Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de outubro de 2012

Falha prejudica circulação de trens na linha 11 da CPTM

Uma falha no sistema de energia afeta a circulação de trens da linha 11-coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta terça-feira.

A empresa informou que a falha atingiu o trecho entre as estações Guaianazes e Estudantes, por volta das 4h40. Com isso, os trens ainda circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada às 7h30. O Expresso Leste, porém, não foi afetado.

Técnicos foram encaminhados para o local, mas ainda não havia previsão de normalização da circulação. Para atender os passageiros, foi acionado o Paese (Plano de Atendimento de Emergência), disponibilizando ônibus no trecho entre as estações Guaianases e Calmon Viana.

Na última terça-feira, uma falha em um trem também provocou atrasos em toda a linha 11-coral. O problema ocorreu na altura da estação Dom Bosco e provocou a interdição de uma das vias da linha. Com isso, os trens precisavam passar de forma alternada pela outra via.

OUTROS CASOS

Na segunda-feira, a linha 11-coral já tinha apresentado problema devido a um furto de cabos, que prejudicou o sistema de sinalização. Com isso, os trens também tiveram que trafegar com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde a abertura até por volta das 10h.

Na última sexta-feira, uma falha provocou a interrupção do tráfego em uma das vias da linha 12-safira, na altura da estação USP-Leste o que fez com que os trens alternassem a passagem, provocando lentidão em toda a linha.

No último dia 21, a circulação de trens foi prejudicada na linha 7-rubi da CPTM devido a uma falha no sistema de energia que provocou atrasos e lotação em plataformas. O problema durou cerca de duas horas, mas as lotações persistiram durante toda a manhã na linha.

No dia 19, houve um outro problema de energia na linha 7-rubi entre as estações Piqueri e Luz. A circulação das composições ocorreu com atrasos por mais de duas horas devido à falha.

Já no dia 17, o problema ocorreu na linha 12-safira e terminou em tumulto. Os passageiros ficaram revoltados com os atrasos e depredaram um trem e a estação Comendador Ermelino.

Folha