroporto de Congonhas e 33 km do Aeroporto de Guarulhos.
Metrô de superfície
Outro projeto discutido para Sorocaba é o metrô de superfície (que pode ser um Veículo Leve sobre Trilhos - VLT). Segundo o estudo da Urbes - Trânsito e Transportes, o projeto do Trem Regional, que ligaria Sorocaba a São Paulo, e do Contorno Ferroviário, possibilitam a implantação de um VLT, aproveitando o leito ferroviário existente. Esse tipo de transporte seria no trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que parte de um ponto próximo ao rio Sorocaba e vai até Iperó.
Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul