Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

8 de outubro de 2012

Metrô retira moradores de favela para obras do monotrilho


De acordo com a assessoria do Metrô, 97 famílias já aderiram voluntariamente ao Programa de Reassentamento

Quase 200 famílias da comunidade do Buraco Quente, na avenida Washington Luiz, no Campo Belo, em São Paulo, serão removidas e indenizadas pelo Metrô e pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para as obras do monotrilho da Linha 17. De acordo com a assessoria do Metrô, 97 famílias já aderiram voluntariamente ao Programa de Reassentamento.

A Linha 17-Ouro do metrô usará o sistema monotrilho e ligará a estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à estação Jabaquara em 2015. Ao todo, terá 17,7 km de extensão e 18 estações. Futuramente fará conexão com as linhas 1-Azul (Estação Jabaquara), 4-Amarela (Estação São Paulo-Morumbi), 5-Lilás (Estação Água Espraiada) e com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM.

O Metrô informa que há "outras 91 famílias vulneráveis na mesma favela que estão sendo atendidas" e podem optar por recebimento de indenização em dinheiro (para adquirirem nova moradia) ou pela inscrição no programa de habitação social da CDHU.

Neste último caso, elas receberão auxílio-moradia até o momento de entrega das unidades habitacionais, que serão construídas na mesma quadra onde hoje está a comunidade. "As famílias atendidas que já aderiram ao Programa estão se mudando gradativamente desde 26 de setembro de 2012", diz a nota do Metrô.

Terra.