Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Metrô de SP anuncia troca de placas de controle de velocidade dos trens

O Metrô de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (17) que trocou todas as placas de controle de velocidade dos trens da Linha 3-Vermelha, informou o SPTV. A falha em uma dessas placas provocou na quarta (16) a batida entre dois trens perto da Estação Carrão, na Zona Leste da capital paulista.


O Metrô paulista tem mais ou menos 20 placas de controle de velocidade, que ficam nas salas de controle das principais estações. Cada uma controla um trecho da linha. 


A placa que teve defeito ficava na estação Tatuapé e, por algum motivo, ela não identificou que havia um trem parado. Por isso o sistema de controle mandou a outra composição que vinha atrás acelerar, quando na verdade ela deveria frear. 


Foi quando o maquinista acionou o freio de emergência, mas não houve tempo para a parada total.


Segundo a direção do Metrô, a falha no sistema de velocidade foi identificada 25 minutos antes da batida. Foi dado o alerta para uma restrição de velocidade no trecho.


O diretor de operações da empresa, Mário Fioratti, disse que as informações até aquele momento não indicavam a necessidade de interromper a circulação. Mas a falha inédita que aconteceu já provocou mudanças.


"Estamos adotando novos procedimentos para o caso de haver algum indício desse tipo, [para] agirmos junto aos operadores de trem para que eles assumam o controle da velocidade dos trens manualmente”, afirmou Fioratti.


O sistema de controle passa por revisão a cada seis meses, segundo a companhia. No caso dos trens que andam sem maquinista, como acontece na Linha Amarela, o Metrô diz que é um sistema diferente e que tem uma autoproteção.


Acidente


O choque aconteceu por volta das 9h50 desta quarta-feira. Uma das composições estava vazia e parada e a outra não reconheceu a proximidade do trem à frente e continuou acelerando. De acordo com o Sindicato dos Metroviários, o operador acionou o freio de emergência para evitar um acidente de maiores proporções. “Num certo momento, eu achei que ele iria parar, mas quando chegou bem perto, estava a uma velocidade de 10 km/h, eu vi que não”, disse em entrevista ao SPTV o maquinista Rogério Fornaza.


A colisão interrompeu parte do funcionamento da linha e causou pânico e correria dentro dos vagões. Os passageiros quebraram as janelas para poder sair e caminharam sobre a linha férrea. Segundo a Secretaria da Saúde do município, 103 pessoas foram atendidas por hospitais em São Paulo. Entre elas, 49 tiveram alguns ferimentos e foram levadas a centros médicos: 33 pelos bombeiros e outras 16 pelo Samu.


Segurança
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse na manhã desta quinta que o sistema de transportes é “seguro” e que a população pode ficar tranquila. “O Metrô é um sistema seguro, eficiente e está sendo investido para melhorar ainda mais”, disse Alckmin.


Segundo o governador, os investimentos são feitos em segurança, manutenção, trens e estações novas e ampliação da rede. “Quanto mais você expande as linhas, mais traz conforto para a população. Por que algumas linhas estão saturadas? Porque o metrô ainda é pequeno”, afirmou Alckmin.


O governador disse que o problema está sendo investigado e explicou que foi de natureza técnica. Quem também investiga a falha é o Ministério Público. A Promotoria de Justiça do Consumidor deu um prazo de 15 dias para o Metrô explicar por escrito as causas da batida, e um promotor foi designado para acompanhar a investigação policial do caso.


Fonte: G1


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