Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de outubro de 2012

Perfil divulga fotos de 'beldades' do metrô de São Paulo e gera polêmica no Facebook


Um perfil no Facebook que divulga fotos de mulheres

Consideradas “beldades de vagão” das estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo gerou polêmica e acumulou queixas das internautas que tiveram seus decotes e outras partes expostas na rede social. O incômodo levou a um pedido de exclusão da página "Bom Dia Metrô". Procurado, o Facebook disse que não se manifesta sobre casos específicos.

Nas fotos, as mulheres são flagradas caminhando por corredores, lendo ou simplesmente aguardando a chegada do transporte na plataforma. As descrições possuem um tom sarcástico e de segundas intenções, como no caso de uma moça de short jeans curto fotografada de costas que rendeu o comentário: "Quem aí curte uma ruivinha?".

Em entrevista ao Jornal Folha da Tarde, um dos autores da página, que não se identificou, explicou que a ideia foi fazer algo compartilhável entre os homens, “bem ao estilo conversa de bar”. “Hoje, a mulher é objeto, como o homem também é. Nossa sociedade está vulgarizada! Escute funk, assista à novela”, escreveu à reportagem.

O responsável pelo perfil afirmou ainda que “a polêmica seria menor” se fosse um perfil similar na versão masculina. O Metrô de São Paulo informou que passageiros que se sintam constrangidos podem denunciar abusos pelo www.metro.sp.gov.br, pelo 0800 770 7722 ou por meio de SMS ao 97333-2252.