Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de outubro de 2012

CPTM diz que só faltam três imóveis para desapropriação


Das 40 propriedades que serão desocupadas, 30 foram já foram demolidas; conclusão está prevista para 2014

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que falta desocupar três imóveis que começaram a ser desapropriados em 2011 para a construção da nova estação de Suzano. Essa informação pode significar que ainda neste ano o ritmo das obras iniciadas em 2010 poderá ser acelerado. Isso porque a necessidade de remover dezenas de construções instaladas ao lado da estação sempre foi a alegação principal da companhia para a morosidade dos trabalhos.

  A CPTM disse que dos 40 imóveis desapropriados, 30 já foram demolidos. "Conforme vão sendo desocupados, estes imóveis são entregues para as empresas de engenharia, que executarão a demolição com maior agilidade. Os prazos para a desocupação são determinados pelo poder judiciário e, no caso das desapropriações de Suzano, todos os ocupantes foram informados sobre esse prazo previamente por um Oficial de Justiça", explicou a assessoria de Imprensa ao ser questionada pelo DAT sobre os avanços no processo e desocupação  dos imóveis.

Andamento
No momento, as equipes estão trabalhando na execução das salas técnicas e caixas d´água. Também está em andamento o nivelamento do terreno e a execução de estacas para a plataforma sul. A previsão para a estação provisória entrar em operação é até dezembro de 2012. A entrega da nova estação, que custará cerca de R$ 46 milhões, está prevista para o primeiro semestre de 2014.

Além de Suzano, a CPTM está construindo uma nova estação para passageiros na área central de Ferraz. Lá, apesar de não ter havido a necessidade de desapropriar nenhum imóvel, as obras estão sendo executadas com enorme lentidão.

A conclusão da  nova estrutura de embarque chegou a ser anunciada para esse ano, entretanto, já foi transferida para 2014. No final do ano passado o prefeito Jorge Abissamra (PSB) chegou a multar a CPTM por causa do ritmo lento das obras.

DAT