Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
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CTBC pode ser alternativa para diminuir a superlotação do Metrô SP


  A outra forma de implantar o CTBC, e a mais radical, consiste na troca de todo o sistema de uma vez . Adotada no Metrô de Londres, no ano passado, provocou transtornos no transporte de passageiros, porque interrompeu o serviço nos finais de semana. 

O Brasil escolheu o modelo espanhol. Além de Madri, Londres e São Paulo, o CTBC está sendo adotado pelos metrôs de Nova York, Paris e Singapura. Em breve, deverá entrar em operação no sistema metroviário de Copenhague, na Dinamarca.


 O CTBC se descata  ainda pela segurança e flexibilidade. De acordo com Garrido, o sistema pode ser implantado em qualquer tipo de metrô, com risco mínimo de pane ou de travamento do sistema intercalado.  ```Não existe a possibilidade de revezes. Se surgir um problema técnico em um dos sistemas, o outro permanece em operação.``

Avanços tecnológicos
  Algumas soluções para atender a alta demanda de passageiros já estão sendo utilizando com eficiência por operadoras ferroviárias. Uma delas é o recurso de condução automática, já adotado no Brasil, na Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo. Outra iniciativa visa das Estações. Entre elas, as portas automáticas que controlam o fluxo de passagem nas plataformas e garantem a pontualidade dos trens.

  Reduzir o tempo de parada do trem nas estações é fundamental para melhorar o processo, mais deve levar em conta uma série de variantes que mudam de acordo com o desenho da linha e da estação. Entra nessa avaliação, por exemplo, a distância entre as estações e a largura da plataforma. Em São Paulo, cada Linha de metrô apresenta uma forma específica de operação, assim como em Madri. ``O sistema CBTC possibilita a exploração máxima de cada um desses sistemas´´, diz Garrido.

  A expectativa do setor, a médio prazo, é que haja um investimento em políticas públicas voltadas para a área de urbanista e mobilidade . ´´Os modelos sustentáveis de sociedade tem a proposta de diminuir os deslocamentos longos  desnecessários´´, diz Garrido. Segundo ele, o transporte público deve dar uma solução ao novo conceito de cidade sustentável. ´Essa visão global permitirá que no futuro tenhamos cidades   mais próximas dos anseios dos cidadãos.   Foto Estação Palmeiras Barra Funda



 O CBTC é um sistema de controle automatizado para caminhos de ferro que garante o funcionamento seguro dos veículos ferroviários utilizando comunicação de dados entre várias entidades de controlo que compõem o sistema.
CBTC é um sucessor moderno dos sistemas de sinalização ferroviária tradicional que proporcionam um controle limitado usando circuitos de via, encravamentos e sinais.
tecnologia CBTC faz parte do mesmo campo de convergência de engenharia como a automação dos sistemas de tráfego automóvel. Mesmo que os princípios de controle entre os dois domínios de transporte são bastante diferentes, ambos fazem parte da telemática : um sistema CBTC é baseada em princípios fundamentais, tanto da automação e telecomunicações .

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Um comentário:

Unknown disse...

Os deslocamentos em São Paulo nos horários de pico se caracterizam por grande volume de passageiros em um único sentido. Por que as novas linhas não preveem uma terceira linha expressa, com paradas apenas em estações de grande demanda e de integração? Isso permitiria virtualmente dobrar a capacidade no sentido mais carregado nos horários de pico, dar mais conforto aos usuários e reduzir significativamente o tempo de deslocamento entre pontos extremos da região atendida.

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