Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
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Novo plano do governo amplia o Ferroanel de São Paulo


O governo negocia com a concessionária de ferrovias ALL Logística a ampliação do chamado Ferroanel de São Paulo para incluir mais um trecho, entre Santos e Campinas, no novo processo da concessão.

O objetivo é garantir que a empresa que vença a concessão do Ferroanel passe a deter um sistema de ferrovias que contemple um círculo completo na região e mantenha o controle sobre todos os acessos ao porto de Santos.

O PIL (Programa de Investimento em Logística), anunciado em agosto, prevê a construção de dois trechos ferroviários novos, o norte e o sul do Ferroanel. O trecho norte é um projeto para ligar Itaquaquecetuba a Jundiaí. O sul ligaria Rio Grande da Serra a Evangelista de Souza.

Além dos novos trechos, o plano inicial prevê a devolução ao governo do trecho do porto de Santos a Itaquaquecetuba, controlado pela MRS Logística. Pelo projeto original, os três segmentos formariam uma única concessão.

A equipe técnica avaliou, porém, que, nesse formato, quem vencesse a concorrência ficaria com um círculo incompleto para o acesso ao principal porto da América Latina. Isso dificultaria o trânsito de cargas na região.

Para ter um sistema completo em São Paulo, a EPL (Empresa de Planejamento e Logística) decidiu negociar então com a ALL Logística a devolução do seu trecho que vai do porto de Santos a Campinas -passando pela região de Mairinque, Cotia e Embu.

CONCESSÕES

O Ferroanel é a mais complexa e importante obra ferroviária das 12 que foram anunciadas pelo governo no pacote de concessões. Sua importância deve-se ao fato de que os trens de carga que vão para Santos têm de passar dentro de São Paulo a velocidades baixas, tornando os fretes lentos e caros.

E a tendência é que isso piore. Em dois anos, a CPTM passará a usar toda a capacidade da malha na região central da capital para trens urbanos, o que vai praticamente impedir o uso das linhas para transporte de carga.

Se a negociação para a devolução do trecho de Campinas a Santos se concretizar, a concessão poderá sofrer um adiamento nos prazos do PIL, que previa que a assinatura de contrato ocorresse em julho de 2013. O processo já sofria risco de atraso por conta da negociação com a MRS.

A concessionária é controlada por quatro sócios (Vale, CSN, Gerdau e Usiminas), parte dos quais não está satisfeita com a devolução reivindicada antes do fim da concessão, em 2026, e exige uma indenização elevada.

Com a ALL, a negociação tende a ser menos difícil, já que o governo é dono de fato da empresa, por meio de fundos de pensão, e ela teria indenizações a pagar por ter abandonado partes de suas linhas e vagões.

A nova regra de concessão de ferrovias acabou com a exclusividade no uso das linhas. Quem ganhar o trecho construirá a linha e vai vender obrigatoriamente ao governo toda a capacidade de passagem dos trens.

Fonte: Folha de S.Paulo / Dimmi Amora e Valdo Cruz

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