Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de junho de 2013

Futura Subestação Socorro ampliará potência da rede elétrica da Linha 9


A Linha 9-Esmeralda da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] ganhará reforço de 16 megawatts na potência da rede elétrica que alimenta os trens. O Governo do Estado declarou de utilidade pública e autorizou a desapropriação de imóvel, próximo à Estação Socorro, visando a implantação da Subestação Socorro em área de 6.488 m².

Esta subestação de energia, que será construída na área desapropriada, juntamente com a subestação Cidade Jardim, também já contratada, viabilizarão o incremento de aproximadamente 66% na capacidade total de energia, passando dos atuais 24 MW para 40 MW.

A implantação das subestações, a aquisição de novos trens e conclusão das demais obras previstas permitirão a redução do intervalo e o aumento do número de viagens e, consequentemente, a oferta de lugares.

A exemplo das demais linhas, a Linha 9-Esmeralda está sendo modernizada. Estão sendo trocados os sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente [trilhos]. Também está em andamento o processo de licitação para execução das obras da Extensão da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha. Serão mais 4,5 km de linha alcançando o extremo sul da capital, com duas novas estações: Mendes e Varginha.

Atualmente, a linha atende de Osasco até Grajaú, transportando a média diária de 570 mil usuários [dia útil].

CPTM