A MRS Logística iniciou na semana passada o serviço de trens regulares para o transporte de contêineres entre o porto de Santos e a região de Campinas, no interior de São Paulo. Antes, a MRS fazia essa rota, mas sem a regularidade e a capacidade atual.
O serviço é caracterizado pelo transporte de 28 vagões, com capacidade de até quatro TEUs por vagão e lote mínimo de 10 TEUs. A frequência mínima é de três vezes por semana, podendo ser diário, conforme a demanda. O “transit time” é de 19 horas.
De acordo com a MRS, o novo serviço foi viabilizado após aquisição das novas locomotivas de cremalheira e a parceria com o terminal logístico Rumo Logispot, em Sumaré, também no interior de São Paulo.
A linha utilizada entre Jundiaí e o terminal de Cnaga, na região de Campinas, é da ALL. A MRS possui acordo para a outra concessionária para operar o trecho.
As cargas contêinerizadas podem ter destino ou origem no trecho. As cargas podem ser produtos eletrônicos e automotivo, petroquímicos, commodities, bens de consumo e alimentos.
Revista Ferroviária