Pelo menos 20 pessoas morreram em acidente.
Descarrilamento também deixou mais de 160 feridos.
"Dezenove pessoas morreram no local e uma vítima faleceu no hospital", declarou Oleg Salagai, porta-voz do ministério da Saúde, ao anunciar um balanço atualizado, de acordo com a France Presse.
De acordo com Salagai, 161 pessoas ficaram feridas e 129 delas foram hospitalizadas. O estado de 42 vítimas é considerado grave. Ao todo, pelo menos 200 pessoas foram retiradas do local do acidente.
Passageiros feridos eram levados para fora das estações em macas, ensanguentados e com ataduras. Helicópteros transportavam ao hospital as vítimas em estado mais grave. Passageiros estavam em estado de choque ou gritando quando foram levados para a superfície pelas equipes de socorro.
"Não há mais ninguém vivo para resgatar", disse o vice-prefeito de Moscou, Peter Biryukov. Ele acrescentou, entretanto, que ainda há corpos presos soterrados.
O acidente aconteceu na linha azul do metrô de Moscou às 8h30 (1h30 em Brasília), no trecho entre as estações Slavianski Bulvar e Park Pobedy, no oeste da cidade. Dezenas de ambulâncias foram enviadas à estação Slavianski Bulvar, que foi esvaziada.
Investigadores disseram que uma elevação repentina na tensão elétrica provocou a parada do trem e fez com que diversos vagões saíssem dos trilhos entre as estações. "O trem freou bruscamente. Saíram faíscas e havia muita fumaça. Fui empurrado contra algo, e todo mundo caiu do mesmo lado", relatou um passageiro, com o nariz ensanguentado, ao canal de televisão Moscou 24.
O metrô de Moscou, inaugurado em 1935, na época da ditatura de Josef Stalin, tem um dos maiores fluxos de passageiros do mundo. O meio de transporte é conhecido por sua eficácia e pontualidade, com poucos incidentes técnicos graves registrados. Em 2010, o metrô foi alvo de um duplo atentado que deixou 40 mortos.
As autoridades abriram uma investigação por violação das normas de segurança nos meios de transportes.
De acordo com o repórter especializado em transportes Alexei Jazbiev, do jornal "Expert", o metrô foi construído para transportar "de 3 a 4 milhões de pessoas por dia, 6 milhões no máximo". "Mas, atualmente, transporta mais de 9 milhões de pessoas por dia, e as antigas tecnologias não foram adaptadas para o tráfego", disse o jornalista.