Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de junho de 2013

Greve paralisa parte dos trens em São Paulo

A greve de funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidida em assembleia na noite desta quarta-feira paralisa na manhã desta quinta parte dos trens da Grande São Paulo. Ao menos três linhas da CPTM são afetadas. De acordo com a companhia, a linha 9-Esmeralda, entre Osasco e o Grajaú, está totalmente fora de operação. Na linha 11-Coral, só circulam os trens entre as estações Luz e Guaianazes. Já na linha 12-Safira, a circulação está restrita ao trecho entre as estações Brás e Itaim Paulista. As linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 10-Turquesa operam normalmente, segundo a CPTM.

Nos trechos afetados, ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) operam entre as estações Pinheiros e Grajaú (Linha 9), Guaianazes e Estudantes (Linha 11) e Itaquaquecetuba e Poá e Itaquaquecetuba e Itaim Paulista (Linha 12).

Os sindicatos que representam quatro das seis linhas da CPTM decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado à meia-noite desta quinta-feira. A paralisação é motivada pelo pedido de revisão do plano de carreira dos ferroviários, pagamento de um adicional de risco de 15% sobre os salários de quem trabalha nas estações e  vale-alimentação de 248 reais.

Uma tentativa de acordo foi feita no Tribunal Regional do Trabalho, mas terminou sem sucesso. Em caso de paralisação, a Justiça determinou que os ferroviários deverão manter 100% da operação nos horários de pico e 75% fora dele. Para a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a greve é "irresponsável", pois o mais recente aumento no salário dos funcionários (8,56%), ficou acima da inflação, destacou o órgão em nota.

Uma nova assembleia dos ferroviários deve ocorrer às 14 horas desta quinta. Dos três sindicatos de funcionários da CPTM, apenas um – que representa linhas 7-Rubi e 10-Turquesaque – fez acordo com o estado para evitar a paralisação.

(Com Estadão Conteúdo)