Moradores se reuniram na região do estádio do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (31), em ato a favor da construção do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô. O movimento é em resposta aos protestos de moradores do bairro que são contrários à instalação do monotrilho.
A primeira etapa da obra – que liga o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9 da CPTM (Osasco-Grajaú) – já está em andamento. Outra fase prevê que o monotrilho chegue até a região do Morumbi e passe pela favela de Paraisópolis.
Segundo Gilson Rodrigues, líder comunitário de Paraisópolis, o ato tem como objetivo pedir que sejam aceleradas as obras. “Hoje, Paraisópolis está isolada. Uma pessoa que vai até o Centro demora três horas para ir e três horas para voltar. Com o monotrilho, ela chega em 15 minutos até a [avenida] Paulista”, disse.
Após o fim do ato, parte dos integrantes seguiu até a Assembleia Legislativa de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista, para acompanhar uma audiência pública sobre o tema. A manifestação ocorreu de forma pacífica na Praça Roberto Gomes Pedrosa e não chegou a ocupar as vias públicas. Quatro policiais militares acompanharam o protesto.
Fonte:G1