Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de junho de 2013

Funcionários da CPTM decidem entrar em greve

Os sindicatos que representam 4 das 6 linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram deflagrar greve a partir da zero hora desta quinta-feira, 13. A paralisação deve afetar as Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e12-Safira.

A greve é por uma rediscussão do plano de carreira dos ferroviários, pelo pagamento de um adicional de risco de 15% sobre os salários dos funcionários que trabalham nas estações e pelo pagamento de vale-alimentação no valor de R$ 248.

Uma audiência ocorreu na tarde desta quarta, 12, no Tribunal Regional do Trabalho, mas terminou sem acordo. A Justiça determinou, no entanto, que caso a paralisação ocorra os ferroviários deverão manter 100% da operação nos horários de pico e 75% fora dele.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos enviou nota no início da noite classificando a greve como "irresponsável" e destacou que o aumento no salário dos funcionários, de 8,56%, ficou acima da inflação.

Uma nova assembleia dos ferroviários está marcada para as 14h desta quinta.

As Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa devem funcionar normalmente. A CPTM, que foi formada pela união de três empresas de transporte de passageiros sobre trilhos, tem três sindicatos que representam seus funcionários. O sindicato da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que representa essas duas linhas, fez acordo com o Estado para evitar a paralisação.

Folha

Acompanhe todas as informações em nossa página no facebook