Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

No metrô, valor da passagem cobre todo os custos

As contas para compor o preço da passagem do Metrô são diferentes. A empresa não tem ajuda de recursos do Orçamento do Estado para baratear a tarifa. Aí, o valor arrecadado na bilheteria custeia toda a operação.

É uma conta mais simples. O grosso dos custos da operação da Companhia é empregado na compra da energia elétrica que move os trens, nas peças de reposição dos vagões e no pagamento dos metroviários.

Só há pagamento para a ViaQuatro, empresa que tem concessão da Linha 4-Amarela (que foi objeto de uma Parceria Público-Privada). O pagamento é de cerca de R$ 1,80 por usuário transportado pela empresa.

Se o dinheiro fica curto, o Metrô tem opções: adiar alguma reforma, como pintura das estações, por exemplo, ou alugar espaços nas estações para lojas e vender espaços publicitários em trens e paradas.

O dinheiro arrecadado com a venda de bilhetes, por outro lado, não é usado para investimentos na ampliação da rede. A compra de trens e a construção de novas estações é feita com recursos do Orçamento do Estado - na verdade, com o dinheiro de empréstimos ou, como será na futura Linha 6-Laranja, em parceria com empresas privadas. / B.R.

O Estado de SP

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