Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de junho de 2014

Alckmin vai demitir mais 300 se houver greve

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assegurou que o metrô vai funcionar na abertura da Copa do Mundo, nesta quinta-feira (12). Além de demitir 42 funcionários que participaram da greve, considerada ilegal pela Justiça, Alckmin teria apresentado aos líderes sindicais uma lista com mais 300 servidores que podem ser demitidos caso haja impedimento do funcionamento do metrô.

Para integrantes do Sindicato dos Metroviários, a ameaça do governador é parte do plano de contenção de uma nova greve. O quadro do Metrô conta com cerca de 9,5 mil funcionários, sendo 7,5 mil operados, supervisores, pessoal ligado à manutenção e condutores. Assim, o governo não teme falta de pessoas capazes de conduzir os trens, mesmo se tiver de demitir 300 funcionários.

Alckmin lembrou ainda que a greve foi considerada “ilegal” e “abusiva” pela Justiça no domingo e “decisão judicial se cumpre”. “Espero que (o Metrô) não pare (amanhã). Não tem nenhum sentido. Seria um enorme oportunismo, exatamente no dia da abertura da Copa, fazer greve”, disse.

 As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo.