O PL (Projeto de Lei) que obriga que trens, metrô e ônibus de São Paulo destinem vagões e assentos exclusivos para mulheres foi aprovado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 341/2005, de autoria do então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), obriga que as empresas tenham espaço somente para mulheres durante os horários de pico do transporte público.
Segundo o PL, no caso do Metrô e da CPTM, as empresas devem destinar um vagão inteiro para as mulheres. Para os ônibus, pode haver assentos específicos ou até mesmo, dependendo da linha e da disponibilidade de veículos, um coletivo específico para transporte feminino.
O projeto teve parecer favorável do deputado Gerson Bittencourt (PT), que apresentou duas emendas ao PL. Bittencourt alterou o período para adaptação das empresas de transporte, caso o PL entre em vigor, de 90 para 180 dias. Além disso, o deputado acrescentou ao texto que o espaço feminino nos trens e ônibus deve ser identificado.
Na justificativa do PL, Vinholi disse que muitas mulheres são assedias no transporte público e ficam indefesas por causa da superlotação dos horários de pico. A medida de destinar vagão específico para mulheres já existe em trens e Metrô do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, ainda não há previsão de quando o PL será votado em plenário.
Fonte:
R7
Um comentário:
Mesmo eu sendo homem acho isso uma boa em trens e em metrô, tem muitos homens que se aproveitam da mulheres por causa do aperto.
Mas acho que no ônibus "bancos destinados"! Acho que seria uma boa ideia
Já tem muito lugares para gestantes idosos ( lugares preferenciais) e como ei vejo em todos os dias, se tiver dois bancos o normal e o reservado, chega uma pessoa tem direito ao acento preferencial mas prefere o outro, e se vc esta cansado por passar o dia trabalhando em pé não pode sentar pq quando vc senta vem alguém e vc tem que levantar
acho que antes dessas medidas serem aplicadas deve haver um consentimento, para que com essa lei ninguém se sinta prejudicado.
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