Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de outubro de 2012

Superlotação na Linha 11 da CPTM lidera ranking de reclamações


A superlotação nos vagões da Linha 11 - Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é a líder de reclamações entre os usuários. De acordo com o blogueiro Ricardo dos Santos Guimarães, as reclamações que mais recebe em seu blog é o da superlotação nesta linha. "Recebo diariamente diversos tipos de reclamações em várias linhas da CPTM em meu blog. Porém as reclamações de tumulto e lotação, quem lidera é a Linha 11".

Segundo Ricardo, foi prometido para a Linha 11, nove trens e a entrega está atrasada. "Nem o primeiro trem chegou a ser entregue. Infelizmente a tendência de superlotação nesta linha é piorar".

Ricardo é auxiliar administrativo, e criou um blog denominado - "Diário da CPTM". Ali ele compartilha diariamente informações com os usuários, e divulga todos os problemas que ocorrem no fluxo de trens e metrôs do Estado de São Paulo.

A ideia do blogueiro é deixar os usuários de trens e metrô sempre informados sobre a situação das composições. Além de contar com a ajuda dos usuários, que também usam o espaço para dar novas informações.

"Eu tento da melhor forma estar descobrindo os problemas e informar o que esta acontecendo. Mantenho um melhor contato com os usuários do que com a CPTM. Eu pergunto qual linha a pessoa está, o que esta acontecendo, e posto a informação", explica.
Segundo Guimarães, outra linha que também apresenta muitos problemas é a Linha 12 - Safira. Que interliga as estações do Brás até a de Calmon Viana. "A Linha 12 era considerada a pior linha da CPTM. Tinha trens totalmente sucateados sem a mínima condição de transportar os usuários. Prometeram 20 trens para Linha 12 e entregaram somente nove". O blogueiro também informa que trouxeram para a Linha 12, seis trens que antes circulavam na Linha 9.

"Hoje estão tentando arrumar o que não foi feito há anos. Todo o processo demora, espero que após essas tais obras de manutenção tenha fim e os usuários tenham um transporte rápido e que falhe menos. As obras nesta linha seguem em ritmo lento", finaliza.

Para se manter sempre atualizado sobre as situações das composições, Ricardo faz uma varredura pela internet e vai postando as noticias. Hoje seu blog recebe diariamente seis mil visitas. Ele também compartilha essas informações nas redes sociais, onde tem um número grande de seguidores que
também lhe ajudam a monitorar a situação de trens e metrôs.

Diário de Suzano.