Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Horário: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Operando
Atualizado em: 13/08/2025, 07:50:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

CPTM completa 20 anos


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completa nesta segunda-feira (28/05) 20 anos de fundação.  A companhia foi criada para assumir o sistema de trens da Região Metropolitana de São Paulo, que era operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Ao longo desses 20 anos muitas coisas mudaram na CPTM e continuam mudando. O governo paulista está investindo na modernização da estrutura da companhia, com troca de sistemas (sinalização, telecomunicações e energia), intervenções na via permanente, rede aérea, compra de trens e acessibilidade das estações.  Em 2011, os investimentos na CPTM totalizaram R$ 1,54 bilhão e neste ano a previsão é que seja feito um aporte de R$ 1,5 bilhão.

Para comemorar a data, foi inaugurado novo simulador de trens nesta segunda-feira. O simulador é dotado de tecnologia de ponta para formação, capacitação e reciclagem de maquinistas e empregados da área operacional.

Em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as atuais linhas 7-Rubi e 10-Turquesa (antigas A e D) e  11-Coral e 12-Safira (antigas E e F), que pertenciam à CBTU. Em 1996, passou a controlar os serviços da Fepasa e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda (antigas B e C).

Em seu primeiro ano de operação, a operadora de passageiros chegou a registrar 800 mil usuários/dia. Hoje, são transportados 2,6 milhões de usuários/dia (contando as baldeações), nas seis linhas da empresa, que abrangem 22 municípios.

“Daqui a 20 anos, a gente projeta a CPTM como uma importante empresa de serviço estratégico para ordenar essa questão de mobilidade na região metropolitana, envolvendo até o entorno dos 100 km. Na minha opinião, isso vai extrapolar a partir do momento que a gente chega a Sorocaba, a Santos, e novos desejos de viagens vão se concretizando como Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru e assim por diante, que é o que já foi no passado nos anos 40 e 50, quando tínhamos vários ramais no Estado”, destaca o presidente da companhia, Mário Bandeira.

Revista Ferroviária

Nenhum comentário:

Nossas Redes

🌐 Site Parceiro: www.diariodostrilhos.com

📝 Blog: diariodacptm.blogspot.com

📸 Instagram Criador: _ricardomorato

📘 Facebook: www.facebook.com/oficialdiariodacptm

🎥 TikTok: @diariodacptm

✉️ Email para Contato: ricardo.brmorato@gmail.com