SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Escavadeira “hidrofresa” é utilizada pela 1ª vez em uma obra metroviária no Brasil


Pioneiro na engenharia metroviária brasileira, o Metrô traz mais uma novidade em seus métodos construtivos. Pela primeira vez, a Companhia está utilizando uma “hidrofresa” hidráulica, equipamento que prepara a infraestrutura dos cinco poços que serão escavados a céu aberto na construção da futura Estação Brooklin, no prolongamento da Linha 5-Lilás (Largo Treze – Chácara Klabin).

Entre suas principais vantagens, o novo equipamento garante uma excelente condição de impermeabilidade dos poços, eliminando a necessidade de rebaixamento do lençol freático nas áreas externas, evitando possíveis recalques no maciço que causem transtornos para as edificações próximas. Para se ter uma ideia, essa solução dará condições para que o Metrô execute a escavação dos cinco poços ao mesmo tempo, algo também inédito na engenharia metroviária brasileira, proporcionando ganho de tempo à obra como um todo.

Com a utilização da hidrofresa, não será necessária a construção de uma parede de contenção de 240 metros no lado oposto da Av. Santo Amaro, que teria de ser feita devido à presença de solo contaminado. Por sua complexidade, essa construção demandaria interdições viárias e traria transtornos ao entorno. Como a condição de estanqueidade da parede de diafragma executada pela hidrofresa é muito boa, não há movimentação do lençol freático e, por consequência, migração da água e gases tóxicos. O equipamento também é extremamente silencioso, só se ouve o barulho do motor.

A “diafragmentadora com hidrofresa” pesa aproximadamente 140 toneladas, a lança do guindaste tem 36 metros de altura e sua potente cabeça de corte tem dois discos giratórios, com 1,40m de diâmetro. O equipamento possibilita a execução das chamadas “lamelas secundárias” (espécie de painéis de concreto) da parede-diafragma (muros de contenção de solo) dos poços da estação, com 33 metros de profundidade.

O equipamento corta as extremidades do concreto das lamelas primárias, feitas anteriormente com uma diafragmadora hidráulica, deixando a junta de concretagem entre as lamelas em perfeitas condições, tornando uma peça maciça, o que garante sua ótima condição de impermeabilidade.


O equipamento, de fabricação alemã, fornecido pela empresa Brasfond, foi contratado pelo Consórcio Andrade Gutierrez - Camargo-Corrêa, responsável pelas obras do lote 3 (Estação Brooklin, execução de 5,1 km de túnel, três saídas de ventilação e emergência e um poço de serviço do prolongamento da Linha 5).

De: Equipe de Redes Sociais do Metrô
Por: Diário da CPTM

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