Números demonstram que o SMS Denúncia é eficiente parceria entre usuários e a companhia do Metrô |
Colocado em operação no dia 26 de janeiro do ano passado, desde então, até o dia 30 de abril passado, o serviço de SMS Denúncia da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) soma mais de 76 mil torpedos recebidos (cerca de 170 por dia). De acordo com Rubens Menezes, chefe do Departamento de Segurança do Metrô, só no ano passado foram enviadas 50.578 denúncias e, em 2012, até abril são 26.283 mensagens. “A gente deve ultrapassar a casa dos 50 mil neste ano. Esse número para nós é muito importante porque significa que mais de 50 mil pessoas colaboraram para que pudéssemos colocar a segurança aonde precisava estar”, comemorou o chefe de segurança.
Segundo Menezes, no sistema as infrações administrativas são as mais denunciadas. Em 2011, a campeã das reclamações foi o comércio irregular: foram 7.057 denúncias, seguida das 5.956 mensagens reclamando da existência de pedintes dentro dos vagões.
Para Menezes, a adesão da população ao serviço de mensagens demonstra que o usuário não tolera comportamento irregular, e que assume papel de ‘proprietário do Metrô’, ajudando a coibir tais práticas nocivas.
“O usuário do Metrô é muito exigente e comunica o que vê. Ele se sente dono do Metrô, interage e manda a informação”, disse.
Ele afirmou ainda que são 1.200 homens garantindo a segurança do Metrô, mais 1.200 câmeras espalhadas pelas estações metroviárias e outras 900 câmeras instaladas nos trens.
“E contamos com a população de quatro milhões de usuários colaborando diretamente na segurança do Metrô”, completou.
Sistema inibe a prática de irregularidades no trens
O envio do SMS de denúncias para o Metrô coíbe a prática de irregularidades dentro de trens e estações do Metrô. Segundo dados do Departamento de Segurança da companhia, em 2009 o número de ocorrência por um milhão de passageiros era de 1,0. Em 2010, este número chegou a 1,1 e ano passado foi de 0,9.
“Nosso indicador de violência é muito positivo. O delito permeia a sociedade e o Metrô está no seio da cidade, não dá para transformá-lo em uma ilha”, disse o chefe do Departamento de Segurança, Rubens Menezes. Ele afirmou que o SMS tem inibido condutas irregulares.
“O fato de as pessoas saberem que a qualquer momento pode haver a comunicação da ocorrência por si já inibe o comportamento inadequado e contribui diretamente para a manutenção da ordem no sistema”, afirmou.
Rubens Menezes ressaltou também que, com o crescente número de usuários do sistema, estimado em quatro milhões de pessoas, pode contribuir para o aumento no número de ocorrências. Assim sendo, os números mantidos ano após ano, para Menezes, demonstram a eficácia da parceria entre usuários e a companhia.
Atendimento em 7 minutos
Canal dedicado à segurança dentro das estações do Metrô e trens do sistema de transporte, o envio de SMS é uma maneira de garantir rapidez e eficácia no atendimento às ocorrências. Segundo Rubens Menezes, chefe do Departamento de Segurança do Metrô, a partir do momento que é recebida a mensagem sobre a ocorrência, o tempo médio para que uma dupla de seguranças atenda a ocorrência é de até sete minutos.
As infrações vão desde o comércio irregular dentro das composições e pedido de dinheiro, passando por situações como, segurar a porta do trem, o volume alto de objeto eletrônico, o uso indevido dos bancos que são reservados.
“O curioso é que até coisas que não pertencem ao Metrô são encaminhadas para nós. Recebemos um SMS de uma pessoa que embarcou na estação Armênia, no sentido Santana, e viu um princípio de incêndio no Shopping D. Acionamos o Corpo de Bombeiros, que já havia recebido a informação, mas percebemos que coisas que nem são do nosso sistema também são comunicáveis”, afirmou.
Com o número carro é possível chegar ao infrator
Para denunciar alguma situação irregular por meio do sistema de SMS Denúncia do sistema do metropolitano é preciso escrever para 7333-2252.
Dentro dos trens, o importante é comunicar o número do carro em que o usuário está, o fato que está acontecendo e descrever a pessoa que está sendo denunciada.
De acordo com Rubens Menezes, chefe de segurança do Metrô, os dados são enviados para a central de operações da companhia. Com o número do carro, por meio de um painel, é possível checar o sentido e qual próxima estação de parada da composição.
Um torpedo de confirmação é enviado como resposta. Há casos ainda em que o Metrô solicita outras informações.
Outro serviço via SMS operado pela companhia é o Direto do Metrô, que envia em tempo real notícias sobre a operação nas linhas administradas pela empresa. “A pessoa se cadastra (www.metro.sp.gov.br), coloca seu nível de interesse, as linhas de uso e toda vez que acontecer alguma alteração no sistema, o Metrô informa”, concluiu Menezes.
Fonte: Jornal Destak