Túnel atual entre estações Paulista e Consolação apresenta constante superlotação
A construção de uma segunda passagem que liga as estações Consolação, na linha verde, e Paulista, na linha amarela, do metrô deve começar apenas no segundo semestre de 2015. A informação é da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A obra começará com dois anos de atraso, já que a Companhia do Metrô havia anunciado, no ano passado, a construção da passagem para maio de 2013.
O projeto consiste em escavar um túnel para ligar a plataforma de embarque da linha amarela à área de esteiras rolantes do corredor entre as estações, o que permitiria melhorar o fluxo de pessoas, diminuindo a lotação. O custo estimado da obra é de R$ 30 milhões.
Enquanto esta nova passagem não fica pronta, deverá ser construído um acesso à estação Paulista pela Rua Bela Cintra, como solução a curto prazo. As obras para isso devem começar em agosto e ficar prontas de três a quatro meses. O valor dessa obra não foi informado.
A Secretaria explicou que a demora nas obras da passagem alternativa, que serão feitas pela ViaQuatro, concessionária que opera a linha amarela, se deve à necessidade de estudos geológicos na região. Já que o túnel será escavado no subsolo, é preciso avaliar se isso afetará a estrutura dos prédios e da rua.
Fonte: Folha de S.Paulo