Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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Lei prevê uso de barco com bilhete único em São Paulo

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou projeto de lei que inclui o uso de barcos no sistema de transporte coletivo municipal de São Paulo. Com isso, será possível o uso do bilhete único em uma futura rede de transporte hidroviário na capital.

A nova legislação sobre o tema foi publicada no "Diário Oficial da Cidade" desta terça-feira (10).

A lei prevê que o transporte alternativo deverá ter conexão com metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e linhas de ônibus.

O transporte de passageiros poderá ser feito por meio de veículo anfíbio, aerobarco e barco elétrico, entre outros.

A legislação abre caminho para que o sistema hidroviário de transporte possa ser implantado por meio de PPP (Parceria Público-Privada), sem custo algum aos cofres municipais.

No entanto, não é descartado que o poder público municipal possa desenvolvê-lo.

O autor da lei, vereador Ricardo Nunes (PMDB), afirma que as represas Billings e Guarapiranga são ideais para esse transporte.

"Elas funcionam como vias paralelas à estrada do M'Boi Mirim [no caso, a Guarapiranga] e à avenida Belmira Marim [Billings]", afirmou.

Ele conta que fez trajetos de barco em cerca de dez minutos -percursos que, normalmente, a população leva mais de uma hora para fazer.

Editoria de arte/Folhapress

Outra vantagem apontada por Nunes é o preço de implantação do sistema hidroviário. "É mais barato, as vias estão prontas. O que é necessário fazer são os terminais."

Nunes afirma que se reuniu com o prefeito Fernando Haddad (PT) para tratar do assunto.

Questionada sobre o tema, a prefeitura não informou se há algum cronograma para implantar o sistema hidroviário previsto na lei.

De acordo com o vereador, já existem empresas interessadas em explorar esse tipo de transporte na capital.
Uma regulamentação da lei deverá ser publicada em até 60 dias.

EXEMPLOS

O transporte hidroviário já é uma alternativa bastante utilizada na cidade do Rio de Janeiro e em outros municípios do Brasil.

Segundo Nunes, o texto do próximo Plano Diretor deve conter especificações a respeito de como será o sistema hidroviário na capital.

A ideia não é nova. Em 2012, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que seria viável a utilização do leito do rio Tietê para navegação, após a despoluição.

Até o momento, porém, esse projeto não andou.

ARTUR RODRIGUES
DE SÃO PAULO
Folha de São Paulo

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