SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Metrô não pode garantir segurança do usuário do Itaquerão em dias de jogos


Funcionários do Metrô tentam controlar fluxo de passageiros na estação Corinthians-Itaquera. Sindicato teme reflexo do aumento de usuários em dias de jogos

Os metroviários temem o aumento de fluxo no sistema de transporte em dias de jogos no estádio do Corinthians, em Itaquera. A linha vermelha, que hoje já está sobrecarregada, poderá trazer mais transtorno e insegurança para o usuário com o acréscimo de torcedores que forem ao Fielzão.

Para o sindicato da categoria, a solução encontrada pelo governo do Estado – fechar a estação mais próxima à arena – é uma ação que não vai produzir resultado.

Para o diretor do Sindicato dos Metroviários, Ciro Moraes, a falta de investimentos no transporte público levou a superlotação das linhas, e com a construção do estádio do Corinthians em Itaquera, o impacto sobre a linha vermelha será ainda maior, tornando o sistema inseguro.

— Eles sabem que, se a população convergir para lá [Itaquera], vai ser um caos. Essa ideia de fechar a estação [Corinthians-Itaquera] acaba evidenciando a negligência para com o metrô.

De acordo com Moraes, o aumento de usuários na linha pode prejudicar tanto os funcionários do Metrô quanto a população, e não descarta que, em caso de falha, pessoas revoltadas com os problemas, venham a causar estragos nas  estações.

— O sistema já é um caos. Se aumentar o fluxo, não vai dar... Vão ter que fazer uma operação de guerra para poder dar certo.
Rota alternativa é sugerida para agradar aos patrocinadores

Moraes acrescenta que a pressão que os funcionários estão sofrendo por causa do aumento do fluxo de passageiros aumenta o estresse e pode levar a situações de perigo, tanto para condutores e seguranças, quanto para os usuários.

Para controlar o fluxo de passageiros durante os jogos, o governo cogita fechar a estação Corinthians-Itaquera do Metrô. Com isso, os usuários teriam que desembarcar em Artur Alvim, que fica a aproximadamente 1 km do estádio do Timão. Contudo, ainda não há uma decisão oficial sobre o assunto, tanto que diversas autoridades divergem quando questionados sobre os motivos para o fechamento da estação terminal da linha vermelha.

Itaquerão já tem mais da metade da obra concluída. Veja fotos



O Metrô alega que a estação Corinthians-Itaquera vai funcionar normalmente, contradizendo outras versões de gente de dentro do governo do Estado.

— O Metrô esclarece que operará normalmente a Estação Corinthians-Itaquera nos dias em que estiverem programados jogos no futuro estádio do Corinthians, inclusive partidas da Copa do Mundo de Futebol 2014.

Recentemente, Gilmar Tadeu, secretário de planejamento e do COL (Comitê Local da Copa), afirmou que a proposta não é fechar completamente a estação, mas evitar o encontro de torcidas diferentes em dias de jogos.

Novas imagens revelam detalhes inéditos do Itaquerão

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corinthians afirmou que “a segurança pública não é de responsabilidade do clube” e que só vai se pronunciar quando tiver um posicionamento oficial por parte dos envolvidos.

Além do Metrô, o torcedor que for a Itaquera para ver jogos no Fielzão poderá optar pela linha 11-Coral da CPTM, que também atende a estação Corinthians-Itaquera, por ônibus ou descer na estação Artur Alvim, que fica a cerca de 1 km do estádio.

Transporte público deficiente e falta de mobilidade foram pontos criticados por João Vaz, presidente da AbrArenas (Associação das Arenas do Brasil) em evento que discutiu o futuro do futebol e os rumos dos novos estádios, no meio de setembro.

Vaz apontou que, enquanto o torcedor vê melhoras nas dependências dos estádios, sofre ainda para chegar e deixar as arenas. O dirigente da AbrArenas sugere que clubes e governo precisam conversar para dar melhores condições aos espectadores.

— Não adianta construir uma arena enorme, se não tem acesso.

Estratégias diferentes para a Copa

O COL-SP (Comitê Local da Copa) diz que, durante a Copa do Mundo, a estação de Corinthians-Itaquera do Metrô ficará aberta, mas que será feita uma campanha para que os torcedores que utilizarem o sistema metroviário deem preferência à estação Artur Alvim, para facilitar o fluxo, medida que beneficia os parceiros comerciais da Fifa.

A CPTM, que tem uma linha paralela à do Metrô, terá atendimento diferenciado nos horários de jogos. Com intervalos menores, o Expresso Copa levará os usuários da Estação da Luz até Itaquera em aproximadamente 20 minutos, sem paradas nas demais estações.

R7

Nenhum comentário:

Conecte-se com o Diário da CPTM

Nossas Redes: 🌐 Site Oficial www.diariodostrilhos.com 📝 Blog diariodacptm.blogspot.com 📸 Instagram _ricardomorato 📘 Facebook www.facebook.com/oficialdiariodacptm 🎥 TikTok www.tiktok.com/@diariodacptm ✉️ Email para Contato ricardo.brmorato@gmail.com