ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de junho de 2014

CPTM recebe autorização e obras no lote 3 da linha 13 são iniciadas

Os lotes 3 e 4 da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já foram liberadas para receberem as obras iniciais. Os conjuntos localizados na rodovia Hélio Smidt aguardavam a autorização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para terem os trabalhos de campo iniciados.

A nova linha ligará a zona leste da capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. De acordo com a CPTM, o lote 3,liberado no dia sete de maio, teve o canteiro de obras iniciados. No local será implantada a estação Guarulhos-Cecap.

A companhia também destacou que o lote 4, região referente a estação Aeroporto Internacional, já foi aprovado pela PRF no dia 16 do último mês e está a disposição para a implantação dos trabalhos. Os lotes 1 e 2, tiveram as obras iniciadas em dezembro de 2013.

A Linha 13-Jade terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km). A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2015. O investimento total do governo do estado é de R$ 1,8 bilhão.

Extensão do ramal – Segundo a CPTM, por meio de licitação, uma empresa foi contratada para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura para estudos de inserção urbana, concepção técnica, operacional e elaboração do projeto funcional para as extensões da Linha 13-Jade. A ampliação do ramal visa a criação das estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso/Pimentas. A previsão é que os estudos devam ser concluídos em março de 2015 e o ramal entregue em até três anos após a conclusão da estação Aeroporto.

Letícia Santana