Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de outubro de 2012

CPTM aproveita fim de semana prolongado para intensificar obras de modernização

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de 12 de outubro, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização que vem realizando em suas linhas. Assim, na quinta, sexta, sábado e domingo haverá intervenções de grande porte em diferentes linhas, impactando os intervalos entre trens, conforme detalhamento abaixo.

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: na sexta-feira [12], das 4h às 20h, serão executados serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jaraguá e Vila Clarice, ocasionando maior intervalo entre os trens.

No domingo [14], o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado, devido a obras de modernização. Para transpor o ponto afetado, os usuários deverão utilizar o trem da Linha 7, entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Linha 8 [Júlio Prestes-Itapevi] na sexta-feira [12] e no domingo [14], das 8h às 20h, haverá serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. Por esse motivo, os trens circularão com o intervalo médio ampliado.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: na sexta-feira [12] e no domingo [14], o trecho entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro ficará fechado. A operação ocorrerá de Santo Amaro a Grajaú e de Granja Julieta a Osasco. Para atender aos usuários do sistema, ônibus gratuitos farão a conexão entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.
No sábado [13], das 20 horas até a meia-noite será realizada a substituição de equipamentos do sistema de alimentação de energia dos trens na região da estação Osasco. Em razão disso, os trens da Linha 9 retornarão da estação Presidente Altino.

Linha 11 Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: na sexta-feira [12], os trens circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Para chegarem ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, por meio da operação Paese. Na ocasião, os trens da Linha 10 [Rio Grande da Serra - Luz], circularão, excepcionalmente, até a estação Luz.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: na sexta-feira [12], das 23 horas até a meia-noite, serão realizados serviços de manutenção no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas, ocasionando maior intervalo médio entre os trens. No domingo [14], os serviços de manutenção do sistema de alimentação de energia dos trens correrão na região da estação Jundiapeba, das 4h às 15 horas, aumentando o intervalo médio entre os trens.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]:
 a partir das 23h de quinta-feira [11], a operação será realizada entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegar até a estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Na sexta-feira [12], a circulação de trens ocorrerá somente entre as estações Calmon Viana e Comendador Ermelino. Para chegarem até a região do Brás, os usuários terão que utilizar os ônibus gratuitos para fazer a conexão entre as estações Comendador Ermelino e Tatuapé. Como, nesse dia, não haverá operação no Expresso Leste entre as estações Tatuapé e Brás, os usuários terão que transferir-se para a Linha 3-Vermelha, do Metrô.

No sábado e no domingo, os trens circularão entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegarem à estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Informação aos Usuários. Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura, que estão sendo realizadas nas seis linhas, permitirão que os 105 novos trens, que já estão sendo incorporados à frota, tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.